Autor Tópico: Amy Hildebrand - A fotógrafa cega  (Lida 4349 vezes)

fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Online: 03 de Abril de 2012, 10:14:13
Vejam essa matéria que saiu no site da BBC Brasil.

Amy Hildebrand é cega de nascença (enxerga apenas algumas cores e formas), mas ela montou um blog onde adiciona uma foto por dia, tirada pela prórpria.
As fotos são belíssimas. O que impressiona ainda mais pelas limitações visuais da moça.

Vejam o link. É inspirador.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/04/120402_galeria_fotografacega_2_ac.shtml
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2012, 10:50:29
desculpa, mas não dá pra acreditar.. isso pra mim é marketing pra chamar a atenção..

infelizmente fotografia é uma coisa que não dá pra um cego fazer e não tem como discutir isso.. a não ser que o assistente faça tudo e o cego só aperte o botão.

isso pra mim é conversa fiada!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2012, 10:57:42
desculpa, mas não dá pra acreditar.. isso pra mim é marketing pra chamar a atenção..

infelizmente fotografia é uma coisa que não dá pra um cego fazer e não tem como discutir isso.. a não ser que o assistente faça tudo e o cego só aperte o botão.

isso pra mim é conversa fiada!

Concordo. É mais ou menos como se um cara sem os braços quisesse andar de moto.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2012, 11:00:13
Ja vi um trabalho de outra fotografa cega. Era muito mais sensitivo do que esse daí. Achei o trabalho interessantissimo.

Desse jeito aí eu vou ter que concordar com o Luciano.

p.s. Só deixar claro que eu nao generalizo como fazem os amigos acima. :ok:
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, 11:01:40 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2012, 11:57:51
Gostei das fotos dela. Ela não é totalmente cega. Enxerga as cores e formas, o que já é uma ajuda. Que rola marketing, rola. Mas que ela fotografa melhor que algumas pessoas que enxergam melhor, ela fotografa. O engraçado é que apesar dela ter esse problema na visão, as fotos dela são bem visuais, voltadas para uma estética.
Tem o Evgen Bavcar, que perdeu a visão e não vê nada mesmo. Não me identifico muito com o trabalho dele, mas ele faz algo mais conceitual.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2012, 12:23:49
Gostei das fotos dela. Ela não é totalmente cega. Enxerga as cores e formas, o que já é uma ajuda. Que rola marketing, rola. Mas que ela fotografa melhor que algumas pessoas que enxergam melhor, ela fotografa. O engraçado é que apesar dela ter esse problema na visão, as fotos dela são bem visuais, voltadas para uma estética.
Tem o Evgen Bavcar, que perdeu a visão e não vê nada mesmo. Não me identifico muito com o trabalho dele, mas ele faz algo mais conceitual.
É esse mesmo que conheci. Acho que para um cego o trabalho era mais compreensivel.

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2012, 14:19:43
É esse mesmo que conheci. Acho que para um cego o trabalho era mais compreensivel.

Pois é. Não sei se é preconceito meu, mas ela fotografa como alguém que vê. E acho estranho porque ela nasceu cega e, só depois, que passou a enxergar formas e cores. Sempre fico imaginando que alguém que nasce cego "vê" as coisas de forma diferente de quem não é cego. Já o Evgen não nasceu cego. Vi em algum lugar que ele perdeu primeiro a visão de um olho, depois perdeu a do outro, por conta de um acidente. Quando ele ficou totalmente cego, se não me engano, tinha cerca de 12 anos. Lembro que vc chegou a postar algo sobre ela aqui e na matéria ele dizia que recorria às memórias para fotografar. Apesar disso, ele não me parece fotografar como alguém que algum dia já enxergou. As fotos dele inclusive me passam a ideia de memória que vai esvaecendo e distorcendo com o tempo. É algo que achei bacana no trabalho dele.
Sabe que lá no fotoclube já foi desenvolvido um projeto com cegos e que eles fotografavam? Mas nunca cheguei a ver as fotos.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2012, 14:36:20
Gostei das fotos dela. Ela não é totalmente cega. Enxerga as cores e formas, o que já é uma ajuda. Que rola marketing, rola. Mas que ela fotografa melhor que algumas pessoas que enxergam melhor, ela fotografa. O engraçado é que apesar dela ter esse problema na visão, as fotos dela são bem visuais, voltadas para uma estética.
Tem o Evgen Bavcar, que perdeu a visão e não vê nada mesmo. Não me identifico muito com o trabalho dele, mas ele faz algo mais conceitual.

Sim, mas engraçado é que ela tem controle sobre profundidade de campo, ponto de foco e tudo mais enxergando cores e formas! Como isso? Ou ela tem um dom divino ou a explicação mais óbvia é que tem alguém que acerta tudo pra ela, ou ela é simplesmente sortuda mesmo.

Não é questão de generalizar, mas é uma limitação física que se impõe. Como eu disse, um cara sem mãos pode andar de moto se equilibrando e adaptando o veículo a ele, mas nunca será igual a uma pessoa comum andando. E quem não quiser compreender isso é porque tem bloqueio mental mesmo, ou acredita em coelho da páscoa.
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, 14:39:57 por Natão »


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2012, 15:01:39
Sim, mas engraçado é que ela tem controle sobre profundidade de campo, ponto de foco e tudo mais enxergando cores e formas! Como isso? Ou ela tem um dom divino ou a explicação mais óbvia é que tem alguém que acerta tudo pra ela, ou ela é simplesmente sortuda mesmo.

Não é questão de generalizar, mas é uma limitação física que se impõe. Como eu disse, um cara sem mãos pode andar de moto se equilibrando e adaptando o veículo a ele, mas nunca será igual a uma pessoa comum andando. E quem não quiser compreender isso é porque tem bloqueio mental mesmo, ou acredita em coelho da páscoa.

Não tenho a menor ideia. Eu já acho difícil fazer foco enxergando, imagine sem ver. :D :D :D
Acho que o Evgen chega a explicar um pouco sobre como fazer isso no filme Janela da Alma ou não sei se li em algum lugar. Parece que ele mesmo chega a medir a distância entre a pessoa e a câmera, algo assim, que ajuda a fazer o foco.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2012, 15:16:04
Natão, uma câmera no automático faz muito disso tudo. O cego tem algumas ferramentas de localização e percepção da distância pelo som bastante eficientes, mas o dela achei forçado também

Já o trabalho do Evgen Bavcar eu acho incrível, mesmo com a cegueira, ele desenvolveu uma habilidade muito própria de percepção e ação fotográfica, mas é questão de gosto também, curto mais o trabalho de uma galera que é mais conceitual do que "grandes mestres"


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2012, 15:16:31
Essas fotos dela tem produção e tratamento. Nem no automático dá pra fazer isso! Pra mim é conversa fiada! Eu não acredito...

E quem não quiser compreender isso é porque tem bloqueio mental mesmo, ou acredita em coelho da páscoa.

Vai me dizer que coelho da páscoa não existe???? Lembre de uma agora! Quando entrei pra Faculdade de Zootecnia (pra quem não sabe zootecnista é o profissional que trabalha com produção animal) tinha um perdido lá que achava que coelho botava ovo, provavelmente pela ligação do coelho com a páscoa... Isso que era Unesp, na época considerado o melhor campus da área.. imagine nas outras...



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2012, 15:22:55
Natão, uma câmera no automático faz muito disso tudo. O cego tem algumas ferramentas de localização e percepção da distância pelo som bastante eficientes, mas o dela achei forçado também


bom, o problema é selecionar pontos de foco, saber a abertura que está sendo utilizada, assim como a objetiva, e enquadramentos perfeitos. Me desculpe, mas tem muita, mas muita produção aí nessas fotos. Até mesmo pelo tratamento nada convencional.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2012, 15:28:28
O tratamento, acho que não é ela que faz mesmo não. Mas as fotos, acho que dá pra fazer. Mas não sei. Imagino que deva ser um trabalhão. Não acredito em coelhinho da páscoa, mas parto do princípio que não há razão para mentira. Acredito que pessoas que têm essas limitações, desenvolvem outras maneiras de fazer as coisas.
Aqui o Evgen fala um pouco sobre como faz para fotografar: http://www.flickr.com/groups/evgenbavcar_/
Ele chega falar que o automático ajuda também. Mas ele tem seus próprios truques. Algo que alguém que vê, não pensaria em fazer.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2012, 15:30:36
Dando uma pesquisada mais aprofundada na net não achei indícios de qualquer tipo de fralde ou mesmo alguma ajuda de terceiros...
Acredito na capacidade dela.
E contrariando o colega aí que disse que não dá pra andar de moto sem os braços... segue:
http://www.pt-comunidades.com/index.php?option=com_content&view=article&id=439:chines-e-apanhado-a-conduzir-moto-sem-bracos&catid=56:insolitos&Itemid=221.

Enfim, se é fake ou não, eu sinceramente não sei. Mas acho que não devemos subestimar as pessoas pelas suas limitações físicas e/ou mentais.

O trabalho dela é sim excelente.
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #14 Online: 03 de Abril de 2012, 15:35:40
Dando uma pesquisada mais aprofundada na net não achei indícios de qualquer tipo de fralde ou mesmo alguma ajuda de terceiros...
Acredito na capacidade dela.
E contrariando o colega aí que disse que não dá pra andar de moto sem os braços... segue:
http://www.pt-comunidades.com/index.php?option=com_content&view=article&id=439:chines-e-apanhado-a-conduzir-moto-sem-bracos&catid=56:insolitos&Itemid=221.

Enfim, se é fake ou não, eu sinceramente não sei. Mas acho que não devemos subestimar as pessoas pelas suas limitações físicas e/ou mentais.

O trabalho dela é sim excelente.

Cara, me desculpe, mas eu não disse que não possa ser feito, nem mesmo andar de moto, o que eu disse é que nunca será igual ao método normal, para quem fotografa, e para quem anda de moto com essas limitações.

Agora dizer que ela não tem ajuda é não levar em consideração toda uma técnica que existe para fotografar, que já é difícil para uma pessoa normal, imagina para uma pessoa com deficiência visual.
Não disse que é fraude, mas daí a falar que ela produziu sozinha tudo isso não dá.
Pra mim é subestimar a inteligência humana acima do necessário.