Autor Tópico: dicas para um bom book em praias e piscinas  (Lida 16952 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Online: 03 de Abril de 2012, 10:14:46
Vou fazer um book amador para uma amiga num clube de piscina a beira-mar. Uma parte das fotos no clube, outra na beira da praia. Acho q chego ao clube as 10:30 e o mesmo fecha as 16:00. Meu material teorico aqui eh mais tecnico, sobre funcionamento de DRSL's, teoria fotografica, livros sobre RL,... Nao li nada sobre books e retratos e estou meio perdido... Esse book deve rolar na quinta-feira, se o clima deixar ( tah meio nublado por aqui nesses dias... ).

Penso em levar 2 corpos ( D7000 + D90 ou D5100 ), flash SB600 para preenchimento das sombras do meio-dia e 3 lentes: 35mm 1.8G, tokina 28-70mm 2.8 e tokina 80-200mm 2.8. Tambem tenho uma tamron 17-50 2.8 q poderia levar no lugar na tokina 28-70 2.8 ( qual das duas eu levo??? ). Infelizmente, nao tenho lentes para retratos aqui mas posso pegar emprestado uma 50mm 1.4 mecanica, se for de alguma serventia.

Tem algum blog, link, apostila, dicas ou tutoriais para esse tipo de book? E a maquiagem? Bem leve, pra combinar com o ambiente praieiro?

Penso em levar a D5100 com a 35mm 1.8G para fotos de corpo inteiro ou quando aparece bem a paisagem e a D7000 + tokinas 28-70 e 80-200, ambas 2.8 para fotos de face e meio-corpo. Estou errado?

Desde jah, agradeço qualquer ajuda ou comentario.

Mad666

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2012, 22:51:44
Não sei como é a diferença de qualidade entre a sua 35 e sua 28-70. Se não for gritante, só a zoom resolve, cara. Acho que a 17-50 seria uma boa pra fazer umas fotos bem abertas,  fica legal...

O que eu costumo fazer é evitar muitas poses, daquelas olhando pra camera... não tenho nada aqui, porque sai do estudio em que trabalhava, e tudo que eu fotografava era pra eles :( :( ...

Maquiagem, levíssima, so pra tirar alguma imperfeição mesmo, até porque tem que passar protetor solar, aí ferra a maquiagem, :D:D:D

Vishi, não sei no que mais posso ajudar, amigo...
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KQJQ5qS_S-M

Esse video que postei, foi de euma sessão que fiz, não aparece nenhuma foto, mas dá pra ter uma idéia do que fazer!

Espero ter ajudado, abraço e bom trabalho


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2012, 08:47:05
A 35mm 1.8G eh uma excelente prime e a optica da tokina 28-70 2.8 nao eh uma brastemp... Acho q vou levar tudo e lah vejo o q se adapta melhor.

Vou dar uma conferida nesse video e depois comento por aqui.

Um abraçao e obrigado pela ajuda.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2012, 22:16:47
Soh uma ajuda????? Sinistro!!!!! :shock:

Minha boa vontade de responder as duvidas dos novatos caiu 50% depois dessa... >:(
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2012, 22:22:27
E ainda não foi uma ajuda tão grande asism, né... :( :( :D :D :D

Vai ver que o povo ficou com receio de escrever bobagem, ou não faz muito esse tipo de trampo, uauehausheausheausehauseh



Abraço


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2012, 22:48:38
Toda a ajuda eh bem vinda e tem dicas uteis no q vc escreveu, como o lance da maquiagem.

Amanhan saio de casa as 8:30 e chego ao clube lah pelas 10:00 e seja o q Deus quiser... Vou deixar a 35mm 1.8G fixa na D5100 e as tanrom 17-50mm 2.8, e as tokinas eu alterno na D7000. A nikkor 55-200mm VR eh tao levinha q acho q vou leva-la tb.

Jah o video, bem inspirador! :clap:

Jah jah vou dormir e amanhan, antes de sair, vamos ver se tem mais alguma dica.

Obrigado, Mike.

Mad666
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2012, 22:55:56
Acho que de equipamento você tá muito bem servido.

Torça pra fazer um clima bacana, leve um rebatedor e um assistente para ajudar na iluminação e tá feito.

Atenção à luz, direção, inclinação, etc... Cuidado com as grande-angulares deformando o corpo e rosto da moça e arranje um suavizador pro flash.

E tá feito, tem tudo para bons resultados.

[]s


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2012, 23:00:09
Posso pedir ajuda pra um amigo segurar o flash lateralmente e vou usa-lo com difusor soh pra preenchimento de sombras. Acho q vou passar numa papelaria antes e pegar uma cartolina como rebatedor, eh o q posso fazer de ultima hora...

GA tenho a 17-50 q nem GA eh!!!! Vou usar a 80-200 2.8 para fotos mais fechadas, a 35 1.8G para fotos de corpo inteiro e deixo a 17-50 para paisagem com a garota inserida. Acho q deve dar certo assim...
« Última modificação: 04 de Abril de 2012, 23:02:00 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2012, 03:53:11
Só pra ajudar... e complicar... as lentes 50 e menores tem a tendencia a "engordar"e as 50 e acima tem a tendência de emagrecer!

Eu prefiro fazer portraits com minha 70-200 e algumas na 85 1.4. Existem situações q apelo pra 50 1.4, mas evito.

Abs,
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2012, 07:21:58
Só pra ajudar... e complicar... as lentes 50 e menores tem a tendencia a "engordar"e as 50 e acima tem a tendência de emagrecer!

Eu prefiro fazer portraits com minha 70-200 e algumas na 85 1.4. Existem situações q apelo pra 50 1.4, mas evito.

Abs,

 :ok: Thanks!!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2012, 09:35:18
Pessoal, muitissimo obrigado pelas dicas. No fim, optei pela simplicidade e usei somente 2 lentes para o ensaio: tokina 80-200 2.8 sem filtro e tamron 17-50 2.8 com filtro polarizador circular Hoya. Tentei usar o SB600 preenchimento de sombras mas nao acertava a potencia e acabava com as cores da foto. Optei por nao usa-lo e fiquei com algumas fotos com fotometria dificil ( modelo na sombra e o a praia bem iluminada ao fundo ), aih, a coisa complicou! :(

Aqui vai uma pequena amostra:








Depois de ler meu livro de LR e pegar um SD de vergonha no PY, vou começar a usar o RAW como vcs fazem.

Minha boa vontade de ajudar os novatos retornou ao patamar anterior!!!! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2012, 17:50:34
É, Mad.

Acho que ainda não foi dessa vez...

A primeira tá esquisita, tanto pela pose e expressão dela tanto com a interação com a árvore, olha aquele "troço" ali indo pra cabeça, estranhão. O enquadramento abertão e o horizonte torto incomodam.
A segunda tem cenário interessante mas as cores  :doh: , fechar mais o quadro e colocar a moça no terço esquerdo ficaria melhor.
A terceira, corte nos joelhos e centralização, não ficou legal.

RAW urgentemente para melhorar essas cores!

[]s


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2012, 19:06:57
Foi um book bem amador e sem nenhuma base teorica de minha parte. A coisa estranha eh uma palha de coceiro seca, o horizonte passou batido na pos, as cores estranhas sao da tamron 17-50 2.8 q nao sei consertar no LR. Jah as caras e bocas da garota veio da espontaneidade dela.

Mas essa foi a intençao: errar e aprender! Me recomenda bons livros sobre retratos e books? Ou DVDs?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2012, 22:44:28
Foi um book bem amador e sem nenhuma base teorica de minha parte. A coisa estranha eh uma palha de coceiro seca, o horizonte passou batido na pos, as cores estranhas sao da tamron 17-50 2.8 q nao sei consertar no LR. Jah as caras e bocas da garota veio da espontaneidade dela.

Mas essa foi a intençao: errar e aprender! Me recomenda bons livros sobre retratos e books? Ou DVDs?

Hmmm Não me vem nenhum à cabeça agora. Mas acho que não exista nada melhor do que observar boas fotos para tê-las como referência. Observe, investigue, desconstrua, não apenas "olhe".

[]s


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2012, 23:07:19
Mad é possível postar os dados EXIF, corpo e lente?
Gostei dos resultados..... Afinal errando e aprendendo. Se arrependeu de ter usado essas lentes no lugar das nikkor (35 e 55-200)?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales