Autor Tópico: Foco antes do objeto!!!  (Lida 1886 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Online: 01 de Abril de 2012, 19:00:27
Ola pessoal!!!!
tenho uma 60d e uma lente sigma 24-70-2.8, e percebi hj que o foto da lente esta acontecendo antes do objeto, o que pode se isso?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2012, 21:27:57
Front focus é um problema clássico, bastante comum com lentes Sigma em corpos Canon.

Infelizmente a 60D não possui ajuste fino de foco, recurso com o qual você poderia corrigir o problema.

Caso a lente seja nova, uma opção é ir a té a loja com o corpo e testar outras unidades até encontrar uma que crave o foco.

Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2012, 22:03:03
Marcio,
Nao entendi...  :ponder:
Pode explicar como seu eu nao tivesse entendido nada?  :assobi:

DMZamora,
Fiquei assustado pois existe a possibilidade de eu comprar uma Sigma...é comum mesmo?

Abraço,
M. Rezende
http://www.flickr.com/photos/varal_sp/sets/


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2012, 23:31:39
Front focus é um problema clássico, bastante comum com lentes Sigma em corpos Canon.

Infelizmente a 60D não possui ajuste fino de foco, recurso com o qual você poderia corrigir o problema.

Caso a lente seja nova, uma opção é ir a té a loja com o corpo e testar outras unidades até encontrar uma que crave o foco.

Daniel,

Você pode me explicar melhor isso ou me indicar algum lugar onde eu possa aprofundar acerca do tema? Digo isso porque pretendo adquirir uma 50-500 ou uma 150-500 da Sigma, para usar inicialmente em uma T1i...

Abraço,


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2012, 23:36:17
foi assim resende, coloquei a maquina em foco automatico, coloquei em manual, abertura em 2.8 colquei uma caixa que tem na embalagem algumas escritas, coloquei a cisa em diagonal, assim algumas letras ficam mais proximas da camera e outras mais longe, foquei na letra do meio a uns 25 cm de distancia, quando olhei a foto o foco esta todo antes da letra que eu tinha focado, e a letra que eu foquei mesmo nao estava em foco


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2012, 00:46:06
Rezende e Santana,

Se a câmera possui o microajuste de foco, não é um grande problema. Se não possui, eu correria de Sigma.

Tópico esclarecedor: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=59008.0

Inclusive, reler somente a primeira página desse tópico já me fez lembrar de outros vários problemas de controle de qualidade com as Sigma.

Uma busca no Google pelos termos "Canon", "Sigma" e "focus" também irá retornar dúzias de links sobre o assunto, o problema já é velho conhecido.
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 00:46:54 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2012, 01:11:23
rsrs... Nunca esqueço dessa pérola do Shalders: "A impressão que dá é a de uma super fábrica japonesa, toda equipada mas operada por mão de obra soviética dos tempos da FED, com ração tripla de vodka."
_______________

Márcio,
A incompatibilidade de lentes Sigma com corpos Canon é muito conhecida e documentada. Existem relatos aqui no MF de um forista que teve 6 lentes Sigma e 3 vieram com problemas de foco.
Imprima as tabelas, siga as instruções e veja (embora vc já tenha constatado) o quanto de front fosus tua lente tem: http://focustestchart.com/focus10.pdf
http://www.invisicord.com/docs/invisicordfocuschart.pdf

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lucas alcalde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • XRides
Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2012, 18:26:35
infelizmente esse é um "problema" das lentes Sigma e felizmente as minhas nao vieram com este problema :) porém dependendo do que eu estou fotografando, é muito dificil de acertar o foco quando é Sigma & Canon.
eu tambem nao presto muito atençao no foco da lente, se esta é 10mm 70mm 200mm, o que importa é estar focado rs
www.xrides.com.br
O melhor do mountain biking no Brasil!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2012, 21:12:53
  Pô que M...hein....  :aua:
  Terei que esperar mais tempo e juntar mais grana para ter minha 70-200mm....
  Eu geralmente gosto de investir em produtos de qualidade, dispensando paralelos e etc...mas uma 70-200mm 2.8 com IS é grana hein...haja Obamas....

  Bem, pelo menos terei tempo para inventar uma bela história para a patroa rsrsrsrs se ele souber o valor desses equipamentos fotograficos...to F... :assobi:

 Abraço,
 M Rezende


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2012, 21:41:01
   Bem, pelo menos terei tempo para inventar uma bela história para a patroa rsrsrsrs se ele souber o valor desses equipamentos fotograficos...to F... :assobi:

 Abraço,
 M Rezende

explica direito aí.. é patroa ou patrão?? rs.....


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2012, 08:01:17

Se a câmera possui o microajuste de foco, não é um grande problema. Se não possui, eu correria de Sigma.

Não é correr, mas eu só compraria Sigma ou se fosse uma lente com reputação muito boa (tipo as 120-300), ou se pudesse testar numa loja, não pela internet
a 150-500 OS tem muita fama de problema com o controle de qualidade, é uma que precisa testar na compra e ter garantia.
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D