Autor Tópico: Uso de filtros ND  (Lida 2106 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Online: 12 de Abril de 2012, 09:24:18
Fui bater umas fotos em um dia ensolarado e nao dava pra usar o flash externo pra preenchimento de sombras por que nao tenho filtro ND ( velocidade de 1/300 em f/2.8 debaixo de um solzao nao dah!!!! ). Se usar um filtro ND, para portraits a beira-mar com flash externo, como fica a paisagem ao fundo? Subexposta ou normal???? Isso eh facil de corrigir no LR?

Num estudio tem um fundo branco e proximo ao modelo, com uma iluminaçao bem distribuida entre o assunto e fundo. Mas ao ar livre?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2012, 09:31:31
Fui bater umas fotos em um dia ensolarado e nao dava pra usar o flash externo pra preenchimento de sombras por que nao tenho filtro ND ( velocidade de 1/300 em f/2.8 debaixo de um solzao nao dah!!!! ). Se usar um filtro ND, para portraits a beira-mar com flash externo, como fica a paisagem ao fundo? Subexposta ou normal???? Isso eh facil de corrigir no LR?

Num estudio tem um fundo branco e proximo ao modelo, com uma iluminaçao bem distribuida entre o assunto e fundo. Mas ao ar livre?

Bom, o problema é medir corretamente o fundo. O flash ficaria para o primeiro plano. Só que se for direto, fica com um aspecto nada natural, daí o ideal seria usar um Hazy. Um softbox talvez.

Eu faço da seguinte forma, meço o fundo, coloco os valores na câmera, depois calculo a carga para a iluminação do modelo, e disparo.

Se não tiver como, daí o ideal mesmo é colocar o modelo em um local iluminado pelo sol e numa posição que se envite muitas sombras e olhos fechados, consequentemente o fundo terá a mesma iluminação do modelo nesse caso, daí só ajustar e disparar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2012, 10:08:46
Vai precisar de gente pra te auxiliar e equipamento de iluminação que custa caro...

A opção de ir após as 16hrs fotografar é a melhor coisa a fazer.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2012, 10:18:04
Vai precisar de gente pra te auxiliar e equipamento de iluminação que custa caro...

Se for para uma superprodução sim. Mas se for para algo simples, um tripé de 2m (50 reais), um holder de flash (50 reais), uma sombrinha branca difusora (30 reais), é o suficiente se tiver um SB que possa ser comandado pelo pop-up de uma câmera. Isso com resultados satisfatórios.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2012, 10:51:44
Se for para uma superprodução sim. Mas se for para algo simples, um tripé de 2m (50 reais), um holder de flash (50 reais), uma sombrinha branca difusora (30 reais), é o suficiente se tiver um SB que possa ser comandado pelo pop-up de uma câmera. Isso com resultados satisfatórios.


Sim, também é possível. Mas ter a ajuda de um cara pra luz é uma mão na roda.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2012, 10:52:50

Sim, também é possível. Mas ter a ajuda de um cara pra luz é uma mão na roda.

Não tenha dúvidas, principalmente se precisar de um rebatedor circular, com alguém para segurar.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 12 de Abril de 2012, 15:22:46
Quer dizer q o fundo ficaria escuro????? :ponder: Era o q imaginava...

O q eh um Hazy???

Colocar o modelo de frente para o Sol eh inviavel!!!! Nao tem quem aguente ficar de olhos bem abertos e naturais de frente para o Sol após as 10h aqui no NE. Por tras, gera sombras duras na face q nao sai totalmente na minha ediçao aqui.

Pensei q houvesse uma maneira mais simples de corrigir isso.

Comprar um ND8 + 50mm 1.4D + SB910 sem poder usar satisfatoriamente em f/1.4 vai ser muito frustrante pra mim...  :aua:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 12 de Abril de 2012, 15:31:20
Quer dizer q o fundo ficaria escuro????? :ponder: Era o q imaginava...

O q eh um Hazy???

Colocar o modelo de frente para o Sol eh inviavel!!!! Nao tem quem aguente ficar de olhos bem abertos e naturais de frente para o Sol após as 10h aqui no NE. Por tras, gera sombras duras na face q nao sai totalmente na minha ediçao aqui.

Pensei q houvesse uma maneira mais simples de corrigir isso.

Comprar um ND8 + 50mm 1.4D + SB910 sem poder usar satisfatoriamente em f/1.4 vai ser muito frustrante pra mim...  :aua:

Não, o fundo não fica escuro, pelo contrário, o fundo fica claro, e o modelo fica escuro.

O ideal é fotometrar a cena e não o modelo. O cálculo do flash fica por conta da distância dele até o flash (usando em manual).  E o fundo fotometrado corretamente. O problema é que o flash direto fica com efeito feio.

Daí um Hazy, difusor, como quiser, neblina, o que torna difuso a luz.

Uma sombrinha difusora por exemplo, usa ela com um flash e fica bonito.

É o único jeito



klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #8 Online: 12 de Abril de 2012, 16:48:15
Eu usaria o filtro ND e um rebatedor e, claro, o flash externo (se eu tivesse um bom... :D.

Usaria um ND8 ou ND 4 ... E colocaria um rebatedor iluminando a frente da cena. Fotometraria a modelo...

Se não me engano, o fundo fica bem visivel... e cena bem ilumiunada. Não tenho aqui nenhuma foto assim, mas na internet você acha...
Dei uma rápida procurada aqui e achei um link que é de uma propaganda do filtro, mas tem um foto lá com essa proposta que disse...

http://www.ishootshows.com/2011/12/06/review-singh-ray-vari-nd-filter/

E tem esse aqui explicando a técnica. Dá uma olhada.

http://neilvn.com/tangents/2010/07/16/using-a-neutral-density-nd-filter-with-flash/

Abs.
« Última modificação: 12 de Abril de 2012, 16:49:44 por klaklisk »


alexkidd84

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • 500pxAlexandreCaitano
Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2012, 17:17:39
Esse vídeo pode ajudar você.

http://youtu.be/Q_MLQf9Tk54


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2012, 18:08:51
Muito obrigado, galera. Após esses esclarecimentos, links e video, tudo ficou bem mais claro, agora! :ok:

Quanto mais se aprofunda, mais vc percebe q nao se sabe. :aua: Como em toda a area de atuaçao...

E ainda tem gente q quer fazer fotografia still sem conhecimento fotografico e equipamento algum. :doh:

Bem bacana esse filtro ND variavel do link ( de 0.9 a 8 ). Muito prático. Soh conhecia os 2,4 e 8.

Pensei q esses equipamentos de estudio ( tripé, sombrinha e holder de flash ) fossem mais caros. Mas como sao fabricados aqui mesmo, ficam bem em conta pra um amador metido a besta como eu.:D
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #11 Online: 14 de Abril de 2012, 19:37:31
As regulagens tem que ser feita de forma que uma nao prejudica a outra. Nao precisa de ND
E so regular o flash com 2 ou 3 pontos a menos. So pra eliminar o efeito zorro( limpar a fotografia)
« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 19:38:41 por tiaoadao »