Autor Tópico: Dúvida sobre uma mesma distância focal em diferentes lentes  (Lida 2328 vezes)

Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Boa noite,

Gostaria de saber se em 3 lentes diferentes, uma mesma distância focal é igual para todas.
Exemplo:

Canon 18-55mm
Canon 18-135mm
Canon 50mm

Se em cada uma delas eu colocar a distância focal para 50mm, ao olhar pelo visor ocular da câmera,
o motivo vai estar na mesma distância ?

Caso afirmativo, isso é regra para todas as lentes ?

Por eu ser leigo em fotografia as vezes tenho dificuldade de me expressar ou ser mal entendido.
Caso não tenha ficado claro o que queria saber, favor me avisar para reformular a pergunta.

Agradeço desde já a atenção de todos.

Rodrigo Lemos


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2012, 20:04:17
sim... a distancia aparente é a mesma...
na realidade, o correto é dizer que o angulo de visão éo mesmo.. ou pelo menos muito próximo... se não fosse assim seria uma bagunça só..


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2012, 20:09:43
Ficou claro sim.

Depende... Se vc fizer o comparativo sempre com o mesmo corpo e só trocando a lente, sim. Mas se colocar em um APSC e depois um FF, dará diferença na visada de um para o outro, nas mesma DF.

Simulações:
50mm: http://lens-reviews.com/Lenses/Canon/canon-ef-50mm-f18-mk-ii-review.html
18-55mm: http://lens-reviews.com/Lenses/Canon/Canon-EF-S-18-55mm-f/3.5-5.6-IS.html
24-105mm: http://lens-reviews.com/Lenses/Canon/Canon-EF-24-105mm-f4L-IS-USM.html
15-85mm: http://lens-reviews.com/Lenses/Canon/Canon-EF-15-85mm-f3.5-5.6-IS-USM.html
18-200mm: http://lens-reviews.com/Lenses/Canon/Canon-EF-S-18-200mm-f3.5-5.6-IS.html

Selecione a aba 'Field of view of this len' e corra o cursor para a marca de 50mm.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2012, 20:09:54
sim... a distancia aparente é a mesma...
na realidade, o correto é dizer que o angulo de visão éo mesmo.. ou pelo menos muito próximo... se não fosse assim seria uma bagunça só..

Grato pela sua atenção.
Você tem tirado boas dúvidas que eu tenho tido.

Agora a amplitude entre elas é que são diferentes né ?
Quero dizer.  Ao colocar a minha 18-55mm em 50mm e olhar no visor ocular, não quer dizer que a lente fixa 50mm vai me dar exatamente aquilo né ?  A "proximidade" será a mesma mas a amplitude será outra né ?  Quero dizer que na fixa 50mm não ficará tão restrito como ao colocar em 50mm uma 18-55mm.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2012, 20:12:26
(...)

Agora a amplitude entre elas é que são diferentes né ?
Quero dizer.  Ao colocar a minha 18-55mm em 50mm e olhar no visor ocular, não quer dizer que a lente fixa 50mm vai me dar exatamente aquilo né ?  A "proximidade" será a mesma mas a amplitude será outra né ?  Quero dizer que na fixa 50mm não ficará tão restrito como ao colocar em 50mm uma 18-55mm.

Vc tá enganado. Faça a simulação lá e veja com seus próprios olhos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2012, 20:21:48
Grato pela sua atenção.
Você tem tirado boas dúvidas que eu tenho tido.

Agora a amplitude entre elas é que são diferentes né ?
Quero dizer.  Ao colocar a minha 18-55mm em 50mm e olhar no visor ocular, não quer dizer que a lente fixa 50mm vai me dar exatamente aquilo né ?  A "proximidade" será a mesma mas a amplitude será outra né ?  Quero dizer que na fixa 50mm não ficará tão restrito como ao colocar em 50mm uma 18-55mm.

Não.
Em 50mm, qualquer lente que "passe" por essa distância focal será igual (ou muito parecido) entre todas elas..

será parecido o que você enxerga, o enquadramento da imagem.

Não seria igual nitidez, desfoque, cor, textura, etc... quanto a isso cada lente tem sua característica própria..


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2012, 20:41:18
o máximo que pode mudar com as lentes é a distorcão e por isso parecer que a distância focal é diferente.

50mm vai ser sempre 50mm. Não importa se é na 18-105 ou na 50mm ou na 50-500.


leoo8

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2012, 21:23:21
:ok: Eaí !?

Bem a situação é a seguinte :

Distância focal não muda ; o "ponto" 50mm em uma lente com ditancia focal variavel; ou seja; uma lente Zoom ...
Vai ter o mesmo angulo de visão que uma lente 50mm fixa .
(O que vai diferenciar entre uma Lente 50mm fixa e uma com distancia focal variavel é apenas a qualidade ótica; Lentes fixas tendem a ser mais claras)


Porém existe um "Porém" ...

Fator de corte.

O meu amigo Fator de Corte (Crop Factor) é a denominação usada nos sensores menores(Por ex. o APS-C). O nome Corte é bem sugestivo . rs
Os valores de Distancia Focal foram feitos baseado em um filme 35mm (Aquele filme convencional)
Na era Digital existe o Sensor com o tamanho desse filme 35mm; o nosso querido Full Frame (Quadro Cheio)

Bem sabemos que a imagem se forma em um "Quadro"(o Sensor)
Existem os quadros Grandes"(Full Frame)
E também outros menores; com um tamnho reduzido .. um corte"(APS)
Existem também sensores muito menores que estes ... Mais não vem ao caso ; são sensores de cameras compactas; celulares e etc.

A imagem que se forma em um Sensor Full Frame não tem cortes; ou seja; a Distância Focal equivale corretamente - Angulo de visão não altera .
Agora a imagem que se forma num "Quadro" menor; tem seu angulo de visão alterado; ou seja
Tecnicamente os planos se aproximam mais. (Voce vai entender o porque)

Digamos que o tamnho desse nosso corte seja 1.6x ...
Agora queremos saber quanto esse angulo de visão equivale em um sensor APS-C
(Lembrando que os calculos dos angulos foram criados com base no filme 35mm)

E muito simples descobrir ... Basta multiplicar a sua Distancia Focal pelo valor do Fator de Corte !
Usando o exemplo 1.6x e a Distancia Focal 50mm ...

50x1.6=80

Então Distancia Focal 50mm usada em um sensor APS-C tera um angulo "equivalente"
ao angulo de uma Distancia Focal 80mm usada em um Sensor Full Frame .

Lembrando que é apenas uma "equivalencia".

Espero ter ajudado ! Até mais.
Quem busca a perfeição acaba sempre encontrando o equilibrio


Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2012, 23:26:59
Nossa, excelente explicações.

Fico muito grato a todos que contribuíram com seus conhecimentos.

É que eu tenho apenas uma lente 18-55mm que veio no kit.

Estava querendo comprar essa fixa 50mm e queria ter uma noção de como ela é ao olhar pela ocular.

Pelo o que entendi de tudo que foi dito acima, se eu ajustar minha 18-55mm para 50mm e olhar pela ocular,
vai ser a mesma coisa que verei na fixa 50mm, correto ?

Não estou levando em conta a qualidade, a maior abertura, etc, etc, apenas o que verei no enquadramento.

Grato a todos pela ajuda.

Rodrigo Lemos


Turco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2012, 23:38:15
Isso mesmo Stealth.



Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2012, 23:49:13
Turco,

É que achei um pouco "apertado" demais a imagem. rssss
Sei que a lente é voltada mais para retrato, mas achei que ela era mais aberta um pouco.
É a minha falta de conhecimento mesmo.
Mas quero ter essa lente para brincar um pouco.
Vou ver se acho umas fotos tiradas com a fixa 50mm para ver como ela se comporta.

Grato pela atenção.

Rodrigo Lemos


Turco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2012, 00:13:00
Stealth,
qual sua máquina?
O que o pessoal disse é que a distância focal em qualquer lente que esteja em 35mm serão iguais.
O quê muda efetivamente são as máquinas, uma máquina por exemplo que seja "full-frame" com uma lente de 35mm a sua visão de distância focal será os 35mm exatos.
Já uma máquina "cropada" como a minha 3ti por exemplo a mesma lente de 35mm será equivalente a uma de 50mm (52mm aproximadamente) por causa do sensor que é menor.
É comò você olhar pra frente normalmente (Full-Frame + 50mm) e depois fazer um circulo com uma das mãos e olhar por dentro deste circulo (Cropada+50mm) você perderá bastante as imagens das bordas.



Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2012, 00:21:46
Turco,

A minha é uma T3i também.

Estava olhando no site da Canon sobre as 2 lentes.

Tem um fator que achei que influenciaria.

É o tal do "Angulo de visão diagonal".

Na 50mm fixa diz que o ângulo é de 46º.

Na 18-55mm, diz que em 50 teremos 27º.

Não sei o que quer dizer especificamente esses valores.

Abração

Rodrigo Lemos


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2012, 09:10:41
É o tal do "Angulo de visão diagonal".

Na 50mm fixa diz que o ângulo é de 46º.

Na 18-55mm, diz que em 50 teremos 27º.

Provavelmente esse número da 50mm seja numa câmera FF, como a Canon 5D já que ela é uma lente EF. Ao colocar ela na sua câmera esse angulo diminui..
Na 18-55 estão os dados pra uma câmera APS-C já que ela é EF-S



Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2012, 11:34:25
Além do ângulo, para você que é iniciante há uma bela diferença de imagem e captação de luz entre as duas. Outra coisa, dependendo da câmera você tem um corte do viewfinder que é por onde você olha dando a impressão que está mais fechada, mas é pouca coisa. Mas dependendo da câmera saiba que ela vai pegar um pouco a mais de imagem nos lados.