Autor Tópico: Lua dia 07 de abril  (Lida 4615 vezes)

Turco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Abril de 2012, 00:40:56
Pessoal,
dia 7 de abril agora teremos uma lua maravilhosa em todo o mundo.
É nesta data que muitos fotógrafos se reúnem em lugares privilegiados para tirar fotos e filmar a lua que nasce e atinge o seu maior tamanho no horizonte durante o resto do ano todo.

Gostaria que o pessoal postasse por favor algumas técnicas para se obter o melhor aproveitamento desde momento, aliás que fotógrafo (amador ou profissional) não tirou dezenas de fotos de astro das noites?

Se possível algumas dicas dedicadas com o meu equipamento encontrado na assinatura.


Obrigado!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2012, 09:42:50
Um bom tripe, lua bem no centro e fotometria pontual sao as dicas basicas q me passaram.

Bem lembrado!!!! Vamos ver o q consigo com o meu material: D7000 + Tripeh vagabundo + tokina 80-200 2.8

Pessoal, eh melhor usar foco manual ou dah pra confiar no foco automatico, nesse caso?????  :ponder:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Turco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2012, 12:28:52
Valew Mad,
e em relação a abertura etc?
E em relação a zoom digital ? Vale a pena?


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2012, 13:44:37
Valew Mad,
e em relação a abertura etc?
E em relação a zoom digital ? Vale a pena?

A abertura seria a maxima abertura "boa" da lente. Uma lente basica acho q 8. jah uma lente top q começa em 2.8, seria 4. Mas isso eh um "chute", jah q nunca bati fotos da Lua em close, soh em meio as nuvens, pegando boa parte do ceu com uma 35mm 1.8G da Nikon.

Zoom digital eh algo PROIBIDO no mundo das DRSLs! Nem pense em fazer isso! Bata a foto e faça um recorte do centro se quiser a "Lua maior" na foto.

Seria bom  aparecer por aqui alguem q jah tenha batido fotos da Lua com uma Tele dizendo a abertura, lente, velocidade, ISO e tudo o mais.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Turco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2012, 14:22:18
Mad,
tenho essa lente Canon EF 70-300 1:4/5.6 is usm macro 1.5/4.9 será que rola?




Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2012, 14:53:14
Uma das mais conhecidas ilusões cósmicas é a aparente ampliação do diâmetro da Lua. Em contraste com as distantes árvores e prédios que delimitam o horizonte, é difícil acreditar que aquele disco imenso e avermelhado seja menos do que quando está acima da nossa cabeça no céu. Verificar isso, porém, é fácil. Basta colocar uma ficha de telefone à mesma distância do olho em direção à Lua no horizonte e próximo ao zênite e constatamos que a moeda cobre todo o disco lunar nas duas posições.
Com mais recursos, poderemos medir com um micrômetro, através de uma luneta ou telescópio, o diâmetro da Lua tanto no horizonte quanto no zênite e concluir que, nesta última posição, ele é ligeiramente superior. Segundo a maioria dos astrônomos, o que acontece é um erro de interpretação do nosso cérebro. Inconscientemente adotamos uma escala diferente para medir os objetos no céu, de acordo com a sua distância do zênite.
A relação entre o diâmetro aparente da Lua no horizonte e no zênite é de cerca de dois para um, ou seja, no horizonte ele parece duas vezes maior que no zênite. Fotografias comprovam isso: Durante muitos séculos, os astrônomos atribuíram ao fenômeno diferentes causas. Com a descoberta do telescópio, o astrônomo francês Pierre Gassendi (1592 – 1655) argumentava que a Lua, sendo menos luminosa no horizonte do que no meridiano, produzia maior dilatação da pupila, e em conseqüência sua imagem aparecia muito maior.

Sua explicação não foi confirmada por nenhuma experiência. A partir daí, a questão foi examinada por muitos cientistas. Mas a hipótese mais aceitável surgiu no século XIX, quando o astrônomo francês Charles Delaunay desenvolveu uma explicação com base na psicologia da percepção. Para ele, quando a Lua está próxima do horizonte, nosso subconsciente a compara com os objetos do solo mais próximos como casas, árvores, colinas, e assim se subestimam suas dimensões.
Esse procedimento conjunto do olho e do cérebro introduz um achatamento aparente da abóbada celeste. Por isso, a Lua próxima do horizonte parece maior, quando a distância aparentemente é maior. Normalmente, quando um objeto retrocede do observador, parece conservar o mesmo tamanho, ainda que a sua imagem venha a se tornar mais reduzida para o olho. No caso da Lua ocorre o contrário: toda vez que o horizonte parece mais afastado, sua imagem ótica é maior.

É difícil aceitar essa teoria, pois, em geral, as pessoas acreditam que a Lua no horizonte parece mais próxima do que quando está no zênite (Figura 2). Em 1942, os psicólogos americanos Donald W. Taylor e Edwin G. Boring demonstraram que a “ilusão lunar” estava associada à visão binocular. Eles constaram que a ilusão desaparecia quando a Lua no horizonte era vista através de um tubo, entre o polegar e o dedo indicador. O mesmo acontecia quando se abaixava a cabeça colocando-a entre as pernas para olhar a Lua no horizonte.
Os psicólogos demonstraram também que os objetos terrestres intermediários não têm nada a ver com essa ilusão. Ela depende da posição e da visão binocular dos olhos do observador. Esses experimentos saíram do campo da Astronomia e se transformaram num desafio para os cientistas. Os psicólogos, por exemplo, acreditam que, quando se olha para o zênite, a posição da cabeça implica uma divergência das linhas para onde os olhos se dirigem, o que faz com que a Lua pareça bem menor. É possível que os dois fenômenos, o da abóbada celeste achatada, associado às diferentes posições da visão binocular, sejam responsáveis pela enorme dilatação da Lua no horizonte e sua redução no zênite. Esta ilusão ótica, que não se limita à Lua, ao Sol e às constelações, é ainda um problema sem solução.


Como se trata de uma ilusão de ótica, se a noite estiver nublada pode fotografar no dia 8.
Sem problema algum.
 :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Turco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2012, 15:07:26
Ilusão ou não é lindo de se ver e fotografar!!!!
Ainda mais acompanhado de amigos, uma gatinha, fogueira e um charuto!!!!


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2012, 22:13:02
Esta foto fiz a uns 2 anos


1/400s
F8
Iso 400,mas pode ser uns 200
Distancia focal 400mm

clique na foto para aumentar.


Turco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2012, 23:24:11
Linda a foto Amarildo!
Espero q com minha 300mm eu consiga algo perto disso...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2012, 19:58:20


Consegui agora da seguinte maneira:

D7000 + sigma 70-300; ISO 400 f/11, 1/500 e dei um pouco mais de brilho no LR. Claro q recortei pra a Lua ficar desse tamanho na foto.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Diogo Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2012, 22:04:07
Poxa, fui ver a lua e não está nada de mais....
Canon EOS 550D + 55-200mm

"Quando não se trata de vingança são negócios;
Quando não são negócios é diversão."


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2012, 00:28:14


Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2012, 09:23:37
Consegui uma foto da lua de ontem! Ela estava espetacular e acho que consegui uma foto bem boa tambem...



D7000
Nikon 80-200mm AF-D f/2.8
ISO 400
f/5.6
1/400 seg


skydivebr

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2012, 09:36:09
Consegui uma foto da lua de ontem! Ela estava espetacular e acho que consegui uma foto bem boa tambem...



D7000
Nikon 80-200mm AF-D f/2.8
ISO 400
f/5.6
1/400 seg

 :worship: :worship: :worship:

Fiquei até com vergonha de postar a que eu fiz!

abrazzzzz


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2012, 11:01:35
"D7000
Nikon 80-200mm AF-D f/2.8
ISO 400
f/5.6
1/400 seg"

Que covardia comparar a minha Sigma com a sua Nikon!!! :worship:

Excelente contraste e nitidez!!!! :eek: Parabens pela foto :ok:
« Última modificação: 08 de Abril de 2012, 11:02:04 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!