Autor Tópico: Macro+panning de libélula  (Lida 3582 vezes)

Philipe3d

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
  • Visite o Mundo Gump
    • MUNDO GUMP
Resposta #15 Online: 07 de Abril de 2012, 17:42:10
Para a 1:  :worship:
Para a 2:  :clap:
Para a 3:  :no:

Valeu Hyde. Eu acho que posso dar um trato na 3 e quem sabe assim ela melhora. Pena que só consegui esta da borboleta, porque ela se meteu no meio de uma cerca-viva e sumiu, logo depois do clique.


Philipe3d

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
  • Visite o Mundo Gump
    • MUNDO GUMP
Resposta #16 Online: 07 de Abril de 2012, 17:44:14
Santa paciencia batman!!!!

Uma vez tentei isso...mas desisti com muita mais facilidade...  :D

Parabens!!!

M. Rezende
http://www.flickr.com/photos/varal_sp/collections/

Eu quase joguei a toalha. Tava um sol saariano, e os bichos estavam turbinados... Quase caí no lago duas vezes, o parasol soltou e caiu na água, eu me sentia um otário, mais pastel que bêbado em mundial de ping-pong.


Philipe3d

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
  • Visite o Mundo Gump
    • MUNDO GUMP
Resposta #17 Online: 07 de Abril de 2012, 17:45:07
Philipe3d,
a primeira está um espetáculo
parece um helicóptero do filme platoon
Show
Parabéns

Valeu cara. Aqui no Rio o pessoal chama elas de "helicóptero" e "cavalinho do diabo".


Philipe3d

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
  • Visite o Mundo Gump
    • MUNDO GUMP
Resposta #18 Online: 07 de Abril de 2012, 18:03:00
Master!!

Posta o EXIF da 1ª - Tiro da mosca!!

Proença, se não me falha a memória, eu soquei a velocidade no maximo que a T3i faz, que é 1/4000. A abertura era F29 e o iso estava em Auto. Suponho que a maquina tenha batido em 100 ou em 200. Como era impossível fotometrar, eu fotometrei no nada, mais ou menos onde achei que ela iria passar. A lente é uma sigma 70- 300 que eu comprei quebrada, por 250 pilas. A lente estava ferrada no automatico, mas funciona (com um certo suplicio) em modo manual.
Ficou um pouco superexposto, mas como tava fazendo no raw, eu consegui resolver. Essa libélula faz um vôo rasante no lago e quase deu um mergulho, por isso dá pra ver na foto que ela estava meio molhada. A água nela não ajudou muito a foto porque estava com muita luz, um sol inclemente. Nesse dia estava um caos no lago, repleto de libelulas diferentes. Estava rolando uma sacanagem, ou uma pancadaria no ar. Tem uma libelula que frequenta o lago que é mais arredia que as outras. è uma azul, linda. Mas essa é sinistra. Até agora nem parada eu consegui registrar a maldita.


Philipe3d

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
  • Visite o Mundo Gump
    • MUNDO GUMP
Resposta #19 Online: 07 de Abril de 2012, 18:07:46
Oi Philipe, a 1 ficou simplesmente show de bola, valeu o esforço e a trabalheira também :ok: :ok: :ok:..   a 2 também achei legal... só não curti muito a 3 ... :ok: :ok: :ok: :clap: :clap:  abraço

José, Marcos e Elis, valeu. Realmente, a da borboleta não esta no nivel das libelulas, mas eu gostei da transmissão de luz que rolou na sombra dela e por isso resolvi postar. Dei uma olhada no raw original, e tem uma coisa bem estranha nele, que é o WB. Parece certo. Mas eu não lembro se a borboleta era verde ou amarela. As coisas fora do crop estão todas nas cores certas. Me pergunto se o esverdeamento poderia ser causado pela incidência da luz nas escamas. Vou ficar de olho pra ver se outra dessas aparece pra eu ver exatamente a cor dela. Fiquei muito curioso com isso.


Philipe3d

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
  • Visite o Mundo Gump
    • MUNDO GUMP
Resposta #20 Online: 07 de Abril de 2012, 18:27:25
Só eu não gostei dessas fotos?  :ponder:

Achei a proposta da 1, muito interessante, nível de dificuldade altíssimo!!! Mas isso não faz dela uma boa foto. Faz dela um bom exercício! A iluminação muito dura, retirou informações importantes do bichinho!
A foto 2 ficou cravada, mas o DoF muito curto, prejudicou o resultado final.
A foto 3 ainda que bem definida, pecou pelo acerto do WB.

Você tem mostrado uma evolução mostro nas suas fotos e com isso, o nível de exigência vai aumentando também! A gente só exige mais de quem pode oferecer mais!

Abraço,

Santana, eu penso que gostar de uma foto ou não é uma coisa individual, né? É difícil conseguir unanimidade em o que quer que seja. Na pratica, se você acha minha foto um belo exercício, eu me dou por satisfeito, porque minha pretensão nunca é de fazer a foto perfeita, mas sim bons exercícios. Acho que fotos boas irão surgir dos exercícios. Penso inclusive, que todos os grandes mestres da fotografia não saem a campo pensando "hoje vou fazer minha obra-prima". Acho que o cara sai focado no processo, focado em atingir um objetivo ao qual se propõe. Então, eu penso que no fundo no fundo, todas as fotos boas do planeta decorrem de "exercícios". E isso não só na foto, como na pintura, escultura e muitas outras artes.
Quanto a suas observações, dessa vez eu discordo completamente de todas elas.
1- A iluminação é dura por causa do sol. As libelulas só ficam ativas no sol, o que faz dessa luz dura algo coerente com uma libelula voando. Além disso, ela estava molhada, refletindo muita luz. Respeito sua opinião, mas no meu ponto de vista não há nenhum "detalhe importante" sendo estragado pela luz ali.
2- O dof não estava curto. Uma lubélula é um inseto grande de cauda alongada. Em termos de macro, eu acho que não tem foco capaz de botar ela toda no foco. Talvez só com empilhamento, pq ela é muito comprida. Mas empilhar com libélula viva, é muito improvável, pq esse bicho parece que cheira cocaína. Além disso, se a cauda ficasse no foco, a imagem não seria tão boa, pois com tudo no foco, eu perderia a força do foco nos olhos do animal. A folha sairia excessivamente no foco também.
3- Eu dei uma olhada na foto 3 e pelo que vi o Wb estava certo. Há flores e outras coisas fora do crop que estão em suas cores corretas. Então, ou esta borboleta que supostamente devia ser amarela e preta era um mutante, ou alguma característica iridescente dela brilhou no sol direto, alterando sua cor. Estou curioso com isso e vou ver se vejo outra borboleta dessas por aqui pra ver certinho que cor é esta que ela tem.
Agradeço com relação ao aumento no seu grau de exigência. Me esforçarei para fazer jus a este padrão.


danilops

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.937
  • Sexo: Masculino
  • xD
    • Danilo Souza
Resposta #21 Online: 07 de Abril de 2012, 19:05:34
mtu boa a 2, gostei mtu .. a 1 tb mtu interessante pelo momento e pela dificuldade em conseguir a foto.. a 3  nao me agradou nao.
abraço
Nikon DFNikon D810 - Nikon D750 - GH4 / SB-910 - SB-700 - SB-600
Nikon 14mm 2.8D / Nikon 16mm 2.8D / Nikon 24mm 1.4G  / Nikon 35mm 1.4G / Nikon 58mm 1.4G / Nikon 85mm 1.4G /  Nikon 105mm 2.8G / Nikon DC 135mm 2D
"A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade." - F. Nietzsche

https://www.instagram.com/animaluzeart/


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #22 Online: 07 de Abril de 2012, 19:44:17
Santana, eu penso que gostar de uma foto ou não é uma coisa individual, né? É difícil conseguir unanimidade em o que quer que seja. Na pratica, se você acha minha foto um belo exercício, eu me dou por satisfeito, porque minha pretensão nunca é de fazer a foto perfeita, mas sim bons exercícios. Acho que fotos boas irão surgir dos exercícios. Penso inclusive, que todos os grandes mestres da fotografia não saem a campo pensando "hoje vou fazer minha obra-prima". Acho que o cara sai focado no processo, focado em atingir um objetivo ao qual se propõe. Então, eu penso que no fundo no fundo, todas as fotos boas do planeta decorrem de "exercícios". E isso não só na foto, como na pintura, escultura e muitas outras artes.
Quanto a suas observações, dessa vez eu discordo completamente de todas elas.
1- A iluminação é dura por causa do sol. As libelulas só ficam ativas no sol, o que faz dessa luz dura algo coerente com uma libelula voando. Além disso, ela estava molhada, refletindo muita luz. Respeito sua opinião, mas no meu ponto de vista não há nenhum "detalhe importante" sendo estragado pela luz ali.
2- O dof não estava curto. Uma lubélula é um inseto grande de cauda alongada. Em termos de macro, eu acho que não tem foco capaz de botar ela toda no foco. Talvez só com empilhamento, pq ela é muito comprida. Mas empilhar com libélula viva, é muito improvável, pq esse bicho parece que cheira cocaína. Além disso, se a cauda ficasse no foco, a imagem não seria tão boa, pois com tudo no foco, eu perderia a força do foco nos olhos do animal. A folha sairia excessivamente no foco também.
3- Eu dei uma olhada na foto 3 e pelo que vi o Wb estava certo. Há flores e outras coisas fora do crop que estão em suas cores corretas. Então, ou esta borboleta que supostamente devia ser amarela e preta era um mutante, ou alguma característica iridescente dela brilhou no sol direto, alterando sua cor. Estou curioso com isso e vou ver se vejo outra borboleta dessas por aqui pra ver certinho que cor é esta que ela tem.
Agradeço com relação ao aumento no seu grau de exigência. Me esforçarei para fazer jus a este padrão.

Respeito seu ponto de vista, Philipe e agradeço a resposta atenciosa.

Qualquer opinião, seja técnica, pessoal, sentimental, ou qualquer outro tipo, é única e exclusivamente pessoal. Mesmo um comentário embasado totalmente em técnica, depende da interpretação das mesmas e com isso, volta a ser pessoal.
Discordar das minhas opiniões é algo totalmente compreensível, afinal não sou o dono da razão e minhas impressões são puramente pessoais! Entendo suas explicações e as respeito, mas não concordo com elas, não. Como eu disse, tenho consciência do nível de dificuldade das fotos, principalmente a primeira, mas é isso ai mesmo, quem sai na chuva é para se "queimar"! A proposta é arriscada, mas em contra partida, os resultados, quando positivos, acompanham o nível da foto. Dizer que a subtração das informações no corpo do inseto, não são informações importantes é algo que não concordo. A iluminação dura, realmente incomoda na foto. Não sei se você tentou alguma recuperação localizada, mas senti falta de informação nessa área.

Não sei exatamente as condições da foto 2, mas até pela iluminação, uma abertura menor, um f/9 ou alguma coisa próxima, aumentaria razoavelmente as informações ali.

Quanto a foto 03, posso estar errado realmente... Vai saber?!?!???!  :ponder: :ponder: :ponder:

Abraço,


steodoro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Feminino
    • GPS Moto Turismo
Resposta #23 Online: 08 de Abril de 2012, 20:51:39
Linda série!! Mas a 1 e a 2, sem comentários... perfeitas!!!  :worship: :worship:


CassioJ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #24 Online: 19 de Maio de 2013, 13:18:11
Santana, eu penso que gostar de uma foto ou não é uma coisa individual, né? É difícil conseguir unanimidade em o que quer que seja. Na pratica, se você acha minha foto um belo exercício, eu me dou por satisfeito, porque minha pretensão nunca é de fazer a foto perfeita, mas sim bons exercícios. Acho que fotos boas irão surgir dos exercícios. Penso inclusive, que todos os grandes mestres da fotografia não saem a campo pensando "hoje vou fazer minha obra-prima". Acho que o cara sai focado no processo, focado em atingir um objetivo ao qual se propõe. Então, eu penso que no fundo no fundo, todas as fotos boas do planeta decorrem de "exercícios". E isso não só na foto, como na pintura, escultura e muitas outras artes.
Quanto a suas observações, dessa vez eu discordo completamente de todas elas.
1- A iluminação é dura por causa do sol. As libelulas só ficam ativas no sol, o que faz dessa luz dura algo coerente com uma libelula voando. Além disso, ela estava molhada, refletindo muita luz. Respeito sua opinião, mas no meu ponto de vista não há nenhum "detalhe importante" sendo estragado pela luz ali.
2- O dof não estava curto. Uma lubélula é um inseto grande de cauda alongada. Em termos de macro, eu acho que não tem foco capaz de botar ela toda no foco. Talvez só com empilhamento, pq ela é muito comprida. Mas empilhar com libélula viva, é muito improvável, pq esse bicho parece que cheira cocaína. Além disso, se a cauda ficasse no foco, a imagem não seria tão boa, pois com tudo no foco, eu perderia a força do foco nos olhos do animal. A folha sairia excessivamente no foco também.
3- Eu dei uma olhada na foto 3 e pelo que vi o Wb estava certo. Há flores e outras coisas fora do crop que estão em suas cores corretas. Então, ou esta borboleta que supostamente devia ser amarela e preta era um mutante, ou alguma característica iridescente dela brilhou no sol direto, alterando sua cor. Estou curioso com isso e vou ver se vejo outra borboleta dessas por aqui pra ver certinho que cor é esta que ela tem.
Agradeço com relação ao aumento no seu grau de exigência. Me esforçarei para fazer jus a este padrão.

Prezado Philipe, acabei chegando ao Fórum por causa da sua borboleta "desbalanceada"  :D E mesmo já tendo passado tanto tempo, vou colocar o comentário:

é que a pouco a minha mulher chegou da rua com uma série de fotos que fez de uma borboleta Verde e vim procurar na Net informações sobre este tipo de borboleta. Borboletas são a paixão fotográfica da minha esposa e eu gosto um pouco (mas sou mais eclético). Se colocar-mos no Google, "Borboleta Verde" poderemos encontrar diversos exemplos parecidos com a da sua foto. Eu nunca vi uma mas a da minha esposa foi a primeira.

Portanto não acho que o balanço de branco possa estar errado. Acho que havia uma grande chance da borboleta ser verde.

Quanto as outras fotos: gosto muito de fotografar estes insetos. E sei bem como é difícil o foco e a luz. Os bichos não param quietos. O Foco ou é na cara ou no rabo. E quando eu uso a minha lente Raynox 250 então?  o foco é só na sombrancelha delas.. (Libelula tem sombrancelha??) DOF? Nem pensar...

Falo sempre: Perfeição com este tipo de inseto, só maltratando o animal. Matando-o e colocando ele espetado em um alfinete para ficar com o DOF perfeito... Senão, a foto que se dane e o inseto vivo... Não vale a pena...

Portanto, por saber e compartilhar da dificuldade, parabéns pelas fotos.


ermgab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
  • "Aprender é Viver!"
Resposta #25 Online: 19 de Maio de 2013, 13:22:08
Gostei das 3.
Parabens!
Sony Alpha SLT-A37
DT 18-55mm F3.4-5.6 SAM
DT 55-200mm F4-5.6 SAM
https://www.flickr.com/photos/ermgab


Souza_jr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.701
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Maio de 2013, 15:44:40
Puts, muito legal as fotos, a 1 até parece um helicóptero num voo rasante :D Parabéns :clap: :clap:
Abraços!


Acir Moraes Junior

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 19 de Maio de 2013, 16:23:41
caracas, se a 1 não está perfeita, o que é ser perfeita,

O bichinho, alem de pequeno, estava vivo e ativo,,coisa muito difícil de enquadrar.

Para ficar melhor que isso, só matando o bichinho e fazer uma taxidermia no mesmo para ele ficar estático, algo  não recomendável.


Parabéns pelas fotos, quisera eu chegar a este nível.
Nikon D-7000/Lente Nikon 18-105mm Af-s Dx F/3.5-5.6g Ed Vr /Lente Nikon 50mm Af-s Nikkor 50 Mm F/1.8g /Lente Nikon 70-300mm Af Zoom F/4-5.6g/Flash Nikon Sb-700 Speedlight.

"Fotografia é a captura da imagem real, transformando-a em uma imagem de imobilidade virtual".
Acir M.Junior