Autor Tópico: Uma pergunta "banal", mas que não vejo respostas.  (Lida 2976 vezes)

michael silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
  • Eu amo fotografar, por aí...
Online: 06 de Abril de 2012, 18:11:52
Eu uso equipamento Nikon, O foco é extremamente preciso! Minha pergunta vai parecer idiota, mas já tive(e tenho as vezes) problemas com isso.

O que manda a "lei" é: "Para retratos, foque nos olhos da pessoa(se este é o objetivo)". Entretanto temos dois olhos! Usando foco central, ponto único como muitos devem usar, às vezes penso; que olho eu foco?rsr, ou foco no meio entre os dois olhos? mas se focar no meio tem o inicio da narina o que não deixariam os olhos tão nitidos, talvez. (A razão da pergunta é pra deixar os olhos extremamente nitidos, sem o uso de luz artificial)

Ao pessoal que entende respondam essa pergunta um tanto quanto simples, mas importante pra quem trabalha em Out door ... Obrigado.     


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2012, 18:13:58
No olho mais próximo. Se eles estão no mesmo plano, em qualquer um dos dois.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


michael silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
  • Eu amo fotografar, por aí...
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2012, 18:19:11
No olho mais próximo. Se eles estão no mesmo plano, em qualquer um dos dois.


vamos dizer que seja no mesmo plano, se focar entre os olhos, não ficará legal??? Tenho que focar em UM olho e enquadrar, isso??!!


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2012, 18:28:16

vamos dizer que seja no mesmo plano, se focar entre os olhos, não ficará legal??? Tenho que focar em UM olho e enquadrar, isso??!!

Isso.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


michael silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
  • Eu amo fotografar, por aí...
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2012, 19:00:38
Isso.




Valeu Grande Malheiros! Obrigado.
















isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2012, 19:45:26
Olha, dependendo da distância que você estiver (muito perto), o ideal seria você usar o ponto mais lateral (a T2i por exemplo, tem 9 pontos de AF). Isso porque quando você foca no olho e recompõe (com o ponto de AF central), à curta distância, pode alterar o plano focal. Digo dependendo da distância, porque se estiver longe, não altera muito, mas se estiver perto altera sim.

Exemplo prático:
Digamos que vc esteja bem perto do objeto a ser fotografado. Você foca no olho à sua direita (o olho esquerdo do modelo). Quando você PUXA o ponto AF central pro meio (pra sua esquerda) pra recompor, você está alterando o plano de foco, de modo que o olho esquerdo do modelo esteja à frente do PF (plano focal) e o olho direito atrás do PF.

Tem inclusive um artigo no Canon Learning Center que explica isso. Depois vou ver se acho e posto aqui.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2012, 19:49:35
Olha, dependendo da distância que você estiver (muito perto), o ideal seria você usar o ponto mais lateral (a T2i por exemplo, tem 9 pontos de AF). Isso porque quando você foca no olho e recompõe (com o ponto de AF central), à curta distância, pode alterar o plano focal. Digo dependendo da distância, porque se estiver longe, não altera muito, mas se estiver perto altera sim.

Exemplo prático:
Digamos que vc esteja bem perto do objeto a ser fotografado. Você foca no olho à sua direita (o olho esquerdo do modelo). Quando você PUXA o ponto AF central pro meio (pra sua esquerda) pra recompor, você está alterando o plano de foco, de modo que o olho esquerdo do modelo esteja à frente do PF (plano focal) e o olho direito atrás do PF.

Tem inclusive um artigo no Canon Learning Center que explica isso. Depois vou ver se acho e posto aqui.

Sim sim. Mas como quem fotografa retratos geralmente usa meia-teles pra cima, imagino que reenquadrar não seja problemático.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2012, 19:53:36
Sim sim. Mas como quem fotografa retratos geralmente usa meia-teles pra cima, imagino que reenquadrar não seja problemático.

É, seria bom o amigo citar qual a lente que ele usa.


michael silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
  • Eu amo fotografar, por aí...
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2012, 20:19:56
Olha, dependendo da distância que você estiver (muito perto), o ideal seria você usar o ponto mais lateral (a T2i por exemplo, tem 9 pontos de AF). Isso porque quando você foca no olho e recompõe (com o ponto de AF central), à curta distância, pode alterar o plano focal. Digo dependendo da distância, porque se estiver longe, não altera muito, mas se estiver perto altera sim.

Exemplo prático:
Digamos que vc esteja bem perto do objeto a ser fotografado. Você foca no olho à sua direita (o olho esquerdo do modelo). Quando você PUXA o ponto AF central pro meio (pra sua esquerda) pra recompor, você está alterando o plano de foco, de modo que o olho esquerdo do modelo esteja à frente do PF (plano focal) e o olho direito atrás do PF.

Tem inclusive um artigo no Canon Learning Center que explica isso. Depois vou ver se acho e posto aqui.


Valeu , ótima explicação. Gostaria de ver este artigo > Canon Learning Center, que citou.
Quanto as lentes às vezes faço de perto, com 35mm e 50mm fixas. E também adoro uma meia tele 18 - 105. No entanto vejo problema de nitidez nos olhos em qualquer lente (se estiver utilizando "luz disponivel", naturalmente .... com outras fontes de luz não vejo problema, a coisa flui muito bem)! Mesmo com sua explicação a pergunta que fica é como deixar os dois olhos extremamente nitidos em pequena distância? Um olho eu já sei. hehe   


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2012, 20:28:14
Fechando a abertura.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2012, 22:13:03
Fechando a abertura.

Conforme citação do Mr. Hyde, tente utilizar a abertura mais fechada possível.

Estou postando abaixo 4 exemplos de DOF com aberturas diferentes.
A foto 1: abertura 2.0
A foto 2: abertura 4.0
A foto 3: abertura 8.0
A foto 4: abertura 16

Os desenhos na toalha de mesa estão a 3,7 cm. distantes uma da outra.
O foco está sempre no desenho (aquem) de onde a toalha está um pouco levantada.

1

2

3

4


« Última modificação: 06 de Abril de 2012, 22:16:55 por nakinha »
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


michael silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
  • Eu amo fotografar, por aí...
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2012, 22:33:19
Conforme citação do Mr. Hyde, tente utilizar a abertura mais fechada possível.

Estou postando abaixo 4 exemplos de DOF com aberturas diferentes.
A foto 1: abertura 2.0
A foto 2: abertura 4.0
A foto 3: abertura 8.0
A foto 4: abertura 16

Os desenhos na toalha de mesa estão a 3,7 cm. distantes uma da outra.
O foco está sempre no desenho (aquem) de onde a toalha está um pouco levantada.

1

2

3

4




Valeu Nakinha!!! Exemplificou muito bem o que o Hyde disse!!!

Cara, te falar que gostaria muito de trabalhar em f-16, mas não rola em outdoor, fico no maximo entre f-4 e f-8 (como nas fotos). Às vezes é bom, mas as vezes tem que se perder muita velocidade pra isso. Por isso, estou pensando seriamente em adquirir um equipamento de luz continua. Por que exijo de mim a nitidez extrema. Juntando todas as respostas da galera já dá pra ter melhores resultados sobre minha duvida; com certeza; valeu!       


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2012, 22:36:37
Se voce utilizar a abertura entre 4.0 e 8.0 eu acho que os dois olhos fiquem bem focados. Pode até de se "dar o luxo" de focar no meio dos 2 olhos.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2012, 11:16:00

Valeu , ótima explicação. Gostaria de ver este artigo > Canon Learning Center, que citou.
Quanto as lentes às vezes faço de perto, com 35mm e 50mm fixas. E também adoro uma meia tele 18 - 105. No entanto vejo problema de nitidez nos olhos em qualquer lente (se estiver utilizando "luz disponivel", naturalmente .... com outras fontes de luz não vejo problema, a coisa flui muito bem)! Mesmo com sua explicação a pergunta que fica é como deixar os dois olhos extremamente nitidos em pequena distância? Um olho eu já sei. hehe   

Michael, penei mas num consegui achar o artigo da Canon Learning Center, MASSSS.... achei um ótimo artigo que ilustra perfeitamente o que explico lá em cima. Está em inglês (como a maioria dos bons artigos): http://digital-photography-school.com/focusing-quick-tip-single-point-af-methods

Esse aqui complementa o seu conhecimento: http://digital-photography-school.com/the-problem-with-the-focus-recompose-method

Bons estudos!
« Última modificação: 07 de Abril de 2012, 11:17:12 por isaacwga »


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2012, 12:41:13
Lembrando ainda que se os olhos estão focados, não tem problema se outras partes da cabeça não estiverem (se vc estiver trabalhando com grandes aberturas de diafragma)

Ex: http://www.kenrockwell.com/leica/images/m9/examples-from-leica/M9_PoP_4.jpg
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/