Autor Tópico: Entrevista com T2I e D7000? Microfone é necessário?  (Lida 4023 vezes)

Diogo Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Abril de 2012, 11:42:54
Bom dia a todos,
Sou estudante de 1º Semestre de Publicidade e Propaganda, pois bem...
Foi passado a meu grupo, um trabalho, no qual devemos entrevistar algum profissional da área de publicidade...já entramos em contato com o profissional e já está tudo agendado...
Gostaria de tirar uma dúvida em relação aos equipamentos para a filmagem. Para a entrevista, iremos usar 2 câmeras DSLR, uma Nikon D7000 (Seria mais viável filmar com uma lente 18-105 do kit ou uma 50mm 1.8?) e um Canon T2I (Com uma lente 55-200), tripés, luzes e etc...A idéia de filmar com 2 câmeras, é que uma câmera ficará focada no entrevistador e entrevistado, e a outra câmera fará uma espécie de “making-of” (filmando o pessoal em volta, dando um zoom na cara dos entrevistados e etc...) no qual esse “making-of” será colocado durante o vídeo, ou seja, sendo possível ver a entrevista de vários ângulos, e não algo monotomo e fix...O que acham da idéia? Qual câmera seria a  melhor para ficar focada no entrevistador / entrevistado? A t2i ou d7000?

A outra dúvida seria em relação ao áudio, acreditam que o microfone das câmeras daria conta? Ou seria mais viável corrermos atrás de 2 microfones de lapela, ou até mesmo microfone externo para a câmera...Temos pouco tempo para correr atrás, dependendo se o microfone da câmera der conta faremos com eles mesmos, visto que a filmagem será em um Studio, e o som será apenas do entrevistado e entrevistador. Dependendo, acreditam ser interessante fazer a gravação do áudio a parte para depois sincronizar com a imagem?


Agradeço a todos!
« Última modificação: 05 de Abril de 2012, 11:45:09 por Diogo Ribeiro »
Canon EOS 550D + 55-200mm

"Quando não se trata de vingança são negócios;
Quando não são negócios é diversão."


José Marcos de Morais

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.046
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2012, 12:16:08
Oi Diogo,

Posso te falar um pouco da D7000, ... a captação de audio dela é bom, porém apresenta alguns inconvenientes , pois pela alta sensibilidade do mic, ela capta também alguns  ruídos da camera, se bem que tem como voce realizar alguns ajustes de sensibilidade na máquina mas sempre fica um barulhinho no fundo... se voce for usá-la como fixa e foco cravado na pessoa, dependendo da distância pode ser que te atenda.. Eu iria de microfone externo,  pois elimina esse  problema de captação de ruídos da Cam e te dá mais mobilidade... Gravei uns testes, um pessoal com violão,etc.. com mic externo , e o microfone nem  era lá essas coisas,  e ficou bastante bom, bem melhor que com o microfone interno. Claro, aí também vai de voce testar e ver se os resultados atendem  seu nível de exigência, Ok??   :ok: :ok:  abraço
Aprendendo sempre !!

Nikon D7000 / Nikon 50mm f/1.8   /Nikon 18-105  /Nikon 70-300  /SB700  
http://www.flickr.com/photos/marcos_mm/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2012, 14:03:44
áudio sempre é bom pegar externo.. assim você não corre o risco de pegar chiado de operação da câmera.

Sobre qual pode ser melhor pra ficar fixa, acho que teoricamente qualquer uma. Vai depender da distância focal que vocês pretendem usar, de acordo com as lente que tem disponíveis..

Se é pra ter qualidade, captação de áudio com microfone externo, e lente com grande abertura... Se é só pra registrar nem precisa de tudo isso, qualquer handycam faz o serviço melhor e mais fácil.
« Última modificação: 05 de Abril de 2012, 14:05:21 por Luciano.Queiroz »


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2012, 14:10:14
Microfone externo sim, boom ou lapela e se puder grave fora da câmera, por exemplo, em um notebook.
As câmeras tanto faz qual será usada para cada coisa.
Acho que ficaria melhor uma câmera com plano aberto (enquadrando entrevistado e entrevistado ao mesmo tempo) e outra câmera enquadrando cada um que estiver falando no momento. Não sei se seria legal colocar making off no meio da entrevista, seria melhor conseguir outra câmera qualquer e colocar depois da entrevista.
As lentes tanto faz também, desde que tenha uma iluminação boa.
Qualquer coisa pergunte!
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio