Autor Tópico: Filtros - Necessidade? Proteção? Dispensável?  (Lida 1523 vezes)

mdoerr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 07 de Abril de 2012, 23:20:21
Boa noite pessoal,

Gostaria de algumas opiniões quanto a utilização de filtros.

Minha intenção é mais para proteger a lente, mas não sei ao certo se devo me preocupar com tal proteção? Se esta proteção deve conter (UV, polarizado, etc)? Ou se estou me preocupando com algo que não devia?

Caso seja necessário, são muitas as opções, qual escolher? Como escolher? Qual seria o mais indicado para não perder qualidade nas imagens? Favor informar marca e modelo, porque existem milhares e para mim isto deu um nó na cabeça hehehe!

Valeu pessoal!


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2012, 23:39:02
Clicar é fácil, difícil é não deixar o momento escapar para sempre. Qualquer um aperta o botão, mas poucos eternizam momentos. É por isso que eu preciso aprender mais... E não me canso! E sigo em frente!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2012, 23:43:32


mdoerr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2012, 23:52:09


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2012, 23:56:59
Pô...falar em marcas sempre é "discordia" na certa.... :D
Eu prefiro produtos de qualidade garantida e isso "geralmente" está associado a boas marcas, etc....

Apenas evite os chineses...os baratos de mais...enfim...descofie da esmola, do milagre e do santo!  ;)

Boa sorte!
M.Rezende
http://www.flickr.com/photos/varal_sp/sets/


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2012, 23:57:27
nunca tive da marca, mas quem fala em filtro fala em Hoya HMC.
Clicar é fácil, difícil é não deixar o momento escapar para sempre. Qualquer um aperta o botão, mas poucos eternizam momentos. É por isso que eu preciso aprender mais... E não me canso! E sigo em frente!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2012, 06:40:03
Eu uso sempre, sempre como proteção, mas evidentemente de boa qualidade.

Não tenho a foto aqui agora, mas no meu face tinha um rapaz dum grupo de fotografia que eu participo. Postou uma foto da EF-S 55-250 dele com um filtro esbagaçado pois a objetiva caiu se frente no chão na hora de tirar da bolsa (nesse caso não adianta ter parassol, pois não irá ajudar se ele estiver desmontado). Deu sorte de não ter afetado em nada a objetiva, mas imagina se não tivesse sem filtro? Poderia ter ferrado a objetiva, até mesmo porque o filtro amorteceu muito da queda e o prejuízo ficou só num filtro UV de 80 reais.

Não sei se vocês conseguirão acessar, mas aqui está o link

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=212868162152790&set=o.158789187544227&type=1&theater
« Última modificação: 08 de Abril de 2012, 06:47:19 por Natão »


mdoerr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2012, 22:55:19
Pô...falar em marcas sempre é "discordia" na certa.... :D
Eu prefiro produtos de qualidade garantida e isso "geralmente" está associado a boas marcas, etc....

Apenas evite os chineses...os baratos de mais...enfim...descofie da esmola, do milagre e do santo!  ;)

Boa sorte!
M.Rezende
http://www.flickr.com/photos/varal_sp/sets/

Hehe! valeu a dica!

nunca tive da marca, mas quem fala em filtro fala em Hoya HMC.

É o q estou dando uma olhada, sabe me dizer se o Hoya HMC UV(C) Filter compensa?  :D

Eu uso sempre, sempre como proteção, mas evidentemente de boa qualidade.

Não tenho a foto aqui agora, mas no meu face tinha um rapaz dum grupo de fotografia que eu participo. Postou uma foto da EF-S 55-250 dele com um filtro esbagaçado pois a objetiva caiu se frente no chão na hora de tirar da bolsa (nesse caso não adianta ter parassol, pois não irá ajudar se ele estiver desmontado). Deu sorte de não ter afetado em nada a objetiva, mas imagina se não tivesse sem filtro? Poderia ter ferrado a objetiva, até mesmo porque o filtro amorteceu muito da queda e o prejuízo ficou só num filtro UV de 80 reais.

Não sei se vocês conseguirão acessar, mas aqui está o link

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=212868162152790&set=o.158789187544227&type=1&theater

Não consegui acessar o link, mas é exatamente a ideia, mais para proteção, porém, não quero perder qualidade nas imagens.



Agradeço muito as informações pessoal!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2012, 09:21:26
Veja se degrada a imagem aqui

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=68238.0

Se esse tipo de degradação te prejudicar então não use, mas para meu uso, a diferença é tão ridícula que nem penso em não usar.