Autor Tópico: Opinião de quem entende do assunto (lentes)  (Lida 12027 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #30 Online: 11 de Abril de 2012, 12:14:04
A princípio a lente não deve interferir na qualidade da fotometria. Entre uma lente e outra os resultados devem ser semelhantes. O que pode existir são alterações nos parâmetros devido às diferenças no t-stop, mas uma lente deixar a foto sobexposta e outra superexposta não deveria acontecer.

Luciano, vc disse que usava o fotômetro em medição spot, mas usava o sistema de zonas ?? O fotômetro usado desta forma sempre vai trazer a cena medida para o cinza 18%. Se vc usa medição spot zerando o fotômetro, aí está o problema.

« Última modificação: 11 de Abril de 2012, 12:18:34 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #31 Online: 11 de Abril de 2012, 12:43:40
:ponder:
Acho que não, heim?!
Só não os da Canon que são só pra L, a 50-250 não aceita de nenhuma marca sem precisar usar 12mm de tubo entre ele e a lente.

vai perder o autofoco pois ela nos 300mm irá para f/8 (supondo que seja um TC 1.4x).
AF funciona no sol (não sei o quanto confiavel é nem velocidade), com o TC não pode depender de autofoco mesmo.
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #32 Online: 11 de Abril de 2012, 12:47:29
A princípio a lente não deve interferir na qualidade da fotometria. Entre uma lente e outra os resultados devem ser semelhantes. O que pode existir são alterações nos parâmetros devido às diferenças no t-stop, mas uma lente deixar a foto sobexposta e outra superexposta não deveria acontecer.

Luciano, vc disse que usava o fotômetro em medição spot, mas usava o sistema de zonas ?? O fotômetro usado desta forma sempre vai trazer a cena medida para o cinza 18%. Se vc usa medição spot zerando o fotômetro, aí está o problema.

Não Alexandre. A câmera estava em AV, abertura máxima f/5.6 , medição pontual. Ao tentar fazer bloqueio da exposição num pássaro, mesmo colocando o pássaro no ponto perfeito da medição a câmera não consegui medir a luz nele. Pegava sempre pontos atrás dele, expondo corretamente o céu e subexpondo o pássaro formando silhueta.. Tentei inúmeras vezes e não consegui. Só consegui resolver isso quando o pássaro veio mais pra perto, ficando portanto maior na imagem e preenchendo mais o centro pra medição... não sei isso é um problema normal ou não pois não me apareceu outra situação parecida com essa pra testar outras configurações..


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #33 Online: 11 de Abril de 2012, 13:15:31
Pois é Luciano, por isso que falei na medição pontual. Se vc fizer medição pontual em um objeto claro, ele naturalmente sairá mais escuro já que o fotômetro da câmera irá gerar um tempo de exposição para que ele venha para o cinza 18%. Se vc fizer a medição pontual em um objeto escuro, será o contrário.

Não estou querendo dizer que é o seu caso, mas tem muita gente que usa medição pontual achando que fazendo isso vai restringir a área em que o sensor faz a fotometria, mas isso é apenas metade da verdade. Para se usar medição pontual tem que se conhecer exatamente em que zona o o objeto está dentro do sistema de zonas, qual o ganho do sensor da câmera que está usando, e usar a compensação de exposição (já que está usando Av) para levar o fotômetro ao ponto correto. Caso contrário, o objeto em que a fotometria foi feita sairá sempre cinza.

Complementando: A medição pontual leva em consideração não a área do ponto de foco, mas o pequeno círculo ao redor do ponto de foco central no viewfinder. Se o pássaro está muito distante, então realmente não adianta de muita coisa. Neste caso, a medição ponderada ao centro acho que é mais indicada, tanto pela área, como por ser um modo de fotometria que leva em consideração as rotinas da câmera e não tenta levar a fotometria ao cinza 18%





« Última modificação: 11 de Abril de 2012, 13:25:07 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 11 de Abril de 2012, 13:42:07
Não Alexandre. A câmera estava em AV, abertura máxima f/5.6 , medição pontual. Ao tentar fazer bloqueio da exposição num pássaro, mesmo colocando o pássaro no ponto perfeito da medição a câmera não consegui medir a luz nele. Pegava sempre pontos atrás dele, expondo corretamente o céu e subexpondo o pássaro formando silhueta.. Tentei inúmeras vezes e não consegui. Só consegui resolver isso quando o pássaro veio mais pra perto, ficando portanto maior na imagem e preenchendo mais o centro pra medição... não sei isso é um problema normal ou não pois não me apareceu outra situação parecida com essa pra testar outras configurações..

O problema aqui é que a medição spot não abrange apenas e tão somente o ponto central, mas uma área em torno dele, geralmente definida pelo círculo no viewfinder. Com uma distância focal aquém do desejado, a medição spot capta muito mais do fundo que do pequeno objeto fotografado  :ok:



Edit: Comecei a responder antes do almoço e terminei na volta, quando o AlexandreS já havia explicado (e muito melhor, diga-se), mas agora já foi :D
« Última modificação: 11 de Abril de 2012, 13:44:45 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #35 Online: 11 de Abril de 2012, 14:45:06
O problema aqui é que a medição spot não abrange apenas e tão somente o ponto central, mas uma área em torno dele, geralmente definida pelo círculo no viewfinder. Com uma distância focal aquém do desejado, a medição spot capta muito mais do fundo que do pequeno objeto fotografado  :ok:



Edit: Comecei a responder antes do almoço e terminei na volta, quando o AlexandreS já havia explicado (e muito melhor, diga-se), mas agora já foi :D

Alexandre e Daniel.. valeu pelas explicações.
O que aconteceu no caso então é que o pássaro estava tão longe que poderia não estar preenchendo essa área do centro. Não tenho mais as  fotos pra comparar hoje.. Eu sempre imaginei que a medição pontual era um ponto e não uma área assim. Se a medição é assim tá mais que explicado pois além do pássaro ela media o céu junto, muito mais claro que o pássaro que estava na sombra..

 :ok: :ok: :ok:

retiro o que disse sobre o tal "defeito" da lente... o defeito nesse caso era não aproximar mais que 250mm mesmo!
« Última modificação: 11 de Abril de 2012, 14:47:50 por Luciano.Queiroz »


leopalmuti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 11 de Abril de 2012, 17:57:33
Galera, andei lendo um pouco aqui e tb no digiforum,  vou optar pela 55-250 mesmo, tendo como fator decisivo o  custo/beneficio e tambem pela aplicação (puro hobby) acho que ela vai me atender bem.... fuçando no mercadolivre achei esse link e ja troquei ideia com o vendedor, por acaso é algum de voces este anuncio?   http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232035039-lente-canon-ef-s-55-250mm-f4-56-is-_JM#questionText


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #37 Online: 11 de Abril de 2012, 18:01:50
Se vc não quer se arriscar no Mercado Livre e frequenta o Digiforum, procura o Nelson Nakamura nos anunciantes Premium de lá e converse com ele. Pode ser que saia um pouco mais caro, mas é zero e garantido.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 11 de Abril de 2012, 18:37:18
Se vc não quer se arriscar no Mercado Livre e frequenta o Digiforum, procura o Nelson Nakamura nos anunciantes Premium de lá e converse com ele. Pode ser que saia um pouco mais caro, mas é zero e garantido.

Exatamente, por 580 eu não pegaria uma usada de jeito nenhum, mesmo com o parasol original de "brinde".

O Nelson vende a dita cuja por R$ 699, na última tabela.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #39 Online: 15 de Abril de 2012, 15:41:09
(...)


Tirando as L, a 55-250mm é sem dúvida o melhor custo benefício em teles, salvo se vc vai fazer uso intensivo. Neste caso, talvez a melhor construção da 70-300IS valha a pena. Opticamente, as duas tem resultado bastante semelhante.

Alguns usos da 55-250mm


Fotos de Autódromo. Lembrando que neste caso, eu estava como fotógrafo credenciado e estava próximo da pista

Itaipava GT por Alexandre.Schuster, no Flickr

Aqui, com um crop bastante acentuado já que a distância focal era muito curta

Itaipava GT por Alexandre.Schuster, no Flickr

(...)



Cheguei onde eu queria!

Alexandre, adorei as fotos! Estou começando agora com esse lance de fotografia.. Fui na B&H e fiz a festa! Comprei uma T3i com um kit beeem interessante (que a própria B&H disponibiliza), enfim.. Sempre estou nos autódromos da vida, motociclismo e automobilismo são meus hobby's preferidos. Tenho livre acesso aos boxes e à pista (de vez em qnd piloto), e, no geral, quero fazer muitas fotos nesse ambiente e queria umas dicas.

Essas fotos que vc tirou foi usando a 55-250mm? Levando em consideração que minhas fotos serão tiradas na beira da pista (no muro de proteção), essa seria uma boa escolha?

A primeira foto está muito boa! Como falei pra vc, sou super novata e queria umas dicas pra conseguir boas fotos dos carros e motos. Posso te mandar uma mp?

 :ok:


leopalmuti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 15 de Abril de 2012, 20:43:22
Pessoal, depois de ler bastante aqui e no forum  e de muita dúvida, optei pela 55-250, e nao me arrependi. Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram aqui, foi de muita importancia na minha decisão.  Criei um album no flickr e coloquei algumas fotos que fiz nesse um mês de fotografo rs rs, posso colocar o link aqui neste post ou tem algum lugar certo pra colocar esse tipo de coisa?

valeu!


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 15 de Abril de 2012, 21:30:35
Pessoal, depois de ler bastante aqui e no forum  e de muita dúvida, optei pela 55-250, e nao me arrependi. Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram aqui, foi de muita importancia na minha decisão.  Criei um album no flickr e coloquei algumas fotos que fiz nesse um mês de fotografo rs rs, posso colocar o link aqui neste post ou tem algum lugar certo pra colocar esse tipo de coisa?

valeu!

Se for só pra fazer uma graça com o pessoal do tópico pode postar aqui sim. Agora se quer ter suas fotos vistas pelos usuários do fórum, aí o melhor é a Galeria. Mas não poste link lá, escolha as fotos e coloque elas diretamente. Veja num dos primeiros tópicos da Galeria como fazer isso se não souber.
Daniel

Instagram: @danacqua


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 15 de Abril de 2012, 21:40:42
Pois é Luciano, por isso que falei na medição pontual. Se vc fizer medição pontual em um objeto claro, ele naturalmente sairá mais escuro já que o fotômetro da câmera irá gerar um tempo de exposição para que ele venha para o cinza 18%. Se vc fizer a medição pontual em um objeto escuro, será o contrário.

Não estou querendo dizer que é o seu caso, mas tem muita gente que usa medição pontual achando que fazendo isso vai restringir a área em que o sensor faz a fotometria, mas isso é apenas metade da verdade. Para se usar medição pontual tem que se conhecer exatamente em que zona o o objeto está dentro do sistema de zonas, qual o ganho do sensor da câmera que está usando, e usar a compensação de exposição (já que está usando Av) para levar o fotômetro ao ponto correto. Caso contrário, o objeto em que a fotometria foi feita sairá sempre cinza.

Complementando: A medição pontual leva em consideração não a área do ponto de foco, mas o pequeno círculo ao redor do ponto de foco central no viewfinder. Se o pássaro está muito distante, então realmente não adianta de muita coisa. Neste caso, a medição ponderada ao centro acho que é mais indicada, tanto pela área, como por ser um modo de fotometria que leva em consideração as rotinas da câmera e não tenta levar a fotometria ao cinza 18%



Um novo universo da fotografia se abre aqui!!! Como assim, fui engando todo esse tempo? Outro dia eu quis tirar umas fotos do meu filho na contra luz do sol, coloquei no spot e AV e pimba, ele saiu subexposto. Não consegui entender o motivo. Mas vc fala do sistema de zonas, este sistema não é oq define os tipos de medição, spot, ponderada ao centro, etc? Não entendi oq vc quis dizer com "Para se usar medição pontual tem que se conhecer exatamente em que zona o o objeto está dentro do sistema de zonas, qual o ganho do sensor da câmera que está usando...". Podemos levar essa aula um pouco mais adiante?  :D

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua


leopalmuti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 15 de Abril de 2012, 21:45:30
entao, vou colocar aqui pra poder complementar o topico pra qm tiver a mesma dúvida,  e pra ter noção dos resultados da lente ate na mao de um iniciante.... fiquei bem satisfeito com ela....   segue o link

http://www.flickr.com/photos/leopalmuti/6934659904/in/set-72157629302931470/


Mauro Luis da Cunha Machado

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
Resposta #44 Online: 16 de Abril de 2012, 00:43:31
 Algumas de pássaros e uma libélula com a 55-250mm, se ajudar para alguma coisa, fico contente.

[/img]

















[/img]