Autor Tópico: ESTABILIZADOR DE IMAGEM  (Lida 4746 vezes)

guilhermegg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Abril de 2012, 20:43:27
Boa noite amigos do fórum!

Venho aqui novamente trazer uma dúvida de iniciante no mundo da fotografia e desta vez é sobre as lentes. Como já disse antes aqui estou prestes a adquirir uma T2i pelos próximos meses. Sempre muito cauteloso estou verificando todos os prós e os contras para ter uma máquina que supra minhas necessidades dentro do que posso pagar.

Pois bem, lendo o manual da Canon T2i vejo que ele cita, no inicio, algumas objetivas com o Image Stabilizer (Estabilizador de Imagem) IS. São os seguintes modelos abaixo:

EF-S 18-55 mm F/3.5-5.6  IS II
EF-S 18-85 mm F/3.5-5.6  IS USM
EF-S 18-135 mm F/3.5-5.6  IS
EF-S 18-200 mm F/3.5-5.6  IS

Tenho duas perguntas a fazer aos amigos do fórum:

1 – Nesses modelos tem as letras “IS” de Image Stabilizer no final. Se não tiver é uma lente sem Estabilizador? Pergunto por que vejo nas fotos dos sites de venda que não tem o “IS” no final no caso da 18-55 mm.

2 – O próprio nome já diz que a função é estabilizar a imagem... Notório, mas mesmo para amadores iniciantes como eu, existe uma necessidade real de ter o estabilizador? Sem ele não vai rolar as fotos boas?

Quem puder me ajudar a sanar estas dúvidas ficarei muito grato e desde já agradeço.

Guilherme.
Nikon D5100 / 50mm G 1.8 / 55-200mm G VR / 18-55mm VR


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2012, 20:58:37
Guilherme,

Não creio que exista exatamente uma resposta pronta para sua dúvida. Tudo dependo de que e como você vai fotografar.
Estabilizador de imagem, não é garantia nenhuma de foto boa! Esmero, sim!

Aqui tem algumas dicas que podem te ajudar...

http://focusfoto.com.br/5-dicas-para-dominar-o-seu-estabilizador-de-imagens/

Abraço,


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2012, 21:11:45
Guilherme,

Essa lente 18-55mm da canon tem IS sim.... veja:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/519475-USA/Canon_2042B002_EF_S_18_55mm_f_3_5_5_6_IS.html

Você vai comprar essa lente no KIT ou separada?

Abraço,
M. Rezende
http://www.flickr.com/photos/varal_sp/collections/


guilhermegg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2012, 21:25:05
Valeu Santana, tinha impressão parecida com vossas palavras por eu vir de compactas e não ter dificuldades com tremer... Obrigado pelas dicas.

M. Rezende, vc tem razão... Tive a impressão de ter visto a 18-55 mm em algum site sem o "IS", caso seja verdade eu aviso. Pretendo comprar tudo junto.

Abraços e obrigado,

Guilherme.
Nikon D5100 / 50mm G 1.8 / 55-200mm G VR / 18-55mm VR


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2012, 21:43:28
Xiiii....

Vamos aos poucos senão confunde...
A 18-55 ACHO que é a lente com mais versões dentro do sistema Canon (não por menos, né? É a lente do kit da maioria dos conjuntos cam+lente do sistema) e tem as versões I; I (Jap); II; II(Jap); III; IS e IS II (essa é a lente atual do sistema). Dentro dessas versões apenas a IS e a IS II tem o sistema IS integrado e isso vem descrito na parte frontal da lente (aliás todas as lentes vem a descrição completa na parte frontal).
A 18-85 não existe. Mas a 17-85 tem IS, assim como a 15-85.
A 18-135 tem IS.
E a 18-200 tb tem IS.
Essas últimas 4 descritas não existem versões sem IS.

2-E como é que os caras se viravam quando não existiam esses sistemas??? Ajuda? Sim, ajuda! É essencial? Não, não é.
E não serve para todas as fotos. Tem que ver que estilo de foto o cara vai fazer. Em fotos de alta velocidade de obturação até atrapalha. Ajuda em baixa velocidade e em fotos com movimentação lateral da lente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


guilhermegg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2012, 22:16:48
É isso Mr. Hyde. Então não me enganei ao ver a informação sem o "IS" confirmando que nessa lente não há o Estabilizador. Vou ter de atentar a isso na hora da compra. Como temos a opção de ligar ou não o estabilizador, porquê não tê-lo então? :D.

Abraços,
Guilherme.
Nikon D5100 / 50mm G 1.8 / 55-200mm G VR / 18-55mm VR


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2012, 17:49:20
Guilherme,
Veja, com o tempo vc vai descobrir que uma lente com IS faz diferença sim, e com IS de gerações mais recentes fazem ainda mais diferença.
O que deve ser reforçado é que o IS vai te dar um ganho de velocidade de até 2 stops, e estabiliza as ocilações da câmera na mão do fotógrafo, mas não do motivo a ser fotografado, o que eu quero dizer é que se o motivo estiver em movimento, e vc fotografando em velocidades baixas de nada vai adiantar o IS.
Quanto às lentes, a primeiríssima coisa que eu fiz quando peguei minha primeira DSLR nas mãos depois de dar uma pincelada no manual, foi conhecer todas as lentes da Canon, isso me ajudou bastante nas trocas e escolhas de lentes futuras.
Não confie nos anúncios, muitos deles omitem informações, outros trocam informações, tenha em mente sempre confirmar exatamente de qual modelo se trata com o vendedor e tire suas próprias conclusões sobre as características das lentes.
Dê uma olhada no próprio site da canon: http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/ef_lens_lineup
Espero ter ajudado.
[]s
Marcos


guilhermegg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2012, 19:21:32
Ajudou e muito Marcos... Obrigado mesmo por suas palavras. Pensei em compra a câmera com lentes já mais avançada de cara, mas, como ainda sou iniciante vou deixar a padrão (18-55 mm com IS) e aos poucos vou comprando lentes melhores de acordo com minhas necessidades e é claro, sempre conhecendo as mesmas antes, como vc bem citou.

Abraços,
Guilherme.
Nikon D5100 / 50mm G 1.8 / 55-200mm G VR / 18-55mm VR


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2012, 18:02:18
Guilherme, existe um comportamento, não necessariamente uma regra, para auxiliar o fotógrafo a conseguir fotos menos tremidas que consiste em ter uma velocidade de disparo compativel com a distância focal.
Isto é, para uma distância focal de 100mm a velocidade deve ser superior a 1/100s, ao fotografar utilizando uma distância focal de 200mm a velocidade deve ser superior a 1/200s e para qualquer que seja a distância focal (10mm, 17mm, 24mm, 50mm, etc) nunca menor que 1/60s (para pessoas normais). Abaixo disso seria necessário um tripe, um apoio qualquer ou uma objetiva com IS. O IS auxilia na estabilização da imagem em situações que o ser humano não consegue manter-se estável suficiente de acordo com a distância focal utilizada, ou seja, fotografar em 200mm com velocidade 1/80. O IS possibilitaria que você fotografasse nessas configurações sem problema nenhum. Para se ter uma idéia uma das objetivas preferidas pelos canonzeiros a Canon EF 24-70mm f/2.8 L II USM, não possui IS.
Em resumo, o IS não é necessário a não ser que você utilize distância focais muito grandes.


guilhermegg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2012, 16:32:57
Muito obrigado mais uma vez Yoshii.

São detalhes mínimos mas que fazem toda a diferença, principalmente para quem tem os "olhos" mais aguçados. Sempre gostei de fotografia e sempre me cobrei saber um pouco mais por não me contentar com as compactas e achar que as mesmas não eram o "filé" do almoço. Agora, noutra fase de minha vida pude fazer um curso simples que me abriu a mente e me deu vontade de ir mais além na questão de conhecimento de como funcionam as coisas no mundo da fotografia. O caminho é longo e aqui neste espaço tenho tido um ótimo aprendizado através de todos vocês.  :clap:

Já guardei vossa dica que com certeza me será bastante útil. :worship:
abraços,
Nikon D5100 / 50mm G 1.8 / 55-200mm G VR / 18-55mm VR