Autor Tópico: [ARTIGO] O EXIF e Suas Muitas Utilidades  (Lida 34859 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 29 de Outubro de 2013, 10:06:08
Também fico triste quando vejo que o Fotógrafo prefere não compartilhar esta informação. Como se alguém pudesse lhe "copiar" a obra. Besteira e preciosismo desnecessário.

Nem sempre é maldade do fotógrafo. No PS quando se salva a foto usando "Save for web" (procedimento correto para expor na Internet), o PS remove o EXIF da imagem.

Já tive baitas surpresas, principalmente com relação a equipamentos. GRANDES fotos, atuais, sendo produzidas por câmeras de 2 ou 3 gerações anteriores.

Essa discussão das câmeras em algo como "nossa! que qualidade! certo que foi uma full frame!" é ridícula. Uma T1i da vida bem operada faz uma foto indistinguível a olho nu de qualquer foto feita numa full frame de última geração por alguém que não sabe nada.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #46 Online: 31 de Outubro de 2013, 01:00:15
eu posto sempre com exif no Flickr, só nao vai EXIF quando faço algo no PS como unir layers ou algum tratamento mais pesado que ela deixa de ser o arquivo fotografico mesmo...

Mas, EMHO, nao vejo necessidade de ver o EXIF, NO MAXIMO saber a distancia focal usada ou algo do tipo...ainda mais que minhas referencias sao sempre com iluminaçao diferenciada, e isso no EXIF nao me traz nada pois normalmente vai estar la f8 pra cima, 1/200, ISO baixo... Ou seja, acho muito mais util sites como o strobox do que ver EXIF no flickr
@jacobfotografiacriativa


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #47 Online: 31 de Outubro de 2013, 08:17:10
Mas, EMHO, nao vejo necessidade de ver o EXIF, NO MAXIMO saber a distancia focal usada ou algo do tipo...ainda mais que minhas referencias sao sempre com iluminaçao diferenciada, e isso no EXIF nao me traz nada pois normalmente vai estar la f8 pra cima, 1/200, ISO baixo... Ou seja, acho muito mais util sites como o strobox do que ver EXIF no flickr

Neste caso, realmente não acrescenta nada. Em fotos de Natureza, Paisagens e Street acho interessante entender o processo de captura da foto.  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



pierrealoc

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Magic Box Cabine Fotográfica
Resposta #48 Online: 28 de Dezembro de 2013, 09:32:24
Excelente Georges!
Estou tentando ajustar a melhor configuração para a minha cabine fotográfica, mas não anotei e esqueci a ultima configuração usada.
Vai me ajudar muitio! 
Parabéns! Muito didático!  :clap:
Nikon D5100 - Nikkor 18-55 3.5 5.6G - Nikkor 35mm 1.8G - Canon EOS 600D T3i - Flash Yongnuo 468 EX II

Magic Box Cabine Fotográfica
http://facebook.com/cabinemagicboxrj


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 25 de Outubro de 2014, 17:38:13
Show,parabéns pelo tópico.