Autor Tópico: Help still cutelaria  (Lida 2982 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Online: 13 de Abril de 2012, 15:15:32
Boa tarde colegas do MF
Recebi um pedido de um amigo para fotografar uma faca artesanal que ele próprio fez (cutelaria). Acontece que ainda não tenho experiência com still e disponho apenas de uma Canon t3i com lente 18-55, flash da própria câmera.
Ele quer que as fotos sejam externas (estilo rústico, ex: a faca sobre uma bancada ou cepo de madeira com utensílios de pesca compondo o cenário).
Vou fazer tomando como base algumas fotos que achei na net, mas se os amigos puderem me ajudar, principalmente com truques de iluminação, abertura, desde já agradeço.
Abraços


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2012, 17:03:39
Still in natura é um dos troços mais complicados que tem.
Basicamente vc vai precisar de tripé, um esquema de luz difusa, rebatedores e tapadeiras. Se for via flash vai precisar de uma caixa de luz relativamente grande. Se for luz natural vai precisar de uma tenda GIGANTE.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2012, 20:10:45
Pois é, amador, neste caso voc^e vai ter que contar bastante com a sorte para conseguir um resultado superior com o esquema que falou, ou ser pro, o que nao acredito em funçao de seu nick name. A dica que te dou é primeiro falar com seu amigo sobre as suas limitações de equipamento.

Como voc^e nao tem flash externo sugiro fazer a foto embaixo de uma tenda, mesmo que improvisada, pode ser dois amigos segurando um lençol de casal branco, branco mesmo, e, novamente, improvisar em frente ao seu flash, apenas em frente a ele, um papel translúcido para suavizar a luz.

Se nao tiver medo de improviso, fica melhor ainda, coloque um papel prateado, como um espelho, para refletir seu flash para fora do objeto e use um rebatedor, pode ser com uma folha de isopor, para apontar para o objeto que vc vai fotografar, no caso a faca.

Sei que parece um circo, mas considerando suas possibilidades, ou vc ousa ou faz uma foto mais ou menos.

E o melhor, embora seja mesmo uma bagunça, trabalhar a luz com o que se tem é uma delicia.

Quando ao objeto, preste atenção para que ou a luz cubra toda a face reflexiva da faca, de modo que na foto a lamina saia toda brilhante como se fosse a luz, ou tome o cuidado para que isso nao ocorra, por inteiro.  Isso nao é uma regra absoluta, mas ao saber que existe esta diferença, vc vai poder escolher o que melhor cabe à proposta da foto. Se liga, no segundo caso a lamina pode quase sumir, assim fique ligado no reflexo dos objetos ao redor na lamina.

Me ocorreu também que você pode usar um spray chamado acrilfix para diminuir a reflexao da faca. Filtro polarizador vc nao vai usar, imagino. Ah, e porque nao, comprar mais folhas de isopor para rebater a luz do sol, suavizada pelo lençol, da melhor forma possível. Com isso pode ser que nem precise de usar o seu flash.

E a melhor de todas (se é que alguma serviu) faça um teste ao menos um dia antes. Assim você poderá solucionar problemas antes do dia "fatal".

Nao se esqueça que embora a foto seja da faca os objetos em volta sao muito importantes. Quanto ao diafragma, vai depender da quantidade de luz disponível e do local. Se a intenção  for mostrar o fundo, uma grama, um curral, uma churrasqueira, de forma bem nítida, feche-o, se estiver sem luz e/ou quiser embaçar o fundo, abra-o.

Quanto ao tempo de abertura, a luz disponível também vai falar muito. O ideal seria poder trabalhar com uma velocidade de no mínimo 1/60 (em função da objetiva), bom mesmo sera se puder elevar a velocidade, se nao der, coloque a camera em um suporte, novamente improvisado, pode ser umas caixas de cervejas empilhadas, ou o que vc encontrar. O importante é apoiar para evitar que a foto fique tremida.

Pode ser que eu tenha esquecido de falar de algo, ou mesmo que tenha dado algumas dicas que mais atrapalham que ajudam, mas a proposta aqui é fazer vc pensar nas possibilidades. Se nao servir, basta desconsiderar.

De uma forma ou de outra, vc vai precisar de alguns amigos, de um lençol e de umas 3 folhas de isopor.

Abraço e poste o resultado para a gente ver.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2012, 22:27:11
Uma dica que pode parecer bobagem, mas também pode ajudar.

Se vai usar apenas a luz ambiente, com esquema de rebatedores e tenda (o que eu até acho que pode dar bom resultado) e tiver um notebook, consiga um cabo USB mais longo, coloque a câmera num tripé, instale os programas da Canon e faça a foto através do remote shooting. Com este programa, que está disponível nos discos originais, vc consegue visualizar na tela do notebook como se fosse um liveview, dando zoom e tudo o mais. É ótimo para ajudar a posicionar os modificadores de luz de forma correta. Uma pequena mexida em uma placa de isopor ou em um pano branco pode fazer grande diferença no reflexo da faca, e isso é quase impossível de ver no viewfinder ou mesmo no LCD, mas em um monitor maior é bem mais fácil. E vc também pode controlar os parâmetros de abertura, velocidade e tudo mais, inclusive fazer a foto, diretamente do notebook, sem tocar na cam. E ainda pode fazer com que a foto passe direto do sensor para o note, sendo aberta no zoombrowser imediatamente para vc ver o resultado.

Foto still conectado a um monitor maior, em liveview, é muito mais fácil.
« Última modificação: 13 de Abril de 2012, 22:28:24 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2012, 07:29:10
Pensei q aquele brilho no ponto exato das laminas de facas era gerado na pós, e nao pertecia a foto original.


Um amigo amador q gosta de macros e still vai adorar essas dicas de vcs. Tah muito bom esse tópico. :clap:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2012, 09:15:49
bom dia


1 - Agradecimentos
Mr. Hyde, agora eu sei do que você estava falando. Still é complicado mesmo.
AlexandreS: Ótima dica, não tenho note ainda mas fiz uns testes pelo pc.. é show. Obrigado.
Soprani: Em especial pela abrangente e detalhada explicação, meu MUITO OBRIGADO pelas dicas.
mad666: Obrigado pela participação.

2 - Contextualização
Bem, relativo ao post nada mais justo do que apresentar algumas imagens que fiz a pedido do meu amigo Sergio pois ele está bastante envolvido no mundo da cutelaria e gostaria de publicar algumas fotos do seu mais recente trabalho. Trata-se de uma "big bushcraft", modelo de faca para atividades rústicas. Por exemplo: você pode transformar ela num machado, batendo com um madeira no dorso da lâmina ou qualquer outro tipo de necessidade pois é uma faca muito resistente devido principalmente à forja do aço e também a espessura do metal que proporciona uma permanência do fio mesmo usada com vigor nas mais diversas atividades de campo.

3 - Prática
Relativo à parte técnica das fotos, como disse inicialmente ainda não disponho de flash e tripé, então a coisa toda foi meio no improviso mesmo. o dia estava chuvoso / nublado o que não permitiu uma boa luminosidade. Em algumas "estudio" usei uma caixa de luz improvisada. Digo improvisada pois o pedido das fotos foi feito no sexta à tarde e ele precisava até sábado o que me restou poucas horas para "tentar" extrair o melhor diante da minha visível falta de experiência também nessa técnica - still. Mas sobre isso, ouvi uma frase de outro amigo que me disse "faça o caminho das pedras", ou seja, faça do jeito que você imagina ser o correto e com o passar do tempo, vai lembrando das  :aua: que deu e isso se torna um aprendizado. Novamente obrigado aos colegas que demandaram seu tempo para me ajudar.

4- Resultado final

Então, lá vai..
1

2

3

4

5

6

7



Abraços a todos.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2012, 17:15:58
meus comentarios amadores:

1- Tah superexposta, mas tem uma boa visao de como a lamina eh espessa!

2- Achei um pouco superexposta, mas se a intençao era mostar o cabo, acho uma boa foto;

3- Ficou superexposta e acho q merecia vc aplicar algum produto naquelas bosdas para elas ficarem mais visiveis e se destacar melhor da madeira ao fundo;

4 e 5- foto still em estudio com sombra eh o fim da picada!!! Sei q vc fez o possivel sem um equipamento adequado. Tb errei feio quando fiz um book amador ao ar livre sem tecnica e nem equipamento adequado;

6 e 7- Para mim, foram as melhores fotos. Parabens!!! :clap:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2012, 17:28:44
meus comentarios amadores:

1- Tah superexposta, mas tem uma boa visao de como a lamina eh espessa! era essa a intenção mesmo

2- Achei um pouco superexposta, mas se a intençao era mostar o cabo, acho uma boa foto; era a intenção

3- Ficou superexposta e acho q merecia vc aplicar algum produto naquelas bosdas para elas ficarem mais visiveis e se destacar melhor da madeira ao fundo; concordo. realmente não fiz nenhuma maquiagem na faca

4 e 5- foto still em estudio com sombra eh o fim da picada!!! Sei q vc fez o possivel sem um equipamento adequado. Tb errei feio quando fiz um book amador ao ar livre sem tecnica e nem equipamento adequado; A intenção era mostrar o shape e o relevo do cabo, mas improvisado é brabo mesmo

6 e 7- Para mim, foram as melhores fotos. Parabens!!! :clap: Também me agradou

Mad666,
obrigado pelos comentários. Quando se está começando, toda ajuda é bem vinda.
Valeu!!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2012, 17:33:46
aproveitando o tópico, caso seja necessário fazer outras fotos desse tipo, a minha lente 18-55 dá pro gasto ou tem alguma outra (com custo civilizado) que seja o pulo do gato?

Meu colega me emprestou uma lightbox "rustica", mas senti falta de algo mais amplo, principalmente com mais largura e profundidade. só que aí, as lâmpadas não vão dar conta do recado.. dicas?? sugestões??
Ja sei, ja sei... consulta o professor youtube  :hysterical: :hysterical:

Abraços


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2012, 19:49:31
Juro que achei que vc iria fazer uma foto com ela fincada na tábua ou no tronco. Na minha opinião fica uma coisa mais viril e robusto. Acho que é mais ou menos o clima que se quer passar na foto. Mas, por favor, resista ao impulso, quase uma psicose para alguns, de colocar a faca milimetricamente fincada, a 90 graus com a tábua/tronco. Uma inclinação dara um aspecto mais natural, mais de dia a dia.

Outra coisa, as sombras podem ser resolvidas com as dicas da galera. Nao fique com preguiça, chame os amigos. Se nao tiver muitos disponíveis amarre o lençol (as pontas) com uma corda sobre os objetos a fotografar e encoste o (os) isopor em latas de tinta, arvores, etc, mas nao se acomode com o resultado que obteve, sob a desculpa de que tinha poucos recursos. Este tipo de desafio da um resultado tremendo, tambem para a foto, mas muito mais para o fotografo, que incorpora aquelas licoes aprendidas no exercicio à sua colecao de tecnicas.

Abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2012, 23:02:24
uma 50mm 1.8 para nikon eh barata ( 800,00 a 450,00, dependo da versao ). Acho q pra canon nao muda muito o preço. Vc ganharia em nitidez, DoF curto, buquê e maior captaçao de luz. Nao eh o ideal para still, mas eh uma opçao bem barata.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2012, 23:05:32
uma 50mm 1.8 para nikon eh barata ( 800,00 a 450,00, dependo da versao ). Acho q pra canon nao muda muito o preço. Vc ganharia em nitidez, DoF curto, buquê e maior captaçao de luz. Nao eh o ideal para still, mas eh uma opçao bem barata.

Ok Mad,
obrigado. Estou mesmo de olho numa 50tinha 1.8..
Mas de imediato estou precisando de um tripé (muitas pesquisas) e um flash (acho que vou de china mesmo yn 565ex). Custo bem mais barato e pelo que o pessoal do fórum comentou, dá pro gasto.
Abraços


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2012, 23:07:20
Juro que achei que vc iria fazer uma foto com ela fincada na tábua ou no tronco. Na minha opinião fica uma coisa mais viril e robusto. Acho que é mais ou menos o clima que se quer passar na foto. Mas, por favor, resista ao impulso, quase uma psicose para alguns, de colocar a faca milimetricamente fincada, a 90 graus com a tábua/tronco. Uma inclinação dara um aspecto mais natural, mais de dia a dia.

Outra coisa, as sombras podem ser resolvidas com as dicas da galera. Nao fique com preguiça, chame os amigos. Se nao tiver muitos disponíveis amarre o lençol (as pontas) com uma corda sobre os objetos a fotografar e encoste o (os) isopor em latas de tinta, arvores, etc, mas nao se acomode com o resultado que obteve, sob a desculpa de que tinha poucos recursos. Este tipo de desafio da um resultado tremendo, tambem para a foto, mas muito mais para o fotografo, que incorpora aquelas licoes aprendidas no exercicio à sua colecao de tecnicas.

Abraço

Soprani,
tens razão. Esse negócio dá uma baita satisfação mesmo.
A faca fincada eu até fiz, mas acabei não postando aqui. não ficou das melhores.
Abraços


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2012, 19:32:19
Amador,
Demorei um pouquinho para comentar, mas faço questão de dar meu pitacos!
Foto 1  - Imagino que a intenção tenha sido mostrar o acabamento do cabo, mas acho que a execução não ficou boa não! Um tratamento melhor, cairia bem nessa foto. Além disso, se intenção era mostrar o acabamento do cabo, porque não segurar a faca pela lâmina? Eliminando os dedos da composição? Ou então tentar um outro ângulo, partindo do cabo e deixando a lâmina se perder no DoF? Tanto o cabo, quanto o troco, poderiam ter a textura melhor apresentada com uma pós simples.
Foto 2 – Imagino que essa tenha a intenção de mostrar a empunhadura da faca. Se foi essa a intenção, melhor ter escolhido alguém com a mão mais bonita. As unhas até estão bem cortadas, mas as cutículas e a cicatriz que me parece a falta da ponta do dedo, não caíram bem. Imagine você se me desperta o desejo de comprar uma faca que esta sendo demostrada por uma mão, que esta com um dedo cortado!?!? Me desculpe, se me comentário soa crueldade, não é minha intenção, estou partindo do principio que fotos como essas, precisam objetivar a perfeição e isso só se consegue com atenção nos mínimos detalhes!  Essa foto seria muito difícil de se conseguir um bom resultado, principalmente porque ninguém segura uma faca assim, a intenção de mostrar a empunhadura e ao mesmo tempo deixar a faca exposta, acabou deixando a mão em uma posição muito estranha. Penso que a lâmina poderia ser incorporada na composição sem maiores problemas.
Foto 3 -  Não gostei! Isolada dessa forma, a lâmina não me faz muito sentido. Fiquei pensando uma maneira melhor de se expor essa lâmina isolada do cabo e adivinhe a conclusão que cheguei? Imaginei empunhada na mão de alguém, erguida com um bokeh legal ao fundo, dando mais destaque somente a lâmina. Isso te daria até mais liberdade de utilizar outros ângulos!
Foto 4 – Legal! Me pareceu um pouco sub e acho que você precisava de algo para rebater a luz do lado esquerdo, eliminando as sombras, que acabam por chamar muita atenção.
Foto 5 – A proposta é interessante! Gostei de como a luz se comportou no fio da lâmina, mas não achei a luz uniforme. Existe alguns amassadinhos no fundo, que poderiam ser facilmente eliminados com uma edição simples. Também poderia ter eliminado a emenda no papel ou plástico no canto superior direito.
Foto 06 – Não achei que os artigos de pesca se relacionem com a faca e não gosto da visão da faca com o corte virado para cima.  Essa foto eu eliminaria, não pela execução, que me parece estar acertada, mas sim pela composição, que não se sustenta!
Foto 07 – Suma com os artigos de pesca e ficará uma bela foto. Ainda que com algumas marcas de dedo na lâmina, que só alguém mala como eu observaria, a foto ficou muito boa.
Senti falta dessa faca fincada  ou com o corte fincado em algum ponto do tronco. Acho que daria uma foto legal!
Parabéns pelo esforço. Tenho certeza, de que em uma  próxima oportunidade, vai ficar muito melhor!

Abraço,


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2012, 20:37:13
Amador,
Demorei um pouquinho para comentar, mas faço questão de dar meu pitacos!só posso agradecer pela dedicação
Foto 1  - Imagino que a intenção tenha sido mostrar o acabamento do cabo foi mesmo, mas acho que a execução não ficou boa não! Um tratamento melhor ainda estou sem o lightromm  :no:, cairia bem nessa foto. Além disso, se intenção era mostrar o acabamento do cabo, porque não segurar a faca pela lâmina? Eliminando os dedos da composição? Ou então tentar um outro ângulo, partindo do cabo e deixando a lâmina se perder no DoF? não tinha pensado nissoTanto o cabo, quanto o tronco, poderiam ter a textura melhor apresentada com uma pós simples.
Foto 2 – Imagino que essa tenha a intenção de mostrar a empunhadura da faca sim!. Se foi essa a intenção, melhor ter escolhido alguém com a mão mais bonita. As unhas até estão bem cortadas, mas as cutículas e a cicatriz que me parece a falta da ponta do dedo, não caíram bem. Imagine você se me desperta o desejo de comprar uma faca que esta sendo demostrada por uma mão, que esta com um dedo cortado!?!? Me desculpe, se me comentário soa crueldade, não é minha intenção, estou partindo do principio que fotos como essas, precisam objetivar a perfeição e isso só se consegue com atenção nos mínimos detalhes!  a mão é minha mesmo  :assobi: numa mão a faca e na outra a câmeraEssa foto seria muito difícil de se conseguir um bom resultado, principalmente porque ninguém segura uma faca assim, a intenção de mostrar a empunhadura e ao mesmo tempo deixar a faca exposta, acabou deixando a mão em uma posição muito estranha. Penso que a lâmina poderia ser incorporada na composição sem maiores problemas.
Foto 3 -  Não gostei! Isolada dessa forma, a lâmina não me faz muito sentido. Fiquei pensando uma maneira melhor de se expor essa lâmina isolada do cabo e adivinhe a conclusão que cheguei? Imaginei empunhada na mão de alguém, erguida com um bokeh legal ao fundo, dando mais destaque somente a lâmina. Isso te daria até mais liberdade de utilizar outros ângulos! bem pensado. vou fazer uns testes
Foto 4 – Legal! Me pareceu um pouco sub e acho que você precisava de algo para rebater a luz do lado esquerdo, eliminando as sombras, que acabam por chamar muita atenção. lightbox tabajara de R$ 15
Foto 5 – A proposta é interessante! Gostei de como a luz se comportou no fio da lâmina, mas não achei a luz uniforme. Existe alguns amassadinhos no fundo, que poderiam ser facilmente eliminados com uma edição simples. Também poderia ter eliminado a emenda no papel ou plástico no canto superior direito. olhei essas fotos umas 200 vezes e só agora percebi a emenda  :o
Foto 06 – Não achei que os artigos de pesca se relacionem com a faca e não gosto da visão da faca com o corte virado para cima.  Essa foto eu eliminaria, não pela execução, que me parece estar acertada, mas sim pela composição, que não se sustenta! faz sentido!
Foto 07 – Suma com os artigos de pesca e ficará uma bela foto. Ainda que com algumas marcas de dedo na lâmina, que só alguém mala como eu observaria, a foto ficou muito boa. ufa. pensei que iria tirar zero na prova  :D
Senti falta dessa faca fincada  ou com o corte fincado em algum ponto do tronco. Acho que daria uma foto legal!
Parabéns pelo esforço. Tenho certeza, de que em uma  próxima oportunidade, vai ficar muito melhor! Esse meu colega está com outra peça em andamento, já estou providenciando um tripé (senti uma falta enorme nesse tipo de trabalho) e um flash (não sei se pra esse tipo de foto vai ajudar, mas... e também estou pesquisando uma lightbox mais caprichada com uma largura maior e mais opções de luz. De todos os testes que fiz, ainda a luz do sol incidindo sobre a lightbox foi a que trouxe melhor resultado, só que o sol apareceu apenas no dia seguinte, depois que eu havia entregue as fotos. Aceito sugestões de modelos baratos e eficientes da caixa de luz.

Abraço,

Santana,
Muito obrigado pelas observações detalhadas de cada foto. com certeza serão de grande ajuda nos próximos "trabalhos" - entenda-se ajuda e exercícios para melhoria da técnica sem fins lucrativos.
Obrigado mesmo. espero que nas próximas postagens a qualidade comece a aparecer !!
Abraços