Autor Tópico: T2i _ Video original vs Video tratado.  (Lida 1775 vezes)

klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Online: 14 de Abril de 2012, 22:45:59
Galera,

fiz um video no Jd Botanico, aqui no RJ, eu e minha namorada. Usei uma lente 50 1.8 e só. Captei usando Cinestyle e depois quis ver até onde o video aguentava de Color Grading sem detonar muito a imagem.

O resultado, divido com os amigos.

Aqui o video original, sem tratamento.




E nesse outro, faço uma comparação entre o video original versus o video com Color Grading.




Claro que na compressão pra internet ele perde muita qualidade, mas acho que o resultado ficou intertessante, inclusive o resultado de pós produção, que nem detonou muito a imagem.

Fica aí o registro pra quem quiser assistir.

Abs!!


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2012, 20:59:18
Desculpa minha ignorância e falta de conhecimento.. Sou muuito novata no assunto e tô querendo aprender demais!

Tem algum link que vc possa me passar pra eu entender o que é (e como funciona) o tal do Cinestyle e Color Grading? Vi os 2 vídeos e me interessei!


 :ok:


klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2012, 23:04:19
Oi, Biia, o link é esse mesmo. Vou te dizer como funciona isso.  :D

Vamos lá:

Color Grading nada mais é que o tratamento da cor da imagem, na pós produção. No Final Cut Pro X, ou no After Effects você pode mudar as qualidades de cor da imagem captada. Pode adicionar um tom avermelhado, ver, etc... Como é feito com fotografias. Essa é uma área do video que cresce muito. Já existe uma profissão surgindo, chamada colorista. Que é pessoa que colore os videos. É um trabalho muito legal, eu estou aprenden do e me aventurando e evoluindo nessa área. Em resumo: Color Grading é feito depois de captada a imagem, na hora da edição da imagem.

O problema do Color Grading (vou chamar CC) é que ele estraga a imagem. Cada camada de tratamento feito em video, perde-se mais e mais a qualidade da imagem. Muito mais que no tratamento das fotos. Porque no caso das fotos você edfita o arquivo Raw, o arquivo cru, sem tratamento algum. No video com DSLR não temos o acesso ao RAW (sim, algumas camera já possibilitam a captação e saída do video em raw, mas tais cameras custam por volta de 15000 doletas)... Com a t2i, 7d, 5d e outras.... não temos o arquivo RAW, só a imagem pré compactada pela camera em H264.... Essa compactação já define muita coisa na imagem. Então, o que acontece? Quando tratamos a imagem na pós produção e fazemos os ajusta CC, a imagem perde Muiiiiiitaaaa qualidade.

Como é essa perda? Bom, primeiro que o contraste da imagem aumenta muito (em video, excesso de contraste não é qualidade... pode até ser, mas quando esse resultado é consciente e não um defeito da edição) . Além do contraste e perda de gamma de cor b é comum. Basta ver a "lindas"imagens das propagandas atuais. É comum uma gama de cor infima, deixando as cores com uma limite de semi tons pequenos.

É aí que entra o cinestyle. Ele é um Style das cannons, criado pela Technicolor. O que ele faz? Ele deixa a imagem completamente lavada, soft. A primeira vista fica desnaturada, sem graça, feia... mas ela aumenta a gamma de cores da Cannon. Por estar lava e sem contraste, a leitura dos tons e semitons da camera fica melhor.

Então, quando CAPTAMOS a imagem com o STYLE Cinestyle, a imagem fica lavada, mas na hora que vamos EDITAR as imagens, ganhamos uma margem maior para apliar o COLOR GRADING que aplicar o tratamento de cor.

é basicamente isso.

 :ok:



Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2012, 23:26:49
Um ótimo professor, por assim dizer!

Hahahaha, entendi direitinho! O cinestyle então deixa a imagem de uma forma mais "crua" pra poder ser trabalhada depois (com o CC por exemplo), né isso?! HÁ!

 :clap:


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2012, 09:19:37
Klaklisk, interesso-me muito em filmagens e recentemente tenho estudado esse lance de Color Grading e talz... Onde é que você consegue esse cinestyle? Qual o link? É pago? Tem como baixar?

Agradeço pelo "sharing" da informação!  :clap:


klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2012, 22:04:11
Valeu, Biia! É justamente isso.


Valeu Isaacwga

É como dizem, conhecimento que não é dividido, não é conhecimento.

Neste link você vai encontrar o style cinestyle e como usá-lo, etc..

http://www.technicolor.com/en/hi/theatrical/visual-post-production/digital-printer-lights/cinestyle

Abs! :ok:
« Última modificação: 17 de Abril de 2012, 22:05:08 por klaklisk »


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2012, 11:41:02
Valeu, amigo Klaklisk.
Muito oportuno!  :ok:


Alessca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2012, 16:04:50
Adorei o video e a música, muito bonita e delicada.... parabéns :ok:


Sergio Damasceno

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 327
  • Sexo: Masculino
  • O click é o som de uma história para toda vida...
    • Sergio Damasceno - Fotografia
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2012, 16:23:56
Parabens pelos vídeos, tratamentos, aula e principalmente humildade em ensinar.... :worship:
Canon 6D + Sigma 35 série art 1.4 + 50mm 1.4 Canon + 85mm 1.8 + Sigma 17-50 2.8