Autor Tópico: Festa infantil  (Lida 9580 vezes)

pfnm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 15 de Abril de 2012, 21:33:02
Boa noite! Eu tô começando a trabalhar profissionalmente como fotógrafa. Fotografei uma festa infantil, em salão de festa, com Canon G 12, usei arquivo RAW, modo manual. Porém, na hora do "parabéns", com as luzes apagadas, as fotos não ficaram boas. Nesse caso, o q eu devo fazer na próxima vez? Qual ISO? Eu deveria ter usado flash (usei em poucos momentos)?
Att.   


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2012, 21:36:49
Com a G12 esqueçe...ela é boa para fotos pessoais com boa luz.

Vai precisar de equipamento mais adequado como uma DSLR , uma lente clara e um Flash se quiser trabalho de qualidade.

Abraço.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2012, 22:20:26
Festa infantil sem flash é complicado...Agora trabalhar profissionalmente com uma câmera de uso não profissional, aí complica! Invista num equipamento melhor e principalmente num bom curso. Complicado isso de cobrar por algo que vc não esta preparado para fazer.
Daniel

Instagram: @danacqua


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2012, 23:10:17
acho q a G12 eh compativel com flash externo. Um bom flash externo para canon eh seu primeiro investimento. O segundo, seria uma DSRL canon pra usar com seu futuro flash.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2012, 10:36:51
 Faça as regulagens corretamente do flash, bem como o ISO, abertura e velocidade da Cam ideias para vc conseguir a foto nesta situação Uma edição cuidadosa no PS para resaltar este clima, usando técnicas apropiadas no mesmo. Seguindo corretamente estas dicas vc já estará  preparada para o próximo "trabalho professeonal". Quanto a cam, não ligue para o q o pessoal fala, pois uma compacta dá e sobra para se trabalhar professeonalmente.

Não precisa agradecer estas minha preciosas dicas. Eu gosto de esclarecer pequenas e pontuais dúvidas de fotógrafos profeseonaes.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2012, 14:47:32
pfnm, eu tb estou começando nessa área da fotografia. E mesmo tendo pouca experiência, posso afirmar que não dá pra fazer fotos profissionais sem uma DSLR, uma lente de qualidade, e um flash na sapata.
Você até pode bater as fotos sem flash se for o caso de registrar a decoração da mesa. Mas, com toda a certeza, você precisará de um flash externo pra clicar os convidados e, principalmente, as crianças. Porque, caso seja em um ambiente fechado que não tenha uma boa iluminação pra fotos claras, você deveria baixar muito a velocidade do obturador... e velocidade baixa Vs crianças correndo não combina.
E ainda têm a questão das lentes... seria bom trabalhar com uma lente clara e com um range de bom alcance... akela nikkor de 18-105 da nikon é boazinha pra começar... mais pra frente você verá que terá a necessidade de usar uma lente clara, tipo 2.8, ou mesmo uma 1.4... qnt mais clara, mais cara.
Fora que uma DSLR é sem dúvida muito mais rápida que essas bridges/powershot...
E mais ainda, você verá que o mais importante que ter boas lentes e/ou câmeras, será a iluminação... a necessidade de investir em iluminação dedicada (com ajuda de assistentes pra segurar os softboxe, por exemplo) será trivial pra ter os melhores resultados...
Eu penei pra conseguir fotos bem iluminadas apenas com o flash externo.
Isso tudo pra não falar sobre rebatedores, difusores, ISO, foco, etc...
Mas com bastante treino agente consegue... boa sorte com suas investidas!
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2012, 11:11:09
Reforço a minha posição.

Compre uma DSLR se quiser trabalhar profissionalmente. A G12 serve? Serve porque tira fotos como qualquer outra, o problema é a qualidade.

Não dá para comparar a qualidade de cameras compactas com DSLRs, é forçar demais a barra.

Abraço
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2012, 11:12:27
... Quanto a cam, não ligue para o q o pessoal fala, pois uma compacta dá e sobra para se trabalhar professeonalmente...


Dá é sobra é meio forte não acha.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2012, 11:19:17
Também acho que cobrar por um serviço sem ter equipamento adequado não é justo. Tirar fotos para a família e dar sorte delas ficarem boas é uma coisa, agora, serviços profissionais requerem um mínimo de qualidade e de controle/segurança na hora da execução.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2012, 12:00:16
Também acho que cobrar por um serviço sem ter equipamento adequado não é justo. Tirar fotos para a família e dar sorte delas ficarem boas é uma coisa, agora, serviços profissionais requerem um mínimo de qualidade e de controle/segurança na hora da execução.

Aih eu discordo!!!! :fight:

Tudo depende do preço cobrado e do grau de exigencia do cliente. Cobrar abaixo do preço de mercado ao usar uma G12 + flash externo eu acho justo. Jah vi gente trabalhando profissionalmente com S100 ( bridge da Fuji ), mirrorless e ateh uma D3100 + 18-200mm VR.

Nao vale eh cobrar o preço de mercado e usar uma G12 sem flash externo. :no:

Um fotografo profissional cobriu todo um niver de 15 anos com uma D90 + SB600 + lente basica, mas cobrou 7,00 a foto.

Tudo eh relativo e depende de um referencial. :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2012, 13:49:01
Bem ai tudo é uma questão de que público você quer ter como alvo. Logicamente o retorno será bem diferente financeiramente.

Eu prefiro quem pague mais pela qualidade.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2012, 15:38:56
Aih eu discordo!!!! :fight:

Tudo depende do preço cobrado e do grau de exigencia do cliente. Cobrar abaixo do preço de mercado ao usar uma G12 + flash externo eu acho justo. Jah vi gente trabalhando profissionalmente com S100 ( bridge da Fuji ), mirrorless e ateh uma D3100 + 18-200mm VR.

Nao vale eh cobrar o preço de mercado e usar uma G12 sem flash externo. :no:

Um fotografo profissional cobriu todo um niver de 15 anos com uma D90 + SB600 + lente basica, mas cobrou 7,00 a foto.

Tudo eh relativo e depende de um referencial. :ok:

Cobrou até batato... por qnts fotos? E mais importante: ficaram bonitas?
Mas é bem como você falou, tudo é relativo.

Acredito que o grande problema do mercado hoje em dia seja a falta de criatividade. Pois não adianta ter uma câmera profissional, umas lentes caras, e um flash superpotente se quem está operando esse maquinário todo apenas faz o "feijão com arroz". E confesso que ainda estou nesse nível kkkkkk.

Tem um cara chamado Rentato Stokler que faz excelentes fotos com um IPhone usando o instagram: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-imagens/brasileiros/a-leveza-da-fotografia-movel/

É lógico que as fotos sofreram bastante edição, mas por trás dessa maquiagem toda é possível notar que as fotos dele possuem "alma". As composições são muito criativas.

E é isso que eu busco como fotógrafo. Porque de nada adianta os equipamentos caros, se ainda não tenho o que chame atenção positiva.
Agora imaginem esse cara usando uma câmera profisisonal? Os resultados poderiam ser bem melhores.

Antes de pensarmos em valores materiais, devemos treinar o nosso lado artístico para compor fotos mais criativas nesses eventos.
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2012, 18:32:45
Cobrou até batato... por qnts fotos? E mais importante: ficaram bonitas?
Mas é bem como você falou, tudo é relativo.

Acredito que o grande problema do mercado hoje em dia seja a falta de criatividade. Pois não adianta ter uma câmera profissional, umas lentes caras, e um flash superpotente se quem está operando esse maquinário todo apenas faz o "feijão com arroz". E confesso que ainda estou nesse nível kkkkkk.

Tem um cara chamado Rentato Stokler que faz excelentes fotos com um IPhone usando o instagram: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-imagens/brasileiros/a-leveza-da-fotografia-movel/

É lógico que as fotos sofreram bastante edição, mas por trás dessa maquiagem toda é possível notar que as fotos dele possuem "alma". As composições são muito criativas.

E é isso que eu busco como fotógrafo. Porque de nada adianta os equipamentos caros, se ainda não tenho o que chame atenção positiva.
Agora imaginem esse cara usando uma câmera profisisonal? Os resultados poderiam ser bem melhores.

Antes de pensarmos em valores materiais, devemos treinar o nosso lado artístico para compor fotos mais criativas nesses eventos.


O problema do feijão com arroz deve ser considerado sim. Mas o problema do equipamento amador também deve ser considerado.
A G12 tem um sensor de 7.44 x 5.58 mm (segundo o site Dpreview), essa é uma das principais diferenças pra uma DSLR.

Claro que pode ser que as fotos fiquem melhores que as de um "lambe-lambe" com uma 1DX,  :D :D :D :D :D
Porém, o equipamento faz muita diferença sim. Não na composição das fotos, mas na qualidade delas.
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 18:33:28 por Mike Castro »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2012, 21:41:58
Cobrou até batato... por qnts fotos? E mais importante: ficaram bonitas?
Mas é bem como você falou, tudo é relativo.

Ainda nao vi o album, mas acho q deve ser "feijao com arroz", mas eh soh isso q a cliente ( mae da garota ) espera, sacou? Volto pra casa dia 30/04 e vou dar uma olhada nesse album apos essa data. Estou tb bem curioso a respeito desse resultado!

Alguns profissionais trabalham com Reflex de entrada como a D3100 ( esse caso eu vi!!! ) ou uma T2i e alguns, ateh com uma mirrorless. Vi um carinha usando uma Fuji S100 num clube de piscina, tirando fotos de turistas a 10,00 impressa e 8,00 em CD.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2012, 08:48:29
Vou dizer uma coisa, tenho visto tanto trabalho ruim feito por ditos profissionais... A coisa é de um absurdo inacreditável a ponto de se eu contar o q vejo vcs não acreditarem. Um monte de gente (até ganhando um dinheirinho razoável) q só fotografa no automático total por não saber nada de nada sobre fotografia. Uso do PhotoShop? Esquece.... A última foi uma conversa com um "Fotógrafo" no Lab q atende muitos profissionais: O cara tem uma D90 e um Flash SB900 e não sabe nada de fotografia e muito menos sobre o funcionamento da CAm e do flash. As fotos q ele faz são corrigidas e redimensionadas para ampliação pelo Lab, pois nem PS ele sabe usar. E tá cheio iguais a ele.  E neste bolo tem quem cobre muito barato e os q cobram não tão barato. Em comum a incrível facilidade deles convencerem as  pessoas, bem como a incapacidade das mesmas realmente saberem recohecer um trabalho de melhor nível ou o papo furado do fotografo. Junta a isso tudo a falta de grana da maioria da população e a falta de cultura pra apreciar e distinguir um bom trabalho de fotografia. Acreditem, foto estilo orkut é o q a maioria estão acostumados e tendo este parâmetro quaquer coisa tá boa....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.