Autor Tópico: Fotos esportivas - d300s x d7000  (Lida 5938 vezes)

fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 15 de Abril de 2012, 23:32:25
mudando um pouco o rumo dessa discussão, uma coisa que eu não entendo nisso tudo é porque a concorrente direta da D300s do lado da Canon (7D) esta bem a frente da D300s e ainda por cima custa mais barato !

a Nikon parece não se incomodar muito com esse segmento e realmente não entendo o porque disso já que a 7D dentro da Canon e um case de sucesso e uma das câmeras mais vendidas...

Acho que a Nikon não está nem ai com a concorrência.
Eles tem um filão de usuários fiéis e se comprometem muito com a qualidade de seus produtos em termos de construção e durabilidade e compatibilidade e por isso cobram mais caro.
O bom Nikonzeiro paga de olhos fechados sabendo (ou achando) que está comprando um artigo "superior", não apenas em termos de MP's ou fps....
Certamente uma D300 dura muito mais que uma 7D.
Esse acaba sendo o meu eterno consolo quando compro alguma coisa da Nikon que custa mais caro.
A Nikon jamais mudou sua baioneta desde que começou a fabricar suas cameras reflex na década de '50. 
A Canon, por exemplo, já mudou o encaixe de suas lentes 3 vezes desde as lentes FD.
A Canon é de fato mais barata, mais acho que a Nikon é mais comprometida com o usuário (e eles aproveitam para cobrar mais caro tambem).
Que nenhum usuário da Canon se enfureça comigo, é apenas minha humilde opinião de leigo.  :D


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #16 Online: 16 de Abril de 2012, 01:07:22
"Certamente uma D300 dura muito mais que uma 7D."

Foi o q eu disse.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 16 de Abril de 2012, 11:44:05
Apenas para não deixar informações incorretas

Não entrarei no mérito de comparação entre D300 e 7D, embora pareçam do mesmo nicho são câmeras diferentes, de épocas diferentes. A D300s era equiparável à linha xxD até a 50D e melhor que esta. Em se tratando de corpo é muito mais robusta que a 60D, não podendo também ser comparada à esta que é de nicho inferior. Mas também não é comparável à 7D.

Quanto às baionetas da Canon que o fcsergio disse que foram 3 depois do FD, isso não é verdade.

Após a baioneta FD, a Canon lançou em 1987 o sistema EOS , que usa as baionetas EF para FF e EF-S, específico para cropadas (assim como a Nikon também tem sua baioneta específica para cropadas). A grande jogada do sistema EOS foi jogar os motores de foco das câmeras para as lentes. O sistema EOS permanece até hoje.

Com a mudança do sistema houve a necessidade de mudança na baioneta e isso desagradou muita gente que viu suas lentes não servirem mais nas câmeras novas. Foi uma jogada que parecia arriscada e sem sentido.

Mas o que parecia ser um tiro no pé mostrou-se uma excelente jogada. As novas câmeras e lentes Canon EOS mostraram-se imbatíveis na velocidade e precisão de foco. Nenhuma outra câmera da época conseguia chegar nem próximo das novas câmeras EOS neste quesito. O motivo é simples, uma câmera com motor de foco é obrigada a ter um mecanismo "genérico", que sirva para todas as lentes. Já as lentes com motor de foco podem ter um motor desenhado de forma específica para elas, garantindo velocidade e precisão. Com isso a Canon abacanhou praticamente a totalidade do mercado de fotojornalismo e esportes, e continou dominando este mercado com ampla folga por várias décadas. Apenas nos últimos anos essa hegemonia começou a diminuir, muito em parte da decisão da Nikon de começar a lançar cada vez mais lentes também com motor de foco, o que melhorou significativamente a velocidade de foco, essencial para este tipo de fotografia. Hoje, já se vê tanto Canon quanto uma grande quantidade de Nikons nos estádios, autódromos e ginásios.

Apenas para esclarecer  :ok:


« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 11:46:17 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2012, 11:57:26
(assim como a Nikon também tem sua baioneta específica para cropadas).

Na verdade a Nikon não possui uma baioneta específica pra cropada. Qualquer objetiva nikon encaixa em qualquer câmera nikon. A diferença se dá apenas pela cobertura do sensor. Tanto que as cameras FX nikon tem um modo DX quando se quer usar uma objetiva cropada numa Full Frame, utilizando somente uma parte do sensor para capturar a foto. A canon a baioneta é distinta, EF, EF-S, tanto que as posições dos pontos de encaixe (quadradinho branco EF-S, bolinha vermelha EF) são em posições diferentes.

 


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #19 Online: 16 de Abril de 2012, 12:21:42
Na verdade a Nikon não possui uma baioneta específica pra cropada. Qualquer objetiva nikon encaixa em qualquer câmera nikon. A diferença se dá apenas pela cobertura do sensor. Tanto que as cameras FX nikon tem um modo DX quando se quer usar uma objetiva cropada numa Full Frame, utilizando somente uma parte do sensor para capturar a foto. A canon a baioneta é distinta, EF, EF-S, tanto que as posições dos pontos de encaixe (quadradinho branco EF-S, bolinha vermelha EF) são em posições diferentes.

Correto Natão, :ok: Apenas para não deixar uma confusão no ar, as baionetas na realidade são basicamente iguais, a distância de registro é que muda e por isso o encaixe é ligeiramente diferente para evitar a montagem de lentes EF-S em câmeras FF, o que poderia fazer com que o espelho batesse no último elemento.

Mas lentes EF podem ser usadas tanto em câmeras FF quanto APS, e lentes EF-S, aí sim ao contrário da Nikon, podem ser usadas apenas em APS-C.  :ok:
« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 12:22:33 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 16 de Abril de 2012, 12:47:42
Apenas para não deixar informações incorretas

Não entrarei no mérito de comparação entre D300 e 7D, embora pareçam do mesmo nicho são câmeras diferentes, de épocas diferentes. A D300s era equiparável à linha xxD até a 50D e melhor que esta. Em se tratando de corpo é muito mais robusta que a 60D, não podendo também ser comparada à esta que é de nicho inferior. Mas também não é comparável à 7D.

Quanto às baionetas da Canon que o fcsergio disse que foram 3 depois do FD, isso não é verdade.

Após a baioneta FD, a Canon lançou em 1987 o sistema EOS , que usa as baionetas EF para FF e EF-S, específico para cropadas (assim como a Nikon também tem sua baioneta específica para cropadas). A grande jogada do sistema EOS foi jogar os motores de foco das câmeras para as lentes. O sistema EOS permanece até hoje.

Com a mudança do sistema houve a necessidade de mudança na baioneta e isso desagradou muita gente que viu suas lentes não servirem mais nas câmeras novas. Foi uma jogada que parecia arriscada e sem sentido.

Mas o que parecia ser um tiro no pé mostrou-se uma excelente jogada. As novas câmeras e lentes Canon EOS mostraram-se imbatíveis na velocidade e precisão de foco. Nenhuma outra câmera da época conseguia chegar nem próximo das novas câmeras EOS neste quesito. O motivo é simples, uma câmera com motor de foco é obrigada a ter um mecanismo "genérico", que sirva para todas as lentes. Já as lentes com motor de foco podem ter um motor desenhado de forma específica para elas, garantindo velocidade e precisão. Com isso a Canon abacanhou praticamente a totalidade do mercado de fotojornalismo e esportes, e continou dominando este mercado com ampla folga por várias décadas. Apenas nos últimos anos essa hegemonia começou a diminuir, muito em parte da decisão da Nikon de começar a lançar cada vez mais lentes também com motor de foco, o que melhorou significativamente a velocidade de foco, essencial para este tipo de fotografia. Hoje, já se vê tanto Canon quanto uma grande quantidade de Nikons nos estádios, autódromos e ginásios.

Apenas para esclarecer  :ok:

Me permita discordar Alexandre.
A baionetas das câmeras FD não são compatíveis a Canon A-1/AE-1 por exemplo e nenhuma delas com as AF's  digitais (3 mudanças portanto, independente da justificativa).
Entendo que a mudança da Canon foi realmente necessárias, mas a Nikon não precisou fazer e isso para nós foi melhor, concorda ? Isso não deixa de ser um plus para os usuários de Nikon de longa data (é inegável).
Esse foi o motivo que mudei de Canon para Nikon pois eu tinha duas Canons (A-1 e Rebel) e tinha várias lentes iguais duplicadas, uma para cada corpo.
A Nikon adaptou o problema do motor de foto colocando-o nas lentes, mas a baioneta jamais mudou, independente de ser FX ou DX (funcionam intercambiavelmente sem problemas).
No final das contas, a única coisa que mudou é que cada empresa escolheu seu próprio caminho para resolver o problema e eu particularmente, sou mais simpático à decisão tomada pela Nikon.
A Canon vende mais com certeza , entre outras coisas por vender mais barato (não sei por quanto tempo, pq a Nikon está avançando rapidamente em termos tecnológicos),
Para quem está iniciando agora um sistema do zero, tanto faz se será com Nikon ou Canon (se equivalem).
Para quem já usa há muito tempo e investiu em lentes caras, para mim é Nikon. :D




« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 12:56:37 por fcsergio »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #21 Online: 16 de Abril de 2012, 12:56:04
fcSergio, vc disse tres baionetas após a FD.

Citar
A Canon, por exemplo, já mudou o encaixe de suas lentes 3 vezes desde as lentes FD.

Na realidade, após a FD tem apenas as EF/EF-S que são do sistema EOS.

Como eu disse antes, foi uma jogada de marketing na época. Muitos migraram de sistema em função disso, vc foi um deles. Outros tantos viram na nova tecnologia uma grande vantagem sobre os demais sistemas da época e fizeram o caminho contrário. A Nikon optou por não fazer isso e com isso angariou a simpatia dos seus usuários mantendo a compatibilidade com suas lentes antigas, mas perdeu todo um grande mercado que era basicamente dela. (anteriormente às EOS, qualquer jornalista usava Nikon, depois houve uma migração em massa). Depois de quase tres décadas, está começando a ganhar corpo neste mercado novamente.

Mas não estou aqui para discutir Canon x Nikon. Qualquer um sabe que no atual patamar, não existe praticamente diferença em nenhum modelo de câmera de qualquer fabricante, exceto nichos segmentados. Dizer que, no geral, um fabricante é melhor que outro é atestado de fanboy, existem nichos em que a Canon tem melhores soluções, outros a Nikon e assim por diante. Por exemplo, no atual momento a Nikon tem a FF com maior capacidade resolutiva do mercado, título que durante muitos anos foi da Canon com a 5D Mk II e antes dela, com a 5D classica. E assim o mundo segue adiante.

Abçs
« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 13:06:41 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 16 de Abril de 2012, 13:18:04
Eu quis dizer 3 encaixes diferentes, incluindo a FD.
De resto, acho que concordamos em tudo. :ok: