Autor Tópico: Direção de arte / Câmeras - novela Avenida Brasil  (Lida 11341 vezes)

isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Online: 17 de Abril de 2012, 16:54:49
Galera, alguém aí já deve ter notado que está virando moda as novelas globais serem filmadas em 24fps (estilo cinema)? Exemplo disso foi Cordel Encantado e as atuais Avenida Brasil e Cheias de Charme. Não sou noveleiro, mas ultimamente tenho atentado pra excelente direção de arte e fotografia, principalmente a Avenida Brasil.

Alguém sabe que tipo de equipamento eles usam? Red? Sony?

Gostaria de saber a opinião dos foristas aqui que, assim como eu, curtem filmagem.




zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2012, 15:59:22
Eu gostei muito da cinematografia do Cordel Encantado, estas outras eu não vi. Pena que eles colocam equipe de ponta apenas nos primeiros capítulos, depois tentam manter o padrão, mas a equipe muda.

Então, não é 24, é 30 mesmo, TV é 30p/60i no Brasil , se colocar outra taxa de quadros a imagens fica ruim, e daria pra ver que alguns quadros pipocando na tela, fora de cadencia.
O que eles estão fazendo é dar um grau na iluminação e tratamento das imagens, que antes era tudo chapado, claro, e agora se vê sombras. Estão usando câmeras de sensor grande em alguns planos também, meu chute seria Sony F3, mas pode ser Alexa ou Red(menos provável, porque tem uma pós demorada).. seria legal descobrir isto. Eu acho que eles vão usar bastante a Canon C300, tem bem a cara de câmera de novela, porque entrega uma imagens boa sem precisar de muita pós.


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2012, 17:17:03
Amigo Zecahue, MUITO interessante esse seu comentário. Eu pensei que a galera aqui do fórum num fosse dar importância a esse tópico, mas achei relevante criá-lo.  ;)

Mas vc me deixou uma pulga atrás da orelha:  :ponder:
Se não rola o 24fps (dada a cabida explicação NTSC/PAL), como eles estão conseguindo dar a sensação de "blur", bem característico de 24fps? :shock:


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2012, 18:12:50

A sensação de "motion" pode ser ampliada se for usado menos luz e a velocidade do obturador menor. Acho que antes era usada tanta luz, que além de "chapar" a imagem, as câmeras ficavam com o obturador sempre bem rápido, o que faz perder um pouco o movimento da cadencia suave.

Outra coisa que pode ser também, agora com o padrão digital, tem 2 tipos de cadencia x resolução, 1080i e 720p. 720p é 30p e 1080i é 60i, por isto se for optada por 720p, a imagem vai ter uma movimentação quase que imperceptível, em relação ao 24p, ao invés do clássico 60i, que é típico de tv. Geralmente se usa 720p pra telefilmes e 1080i pra cobertura esportiva.


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2012, 20:05:36
Falou tudo. :worship:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2012, 22:48:58
só pra descontrair.
onde fica a tecla sap?
não entendi nada do que você falaram..  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Abraços


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2012, 00:08:53
só pra descontrair.
onde fica a tecla sap?
não entendi nada do que você falaram..  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Abraços
Apertando a tecla SAP, amigo amador46sc:

Estamos discutindo o quanto as novelas da globo vem evoluindo em questão de "beleza" na direção de arte, fotografia, cinematografia... essas coisas...

Aí rolou a dúvida, meio que técnica, de como estaria sendo captadas as imagens das novelas, em termos de "qual câmera", qual configuração, iluminação, quadros por segundo...

Se você notar, as novelas gravadas hoje em dia são beeeeem diferentes das de 10 anos atrás em termos de 'tudo'.

Espero ter clareado um pouco o troço. Abçs


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2012, 01:13:22
Bom tópico ... estes dias eu tava pensando a mesma coisa, como deu uma melhorada na qualidade das imagens. Pena que na dramaturgia é a mesma lenga-lenga de sempre :-P


bberardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2012, 08:46:42
Não entendo nada de cinema, mas já havia prestado atenção nesse detalhe do tipo de filmagem. A primeira vez que eu lembro de um programa de tv com esse tipo de filmagem foi uma mini série onde a Malu Mader fazia uma policial. Não vou lembrar o nome. Mas realmente a "textura" da imagem é outra. Foi mal aí meus termos atécnicos, pos como disse, não entendo nada de produção de cinema. Abs.


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2012, 08:55:16
 :snack: :snack: :snack:


PalpiteAmador

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2012, 19:14:11
http://tvg.globo.com/novelas/avenida-brasil/Fique-por-dentro/noticia/2012/04/diretores-revelam-ingredientes-do-sucesso-de-avenida-brasil.html


Eu acho que eles filmaram em 24 frames, nesse artigo eles nao dizem a camera, so que foi usado camera de cinema, pode ser cinema digital, se for , seria uma red , muito mais barato que uma alexa Arri, a globo tem condicao de filmar com RED , com certeza ate mesmo com uma ARRI.

Palpite:

Frames : 24p
Camera: RED
Lentes: Fixas ( isso nao eh palpite, esta no artigo acima )

E ai na edição eles fizeram algumas correções de cor.


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2012, 22:01:57
Boa, amigo PalpiteAmador! Vamo movimentar esse tópico que nos interessa bastante. Valeu pela contribuição!  :worship:


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2012, 13:25:11
   Percebe-se bem uma profundidade de campo menor, antes eles focavam tudo que fosse possivel, hoje já brincam mais com o foco. Não dá pra chutar DSLRs? Já usaram até em cenas do The Avengers! E imagino ter uma pós produção bem simples, além de serem mais baratas(sei que a globo não deve se importar muito com isso).
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, 13:27:51 por felelo »
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2012, 12:11:47
Não, DSLR não. Axo que como a gravação é correria e eles tem muito dinheiro, não vão em DSLR's.
Aqui algumas fotos das gravações pra ver a câmera. Deve ser RED mesmo.
http://cgn.uol.com.br/noticia/20805/gravacao-da-novela-avenida-brasil-em-ipanema
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2012, 15:53:13
http://televisao.uol.com.br/album/2012/03/02/veja-cenas-de-avenida-brasil.htm#fotoNav=11

É uma Sony F35.  Esta câmera é mais cara que ALEXA e muiiito mais cara que uma RED.