Autor Tópico: Macro manual na 18-55mm  (Lida 2260 vezes)

victorminarini

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 156
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Abril de 2012, 13:00:35
Tem como utilizar o macro da 18-55mm da Canon de forma manual? Porque de forma automática não estou conseguindo os resultados que quero.
Ex: Na foto a seguir, eu queria a gota d'água em primeiro plano, só que pela velocidade que ela cai o macro automático acaba pegando apenas no copo e deixando a gota desfocada em segundo plano.

« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 13:01:21 por victorminarini »
Não há equipamento mais poderoso que sua criatividade.


victorminarini

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 156
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2012, 19:29:20
Ninguém?...
ps: A foto ta uma bost*, foi só exemplificativa.
Não há equipamento mais poderoso que sua criatividade.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2012, 19:34:16
A lente 18-55mm do kit não é uma lente macro, muito embora tenha uma magnificação bastante boa para uma lente de uso geral, 1:3.

Na foto que vc mostrou, o fundo saiu borrada porque o foco está sendo feito na borda do copo, e não na gota. Provavelmente vc está usando a câmera no automático com os 9 pontos de foco selecionado, e neste caso, como a borda do copo apresenta maior constraste e está mais próxima, a câmera selecionou este ponto como ponto de foco.

Tem sim como fazer esta mesma foto com a gota em foco, mas antes vc precisa conhecer um pouco mais de técnica, estudar bem os conceitos de velocidade, abertura, profundidade de campo, ler muito o manual para conhecer sua câmera em todos os detalhes e usá-la fora dos modos automáticos. Dê uma pesquisada aqui pelo MF, tem bastante material disponível.

« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 19:34:41 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


victorminarini

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 156
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2012, 19:50:16
Valeu, o manual ja li umas 3x, infelizmente não tenho muito tempo pra estudo pq tenho outras atividades e utilizo fotografia como hobbie, mas por hora poderia me dizer como focar na gota?
Como tira esses 9 pontos de foco selecionado e coloca um ponto específico, sem usar a tela lcd?
« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 19:59:15 por victorminarini »
Não há equipamento mais poderoso que sua criatividade.


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2012, 09:30:19
Valeu, o manual ja li umas 3x, infelizmente não tenho muito tempo pra estudo pq tenho outras atividades e utilizo fotografia como hobbie, mas por hora poderia me dizer como focar na gota?
Como tira esses 9 pontos de foco selecionado e coloca um ponto específico, sem usar a tela lcd?

Olha: sou iniciante, mas acho que posso dar um "empurrãozinho".

Acho (NMHO) que o foco deve ser manual. Assim vc coloca o foco exatamente ali na faixa onde a gota vai "saltar".
PARA O CASO DE SER AUTO: Para escolher apenas um ponto de foco: aperte o botão do [Zoom +] fica perto do seu polegar direito. Ele serve pra escolher o ponto de foco. Vão aparecer os pontos. Gire o seletor para alternar entre os pontos. Fica a seu critério escolher qual deles. Depende da composição. Pra fins de aprendizagem, escolha o central, e faça a foto com a gota centralizada mesmo.

Depois que você captar a ideia, aí sim escolhe um outro ponto pra poder fazer a composição a seu critério.

Eu preferiria, neste caso, fazer com o MANUAL, como disse lá em cima, já que é um ambiente controlado.

No demais, é prática. Boa sorte e compartilha aqui os seus resultados. Abçs
« Última modificação: 17 de Abril de 2012, 09:34:28 por isaacwga »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2012, 10:55:44
Indispensavelmente, foco manual.
A goto deve sempre cair no mesmo local. Arme um esquema para conseguir isso. No youtube tem diversos exemplos.
Coloque um lápis no local em que a gota cai, faça o foco auto. Mude o seletor na lente de AF para MF.
E faça as fotos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


victorminarini

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 156
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2012, 12:56:57
isaacwga e Mr. Hyde, muito obrigado. Vou testar desta forma.
Não há equipamento mais poderoso que sua criatividade.