Autor Tópico: Opinião de quem entende do assunto (lentes)  (Lida 12015 vezes)

adsiqueira

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Resposta #45 Online: 16 de Abril de 2012, 02:12:45
Pessoal,

Sou novo no forum e no mundo da fotografia. Uma lente que me sugeriram foi a 18-200 da Canon. O que vocês acham dessa lente?

Estou perguntando porque adquiri essa lente e não vi comentários sobre ela por vocês.

Abs

Alexandre Siqueira


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Resposta #46 Online: 16 de Abril de 2012, 09:13:08
Um novo universo da fotografia se abre aqui!!! Como assim, fui engando todo esse tempo? Outro dia eu quis tirar umas fotos do meu filho na contra luz do sol, coloquei no spot e AV e pimba, ele saiu subexposto. Não consegui entender o motivo. Mas vc fala do sistema de zonas, este sistema não é oq define os tipos de medição, spot, ponderada ao centro, etc? Não entendi oq vc quis dizer com "Para se usar medição pontual tem que se conhecer exatamente em que zona o o objeto está dentro do sistema de zonas, qual o ganho do sensor da câmera que está usando...". Podemos levar essa aula um pouco mais adiante?  :D

Daniel

Google: Sistema de zonas ansel adams

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Resposta #47 Online: 16 de Abril de 2012, 09:14:27

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AlexandreS

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Resposta #48 Online: 16 de Abril de 2012, 11:12:58
Bom, como estou com um tempinho livre, vamos lá  :ok:

Normalmente, existem 4 tipos de medição nas câmeras Canon modernas, Evaluative, Ponderada ao Centro, Parcial e Spot.

Nos modos Evaluative e ponderado ao centro, a câmera divide o quadro em 35 (até a 50D e T1i) ou 63 (60D em diante, T2i em diante) zonas diferentes e analisa sua luminosidade (até a 50D e T1i) ou luminosidade e cores  (60D em diante, T2i em diante)  e bate esta análise com um banco de dados interno. A partir daí, ela informa ao fotômetro qual a luminosidade geral da cena. Normalmente esta rotina funciona dando bons resultados, mesmo assim em algumas condições (um contraluz forte por exemplo) é necessário usar a compensação de exposição. A diferença entre os dois é que o modo evaluative leva em consideração todo o quadro de forma homogênea, e o ponderado ao centro dá mais peso às condições encontradas no centro do frame.

Por isso, quem usa modo M e estes modos na realidade não está fazendo nada mais do substituindo o trabalho da câmera por um trabalho manual,  e está longe de usar modo "Manual" de verdade já que o controle da exposição continua sendo feito pelas rotinas internas da câmera. É como ter um carro com câmbio automático ou manual em que cada vez que ele vai fazer um câmbio, acende uma luz no painel. Se vc usar o modo manual de marchas, mas fazer o câmbio sempre que a luz acender no painel, estará fazendo a mesma coisa que o carro faria no modo automático, só que levando mais tempo e tendo mais trabalho.

Jà os modos parcial e spot são diferentes, eles ignoram as rotinas de fotometria da câmera e usam um sistema universal, que é a medição em relação ao cinza 18%. A área de medição é normalmente o pequeno círculo em roda do ponto central para spot e a área interna dos pontos de foco (aproximadamente) para o modo parcial, com um pouco mais de peso para a área central. Neste modo o fotômetro tenta deixar a luminosidade do que encontra dentro da área escolhida próxima ao cinza 18%. Um teste simples de fazer é fotografar um céu sem nuvens em modo spot, muito provavelmente o céu sairá subexposto porque o céu tem uma luminosidade maior que o cinza 18% e a câmera irá instruir o fotômetro de forma com que a exposição baixe para o nível do cinza 18%. Um conhecedor do sistema de zonas sabe que o céu está na zona 6 ou 7 e portanto precisará deixar o fotômetro algo em torno de 1 a 2 pontos EV superexposto (dependendo da resposta do sensor) para deixar a foto exposta corretamente.

Aí fica a pergunta, qual a vantagem deste tipo de medição?? Quando se quer expor corretamente uma parte da foto, em detrimento das outras, e se o fotógrafo conhecer o sistema de zonas, fica muito mais fácil. Basta enquadrar a área que se quer bem exposta e corrigir o fotômetro de acordo com o sistema de zonas. A câmera fará a foto deixando aquela área bem exposta, em detrimento do restante do quadro.
Mas isto é para quem tem bom conhecimento e experiência, e na realidade é o verdadeiro modo manual. Para quem não tem, o ideal é usar Evaluative ou Ponderado e deixar a câmera fazer o cálculo, corrigindo eventualmente quando necessário.

No exemplo do do d_acqua, sobre a foto do filho no contraluz, o motivo é óbvio. Na medição spot a câmera avaliou uma grande luminosidade e ajustou a câmera para que esta área viesse para o cinza 18%, deixando o resto subexposto. O modo correto de medição aqui seria ponderado ao centro ou evaluative, e mesmo assim talvez fosse necessário um flash de preenchimento. Ou então o uso de medição spot com o fotômetro indicando supexposição de 1EV ou mais, dependendo da área avaliada (apenas a pele o rosto ou parte do contraluz também)


« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 11:19:58 por AlexandreS »

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Resposta #49 Online: 16 de Abril de 2012, 20:26:36
Bom, como estou com um tempinho livre, vamos lá  :ok: Espero que você tenha um tempinho a mais

Normalmente, existem 4 tipos de medição nas câmeras Canon modernas, Evaluative, Ponderada ao Centro, Parcial e Spot. (T3i= Matricial, Parcial, Pontual, Ponderada com pred. ao centro)


Mas isto é para quem tem bom conhecimento e experiência, e na realidade é o verdadeiro modo manual. Para quem não tem, o ideal é usar Evaluative ou Ponderado e deixar a câmera fazer o cálculo, corrigindo eventualmente quando necessário.

Eu estou ficando louco  :aua: :aua: Desculpe minha ignorância, mas estou para aprender e não tenho vergonha de fazer pergunta "besta". Talvez resida aqui o problema que estou tendo em ter muitas fotos fora de foco.
Como não tenho experiência, minha câmera fica no matricial. Acabei de reler o manual, no capítulo que fala sobre "modo de medição". Nesse caso para mim, qual seria o ideal dentre esses modos?
Obrigado  :aua: :aua: :aua:


AlexandreS

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Resposta #50 Online: 17 de Abril de 2012, 12:17:50
Progrock, use matricial (evaluative) ou ponderado ao centro. Os outros modos são para quem quer uma fotometria precisa em uma das partes do frame e necessitam de um bom conhecimento do sistema de zonas.

Se quiseres, fala o seguinte. Faça algumas fotos em RAW+JPG caso não tenha familiaridade com o RAW, pegue uma das fotos que vc achou ruim, upe o RAW em algum lugar como o 4shared e coloque o link aqui.
Posso tentar ver o que está saindo errado.

Abçs


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Resposta #51 Online: 17 de Abril de 2012, 12:22:48
Progrock, use matricial (evaluative) ou ponderado ao centro. Os outros modos são para quem quer uma fotometria precisa em uma das partes do frame e necessitam de um bom conhecimento do sistema de zonas.

Se quiseres, fala o seguinte. Faça algumas fotos em RAW+JPG caso não tenha familiaridade com o RAW, pegue uma das fotos que vc achou ruim, upe o RAW em algum lugar como o 4shared e coloque o link aqui.
Posso tentar ver o que está saindo errado.

Abçs

Olá, obrigado pela resposta.
Eu só fotografo em RAW. Assim que acontecer essa foto fora de foco em condições normais eu posto para você.
Parece que o grande bicho papão esta sendo a tal "fotometria".
Abs, João


d_acqua

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Resposta #52 Online: 19 de Abril de 2012, 14:59:49
Bom, como estou com um tempinho livre, vamos lá  :ok:

Normalmente, existem 4 tipos de medição nas câmeras Canon modernas, Evaluative, Ponderada ao Centro, Parcial e Spot.

Nos modos Evaluative e ponderado ao centro, a câmera divide o quadro em 35 (até a 50D e T1i) ou 63 (60D em diante, T2i em diante) zonas diferentes e analisa sua luminosidade (até a 50D e T1i) ou luminosidade e cores  (60D em diante, T2i em diante)  e bate esta análise com um banco de dados interno. A partir daí, ela informa ao fotômetro qual a luminosidade geral da cena. Normalmente esta rotina funciona dando bons resultados, mesmo assim em algumas condições (um contraluz forte por exemplo) é necessário usar a compensação de exposição. A diferença entre os dois é que o modo evaluative leva em consideração todo o quadro de forma homogênea, e o ponderado ao centro dá mais peso às condições encontradas no centro do frame.

Por isso, quem usa modo M e estes modos na realidade não está fazendo nada mais do substituindo o trabalho da câmera por um trabalho manual,  e está longe de usar modo "Manual" de verdade já que o controle da exposição continua sendo feito pelas rotinas internas da câmera. É como ter um carro com câmbio automático ou manual em que cada vez que ele vai fazer um câmbio, acende uma luz no painel. Se vc usar o modo manual de marchas, mas fazer o câmbio sempre que a luz acender no painel, estará fazendo a mesma coisa que o carro faria no modo automático, só que levando mais tempo e tendo mais trabalho.

Jà os modos parcial e spot são diferentes, eles ignoram as rotinas de fotometria da câmera e usam um sistema universal, que é a medição em relação ao cinza 18%. A área de medição é normalmente o pequeno círculo em roda do ponto central para spot e a área interna dos pontos de foco (aproximadamente) para o modo parcial, com um pouco mais de peso para a área central. Neste modo o fotômetro tenta deixar a luminosidade do que encontra dentro da área escolhida próxima ao cinza 18%. Um teste simples de fazer é fotografar um céu sem nuvens em modo spot, muito provavelmente o céu sairá subexposto porque o céu tem uma luminosidade maior que o cinza 18% e a câmera irá instruir o fotômetro de forma com que a exposição baixe para o nível do cinza 18%. Um conhecedor do sistema de zonas sabe que o céu está na zona 6 ou 7 e portanto precisará deixar o fotômetro algo em torno de 1 a 2 pontos EV superexposto (dependendo da resposta do sensor) para deixar a foto exposta corretamente.

Aí fica a pergunta, qual a vantagem deste tipo de medição?? Quando se quer expor corretamente uma parte da foto, em detrimento das outras, e se o fotógrafo conhecer o sistema de zonas, fica muito mais fácil. Basta enquadrar a área que se quer bem exposta e corrigir o fotômetro de acordo com o sistema de zonas. A câmera fará a foto deixando aquela área bem exposta, em detrimento do restante do quadro.
Mas isto é para quem tem bom conhecimento e experiência, e na realidade é o verdadeiro modo manual. Para quem não tem, o ideal é usar Evaluative ou Ponderado e deixar a câmera fazer o cálculo, corrigindo eventualmente quando necessário.

No exemplo do do d_acqua, sobre a foto do filho no contraluz, o motivo é óbvio. Na medição spot a câmera avaliou uma grande luminosidade e ajustou a câmera para que esta área viesse para o cinza 18%, deixando o resto subexposto. O modo correto de medição aqui seria ponderado ao centro ou evaluative, e mesmo assim talvez fosse necessário um flash de preenchimento. Ou então o uso de medição spot com o fotômetro indicando supexposição de 1EV ou mais, dependendo da área avaliada (apenas a pele o rosto ou parte do contraluz também)

AlexandreS, obrigado pela aula. Eu já tinha lido sobre o sistema de zonas, mas não havia feito o link com os modos de medição. Realmente fotometrar no manual é um pouco complicado, pelo menos pra quem esta começando. Outro dia estava estudando um pouco sobre assuntos correlatos e fiz um teste, que era fotografar uma cartolina branca e depois uma preta. Em ambas o resultado foi uma imagem cinza 18%. Porém minha cam esta sempre no Evaluative, e mesmo assim levou tudo pro cinza! Será que foi por que não havia nenhuma outra cor pra ela medir, visto que a cartolina ocupou 100% da área fotografada?
Daniel

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Resposta #53 Online: 19 de Abril de 2012, 15:47:27
Provalmente sim. Quando uma tonalidade mais clara ou mais escura toma uma grande parte do quadro, aí não tem jeito, mesmo as rotinas internas da câmera não conseguem entender o que está ocorrendo e levam para o cinza.

Um exemplo bem comum é fotografar alguém contra uma parede branca. Dependendo do tamanho da parede em relação ao fotografado, a pessoa poderá sair subexposta. A correção pode passar por mudança no mode de medição ou ajuste via compensação de exposição.


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Resposta #54 Online: 19 de Abril de 2012, 21:16:00
Provalmente sim. Quando uma tonalidade mais clara ou mais escura toma uma grande parte do quadro, aí não tem jeito, mesmo as rotinas internas da câmera não conseguem entender o que está ocorrendo e levam para o cinza.

Um exemplo bem comum é fotografar alguém contra uma parede branca. Dependendo do tamanho da parede em relação ao fotografado, a pessoa poderá sair subexposta. A correção pode passar por mudança no mode de medição ou ajuste via compensação de exposição.

 :ok:
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