Autor Tópico: Funcionarios - conflitos  (Lida 4694 vezes)

Ismaili

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2012, 13:13:24
a questão de formação do portfolio que é mais complicada. Acredito que fez a foto tem direito sobre ela. mas precisam se definir regras sobre como divulgar.. Certa vez li aqui no forum que um certo fotografo no final da festa recolhia os cartões de memória dos freelancers , copiava e depois apagava tudo. Acho isso errado da mesma forma que a divulgação total por parte do freelance como o Mike Castro comentou..
na questão portfólio, até haviamos pensado, como estamos desenvolvendo um novo site, pensei em criar um espaço onde nossos fotografos pudessem mostrar seus trabalhos, mas tudo ali, dentro do site da empresa, ou seja, alguem gosta do estilo, contrata a empresa e solicita aquele estilo, aquele fotografo. O cliente vem até a empresa. A empresa ganha o funcionario ganha também. Mas estou na duvida se continuo com essa ideia... meu medo é investir na equipe e levar um pé na b....


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2012, 14:07:11
na questão portfólio, até haviamos pensado, como estamos desenvolvendo um novo site, pensei em criar um espaço onde nossos fotografos pudessem mostrar seus trabalhos, mas tudo ali, dentro do site da empresa, ou seja, alguem gosta do estilo, contrata a empresa e solicita aquele estilo, aquele fotografo. O cliente vem até a empresa. A empresa ganha o funcionario ganha também. Mas estou na duvida se continuo com essa ideia... meu medo é investir na equipe e levar um pé na b....

O lance para portfolio é esse:
Foto: fulano de tal / agência Folha
o cara fez a foto utilizando a estrutura da empresa, mesmo que seja "só" credencial... pq senão não conseguiria acesso.
É o que eu fazia quando fotografava evento como freela.

O direito da foto é do fotógrafo isso é inegável, e ele tem o direito de colocar no portfolio.... mas o direito patrimonial é da empresa que produziu/contratou.

Sobre o conflito... pode estar certo que ele mais cedo ou mais tarde vai chegar... até mesmo pela individualidade de cada um... se hj ele já está pensando como fazer individualmente esta separação logo qdo um cliente rejeitar um pedido por "orçamento caro" vai coçar a vontadezinha de ir atrás do cara....


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2012, 20:26:32
Ismaili, quando se trabalha com bons profissionais, é natural que um dia se leve um pé na bunda. Não há nada de errado nisso. O bom profissional não quer ficar a vida inteira trabalhando para os outros. A única forma de manter um bom profissional trabalhando para você durante muito tempo, é pagando muito bem. Para exigir alguma exclusividade, é necessario pagar por isso. Se os seus funcionários estão querendo ganhar por fora é porque o que ganham no seu estúdio não é o suficiente para manterem o nivel de vida que desejam pois, se assim o fosse, eles não usariam de seus tempos livres para trabalhar.

No mais, eu entendo a sua preocupação com os seus negócios. Acho que o fato de voce  estar procurando auxilio demonstra que o seu intuito é o de ser o mais justo possível. Parabéns pela iniciativa. Isso é coisa rara de se ver nos dias de hoje. Veja bem, os negócios bons de verdade são aqueles de dificil reprodução. Se o seu negócio se resume a algumas técnicas de estúdio e uma carteira de clientes, naturalmente voce irá perder mercado. O bom profissional iniciante pode enxergar no seu negócio apenas uma maneira mais facil e rapida de aprender algumas técnicas importantes. No entanto, esse bom profissional aprenderia de qualquer maneira. Na rede mesmo voce encontra praticamente tudo o que deseja. Portanto, não fique paranóico com essas coisas. É melhor ter bons profissionais ao lado, mesmo correndo o risco de um dia, se voce for menos competente que eles, perder mercado, do que ter profissionais ruins ou fazer tudo sozinho. Quanto mais voce contribuir com o desenvolvimento profissional do seu funcionário, mais tempo ele quererá permanecer ao seu lado. Tente mapear os pontos-chave do seu negócio. Veja o que o faz se diferenciar dos outros negócios. Se coloque à frente daquilo que realmente é importante. Por exemplo, se acha que o diferencial do seu estudio é a maneira  como atende os seus clientes, encarregue-se disso. Acredite no seu pefil empreendedor pois voce ja tem um tempo de mercado e nenhum outro estudio conseguiu tomar os seus clientes. Pense que voce já está muito à frente. Voce possui um estudio, clientes, um método de trabalho, etc. Não atrapalhe o caminho de seus funcionarios pensando somente em voce. Siga sendo o melhor por mérito e não porque poda os seus funcionarios. Lembre-se que assim como voce eles possuem os seus sonhos. Deixe-os criar asas e voar.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Ismaili

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Abril de 2012, 20:57:41
Valeu spiderman... belas palavras.

A questão salarial é um ponto complicado, num pais onde só se paga imposto, investir num funcionario as vezes se torna caro. Confesso que eles não tem o melhor salario do mundo, mas tambem ninguem chegou para mim e reclamou, e sempre deixei claro que sou aberto a reclamações e tudo mais, dificilmente reprimo alguem ( acho que esse é o meu erro)... sou muito amigo, mais amigo do que chefe.

A questão conhecimento realmente é irrelevante, não estou preocupado se o cara aprendeu comigo ou não, acho até que em muitas questões eles são melhores que eu, e prefiro até que eles façam determinado tipo de trabalho... eu sempre acredito na capacidade das pessoas... as vezes acho que não acredito é na minha... hehe
Depois é como voce disse, a informação esta ai, livre e de graça para todos, só não tem quem não quer... não dá mais para cobrar do cara e dizer... olha, tu aprendeu tudo comigo... isso não faria jamais...

é interessante como podemos abordar um tema de varias maneiras, antes mesmo tinha uma opinião formada, agora vem voce e me faz repensar em tudo...   grato!!!!



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 05 de Maio de 2012, 21:14:32
Isso depende da regra firmada entre as partes.

Quando vc trabalha numa empresa, todos documentos produzidos são de propriedade desta empresa.

No caso de tabalhos artisticos ouvi dizer que há uma pequena diferenciação, mas desconheço estes aspectos legais.

Eu faço meus trabalhos e monto meu portfolio do meu modo. Prefiro não entrar em conflito com quem me auxilia com equipamentos e infraestrutura. Acho justo. Não acho errado.

Ao contrário, eu acho errado pagar para alguém produzir algo que não me pertencerá.
DANIEL JA DISSE TUDO
PEGAR OU LARGAR!!!
SE QUISER LIBERDADE TOTAL E INDEPENDENCIA PODE ABRIR SUA PROPIA FIRMA.
NAO SE PENDURANDO NOS OUTROS, ISSO E COISA DE POBRE, COMO DIRIA O VELHO FALABELLA!!!! :aua: :eek: :aua: :eek:


alamdias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #20 Online: 19 de Maio de 2012, 15:19:29
sem meias palavras.

a empresa é minha, o nome é meu, os créditos são meus.

Se quiser assinar foto, abre sua empresa e vai ser feliz.

desculpem, se fui grosso, mas é assim.

Abraços


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2012, 18:28:00
Bom, eu não vejo qualquer tipo de conflito na situação. Não tenho um estúdio muito menos empregados, mas como eles já deixaram claro a preferência pelo serviço do estúdio, e se estão cumprindo bem com essa tarefa não vejo onde possa haver qualquer tipo de conflito.
Site próprio e assinatura própria é muito comum ainda mais direto deles, já que foram eles que executaram o serviço o direito autoral da foto é deles, os créditos das imagens sempre serão deles.
Ao meu ver, conflito haverá se por um acaso tu começar a proibir qualquer tipo de inspiração dos teus fotógrafos, limitando-os a fazer digamos, o tradicional "feijão com arroz". Mas isso evidentemente tem que ser um acordo, e um acordo leva em conta as duas partes, não limitas os trabalhos deles desde que eles sem comprometam sempre com o estúdio, a partir do momento em que as regras forem quebradas por qualquer parte, daí sim haverá conflitos e pode levar a situações chatas como até a geração de uma concorrência forte e digamos, não amistosa.

Se um dia um deles montar seu próprio estúdio, pode ser certeza que sempre se lembrarão qual agradável era trabalhar pra ti, te recomendarão quando não puderem atender e manterão sempre esse vínculo. Agora se eles saírem por problemas causados por proibição, ou qualquer tipo de desavença, daí, meu caro, a coisa fica feia e a concorrência pode começar até ser bem desleal.


Essa é minha opinião sobre o assunto. Aguarde mais alguns colegas, quanto mais opinião, melhor.

Abs.
 :ok:
Sigo o mesmo raciociinio do Natão.
Sempre trabalhei só até este ano, Fiz uma parceria com dois amigos e estamos trabalhando agora com filmagens. Não entendo muito da area mais entendo mais que eles e uso algumas regras da fotografia pra compor angulos e estou repassando pra eles. Enfim na edição dou os creditos a eles mesmo sedo minha "pequena" empresa que pega os servissos.
Não vejo porque não dar os creditos de imagens a eles.
Qunato ao estudio o correto seria cobra pelo aluguel aja visto que voce terá custos.  Tambem é importante relembra-los que se forem os mesmos serviços oferecidos por voce a preferencia será sempre do seu estudio, pois eles alegam oferecerem um serviço que não está do seu menu.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2012, 18:31:12
sem meias palavras.

a empresa é minha, o nome é meu, os créditos são meus.

Se quiser assinar foto, abre sua empresa e vai ser feliz.

desculpem, se fui grosso, mas é assim.

Abraços
Vai perder bons funcionarios e ganhar concorrente e rival.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2012, 18:36:53
sem meias palavras.

a empresa é minha, o nome é meu, os créditos são meus.

Se quiser assinar foto, abre sua empresa e vai ser feliz.

desculpem, se fui grosso, mas é assim.

Abraços

Sem meias palavras também... não é nem um pouco ético não dar crédito ao dono da foto.
A utilização e divulgação dá pra discutir... mas crédito é do fotógrafo.
 :no: :no: :no: postura incoveniente - dessa forma cedo ou tarde quebra a cara.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2012, 18:59:55
sem meias palavras.

a empresa é minha, o nome é meu, os créditos são meus.

Se quiser assinar foto, abre sua empresa e vai ser feliz.

desculpem, se fui grosso, mas é assim.

Abraços

acredito que só novato aceitaria trabalhar nessas condições... e olhe lá...  :no:



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #25 Online: 23 de Maio de 2012, 19:26:57
acredito que só novato aceitaria trabalhar nessas condições... e olhe lá...  :no:
Pois é...acho que quem pensa dessa forma dificilmente chega a algum lugar. O máximo que consegue é ganhar uma boa grana explorando o trabalho alheio.
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 19:57:57 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #26 Online: 23 de Maio de 2012, 19:43:49
Pois é...acho que quem pensa dessa forma dificilmente chega em algum lugar. O máximo que consegue é ganhar uma boa grana explorando o trabalho alheio.

E por um curto período de tempo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Maio de 2012, 17:27:04
Tudo bom galera?

Sou empregador e por aqui funciona da seguinte maneira:
A pessoa contratada para diagramar e editar só faz isso. Na carteira de trabalho não consta "fotógrafo", então, não tira fotos e não tem permissão para brincar no estúdio.
Já o contratado como fotógrafo pode fazer freelas (com o equipamento dele), mas caso eu precise dele em algum dia que ele já tenha marcado um casamento, problema dele. Ele vai ter que cancelar. No contrato de trabalho consta que ele tem que ter disponibilidade para os eventos que a empresa cobrir, salvo por motivos de força maior. Se o fotógrafo começar a faltar seus compromissos com a empresa eu contrato outro. Com relação as fotos tiradas por eles, podem sim ser usadas no portfólio, afinal de contas eles foram os autores, mas não poderão comercializar essas fotos, pois elas pertencem ao estúdio.
Eu defendo o seguinte: Cada um faz o que foi contratado para fazer. A partir do momento em que uma pessoa não cumprir com as suas obrigações, eu não preciso mais dela.

Antes de contratar alguém eu sempre tenho uma longa conversa para deixar tudo muito claro, mesmo quando surge algo novo, a conversa e a definição de regras é imprescindível.
No geral, eu não posso ditar o que fazer ou não nas horas vagas. Desde que cumpram as suas obrigações e não façam algo pessoal usando o equipamento da empresa, por mim está tudo bem.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #28 Online: 24 de Maio de 2012, 19:13:24
Gostei dessa postura. Bem direta e profissional. Mas vc tem estima e amizade pelo seu funcionario ( no caso, fotografo ) e ele quiser emprestado uma lente ou tripé, vc diz nao ou empresta? Alugar o seu estudio para ele ganhar uma grana por fora, no seu estudio e com seu equipamento, como fica? Digo alugar, nao usar sem dar nada em troca.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 25 de Maio de 2012, 18:46:36
Gostei dessa postura. Bem direta e profissional. Mas vc tem estima e amizade pelo seu funcionario ( no caso, fotografo ) e ele quiser emprestado uma lente ou tripé, vc diz nao ou empresta? Alugar o seu estudio para ele ganhar uma grana por fora, no seu estudio e com seu equipamento, como fica? Digo alugar, nao usar sem dar nada em troca.

Estima eu tenho, amizade não. Sou patrão e ele empregado. Nunca devemos misturar isso. Nunca da certo.
Aqui temos horários de trabalho, das 9:00 as 18:00 de segunda a sábado. Durante o expediente não tem como ninguém fazer por fora, qualquer trabalho da empresa que ocorra fora desses horários eu pago extra. E ninguém fica com as chaves, só eu. Fora isso eu defino metas semanais e bonificações caso sejam batidas. Devido as regras do sindicato, não posso bonificar em $ sempre, mas posso carregar vale compras.