Autor Tópico: Gostaria de saber como está o free-lance em São Paulo e Sorocaba???  (Lida 1532 vezes)

willysfilho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Olá a todos.
Gostaria de saber como está o mercado fotográfico em São Paulo e Sorocaba. Moro no Paraná e trabalho como fotógrafo há 5 anos, mas acho que na cidade onde, Ponta Grossa-PR, o serviço está ficando muito desvalorizado, a cidade não é muito grande, e cada dia surgem mais fotógrafos amadores com câmeras em alta resolução oferecendo a entrega do serviço em cd por uma mixaria, em média R$100,00. O que vem acarretando uma série de problemas, como a concorrência desleal com o serviço barato e de má qualidade. Entretanto estou para me mudar e tenho a possibilidade de morar em São Paulo ou Sorocaba, onde tenho lugares onde possar ficar a principio, e gostaria de saber como está o valor do free-lance nessas cidades, o serviço como fotógrafo em estúdio e outra dúvida que tenho é referente ao meu equipamento, trabalho com uma Nikkon 3100 com lente 18-105 VR e flash SB-700. Com este equipamento consigo trabalhar nessas cidades ou terei q comprar melhores?
Espero a compreensão de todos e peço q me ajudem com tais dúvidas.
Deixo meu site www.wix.com/willysfilho/fotografias para avaliação de algumas fotos com meu equipamento.
Obrigado!


marcelo.furlan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2012, 14:23:13
O negócio aqui ta uma merda.. complicado pra sobreviver....


Luana Crespo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2012, 16:32:42
Caro amigo . Acho desnecessário você tentar algo aqui em Sp.
As pessoaspor aqui, acham que só porque tem uma câmera são fotografos , e como ai , fazem trabalhos por mixaria , e as pessoas ainda pagam por isso !
Como dizemos por aqui , são muitos apertadores de botões , e poucos Fotografos de verdade ..!


lucianavp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2012, 08:34:38
É viver de fotografia da dificil aqui em são paulo as pessoas não valorizam vão no mais barato,infelismente, não vale a pena envestir e maquina fotografica.


SoroCarlos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2012, 22:39:54
 Animo minha gente ....  :ok: .... sempre foi difícil, não me lembro de alguma época áurea para fotógrafos.

 A constatação da existência de  sub-profissionais ocupando o espaço neste mercado de trabalho, está acontecendo em Ponta Grossa, Sorocaba, São Paulo, enfim em todo lugar .......

 O que também precisamos saber e principalmente fazer é vislumbrar novos "nichos" , formatar um novo "marketing pessoal", procurar expor seu trabalho além do tradicional portifólio,.......... enfim é realizar algo bem pensado porque o MUNDO e as pessoas que o habitam, TAMBEM estão mudando e temos que acompanhar esta mudança.

  willysfilho , quer vir para Sorocaba (minha terra) que seja bem vindo, há mercado sim   :ok: mas tera que conquistar seu espaço de trabalho de uma maneira diferente da sua postura ai em Ponta Grossa ........
 


veliana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
  • Eternizar as imagens é a mágica!
    • Click Arte Ação
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2012, 16:26:06
Willysfilho, leve muito em consideração as palavras do  SoroCarlos, porque ele falou tudo!

O valor a ser cobrado no serviço fotográfico que você está oferecendo depende muito de qual campo de atuação vocÊ quer focar e qual clientela vocÊ quer alcançar. e do seu trablaho final também.

Se você ficar preocupado em focar no que os outros estão cobrando ai acabar perdendo tempo precioso em divulgar seu trabalho e conquistar sua própria clientela.

Se você vai cobrar R$ 100,00 ou R$ 10.000,00 isso só vai depender exclusivamente de você! Porque você é que sabe quanto precisa para pagar suas contas, quanto custa seu serviço, manutenção dos seus equipamentos, seu trabalho para tratamento de fotos, locação para realização do seu serviço....

Seja bem vindo a São Paulo!!!

Desejo sucesso em sua empreitada! ;-)

Valesca Braga