Autor Tópico: Oly PEN ou P&S avançada?  (Lida 2246 vezes)

rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Abril de 2012, 15:52:56
Fala pessoal, sou novo aqui no fórum. Espero aprender bastante com vcs!

Seguinte, tenho cerca de $450 de orçamento pra comprar (nos EUA) uma camera mais compacta de carregar do que minha DSLR Nikon. Minha ideia é usar essa câmera menor pra foto urbana, arquitetura e paisagem.

Eis as características que procuro, além de qualidade de imagem:

- Boa performance com pouca luz
- Compacta e discreta / Fácil de carregar
- AF rápido

Pelo que pesquisei, gostei bastante da linha PEN da Olympus. Principalmente da PM1 e as PL2 e PL3. Porém a lente do kit não me animou muito. Alguém aqui usa alguma PEN com a lente 14-42mm F3.5-5.6 do kit? Como é em pouca luz, velocidade de foco?

Outra opção que estou considerando são as P&S mais avançadas como: Canon G12, Olympus XZ-1 ou a maravilhosa Fuji x10. Todas parecem ter uma performance melhor com pouca luz comparando com uma PEN + kit lens (14-42mm).


Minha idéia é gastar pouco e comprar usada.


Gostaria de opiniões!
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 15:59:11 por rafafloyd »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2012, 16:36:31
Eu pegaria a pana GF2, com esse valor.


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2012, 07:52:03
Eu também optaria pela panasonic GF2, GF3 ou GF5, ou até dando uma apertadinha pra chegar na G3. O foco delas é muito mais rápido que os das compactas, além da imagem em ISO alto também ser melhor.

Além disso, como você disse que vai fotografar arquitetura, há uma zoom GA da panasonic que é muito boa.

O problema disso é que você vi acabar deixando a Nikon muitas vezes pra trás...
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2012, 11:28:32
Olá rafafloyd!
Olha só eu tenho a pen, mas a mais nova delas (e a mais cara0 a E-P3 (que resolveu o problema da focagem mais lenta dos modelos anteriores) ......quanto a lente 14-42mm é uma boa lente, nada especial, mas é boa. Concordo com as dicas sugeridas....se conseguisse chegar (o orçamento) na G3 assinaria embaixo a escolha.  Das que vc listou...se é pra desempenho em pouca luz sem dúvida a Fuji X10 é disparado a melhor alternativa (confesso que não gosto da tonalidade de cor das fuji, mas desempenho em ISO elevado, o dela é o melhor entre as listadas.)
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2012, 11:39:54
Salve,
Eu acabei de receber minha Oly Xz1 e estou completamente satisfeito com ela.
Fiz algumas fotos noturnas e sob o sol do meio dia.
Ela responde PERFEITAMENTE sob essas condições adversas.
A lente zuiko é show de bola.
Recomendo fortemente essa câmera.
Vendi minha Sx 40 para adquiri-la e não me arrependi.
O custo benefício é ótimo.
Faz um excelente complemento á minha 7d.
Abs.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2012, 14:13:31
Salve,
Eu acabei de receber minha Oly Xz1 e estou completamente satisfeito com ela.
Fiz algumas fotos noturnas e sob o sol do meio dia.
Ela responde PERFEITAMENTE sob essas condições adversas.
A lente zuiko é show de bola.
Recomendo fortemente essa câmera.
Vendi minha Sx 40 para adquiri-la e não me arrependi.
O custo benefício é ótimo.
Faz um excelente complemento á minha 7d.
Abs.

Boa Lord! Verdade tinha esquecido que vc adquiriu a Olympus XZ1 ....realmente olhando os reviews dela...a Imagem em ISOs mais baixos é show de bola....até ISO 400 (a considero 100% perfeita) e ainda acho muito bom ISO 800, só a partir do ISO 1600 que ela começa a decair, mas se pensarmos em como ela é muito clara em todo range 1.8-2.5  28-112mm compensa isso fácil fácil, sem dúvida, tbém é uma grande opção (e a maravilhosa tonalidade de cor das Olympus em relação as Fujis não tem nem comparação)
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2012, 14:57:36
Boa Lord! Verdade tinha esquecido que vc adquiriu a Olympus XZ1 ....realmente olhando os reviews dela...a Imagem em ISOs mais baixos é show de bola....até ISO 400 (a considero 100% perfeita) e ainda acho muito bom ISO 800, só a partir do ISO 1600 que ela começa a decair, mas se pensarmos em como ela é muito clara em todo range 1.8-2.5  28-112mm compensa isso fácil fácil, sem dúvida, tbém é uma grande opção (e a maravilhosa tonalidade de cor das Olympus em relação as Fujis não tem nem comparação)
Vou ver se consigo postar umas fotos que fiz com ela hoje.
De qualquer forma é só ir ao Flickr e dar uma olhada.
Muitas fotos incríveis.
Eu dei uma olhada lá, antes de decidir.
Abs.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2012, 15:13:30
Pessoal, muito obrigado pelas respostas!

Tá complicado decidir o que pegar.

Minha ideia original seria pegar uma P&S bem portátil tipo uma Canon S95/S100. Mas desanimei depois vi que praticamente pelo mesmo preço poderia pegar uma Sony NEX 3 Nova ou por um pouco mais uma NEX 5 usada. Daí li alguns reviews sobre a interface ruim e imagem 'soft' (problemas que a Sony parece ter resolvido nas NEX c3 e 5n). Isso me levou as Olympus PEN. JPGs maravilhosos. Cores fantásticas! Mas com a kit lens o desempenho em pouca luz fica devendo além das lentes boas serem mt caras (to mais afim de investir em lentes pra DSLR). Com isso desanimei das mirrorless e voltei a pensar em pegar uma P&S só que mais premium como a Canon G12, Fuji X10 e Olympus XZ1.

E então fico nesse looping pq pelo preço dessas P&S mais premium posso pegar uma mirrorless que além de possuirem uma imagem melhor dão chance pra crescer no 'sistema' comprando lentes futuramente. Por outro lado não são tão portáteis e flexiveis....

Aos que recomendaram Panasonic, não me levem a mal, mas prefiro as cores das Olympus Pen.


Que dúvida cruel! To quase fazendo uma loucura e comprando uma NEX 5N usada.

Outra coisa que tá coçando a mão eh o fato do corpo da PEN PL1 sair por $150 na Amazon dando espaço pra investir em lentes...

Acho que vou tirar na sorte e ver no que dá!   :aua:



fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2012, 13:19:10
Oi Rafafloyd,

Eu recomendei Panasonic apenas pela portabilidade, você estaria bem servido com as PEN também. Se fotografar em Raw, no final das contas quem vai ser o responsável pelo Jpeg será você, podendo deixá-lo como quiser.

Eu vejo que na Olympus, uma EPM1 com uma fixa de 17 ou 20 mm te atenderia em portabilidade, já que está acostumado a uma D60. Tem também as EPL 1 e 2, que você ainda encontra em lojas a preços interessantes, porém esse desempenho que você se refere da Olympus em jpg é melhor nas EP3, EPL3 e EPM1.

Outra coisa que você vai notar nas fotos de M4/3 é a uniformidade de nitidez por toda a imagem, você vai ver que os cantos são praticamente tão nítidos como o centro, mesmo com as lentes mais baratas.

Nas DSLR, dependendo da lente, principalmente as zoom mais em conta, os cantos ficam muito piores que o centro.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/