Autor Tópico: Maldito Panning!  (Lida 3121 vezes)

Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Online: 19 de Abril de 2012, 13:40:37
Galera, tô quase pirando aqui! Tenho uma T3i e consigo fazer o panning POR NADA! Domingo vou pro autódromo e preciso aprender até lá! Tô treinando muito, mas n dá certo por nada nesse mundo! Hahahaha..

Primeiro eu to tendo problema sério com a imagem estourada.. Como to treinando debaixo de muito sol (e será assim no domingo), a imagem fica completamente branca, e não consigo mudar isso, já tentei de tudo! Já tentei mudar o ISO, já tentei futucar n na exposição/def. AEB... Enfim, a imagem fica completamente branca, nada muda.

Segundo, eu acompanho a po** do carro na velocidade dele, e sai tudo borrado: o carro e o fundo. Tô tentando com a velocidade de 0"6, 1", várias, e nada dá pé!

Uma coisa que eu acho que dificulta muito é o fato de não conseguir ver a cena que tá sendo captada a partir do momento que eu aperto o obturador (fica tudo preto até a foto terminar de ser feita).. Assim fica mais difícil de acompanhar com precisão a velocidade do carro / moto / ônibus / jegue / camelo / trem bala

Sei que essa técnica vem com (muito) tratamento, maaas, tá complicado.. A imagem estourada e toda borrada tá tensa!

Raivinha!
  >:(


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2012, 13:50:30
Esse segundo pro panning tá baixo, não?
Vai pra algo mais rápido 1/50 1/60 1/80...
A foto branca vc tem que ver na hora, mas testa fazer a exposição na pista, onde o carro vai passar, e depois é só acompanhar o bichim...


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2012, 13:59:16
Esse segundo pro panning tá baixo, não?
Vai pra algo mais rápido 1/50 1/60 1/80...
A foto branca vc tem que ver na hora, mas testa fazer a exposição na pista, onde o carro vai passar, e depois é só acompanhar o bichim...


Mais tarde vou sair pra tentar de novo.. Tá tenso! Quanto à exposição, eu tô tentando fazer antes, mas n tô conseguindo.. A imagem fica totalmente branca, às vezes n dá nem pra ver o que tem na cena.. To branquinho, branquinho..

Ps.: Tem algum jeito de conseguir ver a cena que tá sendo captada a partir do momento que eu aperto o obturador ( pois fica tudo preto até a foto terminar de ser feita)... Isso ia ajudar bastante!
« Última modificação: 19 de Abril de 2012, 14:02:14 por Biia »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2012, 14:18:04
Biia,

Tente usar modo de prioridade de velocidade, em uma velocidade entre 1/30s e 1/80s, vai depender da distância focal e da distância em relação ao objeto (carro), ISO 100 e deixe que a abertura seja definida pelo fotômetro da sua câmera, que sob luz do sol ficará bem fechado, algo perto de f16 ou f22. Se sua câmera/objetiva não contar com aberturas tão pequenas, complica.

Tem algum jeito de conseguir ver a cena que tá sendo captada a partir do momento que eu aperto o obturador ( pois fica tudo preto até a foto terminar de ser feita)... Isso ia ajudar bastante!
Não, não há. Mas isso não é um problema. O panning se dá normalmente quando você sincroniza o movimento da sua câmera com o movimento do objeto.

Use foco automático simples sob apenas um ponto, evitando lentidão e demora no foco. Focalize, acompanhe o movimento e dispare quando achar conveniente sem parar de acompanhar o movimento.

Está feito!

OBS: Um segundo, meio segundo e velocidades lentas assim são inviáveis para panning!

[]s
« Última modificação: 19 de Abril de 2012, 14:19:02 por dondon »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2012, 14:28:54
Panning em 1segundo? Vai estourar tudo mesmo, mesmo com iso 100 e f/22.

Panning pelo menos em velocidades 1/125s, abaixo disso já é borrar muito o fundo, e o veículo. Se ficar perto, use um flash que ajuda a congelar, principalmente em 2ª cortina


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2012, 14:33:03
Biia,

Tente usar modo de prioridade de velocidade, em uma velocidade entre 1/30s e 1/80s, vai depender da distância focal e da distância em relação ao objeto (carro), ISO 100 e deixe que a abertura seja definida pelo fotômetro da sua câmera, que sob luz do sol ficará bem fechado, algo perto de f16 ou f22. Se sua câmera/objetiva não contar com aberturas tão pequenas, complica.

(...)


Então, estou usando o modo de prioridade de velocidade. O carro não estará muito distante pq tenho acesso à todas as áreas do autódromo (ficarei no muro de proteção).. O ISO já tava no 100 msm. A abertura mínima que eu consegui foi f22, mas, msm assim fica tudo MEGA claro :(

Mas aí que tá (mais) uma dúvida.. Se  eu colocar pro modo automático por exemplo, a abertura se adapta perfeitamente às condições da luz (e a imagem fica ótima), agora, qnd eu troco pra prioridade de abertura, fica tudo muito claro.. Se é possível que os tons de branco fiquem perfeitos no modo automático, pq n é possível que fique também perfeito no modo de prioridade de abertura?!

Quanto à velocidade, eu confundi msm, tava usando essa velocidade louca hahahaah, tolice!


 :ok:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2012, 14:39:15
Creio que se você usar tempo de exposição adequado o problema de superexposição não acontecerá mais.

Tente e nos conte. ;)

[]s


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2012, 14:40:12
Então, estou usando o modo de prioridade de velocidade. O carro não estará muito distante pq tenho acesso à todas as áreas do autódromo (ficarei no muro de proteção).. O ISO já tava no 100 msm. A abertura mínima que eu consegui foi f22, mas, msm assim fica tudo MEGA claro :(

Se mesmo com velocidades mais altas ainda estiver estourando um filtro de densidade neutra então http://www.angelfoto.com.br/main.php?page=produto&produto_id=2226&load_crumbs=1  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


MarcoAS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2012, 18:06:10
Está aí um estilo que eu quero muito aprender, até por curtir muito automobilismo. Vou dar uma olhada nas dicas que o pessoal passou e acompanhar esse tópico tambem.

Abs,


klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2012, 19:00:48
Como já disseram, essa velocidade tá completamente equivocada. Muito baixa, Biia.

O que determina o panning são, basicamente, quatro eventos: 

1 - Velocidade do objeto
2 - Velocidade do movimento Pan
3 - Velocidade do Obturador
4 - distancia do fotografo para o objeto (é nesse que a galera samba).

Se o objeto estiver longe, mais lento será o movimento da pan, exigindo velocidade de obturador mais lenta para registrar o efeito... (e dependendo da distancia, o objeto terá que estar muito rapido para você ter o efeito).

Se o objeto estiver perto, a passagem dele será mais agil diante da lente. O movimento de pan também deverá ser mais ágil, o que permitira o uso de velocidades de obturador mais altas.

1/15 é uma boa velocidade minima (menos que isso tende a estourar se for de dia) em se tratando de carros de corrida. Você terá de fechar o diafragma, para diminuir a entrada de luz e usar asa 100. Se ainda assim estourar (superexposição, por isso as fotos estão brancas), tente se aproximar mais do objeto (no caso a pista e o carro) de forma que ele passe mais rapidamente diante da camera e o movimento tenha de ser mais rapido. Fazendo isso, você pode aumentar a velocidade do obturador.

Resumindo: A proximidade do objeto permite acelerar tudo: movimento e velocidade de obturador. O afastamento tem efeito oposto. A valocidade o movimento de pan será mais lento e a para ter efeito a velocidade do obturador vai ter que diminuir.

Esse tipo de foto demanda treino. Mas depois que pega o jeito pode gerar bons resultados.

Fico na aguardo de outras dicas da galera!





romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2012, 19:05:47
Biia,

  Tente velocidades mais altas que 1'', Panning eu faço em 1/30 no minimo. Se sua imagem esta estourada feche o diafragma e deixe o ISO 100. Tenho uma T3i também e consigo fazer Panning sem problemas. Você não esta conseguindo fotometrar certo por isso a foto estoura.
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2012, 20:50:20
Galera, fui pra rua tentar de novo.. Salvei 10% das fotos que eu tirei! Hahahaha.. Mas tá bom, pra minha primeira vez julgo como "proveitoso", rs.. Aqui vai o resultado (por ordem de aprimoramento, rs):




IMG_7298 por Bianca Belarmino, no Flickr



IMG_7299 por Bianca Belarmino, no Flickr



IMG_7300 por Bianca Belarmino, no Flickr


Na minha opinião, a que ficou menos pior durante todo o teste:

IMG_7315 por Bianca Belarmino, no Flickr


Aos poucos vou melhorando... Levando em consideração que domingo os carros no autódromo não estarão na msma velocidade que esses na praia (o que aumenta o desafio), espero que a sorte me ajude um pouquinho também! Hahaha

 :ok:

« Última modificação: 19 de Abril de 2012, 20:52:58 por Biia »


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2012, 21:00:59
Na foto do taxi, EMHO, você conseguiu o que queria!!!  ;)


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2012, 21:08:13
Se usar um flash externo melhora o resultado, principalmente em 2ª cortina.


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 19 de Abril de 2012, 21:19:24
Se usar um flash externo melhora o resultado, principalmente em 2ª cortina.


Natão, como eu comentei, foi a primeira vez que tentei fazer o panning.. E não muito diferente, estou só começando a fotografar, ainda não sei muita coisa, como por exemplo, o que quer dizer com "2ª cortina"!

 8-)