Autor Tópico: Novato na fotografia  (Lida 1594 vezes)

asgenaio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 19 de Abril de 2012, 15:42:08
Boa tarde à todos.

Meu nome é Alexander e acabei de fazer meu cadastro. Estudei design gráfico na faculdade e tive contato a fotografia de forma mais profissional nessa época. Ainda guardo uma câmera minolta analógica (que precisa de uma revisão) deste tempo de estudos. Meu gosto pela fotografia mudou desde então, mas devido a correria de cursos e trabalho nunca pude me dedicar um pouco mais.

Hoje preciso fazer fotos dos produtos da empresa que trabalho e uso uma câmera digital comum e sem recursos de iluminação. Consegui aprovação para montar um pequeno estúdio para fotografar esses produtos (na sua maioria, faqueiros em inox e objetos de cristais) que sempre dão trabalho e o resultado não fica bom. Por isso, gostaria de pedir orientações a vocês sobre qual câmera comprar (não pode ser muito cara),  Nikon ou Canon? Meu professor de faculdade preferia a Nikon e acabei absorvendo essa preferência também, mas não tenho embasamento técnico para tal. A lente original da câmera resolveria meus problemas?

Recentemente li os tópicos sobre como criar um estúdio "tabajara" (1 -  http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32292.0 / 2 - http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=33104.0) e vi que tenho a possibilidade de fazer algo parecido no escritório, porém de menor tamanho pois não fotografamos pessoas.

Se alguém puder indicar lojas para comprar câmeras no Rio de Janeiro e fazer manutenção nas mesmas, agradeço também.

Abraço a todos.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2012, 17:08:42
Cara, canon e nikon tanto faz, quanto tens disponível? Sabes pelo menos controlar a luz medir direitinho e tudo mais?

aqui tem algumas dicas de fotografia still

http://www.photoflexlightingschool.com/Lighting_Lessons/Lessons_on_Shooting_Products_Still_Life/index.html

Quanto a objetiva do kit dá pra fazer muita coisa sim, mas podes comprar também as macros, 40mm da nikon e 50mm da canon, se for o caso.


asgenaio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2012, 18:57:30
Bem, pensamos em comprar uma câmera de até uns R$1.500. Sei usar o fotômetro da câmera, mas preciso estudar mais sobre isso.

Obrigado pela resposta.


klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2012, 19:12:18
Essa duvida é a mais comum. Todo mundo quer fazer still...

Realmente, é um tipo de foto que parece fácil de fazer, mas é difícil.
Lembre-se de estudar também edição de imagens, pricipalmente chroma. O chroma ajuda muito nesse tipo de foto.




tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2012, 14:04:51
O amigo ja falou acima Canon ou Nikon tanto faz.

O gde. problema e controlar os reflexos, assim que conseguir ja tem meio caminho andado. (Existe varios produtos no mercado que elimina, no youtube tem o desodorante barato)

boa sorte.


asgenaio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2012, 12:13:34
Obrigado pelas respostas. Estamos vendo as cotações de câmeras e também o material pra montar o estúdio "tabajara".

Aproveito pra fazer outra pergunta: Posso ter apenas 2 spots de luz posicionados atrás do produto e o produto apenas recebendo o flash da câmera ou precisarei de mais spots?

Abraço.


Thiagoget

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2012, 11:04:47
Com relação a marca ja foi bem falado acima.

Acho que independente da area da fotografia que você quiser se aprimorar duas coisas são vitais, estudo e pratica(tentativa e erro). Fazendo isso não tem erro.

sucesso.
Looking for more....


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2012, 23:17:19
As vezes, valorizamos muito as cameras ( corpo ) e as lentes. Mas na verdade, estudo, leitura e pratica, sao mais importantes. Alem de investir em lentes, sempre compro livros de fotografia e agora vou começar a fazer uns cursos.

Sucesso na sua nova empreitada!!! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


robson.r.silva

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2012, 13:27:11
Obrigado pelas respostas. Estamos vendo as cotações de câmeras e também o material pra montar o estúdio "tabajara".

Aproveito pra fazer outra pergunta: Posso ter apenas 2 spots de luz posicionados atrás do produto e o produto apenas recebendo o flash da câmera ou precisarei de mais spots?

Abraço.

Não se esqueça que voce estara fotografando coisas que brilhão e com o flash direto poderá gerar reflexos, o ideal é usar iluminação indireta.


asgenaio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2012, 16:14:45
Obrigado a todos pelas dicas, estão sendo muito úteis para esse início.

Grande abraço.