Autor Tópico: FILTROS  (Lida 3587 vezes)

sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Online: 10 de Fevereiro de 2005, 17:59:27
Estou pensando em adquirir o adaptador para minha camera para que possa utilizar alguns filtros.

Gostaria de algumas dicas de vocês, se realmente são úteis os filtros e se o custo x benefício compensa.

A priori penso em adquirir os seguintes: UV, Pára-sol, Polarizador, close-up, ND.
Conseguir encontrar por 280,00(com adaptador incluso).

Caso alguém tenha fotos com filtros e/ou algum site com exemplos favor postar.


Abraços!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 18:57:09
Parassol é muito útil para evitar flare, recomendo o uso constante do parassol.
Polarizador também é um filtro muito útil e com muuuitas aplicações..
UV desnecessário e pouco recomendável.
Closeup é um quebra galho, funciona, mas o tubo extensor ou uma lente macro são um melhor negócio.
ND tem poucas aplicações, mas é um filtro que dependendo do tipo de imagens que vc faz pode ser muito útil.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2005, 18:58:15 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Morfeatire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 19:12:54
hmmm filtros close up ou lente invertida não são as únicas opções para macro com compactas, Léo (o kra tem uma V1)?

E uma dúvida.. deixei de comprar o parassol para a G6 pq simplesmente ainda não consegui nem um flarezinho o.O e olha q eu tenho dado bastante motivo pra eles aparecerem...  em q condições eu consigo um flare garantido e que o parassol seria essencial?  eu tenho receio de comprar um parassol (que não é exatamente caro, mas eu não curto ficar gastando 60 pilas atoa) e ele além de não evitar muita coisa ainda vinhetar, já que ele não é o original da canon (uso um adaptador de 52mm)

conselhos?
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2005, 19:16:40 por Morfeatire »
Canon Powershot G6
Mini Tripé+WT395+CF256+Bag+CA-560+objetiva Minolta Rokkor 1:1.4 (êeeee esta não vinheta)+ adaptador phayee 52mm + PL

na fila: hood de borracha, flash externo, mochila jabuti e gadgets mil

álbuns de fotos
minha galeria (desenhos)


sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 19:16:47
Dúvidas:

1) O que seria "flare" ? O parasol seria somente para ser utilizado em ambiente com muita luz natural? (praia, sol constante).

2) Pelo que pesquisei na net, o UV serve somente para "proteção" das lentes da máquina?

3) Vi uma aplicação bem interessante do filtro ND (pára fazer aquele efeito de véu em cachoeiras), teria alguma outra aplicação também?

4) Qual a forma mais barata de melhorar o macro da minha Sony V1? Filtros Close-up ou ("tubo extensor ou uma lente macro").

5) Que ambientes espeíficos poderia usar cada filtro? Por exemplo... O Polarizador e/ou o parasol podem ser utilizados a noite?


Valeu aí!!  :D

 


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 20:55:47
Oi. Respostas simples de alguns temas (deixo pro Leo a resposta completa)
Flare são reflexos dos elementos da objetiva que se tornam aparentes quanto vc fotografa contaluz ou aparece um ponto de luz forte na imagem. (muitas vezes são aquelas bolinhas que achamos lindas na TV)
O filtro UV  corta o efeito dos raios ultra violeta na atmosfera. Nossos olhos não vêem mas os filmes fotográficos captam como um tom azulado. Acho que não existe isso nas digitais. Como proteção é excelente e já tive objetivas salvas por estar com ele. Mas compre um de qualidade se não vai denegrir a imagem.
Filtro ND. Imagine fotografar com uma 828, cula abertura de diafragma mínima é f8, na praia ou na neve de manhã. Ela vai pedir uma velocidade de obturador muito alta para usar f 8 a ISO 100, por exemplo. Se vc quiser por algum motivo uma baixa velocidade vai ter que por um filtro ND. Na verdade acho que pouca gente usa este filtro.
Acho que a V1 só aceita filtro close up mesmo.
O polarisador é muito utilizado para dar uma cor mais viva ao céu , cortar o reflexo da água ou objetos e, mais importante, o efeito muda quando se gira o filtro, ele corta uns dois pontos de luz (acho eu) e para máquinas atuais só compre o circular polariser pq, segundo li, o convencional engana o fotômetro da câmera.
O para sol pode ser usado de noite para evitar o flare causados por pontos de luz fortes.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 21:29:36
Não tinha visto que era uma compacta.. Mal ai.... :/
Achei que estivessemos falando de SLR.
O negócio em uma compacta acaba sendo closeup mesmo.

1) Já respondido

2) o UV deixa o céu com um azul mais bonito, só isso, mas é um filtro inútil, eu nunca uso, prefiro proteger a lente com um parassol, afinal a gente compra lentes caríssimas e de alta qualidade exatamente para nãot er perdas como as proporcionadas pelo filtro UV. :(

3) Respondido, só um comentário, normalmente o que o ND faz as pequenas aberturas tbm fazem sem denegrir a qualidade da imagem como o ND (que é um filtro muito agressivo e denigre muito a qualidade da imagem).

4) Vc teria os macroconverters e os closeup como opções, no custo benefício acho que os closeup seriam realmente a melhor opção para uma V1.

5) Polarizador vc usa quando pretende eliminar reflexos ou aumentar os contrastes do céu, além de outros efeitos que exijam luz polarizada, o Parassol eu uso sempre, ele é ótimo para proteger a lente da câmera e se for bem feito (feito na medida para a cobertura de quadro máxima da lente) ele não interfere em nada na foto (além de eliminar Flare).

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2005, 07:31:53
Desculpem muitas perguntas, mas antes de comprar meus filtros quero fazer as escolhas certas e necessárias.

Já decidir em comprar: Pára-sol, Polarizador.

Dúvidas:

1) Filtro UV kenko, seria de boa marca? Será que eu perderia a qualidade nas fotos utilizando esse filtro?

2) Com uso do para-sol (onde haja necessidade de flash) a noite, por exemplo, não iria afetar no "rendimento" do flash?

3) Flare seria esse destaque que dei nessa imagem? (imagem cropada)
Flare

4) Como saber, antes de comprar, se o para-sol é "bem feito (feito na medida para a cobertura de quadro máxima da lente)".

5) Alguem teria exemplos de fotos ou sabe algum site onde possa ver o filtro ND em "ação" ?

6) Poderia utilizar o para-sol + polarizador em QUALQUER momento e/ou situação que for fotografar? (noite, dia, chuva, sol), ou seja, colocar os 2 no adaptador e não retirar-los nunca mais??? (Ganherei qualidade nas fotos?)

Agradeço a todos aí pelos esclarecimentos.

PS: Leo: Na sua opinião, quais filtros você indicaria para eu comprar?


 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2005, 10:35:40
1) por melhor que seja o filtro UV vc perderá qualidade nas fotos, aumentará o nivel de aberração cromática e etc, o filtro bom vai reduzir o problema, mas a colocação de um novo elemento no conjunto ótico sempre causa perda considerável na qualidade do sistema, concluíndo Kenko não é tão bom, é segunda linha da Hoya.

2) Em alguns casos pode afetar o flash embutido (que é muito baixo) formando uma sombra na parte de baixo da foto, porém com um flash externo e na maioria dos flashs embutidos isso não ocorre, portanto pode usar tranquilamente pois o parassol não afeta a quantidade de luz que chega na lente.

3) Sim, isso é Flare (não muito intenso mas é).

4) Se for original certamente é, senão é necessário testar para ver se ele não gera vinheta quando no máximo wide da câmera.

5) Visite este Post: Filtro ND, qual comprar Ele tem informações sobre o densidade Neutra.

6) O Parassol não tem problema, agora qualquer outro filtro lhe trará problemas se usado inadequadamente, o Polarizador por exemplo reduz cerca de 1 a 2 pontos de luz na entrada da lente, é um filtro recomendado para uso exclusivo em aplicações onde seja útil, assim como todos os outros filtros. Deixar qualquer filtro na frente da lente sem objetivos específicos é prejudicial para seu trabalho fotográfico.

Eu indico sem dúvida nenhuma o polarizador, é um dos filtros mais importantes.

O Parassol (que não é filtro) também é bastante indicado, eu uso o tempo todo, só tiro quando quero flare :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2005, 10:52:28
Ola amigo, minha opinião sobre suas questões:

1 - O filtro UV bloqueia o Ultra violeta, e na minha opinião serve somente para proteção da lente mesmo! Se for usar outro filtro, tire o UV!! Tipo, não use um polarizador e um UV junto pois dependendo da marca pode gerar mais perdas da qualidade da foto!

2 - o parasol não atrapalha no rendimento do flash! Sua função é boquear luzes que estão transversal ou paralelo a lente... (pelo menos é o uso que penso, além de um excelente protetor para lente) O flash fica sendo um perpendicular, ou seja, é lançado pra frente, para o objetivo da foto! O flash no teto acho que não produz flare... Pelo menos eu nunca consegui! :)

3 - é o flare é por ai mesmo!!! Só que um parasol nesta condição de foto acho que não te ajudaria muito, já que a luz está direto na sua lente!!! Quase fiquei cego!!! :blink:

4 - Não posso te ajudar muito neste tópico! Mas creio que um teste possa ajudar! Cuidado em arriscar comprar coisas pela internet que muitas vezes a dificuldade é grande!!!

5 - Neste endereço (aqui) tem um simplificado esquema de funcionamento de uma intensa variedade de filtros! Talvez de ajude em alguma coisa!! Tipo eu uso também um Cross 8 e um Cross 6 em algumas fotos noturnas! Faz alguma contribuição!

6 - Penso que usar um polarizador a todo momento é fria! O parasol tudo bem, pois ele não mexe na cor da foto... :rolleyes:  Dependendo dos pontos de quebra de luz do polarizador, você vai ter dificuldades quando a ausência de luz for grande! Até mesmo no uso do flash!!!! <_<  Filtros não são leitos para serem usados a todo momento! Cada um tem uma aplicação! Conhece-los ajuda a melhor usa-los e ganhar boas fotos!!!! :D

Espero ter ajudado em algo!!!!
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2005, 12:20:44
FoxValleSCJ só um comentário, sobre o item 2, existem vários flashs que ao serem disparados fazem sombra no parassol, isso normalmente ocorre em flashs embutidos, então existem casos onde o uso do parassol com flash pode ser inviável devido à sombra gerada pelo parassol que acaba escurecendo a parte inferior da imagem, mas com flashs externos isso é praticamente impossível de ocorrer.

Eu sempre uso o parassol com objetivo de proteger o elemento frontal da lente, afinal não faz sentido gastar US$ 1000,00 em uma lente e tacar um filtro UV na frente dela, ai é mais negócio comprar umas 4 lentes de US$ 250,00 iguais e ir detonando elas que se bobear ainda tem mais qualidade sem o filtro do que a de US$ 1000,00 com o filtro.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.