Autor Tópico: Papo velho...mas estou com dúvidas.....filtro U.V.  (Lida 5846 vezes)

barrionuevo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Abril de 2012, 17:18:20

 Os Greika são passáveis, EMHO, para o caso de proteção física. Para proteção ótica não.
Então, se vc arrisca sua objetiva em determinadas situações é sempre bom usar a proteção. Se o caso é apenas para filtragem dos raios UV, aposente os Greika e compre ou Hoya ou B+W (tem uma outra marca de grande qualidade mas nunca lembro o nome de cabeça. Vou dar uma pesquisada aqui e já volto).


Valeu pelas dicas, só uma duvida, desculpa a ignorância, mas consegui atingir o pensamento.

O que tu considera proteção física e proteção ótica.... Falaste que é passível de proteção física e ótica nao, poderia explicar?

Grande abraço
Fabiano Barrionuevo
Porto Alegre - RS
Nikon D5100
Nikon 18-55mm / Nikon 35mm 1.8 / Sigma 70-300 DG OS 4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fabianobarrionuevo/


barrionuevo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Abril de 2012, 17:28:05
Barrionuevo:

Realmente! Porto Alegre (cidade da qual gosto demais) é muito limitada quando se procura algumas coisas (como as de fotografia). Bah, que inveja (branca!), de quem mora em São Paulo! Lá dá para escolher entre dezenas ou centenas de lugares...

Tenho um filtro cuja marca não sei qual é, veio junto c/ uma 105mm que comprei de um amigo paulista, e também tenho um dessa marca (Greika), que comprei na Casa do Filme. E bem caro! Também gostaria de saber se é bom.

Abraço.

Pois é meu velho, como é difícil, e pra tudo. Estava olhando receiver para hometheater, e só tem uns bagaceiros, e os tops também tem preço acima dos tops.

Para o barco de pesca, mesma coisa, tudo de são Paulo, nada daqui. Pra tu ter uma ideia, eu comprei o barco inteiro, motor etc de São Paulo, com frete de caminhão (peso de uns 400kg) e me custou uns 2 mil a menos que comprar na Motohiama na farrapos.

A Zaniratti esta vendendo cartão de memória classe 10 de 4GB sandisk por 360 conto!!!! Vamos se respeitar....

Cara, nem precisa subir pra São Paulo, meu irmão mora em Curitiba, e já esta com algumas encomendas, inclusive o receiver da onkyo pela metade do preco de Porto Alegre.

Adoro Porto Alegre, que me acolheu super bem desde 1994, quando sai do PR pra estudar pra cá... Mas as vezes irrita esta falta de produto de qualidade um pouco diferenciada com preço competitivo com as lojas fora do estado.

Abcs
Fabiano Barrionuevo
Porto Alegre - RS
Nikon D5100
Nikon 18-55mm / Nikon 35mm 1.8 / Sigma 70-300 DG OS 4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fabianobarrionuevo/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 22 de Abril de 2012, 17:55:47
Valeu pelas dicas, só uma duvida, desculpa a ignorância, mas consegui atingir o pensamento.

O que tu considera proteção física e proteção ótica.... Falaste que é passível de proteção física e ótica nao, poderia explicar?

Grande abraço

Física = Queda, arranhões, pedriscos, gordura de dedo, degradação química.
Ótica = UV.
« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 17:56:17 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2012, 10:13:17
Falaram em Hoya HMC...  E igualmente mencionaram SMC...O que significa(m) essa(s) sigla(s)? Os Hoya não-HMC (e não-SMC) são piores?
« Última modificação: 23 de Abril de 2012, 10:36:22 por Tom Photo »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #19 Online: 23 de Abril de 2012, 12:32:19
Falaram em Hoya HMC...  E igualmente mencionaram SMC...O que significa(m) essa(s) sigla(s)? Os Hoya não-HMC (e não-SMC) são piores?

HMC - Hoya Multi-Coated
SMC - Super Multi-Coated

Série boa da hoya - HMC, SMC - Pro1-Digital - Hoya HD
Os outros eu evitaria, ainda mais por encontrar o HMC que é o melhor custo benefício por um valor muito, próximo dos hoya green series (single coated).


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #20 Online: 23 de Abril de 2012, 12:57:33
HMC - Hoya Multi-Coated
SMC - Super Multi-Coated

Série boa da hoya - HMC, SMC - Pro1-Digital - Hoya HD
Os outros eu evitaria, ainda mais por encontrar o HMC que é o melhor custo benefício por um valor muito, próximo dos hoya green series (single coated).

Eu acabei comprando o Hoya Pro 1- Digital no M.L. ontem a noite. A loja que eu comprei o Hoya HMC 67 mm não tinha mais no estoque por isso acabei pegando só esse Tianya, mas o Polarizador não o U.V. e no pacote do correio o cara devolveu o dinheiro pago pelo U.V.. Creio que por ser o polarizador da Tianya e não usar a toda hora não vai comprometer muito.
Abs


barrionuevo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 23 de Abril de 2012, 14:29:03
Física = Queda, arranhões, pedriscos, gordura de dedo, degradação química.
Ótica = UV.

 :ok: aprendi mais uma.... Nao sabia que raios UV danificavam o conjunto ótico!!!

Este forum tem me ensinado muitas coisas...  :clap:

Fico só no banquinho  :snack: aprendendo!
Fabiano Barrionuevo
Porto Alegre - RS
Nikon D5100
Nikon 18-55mm / Nikon 35mm 1.8 / Sigma 70-300 DG OS 4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fabianobarrionuevo/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2012, 15:08:35
:ok: aprendi mais uma.... Nao sabia que raios UV danificavam o conjunto ótico!!!

Este forum tem me ensinado muitas coisas...  :clap:

Fico só no banquinho  :snack: aprendendo!

Não disse que UV danifica o conjunto ótico. Luz nenhuma, em nenhuma frequencia, danifica o conjunto ótico. Raio laser pode danificar os fotodiódos do sensor.
UV danifica a foto (por isso falei em proteção ótica). O filtro vai servir de barreira física aos raios. Embora já existam os coatings nas lentes e o filtro passa-baixa que segura a grandissíssima maioria dos raios, em determinados locais o UV é indicado.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


barrionuevo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Abril de 2012, 15:11:25
Não disse que UV danifica o conjunto ótico. Luz nenhuma, em nenhuma frequencia, danifica o conjunto ótico. Raio laser pode danificar os fotodiódos do sensor.
UV danifica a foto (por isso falei em proteção ótica). O filtro vai servir de barreira física aos raios. Embora já existam os coatings nas lentes e o filtro passa-baixa que segura a grandissíssima maioria dos raios, em determinados locais o UV é indicado.  :ok:

Ainda bem que sou medico e nao fotografo nem fisico....  :aua: :aua:  :aua:

Ok, agora acho a compreendi..... Demente!

Abcs e obrigado...
Fabiano Barrionuevo
Porto Alegre - RS
Nikon D5100
Nikon 18-55mm / Nikon 35mm 1.8 / Sigma 70-300 DG OS 4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fabianobarrionuevo/