Autor Tópico: Pentax-K 50mm 1.4 com adaptador na EOS 1100D - Foto esbranquiçada  (Lida 3175 vezes)

sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Fala galera!
Esse é meu primeiro tópico aqui, to engatinhando no mundo da fotografia e sei que aqui tem vários mestres, então acho que é o lugar certo pra minha dúvida  :D

Comprei semana passada uma Canon T3 com uma lente 50mm 1.8 (vou focar em retratos) e essa semana ganhei uma lente antiga SMC Pentax-K 50mm f1.4 e sei que dá pra adaptar nas Canons novas!
Comprei um adaptador pra utilizar a mesma na T3 só que pra minha decepção, as fotos em 1.4 estão saindo um pouco esbranquiçadas, não sei... testei com uma 35-70 antiga também q ficou normal, não fica tão esbranquiçado. Não sei se é impressão minha, mas quando coloco a lente em f2 ela não fica esbranquiçada ou pelo menos diminui...

Seguem algumas fotos pra vcs verem, e se puderem me ajudar nessa "decepção" rsrs...
Alguém sabe como resolver isso?

Abraço galera!
Sérgio

FOTO COM A CANON 50mm 1.8 NOVA


FOTO COM A SMC PENTAX 50mm 1.4


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2012, 18:46:01
Tente fazer a mesma foto, com a mesma fotometria e vai fechando o diafragma 1.4-2.0-4.0-5.6...

Acredito que seja contra-luz, mas só mais testes para ter certeza.
Já olhou a lente para ver se não tem fungo? Quando há grande infestação eles deixam a foto esbranquiçada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2012, 18:58:55
Verifique se a lente não está com fungos ou com uma "névoa" nos elementos internos. Se ela estiver amarelada isso também pode ser a causa.

De qualquer forma, vale uma visita ao técnico. Esta lente é maravilhosa, tenho a versão M42 (é a mesma lente, só que com outra baioneta) e não empresto, não dou e não vendo por nada  :D

Duas da minha filha feitas com ela, em diferentes fases

Silêncio.. por Alexandre.Schuster, no Flickr


Alice por Alexandre.Schuster, no Flickr


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2012, 21:53:11
Pode ser duas coisas:

A maioria das lentes antigas, de antes de 1980 tem alguns gupos óticos que usam uma resina natural chamada bálsamo do Canadá como adesivo e material de interfaceamento ótico entre alguns elementos.

É fato conhecido que o bálsamo do Canadá é degradado com o passar do tempo e fica turvo e amarelado. É também um foco em potencial para fungos. Se o bálsamo estiver alterado ou contaminado vai causar um efeito de difusão na imagem.

Se for este o caso, só descolando os elementos em questão, limpando e colando novamente com o bálsamo sintético. Custa bem caro para fazer.


Outra coisa que acontece muito e que afeta a exposição é que quando se usa uma objetiva de foco manual, antiga, não deve-se usar fotometria tipo matricial (multi segmento), e sim spot, parcial ou média.

Tem muita gente comprando objetivas antigas no ebay e se dando mal por causa desse problema do bálsamo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2012, 22:15:27
Mais um aprendizado na lista.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2012, 22:19:50
Mr. Hyde:

Vou fazer isso amanhã com uma luz legal, de manhã e posto aqui!
Não sei se ela tem fungo, mas olhando bem eu vi algo tipo umas pequenas "teias" no cantinho, mas só consigo ver com fundo escuro!
Vi um tutorial de como abrir no youtube, será que me arrisco? :D

AlexandreS:
Como eu disse acima, tem umas pequenas teias, será isso? é bem pouco! Será q devo abrir a lente e limpar como eu vi no Youtube?

E uma P*** sacanagem sua postar essas fotos hahaha, lindas! Tanto a filha quanto a foto, parabéns! Quero deixar a minha lente assim :(


Antonio Fernando Shalders:

Obrigado pelas infos, muito caro quanto será q custa?
Vou reparar na fotometria também!
Queria tanto usar essa bichinha de qualidade :(


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2012, 23:56:03
Se tem teia, tem fungo. Mas pelo teu relato é pouco. Muito improvável que ele seja a causa. De todo modo tem que evitar a proliferação, senão toma conta d alente e pode, inclusive passar para outras.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2012, 23:57:37
Pois é Mr Hyde, amanhã eu vou dar uma limpada nela e testar com todas as aberturas e posto aqui os testes, pode ser?

Abraço!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2012, 00:06:11
Essa da cola eu já sabia, só não sabia o nome. Foi o que chamei, dentro do meu conhecimento, de "névoa" rsrsrsrs.

Sei porque tenho uma Vivitar que tem este problema, e o "esbranquiçado" fica muito evidente principalmente no contra-luz.


« Última modificação: 21 de Abril de 2012, 00:12:36 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2012, 08:47:42
Pessoal, atualizei com as fotos da menor pra maior abertura! o branco estoura mais em 1.4 mesmo! Alguém tem alguma opinião / sugestão?

Abraço!



sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2012, 18:43:39
E ai rapazes, alguém tem ideia do problema?

Abraço


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2012, 03:31:29
VOcê já verificou se não está com algum elemento enevoado, fosco, difuso como eu disse ?

Porque se tiver, é exatamente o tipo de coisa que você vai encontrar na imagem. O problema da difusão aumenta com aberturas maiores.

« Última modificação: 24 de Abril de 2012, 03:32:35 por Antonio Fernando Shalders »


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2012, 07:10:57
VOcê já verificou se não está com algum elemento enevoado, fosco, difuso como eu disse ?

Porque se tiver, é exatamente o tipo de coisa que você vai encontrar na imagem. O problema da difusão aumenta com aberturas maiores.

Fala Antonio, obrigado pela resposta!
Eu mesmo abri a lente toda (foi fácil, tenho paciencia :D) e limpei todos os elementos, não tem absolutamente nada fosco, difuso, pelo menos não a olho nu. Quando eu olho a objetiva fora da máquina, na maior abertura, da pra ver tudo bem translúcido... infelizmente to quase desistindo :(


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2012, 14:06:40
Translucido ? tem que estar é TRANSPARENTE !

Mas supondo que você quis dizer transparente mesmo, então alguém fez besteira com ela, por exemplo, algum espaçamento errado. Esse sintoma aí geralmente é fog mesmo, já vi em uma 50 objetivas só da pentax. Tente ver com outra lente igual se puder. Senão mande para um técnico para avaliação.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2012, 16:29:56
Shalders, sei que colimação tem a ver com nitidez, mas poderia acontecer esse "anuviamento" se os conjuntos estiverem desalinhados???
Se sim, talvez não seja o caso de mandar colimar?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova