Autor Tópico: Nikon 10-24 ou 12-24  (Lida 16421 vezes)

fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #30 Online: 22 de Maio de 2012, 09:58:15
fcsergio, se não me engano foi tu que ficou com a tokina, quando usar posta seu parecer da lente. Vou considerar a compra de uma, o dificil vai ser achar.

Estou viajando hoje a noite e levando a Tokina 11-16 comigo.
Quando eu voltar, vou ver se posto uma fotos para avaliação.
Acabei escolhendo a Tokina pela qualidade de construção aliada aos excelente comentários e reviews e pelo fato de ser 2.8.
Como em DX eu uso uma 16-85mm VR,  a  11-16mm/2.8 me pareceu uma escolha lógica e vou levar também uma 70-300 VR (D7000 + 11-300mm no total).
Vamos ver o que acontece..... :)
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, 09:59:13 por fcsergio »


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #31 Online: 22 de Maio de 2012, 10:03:17
Bom galera depois de muito procurar, não encontrei muitas respostas diferentes sobre o ja postado aqui, Ai decidir analisar meu uso da lente desde meu uso com uma DSLR. E que pude perceber é que: Para não dizer nunca, acho que usei umas 5 vezes em ambiente interno, meu uso e mais em ambientes abertos e na natureza. Portanto, optei em guardar grana e comprar uma 12-24mm.

Porém agora surgiu uma outra duvida lente macro nikon 85 Vr ou 105 Vr, as duvidas estão em um novo topico

Brocatto, a 12-24 da Tokina não creio que fique atrás da Nikon.
Dependendo do preço, não precisa ficar esperando....
Além do mais, na prática vc jamais vai notar nenhuma diferença, seja lá qual vc for escolher entre essas duas e nenhuma foto sua sairá melhor ou pior por causa disso.
Testes de laboratório são feitos em circustâncias extremas que não se aplicam na maioria das vezes no dia a dia. Você corre o risco de não perceber nenhuma diferença....
Não é isso que determina a qualidade de uma boa foto.
As vezes a gente fica frustrado porque pegou a "melhor lente" e as fotos continuam com a mesma aparência.
Nada que um tapinha de Photoshop não resolva e torne ela a melhor lente do mundo (desde que não seja uma porcaria de lente, é claro!). 
Se estivessemos comparando aqui uma 24-70mm/2.8 com um 18-55mm a história seria bem outra, mas não é o caso...
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, 10:16:43 por fcsergio »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #32 Online: 22 de Maio de 2012, 11:32:58
Acabei de receber uma tokina 12-24mm f/4. Ela nao tem a fama da 11-16 2.8, mas tem um range mais favoravel para fazer uma boa composiçao e nao eh tao clara. Nao eh de metal como as outras tokinas q tenho, mas nao deixa nada a desejar em termos de construçao a uma lente nikon. A 11-16 2.8 eh interessante para aquelas tomadas noturnas, captando as luzes de uma cidade a noite. Esse tipo de foto nao eh minha praia. Vou usa-la em f/4 para fim-de-tarde ou dias chuvosos e f/5.6 ou 8 para dias ensolarados.

Vou bater umas fotos com ela de um bosque, e posso postar aqui e fazer um hands on para vcs.

Com paciencia, a tokina 11-16 2.8 usada e em bom estado, eh vendida por R$ 1500,00 ou menos em foruns e no mercado livre. Nao eh uma lente rara no Brasil!!!! A minha paguei R$ 1100,00.

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 22 de Maio de 2012, 15:01:04
Legal Mad, parabéns pela aquisição.
Pode postar, assim conhecemos mais da lente.  :ok:


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 22 de Maio de 2012, 15:05:41
Brocatto, a 12-24 da Tokina não creio que fique atrás da Nikon.
Dependendo do preço, não precisa ficar esperando....
Além do mais, na prática vc jamais vai notar nenhuma diferença, seja lá qual vc for escolher entre essas duas e nenhuma foto sua sairá melhor ou pior por causa disso.
Testes de laboratório são feitos em circustâncias extremas que não se aplicam na maioria das vezes no dia a dia. Você corre o risco de não perceber nenhuma diferença....
Não é isso que determina a qualidade de uma boa foto.
As vezes a gente fica frustrado porque pegou a "melhor lente" e as fotos continuam com a mesma aparência.
Nada que um tapinha de Photoshop não resolva e torne ela a melhor lente do mundo (desde que não seja uma porcaria de lente, é claro!). 
Se estivessemos comparando aqui uma 24-70mm/2.8 com um 18-55mm a história seria bem outra, mas não é o caso...

Com certeza fcsergio, por isso mesmo estou vendo a possibilidade de pegar um usada em boas condições, fico no aguardo das suas fotos com a 11-16. Obrigado por compartilhar conhecimento.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 22 de Maio de 2012, 17:08:02

Com certeza fcsergio, por isso mesmo estou vendo a possibilidade de pegar um usada em boas condições, fico no aguardo das suas fotos com a 11-16. Obrigado por compartilhar conhecimento.

Eu paguei R$ 1.500,00 na minha 11-16mm e está bem conservadinha.
Vi uma outra sendo vendida no Digiforum ou Brfoto, não tenho certeza.
Se vc não tiver postagens suficientes para mandar mensagem nos classificados desses sites (> 50), é só mandar uma MP pro vendedor (comprei uma 35/1.8 dessa maneira, por apenas R$ 450,00).
É só checar todo dia que aparece sempre.
De qualquer maneira, tanto a Tokina 12-24mm como a Nikon 12-24mm são f/4.
Por que não ??
Se eu descobrir eu posto aqui.
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, 17:10:29 por fcsergio »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #36 Online: 22 de Maio de 2012, 21:43:27
Bati umas fotos com a tokina 12-24 e gostei das cores e nao percebi muita distorçao. Outra coisa interessante eh q mesmo em f/4, o DoF eh imenso, caracteristica das lentes GA.
Amanhan eu edito e posto as fotos. Alguma dica de como posto os RAW por aqui?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 22 de Maio de 2012, 23:09:01
 :ok: fcsergio obrigado vou dar uma olhada nesses foruns

Mad666, posso ta falando besteira mas será que se vc abrir o RAW e somente salvar em jpeg sem nenhum edição ele não mantem as carateristica do RAW :ponder:, pois não passou por nunhum tratamento.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #38 Online: 22 de Maio de 2012, 23:53:32
Vou postar em jpg de baixa resoluçao e o raw eh pra galera abrir, analisar nitidez, latitude, brincar um pouco com a imagem...

O raw da nikon eh horrivel sem tratamento. Mas to usando a camera em raw + jpg fine large. Se a foto sair ruim, edito a partir do raw. Se gosto da imagem, jah ha o jpg pronto. Vou fazer assim daqui pra frente e  vamos ver no q dah.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #39 Online: 22 de Maio de 2012, 23:57:32
Vc chegou a ver a 14-24? Tenho uma é show em tudo! recomendo.
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 23 de Maio de 2012, 00:21:03
Vc chegou a ver a 14-24? Tenho uma é show em tudo! recomendo.

Ja sim Willian o complicado é o preço :shock: ainda mais que não uso profissionalmente
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 00:21:29 por Brocatto »


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 23 de Maio de 2012, 16:32:50
:ok: fcsergio obrigado vou dar uma olhada nesses foruns

Mad666, posso ta falando besteira mas será que se vc abrir o RAW e somente salvar em jpeg sem nenhum edição ele não mantem as carateristica do RAW :ponder:, pois não passou por nunhum tratamento.

Somente se vc usar o software proprietário da Nikon eu acho que mantém (Capture NX2)


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #42 Online: 23 de Maio de 2012, 16:34:08
:ok: fcsergio obrigado vou dar uma olhada nesses foruns

Mad666, posso ta falando besteira mas será que se vc abrir o RAW e somente salvar em jpeg sem nenhum edição ele não mantem as carateristica do RAW :ponder:, pois não passou por nunhum tratamento.

Somente se vc usar o software proprietário da Nikon eu acho que mantém (Capture NX2), dependendo do q vc se refere como sendo as tais características....


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #43 Online: 24 de Maio de 2012, 17:39:43
Brocatto, essas fotos foram tiradas hoje à tarde aqui em Copenhagem com a minha 11-16mm + D700.
Diafragma totalmente aberto (2.8) + 1/100, sem nenhuma manipulação, nenhum sharpening, nada.
Direto do SD card para resize em 72dpi/800pixels
O que vcs acham da definição ??
Valeria a pena gastado mais e ter comprado a Nikon 12-24mm/4 ou a 10-24mm/2.8 ???





« Última modificação: 24 de Maio de 2012, 17:51:41 por fcsergio »


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 24 de Maio de 2012, 17:48:03
Hum para nenhuma alteração e em 2.8 ta muito bom, teria que ter uma da 12/24 e uma da 10/24 para comparar  :assobi: :assobi: :assobi:
Mas creio que se houver diferença não iriamos conseguir perceber :ponder:
qual lente é essa 10/20 2.8 ????
A definição esta muito boa mesmo, um ate faz pensar heim
Vc fez algum crop ou usou em em 14 / 16 mm?
« Última modificação: 24 de Maio de 2012, 17:52:22 por Brocatto »