Autor Tópico: AJUDA NA ESCOLHA DE LENTE  (Lida 1850 vezes)

Drunn

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • http://spaces.msn.com/mauriciodrunn/photos/
Online: 31 de Março de 2006, 15:39:51
Oi pessoal sou novo no forum, estou fotografando surf há 2 anos e já estive em muitos lugares com minha FUJI S5000, recentemente adquiri uma Canon 30d e infelizmente por motivos financeiros ainda nao pude comprar uma lente para fotografar surf. Ando pensando em lentes como 70-300 IS
100-400 L IS da Canon respectivamente.

 Quais outras lentes e marcas seriam interessantes para meu uso, de preferencia com IS e em uma faixa de preço de R$2000-R$3000 reais respectivamente.

 Ja notei em algumas fotos de outros fotografos usando canon 20d que tenho   grande diferença no uso do IS e sem o IS, ou seria somente questão de uso correto de velocidade x abertura? Efim preciso de alguns conselhos para conseguir fazer uma compra adequada pois preciso de uma lente q me de flexibilidade do zoom se possivel, ou seria melhor uma lente fixa? Penso em uma lente zoom pois não posso comprar muitas lentes e gostaria de ter uma versátil e com boa qualidade.

 Mauricio Drunn
 
Mauricio Drunn - mautd82@hotmail.com - Porto Alegre -RS
http://drunn.multiply.com/photos


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2006, 16:08:04
a 100-400 seria uma boa pedida... Mas é uma lente meio lenta... o IS pode ajudar em velocidades mais baixas já que vc vai estar fotografando quase que constantemente em 400 (se vc tiver um gosto como o meu, que prefiro fotos de surf mais fechadas no surfista)

Alente ideal para isso seria uma 400mm f/2.8L IS USM, mas não é zoom como vc prefere, e o preço não é o mais simpático...

uma boa pedida no seu caso e se quiser economizar, mas ai terá que abrir mão do IS, é a "Bigma" (Sigma 50-500mm f4-6.3)


PS: agora vi quanto quer gastar, e isso exclui a 100-400 (a 400mm 2.8 nem se fala). Vai sobrar a 70-300 IS e a Bigma para escolher..
« Última modificação: 31 de Março de 2006, 16:11:12 por GMarigo »
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2006, 16:11:00
Não acho que IS seja necessário para esse tipo de foto, pois você tem justamente que usar velocidades altas para congelar os movimentos dos surfistas...
Tem um cara do Brfoto (Luiz Machado) que está fazendo um ótimo trabalho em surf com a Sigma 50-500.
« Última modificação: 31 de Março de 2006, 16:14:32 por Bruno Gomes »


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2006, 16:13:36
Citar
Não acho que IS seja necessário para esse tipo de foto, pois você tem justamente que usar velocidades altas para congelar os movimentos dos surfistas...
Tem um cara do Brfoto (Luiz) que está fazendo um ótimo em surf com a Sigma 50-500.
dependendo do dia, se estiver mto nublado e vc tiver que usar velocidades abaixo de 1/500 o IS vai ser útil sim... Vc tem que levar em consideração tb a distancia focal...
o IS pode ser útil, mas não é vital.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2006, 16:18:06
Citar
Citar
Não acho que IS seja necessário para esse tipo de foto, pois você tem justamente que usar velocidades altas para congelar os movimentos dos surfistas...
Tem um cara do Brfoto (Luiz) que está fazendo um ótimo em surf com a Sigma 50-500.
dependendo do dia, se estiver mto nublado e vc tiver que usar velocidades abaixo de 1/500 o IS vai ser útil sim... Vc tem que levar em consideração tb a distancia focal...
o IS pode ser útil, mas não é vital.
Gabriel, mas com velocidades abaixo de 1/500 o problema é outro, pois você não vai conseguir congelar os movimentos, tanto do surfista quanto da água.
Levando em conta que campeonatos de surf ocorrem sempre durante o dia, mesmo quando estiver nublado é possível aumentar um pouco o iso, usar a maior abertura e conseguir velocidades superiores à 1/500.  


Drunn

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • http://spaces.msn.com/mauriciodrunn/photos/
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2006, 18:30:36
O ideal é tirar fotos em dias claros, mas chutando que cerca de 50-60% dos dias clássicos geralmente está nublado e é muito frustante perder o registro desses dias mesmo que nublados.

 Em muitos momentos usando minha S5000 ja fui levado a velocidades perto do 1/500 e as vezes até menores que está, sendo q o resultado final são fotos onde a imagem aparece borrada devido ao movimento da água e do surfista. Elevando o ISO ainda mais em um dia nublado, exagera-se muito o ruido...
 
 100-400mm L IS é uma lente lenta então?

 Obrigado pessoal, informo minha decisão qnd tiver adquirido uma lente...
 
Mauricio Drunn - mautd82@hotmail.com - Porto Alegre -RS
http://drunn.multiply.com/photos


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2006, 18:52:53
Penso que o nublado de praia ainda assim tem muita luminosidade em função da areia e do céu, só seria complicado em finais de tarde mesmo, mesmo assim as fotos que fiz na praia sempre usei tripé. Estabilizador e lente clara me parecem importantes mesmo é para fotos de natureza e animais, onde não parece viável uso de tripé e muitas vezes existem muito verde e sombras que complicam a fotometria.
Nikon/Panasonic Gear


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #7 Online: 31 de Março de 2006, 18:56:59
a 100-400 não é LENTA, só não é rápida. Digamos que é na média... Mas para algo como surf, onde se precisa de velocidade, é um fator importante...

Mas só uma coisa, quando eu digo lenta, não me refiro ao foco, e sim a abertura máxima dela que é de 4.5-5.6...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 31 de Março de 2006, 18:57:26
Citar
Elevando o ISO ainda mais em um dia nublado, exagera-se muito o ruido...
 
Isso com a S5000. Com a 30D você pode usar iso800 sem QUALQUER preocupação e até iso 1600 em casos extremos.


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2006, 19:00:36
Citar
Penso que o nublado de praia ainda assim tem muita luminosidade em função da areia e do céu, só seria complicado em finais de tarde mesmo, mesmo assim as fotos que fiz na praia sempre usei tripé. Estabilizador e lente clara me parecem importantes mesmo é para fotos de natureza e animais, onde não parece viável uso de tripé e muitas vezes existem muito verde e sombras que complicam a fotometria.
Gustavo, em fotografia de surf o reflexo da areia não interfere na iluminação da foto pq ele fica completamente fora do quadro (na verdade só atrapalha se vc não usar um parasol)...

E quanto a importância de uma lente mais clara, vc acha que uma lente de 1.3 a 2 pontos mais clara não interferem?
Em 400mm isso é a diferença entre 1/250 e 1/1000
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #10 Online: 31 de Março de 2006, 19:12:04
Não me referi exclusivamente a fotos de surf, Gabriel, e sim fotos de praia, se for na areia ela age como um rebatedor natural, se for de surf o céu que compoe boa parte do quadro, muitas vezes espuma branca e a menos que seja um mar escuro, também ajudam, ao menos mesmo com ISO 100 sempre consegui velocidades altas com uma compacta, com a reflex então. Como disse o Bruno, o Luiz está fazendo ótimas fotos com a Bigma que não é nada clara e o resultado está sendo bom, evidentemente que talvez tripé seja necessário, mas considerando que de regra vc fica parado para fotos de surf não vejo problema com tripé ou monopé.
« Última modificação: 31 de Março de 2006, 19:12:58 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 31 de Março de 2006, 19:19:38
Citar
Não me referi exclusivamente a fotos de surf, Gabriel, e sim fotos de praia, se for na areia ela age como um rebatedor natural, se for de surf o céu que compoe boa parte do quadro, muitas vezes espuma branca e a menos que seja um mar escuro, também ajudam, ao menos mesmo com ISO 100 sempre consegui velocidades altas com uma compacta, com a reflex então. Como disse o Bruno, o Luiz está fazendo ótimas fotos com a Bigma que não é nada clara e o resultado está sendo bom, evidentemente que talvez tripé seja necessário, mas considerando que de regra vc fica parado para fotos de surf não vejo problema com tripé ou monopé.
É por aí mesmo, Gustavo. Inclusive, me parece que o Luiz usa prioridade de velocidade em 1/800 ou mais, se não estou enganado, e isso com a Sigma em 500mm e f/6.3. O tripé é mais para não cansar o braço mesmo.


cavasotti

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 664
    • http://www.flickr.com/photos/cavasotti
Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2006, 23:49:32
Esse Luiz tem site? Gostaria de ver as fotos dele..
Abraco


Eduardo Cavasotti - Florianopolis, SC. - New York, NY.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2006, 01:26:24
É isso ae...


foto de surf, se puder mete com tripé. Não é facil ficar horas ali parado só na mão. E um IS só serve pra estabilizar as tremidas NA CAMERA, não faz diferença pro assunto. Então, se um IS deixar o preço duma lente fora de seu alcance, não esquenta, compre sem. Mas claro que, se couber no orçamento, vale. ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS