Autor Tópico: Filtro para filme p&b. Realmente necessário?  (Lida 1498 vezes)

spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Online: 23 de Abril de 2012, 16:53:27
Salve, pretendo fazer fotos com pb. Lí a respeito de filtros. No caso é uma RF. com uma lente 40mm, 1.7.

Pretendo fazer fotos street. REalmente preciso usar filtros?  O filme seria um Ilford HP 4, 125


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2012, 10:30:11
Duas perguntas:

  • O quê exatamente você leu sobre filtros? Imaginando, é lógico!, que você já tenha pesquisado sobre o tema, né, que aliás é bastante vasto na web, só pra citar apenas um local mas tem outros.
  • Qual conclusão você chegou a respeito do assunto?

Se você puder deixar mais clara a sua dúvida, isto ajuda bastante a responder às suas indagações. Exemplos, se possível, de situações ou resultados desejados.

Seja bem-vindo ao fantástico mundo do P&B.
« Última modificação: 24 de Abril de 2012, 10:32:09 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2012, 16:34:07
Salve  Mestre, a conclusão foi de dúvida. Seria para fotos street.: de pessoas, lugares, instantâneos, etc..

Estou de olho no pacote do Mestre Redivo e resolví experimentar.Fquei na dúvida se o Ilford realmente precisaria de um .   
FOTOGRAFIA....... 
. o único que achei interessante foi esse.
YELLOWISH GREEN - Amarelo esverdeado - 1 1/2 stops, filtro de correção. Reduz o excesso de vermelho, produzindo um resultado mais de acordo com o olho humano, especialmente indicado para portraits, dando um efeito natural à pele e ao tom dos lábios. Recomendado para resgatar a escala tonal de cinza.

A fotografia p&b. sempre me atraiu, nunca tive coragem. Isso pq. o meu pai foi um excelente fotógrafo amador, muito premiado com sua Rollei.

Agora, depois de ler bstante, resolví me dar este presente de aniversário e "emburacar" no p&b.(É mais barato do que se separar, rsrsr)

Acho que vou queimar uns filmes sem filtro e analizar.

Muito obrigado pela atenção e resposta.

Do seu pupilo
   
 


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2012, 18:25:52
ôpa, calma lá! Vamos bem devagar com o andor porque o santo é feito de barro. Que papo é esse de mestre?! E de pupilo?! Bem, este último pode até ser que seja, mas não meu. Note bem que você conhece bem mais que você mesmo pode supor.

Já que vc citou o Redivo, ele sim é um grande mestre, aliás, Mestre. E como ele há tantos outros. Sobre o pacote de filme, puxa vida, aquilo é mesmo uma tentação. Não perca de vista.

Eu quero apenas dar uma opinião, nada mais que isso. O filtro verde-amarelo é bem legal, mas penso que não exatamente para aquilo que vc pretende, pois ele rende mais em fotos de paisagem. Comece experimentando dois: amarelo e laranja, respectivamente, 1 f/stop e 2 f/stop de compensação.

Essa coisa de produzir um "um resultado mais de acordo com o olho humano", bem, eu já li/ouvi isso por aí. Sei lá, por mais teórico e conceitual que seja essa afirmação, pra mim, na prática, o olho humano enxega o quê? Colorido, né! Então, na hora de fazer a foto procure pensar/olhar/raciocinar em P&B porque é isto que vc busca, é isto que vc está lá fazendo.

Uma lente 40mm, 1.7, e ainda rangefinder, eu tô achando que vc vai de Minolta Hi-Matic (Rokkor), ou Canon Canonet, ou alguma Zuiko em qualquer Olympus da vida, por exemplo, uma 35 RD. Se não for nada disso, desculpe-me o chute errado.

De qualquer modo, e seja lá qual for, pense que o filtro também precisa ter qualidade. Aqueles filtros chineses bem baratinhos eu acho uma péssima idéia. Hoje em dia a gente acha bons filtros por preços bem interessantes.

Mas, me diga. E a Rollei do seu pai vai entrar no esquema também? Puta câmera, puta lente, hein!
-22.352971,-48.775582


spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2012, 21:52:05
ôpa, calma lá! Vamos bem devagar com o andor porque o santo é feito de barro. Que papo é esse de mestre?! E de pupilo?! Bem, este último pode até ser que seja, mas não meu. Note bem que você conhece bem mais que você mesmo pode supor.

Já que vc citou o Redivo, ele sim é um grande mestre, aliás, Mestre. E como ele há tantos outros. Sobre o pacote de filme, puxa vida, aquilo é mesmo uma tentação. Não perca de vista.

Eu quero apenas dar uma opinião, nada mais que isso. O filtro verde-amarelo é bem legal, mas penso que não exatamente para aquilo que vc pretende, pois ele rende mais em fotos de paisagem. Comece experimentando dois: amarelo e laranja, respectivamente, 1 f/stop e 2 f/stop de compensação.

Essa coisa de produzir um "um resultado mais de acordo com o olho humano", bem, eu já li/ouvi isso por aí. Sei lá, por mais teórico e conceitual que seja essa afirmação, pra mim, na prática, o olho humano enxega o quê? Colorido, né! Então, na hora de fazer a foto procure pensar/olhar/raciocinar em P&B porque é isto que vc busca, é isto que vc está lá fazendo.

Uma lente 40mm, 1.7, e ainda rangefinder, eu tô achando que vc vai de Minolta Hi-Matic (Rokkor), ou Canon Canonet, ou alguma Zuiko em qualquer Olympus da vida, por exemplo, uma 35 RD. Se não for nada disso, desculpe-me o chute errado.

De qualquer modo, e seja lá qual for, pense que o filtro também precisa ter qualidade. Aqueles filtros chineses bem baratinhos eu acho uma péssima idéia. Hoje em dia a gente acha bons filtros por preços bem interessantes.

Mas, me diga. E a Rollei do seu pai vai entrar no esquema também? Puta câmera, puta lente, hein!

Salve Mestre, acertou, é uma Canonet. Vou deixar a Fe parada com uma 50, 1.8, no-AI, que é excelente.

Vou seguir a sua sugestão de filtros, se bem que o mestre Redivo não usa filtros com esse filme.
Com relaç]ão a Rollei, está prometida ao Mec ha algum tempo. Só não pude pega-la  por razões familiares na antiga casa do meu pai. Qdo tiver em mãos, passando por um CLA, se ele não quizer é sua. E as chances são grandes, pois ele , como sabe está afastado das lides. Acho a Rollei uma grande peça, mas nunca me acertei com ela. Me apaixonei pela Hassel......, qdo tive uma pequena nas mãos de um turista aqui no RJ, que pediu para tirar uma foto dele e a namorada. Nunca mais ví esse modelo...........

Grande abraço