Autor Tópico: Em busca da configuração perfeita  (Lida 10281 vezes)

MMoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
    • Marcus Moura
Online: 24 de Abril de 2012, 15:18:17
Boa tarde amigos fotógrafos!!
Galera é o seguinte:
Estava pensando na melhor forma de configurar minha câmera. Com qual configuração eu obtenho melhores
resultados.
Exemplo: Em ISO 100, F/3,5 e velocidade 150, mexendo em qual desses eu posso ter uma imagem melhor?
Ou seria mexendo nos três. Se quiser uma foto clara, abrir só diafragma, aumentar apenas o ISO ou só diminuir a velocidade.
Tem como chegar em uma configuração ideal mexendo em apenas um desses elementos ou a coisa é em conjunto?
Eu acredito que seja um conjunto, mas as duvidas as vezes batem à cabeça.
Um abraço,
Marcus


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2012, 15:24:04
Bem vindo ao fórum MMoura...  :worship: :worship:

Não leve a mal o que vou dizer agora, mas... configuração de uma câmera não é como receita de bolo, onde sempre vc terá que colocar os mesmos ingredientes...

A configuração ideal depende do equipamento, local e principalmente da luz...

Uma velocidade X Com abertura Y e ISO www vai funcionar perfeitamente em um dia de sol as 16:30... mais esta mesma configuração não vai obter o mesmo resultado caso vc vá fotografar as 20:30 em um local fechado... entende o que quero dizer????


MMoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
    • Marcus Moura
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2012, 15:41:55
Entendo Elis, mas o que eu quero saber é que para clarear a imagem (da melhor forma, em relação a nitidez, cor, etc) eu aumento o ISO ou diminuo a velocidade?
A duvida seria no que mexer para me dar um melhor resultado.
Como citado acima, para clarear, eu aumento o ISO (q pode granular a imagem) ou diminuo a velocidade (que, dependendo pode tremer).
Eu posso estar viajando nessas histórias, mas é que é uma duvida que eu gostaria de tirar.

Receita de bolo eu sei que não é, mas no que mexer para me dar uma melhor qualidade de imagem? Tanto em ampliação, cor, nitidez, etc...


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2012, 16:10:22
Como a Elis já disse, depende.
Isso é muito relativo, por exemplo se você estiver fotografando algo em movimento, não poderá usar velocidade muito baixa..

Essas configurações são totalmente relativas ao ambiente que você estiver fotografando.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2012, 16:21:22
Rapaz, isso não existe.
Não há "dica", não há "receita", não há "truque", etc...

Configuração para se obter um determinado resultado é fruto de anos e anos de experimentação, frustração, alegrias, erros e acertos... Além disso, é variável ao longo do tempo de acordo com o senso estético do fotógrafo. Assim, uma determinada configuração em determinada cena (que jamais ira se repetir) pode-lhe agradar hoje e amanhã (20 anos depois) já é uma configuração completamente esquecida e não querida porque seu senso estético se modificou.

Então, velho, esqueça essa besteira e vá fotar!!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


MMoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
    • Marcus Moura
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2012, 16:42:26
Ok pessoal, já me convenci que essa coisa não exite mesmo. Eu já tinha uma desconfiança, mas como eu aprendi o pouco que
sei lendo na net, lendo tutoriais e assistindo videos no YT, eu não tenho ninguém para discutir essas questões pessoalmente, então
viajo nos tópicos, heheheh.
Valeu mesmo. Sempre aprendendo cada vez mais com os amigos do MF!
Um abraço,
Marcus


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2012, 16:44:56
MINHA OPINIÃO:

Primeiro deve-se saber o que voce quer da fotografia que vai tirar. Qual enquadramento, qual clima, qual composição, qual destaque, qual efeito e por aí vai. Depois de decidir isso, as configurações servem para alcançar este objetivo.

Se for para tirar uma foto com exposição aceitável, daquilo que vc vê, tira no automático e a câmera pensa isso por você (as vezes melhor e mais rápido que a gente  :assobi:).

Vou dar um exemplo. Criança correndo, luz do meio dia. Se eu tirar no automático é bem provável que vc terá a ação congelada e com todo o fundo em foco, com a velocidade do obturador alta, abertura pequena (f/8 ou f/11) e ISO Baixo.

Agora nesta mesma situação, vc não quer que o fundo esteja em foco (pq está feio), e quer fazer o chamado Bokeh, e ainda manter a ação congelada, vc terá que  aumentar a abertura da lente (f/2.8 por exemplo), e para compensar vai ter que compensar com uma velocidade ainda maior e um ISO ainda mais baixo.

Ora, por isso DEPENDE do q vc quer. Tem gente que pode querer ruído nas fotos (vai saber), por exemplo em fotos Nudez artística, para dar um clima ou sei lá. Para ter esse efeito na câmera, sobe o ISO.

Não existe regra desde que vc saiba o que quer fazer antes do CLICK. Para colocar a câmera no modo manual tem que saber o que se quer antes . Se não...coloca no automático e seja feliz.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2012, 02:07:50
Ok pessoal, já me convenci que essa coisa não exite mesmo. Eu já tinha uma desconfiança, mas como eu aprendi o pouco que
sei lendo na net, lendo tutoriais e assistindo videos no YT, eu não tenho ninguém para discutir essas questões pessoalmente, então
viajo nos tópicos, heheheh.
Valeu mesmo. Sempre aprendendo cada vez mais com os amigos do MF!
Um abraço,
Marcus

Ainda  bem q vc se convenceu q nao existe essa receita q vc desejava. Treine, teste, aprenda e perceba por si proprio q isso q  vc buscava nao existe.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2012, 13:57:21
MMoura,
Voce esta no caminho correto perguntando. Quem pergunta, tem vontade de aprender.

Nos nascemos sem saber e morremos  sem aprender.



CARLOS1503

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2012, 16:31:03
eu acho que vç deveria testar, testar, e testar; cada caso é uma coisa a ser feita pra isso existem os fotografos profissionais, vç tem q conhecer seu equipamento tanto no maximo dele, tanto no minimo, o que ele pode te dar? leia o manual, faço cursos, veja tutoriais leia muito se vç quer ser um amante da fotografia, leia estude e principalmente tire muitas fotos.


robson.r.silva

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2012, 13:21:16
MINHA OPINIÃO:

Primeiro deve-se saber o que voce quer da fotografia que vai tirar. Qual enquadramento, qual clima, qual composição, qual destaque, qual efeito e por aí vai. Depois de decidir isso, as configurações servem para alcançar este objetivo.

Se for para tirar uma foto com exposição aceitável, daquilo que vc vê, tira no automático e a câmera pensa isso por você (as vezes melhor e mais rápido que a gente  :assobi:).

Vou dar um exemplo. Criança correndo, luz do meio dia. Se eu tirar no automático é bem provável que vc terá a ação congelada e com todo o fundo em foco, com a velocidade do obturador alta, abertura pequena (f/8 ou f/11) e ISO Baixo.

Agora nesta mesma situação, vc não quer que o fundo esteja em foco (pq está feio), e quer fazer o chamado Bokeh, e ainda manter a ação congelada, vc terá que  aumentar a abertura da lente (f/2.8 por exemplo), e para compensar vai ter que compensar com uma velocidade ainda maior e um ISO ainda mais baixo.

Ora, por isso DEPENDE do q vc quer. Tem gente que pode querer ruído nas fotos (vai saber), por exemplo em fotos Nudez artística, para dar um clima ou sei lá. Para ter esse efeito na câmera, sobe o ISO.

Não existe regra desde que vc saiba o que quer fazer antes do CLICK. Para colocar a câmera no modo manual tem que saber o que se quer antes . Se não...coloca no automático e seja feliz.

Concordo com o Leandro, só acrecentaria que voce deve tambem conhecer muito bem o equipamento que esta usando para saber qual é o limite que pode chegar em cada regulagem, como por exemplo abusar de ISOS altos, pois algumas cameras como 7D ou a 5D voce pode trabalhar com Isos mais altos sem que tenha granulação da imagem


MMoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
    • Marcus Moura
Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2012, 15:39:13
Concordo com o Leandro, só acrecentaria que voce deve tambem conhecer muito bem o equipamento que esta usando para saber qual é o limite que pode chegar em cada regulagem, como por exemplo abusar de ISOS altos, pois algumas cameras como 7D ou a 5D voce pode trabalhar com Isos mais altos sem que tenha granulação da imagem

Eu levantei essa questão por que estou reparando que a minha nikon d3100 está granulando demais pro meu gosto. Queria saber se teria alguma configuração que me desse uma imagem mais perfeita (eu sei que não existe, hehe). Não que grão seja
problema, mas quando necessário um crop, a imagem granula fácil...


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2012, 15:55:27
Eu levantei essa questão por que estou reparando que a minha nikon d3100 está granulando demais pro meu gosto. Queria saber se teria alguma configuração que me desse uma imagem mais perfeita (eu sei que não existe, hehe). Não que grão seja
problema, mas quando necessário um crop, a imagem granula fácil...

Vou me intrometer... que tanto vc tá cropando essa imagem? Se estiver fazendo um crop de 100% vai aparecer grão mesmo.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Claudiofulas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2012, 16:39:42
Eu levantei essa questão por que estou reparando que a minha nikon d3100 está granulando demais pro meu gosto. Queria saber se teria alguma configuração que me desse uma imagem mais perfeita (eu sei que não existe, hehe). Não que grão seja
problema, mas quando necessário um crop, a imagem granula fácil...

Cara isso realmente é um problema... essas fotos q não te agradaram foi noturna, diurna, interno, externo? e qual o crop q está fazendo, pq mesmo uma camera Top, TOP se der um crop em 100% vai granular tbm da mesma forma... tome cuidado com os crops... ao invés do crop tente se aproximar mais do assunto e se for de noite e puder usar um flash ja ajuda....

Entendo o que vc esta passando, é só não se desesperar e continuar treinando...

Abraço e bons clicks
2x Nikon D7000
Fixa - Nikon AF-S 10.5mm 2.8 | Nikon AF-S 50mm f/1.8G | Nikon AF-D 85mm 1.8
Zoom - Tamron 17-50mm f/2.8 (no VC) | Nikon 35-70mm 2.8 (macro em 35mm) | Sigma 50-150mm 2.8 | Tokina AF 100-300mm f4


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2012, 11:06:39
Boa tarde amigos fotógrafos!!
Galera é o seguinte:
Estava pensando na melhor forma de configurar minha câmera. Com qual configuração eu obtenho melhores
resultados.
Exemplo: Em ISO 100, F/3,5 e velocidade 150, mexendo em qual desses eu posso ter uma imagem melhor?
Ou seria mexendo nos três. Se quiser uma foto clara, abrir só diafragma, aumentar apenas o ISO ou só diminuir a velocidade.
Tem como chegar em uma configuração ideal mexendo em apenas um desses elementos ou a coisa é em conjunto?
Eu acredito que seja um conjunto, mas as duvidas as vezes batem à cabeça.
Um abraço,
Marcus

primeiro, le tutoriais sobre exposiçao, profundidade de campo, composiçao, para começar a entender de que se trata, e faz testes.
hoje e muito facil aprender.
segundo: o aprendizado e para sempre!!!!
abs.