Autor Tópico: cores "lavadas" no LCD da D90  (Lida 2092 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Online: 23 de Maio de 2012, 10:07:32
Num aula de uso do flash, percebi q as fotos da minha D90 ( + tamron 90mm 2.8 macro ) estavam com a saturaçao baixa em relaçao as fotos da D90 do meu amigo ( + 80-200 2.8 da nikon ) e a minha D7000 ( + 50mm 1.8G ). Julguei q era pela mah qualidade da lente tamron e deixei pra lah. Testando a lente em outras cameras, as fotos apresentaram boa saturaçao em outras maquinas com a mesma lente, logo, nao era a lente, o problema estava na minha camera!!!!

Com as cores lavadas, fico com a sensaçao de foto superexposta, fazendo com q eu perca um pouco a noçao se a fotometria tah boa ou nao apos tirar uma foto com a D90. Penso em algo errado com a fotometria ou com LCD da camera.

Olhamos os ajustes e todas as 3 cameras estavam em Neutro como confuguraçao de imagem e brilho no LCD em 0 ( zero ), ou seja, confuguraçao errada da camera, nao parece. Nao encontrei mais nenhum tipo de ajuste do LCD a nao ser esse. 

Olhando as fotos das 3 maquinas no PC, e como os flash estavam todos em TTL ( 3 fora da sapata ), as cores das 3 maquinas ficaram iguais no PC, logo, deduzo q o sensor da minha D90 tah ok. A bronca eh nas cores do LCD, q estah me induzindo a subexpor todas as fotos.

Alguem tem alguma luz sobre uma possivel soluçao para isso??? :ponder:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2012, 10:32:34
Supondo q seu monitor esteja devidamente ajustado, pega a cam e abre a mesma imagem no monitor do PC e no LCD da cam. Depois ajuste brilho e contraste do LCD da cam até conseguir deixar o mais próximo da imagem aberta no monitor do PC. Os ajustes são limitados mas já vai dar para melhorar muito.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2012, 11:19:46
baixei em 1 ponto o brilho do LCD e melhorou um pouco. Nao tem ajuste de contraste no LCD da D90, soh brilho!

Vou usa-la assim mesmo e desencanar com isso. Depois faço um teste: pego a mesma foto e observo-a nos LCDs das 2 cameras: a minha e a do meu amigo, lado a lado. Vamos ver no q dah!! :ponder:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2012, 11:25:44
baixei em 1 ponto o brilho do LCD e melhorou um pouco. Nao tem ajuste de contraste no LCD da D90, soh brilho!

Vou usa-la assim mesmo e desencanar com isso. Depois faço um teste: pego a mesma foto e observo-a nos LCDs das 2 cameras: a minha e a do meu amigo, lado a lado. Vamos ver no q dah!! :ponder:

As minhas sempre ficam com -1 ponto no brilho, ficam melhores. Já a D700 tem um LCD com cores bem frias, e a D7000 com cores mais quentes, é nítida a diferença e não na foto, mas no LCD mesmo, só ver o menu que dá pra perceber.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2012, 11:38:34
No LCD da D7000 eh isso mesmo: as fotos ficam mais quentes e saturadas. Depois eu comparo com paciencia a mesma foto na minha D90 e na do meu amigo.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!