Autor Tópico: Ajudem a (extremamente) novata! Nikon ou Canon?  (Lida 6677 vezes)

luminor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • Keeabazoo Blog
Online: 26 de Abril de 2012, 20:37:03
Olá e boa noite para todos.
Esta é a primeira vez que acesso o fórum e estou entrando agorinha no mundo das DSLRs. Sempre fui usuária de câmeras extremamente básicas (Powershot, CyberShot).
Agora me encontro na dúvida de compra entre uma Nikon D3100, Nikon D5100 ou uma Canon 600D, a famosa Rebel t3i.
Irei utilizar a câmera mais para vídeos do que para fotos.
Peço paciência e compreensão de todos, pois como disse no título, sou extremamente novata nesse mundo da fotografia.
Aguardo boas opiniões. Abraços  :D
Canon EOS REBEL T3i <3
EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II (Kit)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2012, 20:49:18
Canon T3i.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ElcioConceicao

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2012, 20:56:28
Olá Luminor, também não sou experiente, mas ando lendo muito e ouvindo muito o que o pessoal que já esta na ativa tem a dizer, acho que esta é a dica de ouro que posso te dar.
Já adianto que tenho Canon e que não defendo nenhuma marca,  afinal nenhuma delas me patrocina ;)

 Mesmo sem saber muito o propósito ou quanto pretende investir $$, indicaria a Canon por três motivos:
 - O que ouço é que a Canon  (não necessariamente na T3i) sempre teve maior preocupação em manter o suporte para vídeo em seus modelos, possuindo mais acessórios para este fim,
 - Maior facilidade para encontrar Lentes e Acessórios (novos e usados),
 - Menor preço em relação à Nikkon, tanto para lentes e corpos

  Como li recentemente aqui no fórum, ao ver uma foto a pessoa não pergunta a marca da maquina ou se preocupa se ela é compacta, SLR ou DSLR, o que ele diz o que viu no trabalho do fotografo, se gostou ou não.
  Espero que ajude, e que não vire uma discussão sobre quem é melhor (Nikkon ou Canon)  :D :D :D


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2012, 21:02:42
Canon T3i.

Mr. Hyde, a T3i também possui o foco continuo no vídeo??
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


jtarcisio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2012, 21:04:09
Já tive uma dúvida parecida com a sua: T3i x D5100 x Pentax K-r x Sony A55. Acabei comprando uma Sony A65.
Porque não comprei nikon ou canon? Exatamente porque também pretendia filmar com a camera, e o foco automático, contínuo e rápido me fizeram escolher a SLT. Não me arrependo nem um pouco.


luminor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • Keeabazoo Blog
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2012, 21:17:28
O pior é que estou encantada com as três! Rs Mas pra quem é iniciante, tudo e de se admirar.
Enfim, inicialmente, quero investir algo em torno de 3500, por aí... Digo isso por ainda não ter experiência o suficiente para escolher acessórios e também pela necessidade ainda não ter surgido (também, nem comprei nada ainda kk).
Já testei a t3i e a D3100, me falta apenas ter a D5100 em hands-on.
Agradeço muito a opinião de todos e ainda aguardo mais algumas :)
Canon EOS REBEL T3i <3
EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II (Kit)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2012, 21:32:26
Mr. Hyde, a T3i também possui o foco continuo no vídeo??

Não. E é até melhor, porque além de não ter aquele barulho chato do AF, como esse negócio de foco continuo não funciona direito ainda, a galera se aborrece e acaba optando por focar na mão, aí percebem que as lentes atuais são bem ruins de foco manual e partem para comprar lentes analógicas e aí a Canon mata a pau, porque entra praticamente todos os registros, diferentemente da Nikon que não aceita quase nada, exceto se vc colocar um adaptador com elemento ótico e que degrada (uns mais outros menos, a depender do adaptador e da lente adaptada) a imagem.

Além disso tem a questão do LCD articulado que muitos que filma acham uma grande vantagem, a depender do estilo de filmagem de cada um.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2012, 01:05:05
Se seu foco principal é vídeo, vá de canon, caso contrário recomendo a D5100.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2012, 07:08:22
Te recomendo Canon... não gosto de Nikon simplesmente porque não gosto, não tenho motivo...

Mas mais que isso, te recomendo entender como é que uma DSLR trabalha com vídeo. O ideal seria até pegar uma em mãos de algum conhecido pra analisar.. Pode ser que você se decepcione com ela, porque não é tão simples de filmar como com as câmeras que você já teve. Dependendo do que você pretende com esses vídeos é melhor comprar uma Handycam que uma DSLR..


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2012, 07:42:30
Olá Luminor!

Respeitando sua solicitação...uma boa camera, mas pra ser usada mais pra vídeo....te indico uma camera Micro Four Thirds...sistema com qualidade de foto praticamente igual as DSLRs, mas com tamanho e peso significativamente menor. 

E falando sobre vídeo...uma das melhores cameras do mundo pra isso é a GH2....na realidade briga pro primeiro posto com a 5D MarkII (que custa 6x mais) ...e tem muitos fotografos e videomakers que preferem.... pra filmagem.... a Panasonic GH2.....ela é usada...literalmente pra fazer filmes...inclusive os studios de Hollywood a utilizam.

Mesmo as Canon de entrada (que no quesito vídeo filmam bem melhor que as Nikon) ...não podem ser comparadas a ela.....a Filmagem da GH2 está muito níveis acima.

Explicação de um videomaker

http://www.youtube.com/watch?v=Jc3521yHq9A&feature=related

Exemplos reais da potencialidades dela filmando:

http://www.youtube.com/watch?v=tONQYkjDCME

http://www.youtube.com/watch?v=n1Rpg7rON5g&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=-I8VPLN84YQ

Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2012, 07:51:14
Mais uma opinião sobre a GH2

http://www.culturaremix.com/2011/06/camara-2011/

O Preço da GH2 lá fora despencou tá por menos de 700 doletas.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2012, 10:47:47
Luminor, algumas considerações...

Primeiro, filmar com DSLR é um processo complicado, veja se é bem isso que vc procura. Serve para filmagem de takes curtos que serão unidos em processo de pós-edição, mas não servem para vc filmar os filhos correndo. Dê uma olhada no www.hdslr.com.br que é talvez o maior repositório de filmes feitos com DSLR do Brasil. Aí vc terá idéia do que pode ser feito, mas lembre-se, estes filmes sempre tem muita pós.

Segundo, R$ 3500,00 é uma boa grana, dá para vc comprar tranquilamente uma Canon 60D que é superior a todas as que vc citou, nem tanto pela qualidade de imagem que é igual à da T3i por exemplo, mas pela ergonomia, comandos, etc.. E tem a vantagem de sofrer menos com problema de aquecimento que as câmeras de entrada.

Finalmente, eu recomendaria a Canon porque em geral é melhor no quesito vídeo (é a câmera mais usada pelos videomakers que usam DSLR), existe um firmware que pode ser instalado na câmera que habilita várias funções interessantes (Magic Lantern) e, dependendo do tipo de vídeo que quer fazer, ainda existe a alternativa de usar lentes fixas adaptadas.



 

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2012, 12:40:20
Se o preço da GH2 está 700 dólares, não tem nem porque pensar em outra câmera. Pois ela adapta praticamente 95% das objetivas do mercado, e nem se compara em filmagem com as demais citadas.


SoroCarlos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2012, 13:29:20
  Cara luminor   :ok:. Olha se seu foco principal é filmagem, iria de filmadora Sony ou Panasonic (vários modelos), procuraria até uma usada em boas condições  e não de iria de DSLR.

  Mas se for, comparativamente e focando filmagem, estão no mesmo patamar a Canon 60D e a Panasonic DMC-GH2 e não as demais por você citada, pelos que li web afora, a qualidade de imagem final da Pana leva vantagem, mas é mais difícil de encontrar-la e se souber a $ 700,00 tá barato mesmo, embora vai depender do kit (Corpo, 14- 42mm ou 14-140mm).
  Boas pesquisas .... tenha paciência e terá sabedoria na sua decisão.... :)


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2012, 13:30:36
A GH2 está U$ 900,00 na B&H. Se encontrar quem traga ou venda por aqui com um preço razoável, é uma boa. O problema é que estas câmeras chegam aqui com valor muito inflacionado talvez pela pouca oferta e procura. No ML chegam a pedir R$ 3700,00 pela GH2 com 14-42, bem mais caro que uma 60D com 18-135.

« Última modificação: 27 de Abril de 2012, 13:33:21 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460