Autor Tópico: Microfotografia  (Lida 2889 vezes)

Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Online: 10 de Fevereiro de 2005, 21:33:45
Pessoal é uma curiosidade minha, alguém aqui já tirou fotos com o auxílio de lupas e microscópios?

Eu tenho algumas de cortes, ficam com uns efeitos visuais interessantes (pra grande maioria das pessoas acaba sendo loucura visual mesmo). Sem contar que algumas imagens macros ficam muito mais precisas, o duro é o equipamento.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2005, 11:45:21
Já fiz alguns macros com 3 lupas sobrepostas. Consegui maior aproximação, mas a qualidade caiu bastante. A imagem perdeu nitidez e ganhou aberração cromática pra caramba.  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2005, 17:04:23
Postem as fotos... Gostaria de ver essa experiência...


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2005, 20:41:18
Pessoal, acho que me expressei mal, quando falei lupa, estava pensando em um tipo de microscópio, com menor grau de ampliação, utilizado para aproximar corpos, mas bem mais potente que as lupas caseiras (é um microscópio normal, só menos potente)

Ai vai uma de um trabalho da faculdade, é um corte de caule de uma planta, nem lembro mais qual, aqui só o que vale é o efeito visual.



Com equipamentos desse tipo dá pra se ter detalhes de fios de cabelo e boas imagens, vou te4ntar fazer umas iamgens na escola semana que vem de detalhes de folhas, fica bem legal.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2005, 20:44:06 por Alex Biologo »
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2005, 18:34:46
Lá na faculdade (faço engenharia de materiais) nossos microscópios já têm câmeras digitais embutidas, então fica bem fácil fotografar qualquer coisa... Eu tinha um monte de fotos que fiz, mas acabei perdendo todas junto com minhas antigas fotos da Sony, quando deu um problema sério no HD (Maxtor, como não podia deixar de ser). Agora, há micro e micro fotografias, as mais interessantes que já vi até hoje (e tenho algumas, mas só impressas infelizmente) foram feitas não por lentes convencionais, mas por microscópios de varredura eletrônica (MEV). O resultado é um feixe de elétrons que reproduz a topografia do material, de forma que podemos ter belíssimas fotos da superfície de um grão de poeira, daqueles praticamente invisíveis a olho nu! Mas dá pra ir muuuito além, e ver de fato até mesmo moléculas. O pessoal da bio certa vez usou pra fotografar uma formiga, ela foi pulverizada com ouro (pro feixe eletrônico poder fluir pela superfície da mesma e não acumular estática, que resultaria só em ruído na imagem), e o resultado foi impressionante... Dá pra ver dentro de cada partezinha que compõe os olhos do inseto, algo surreal mesmo, e o limite de ampliação é absurdamente grande :) Se eu achar algumas destas fotos, postarei aqui neste tópico!
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2005, 20:44:13
Georges, as imagens com microscopia eletrônica realmente são fantásticas, o unico problema é o acesso as aparelhos, afinal o custo do equipamento não permite que o mesmo seja liberado para quem não está pesquisando brincar de tirar foto.

Só um detale a se ressaltar é que todas as imagens de microscopia eletrônica (transmissão ou varredura - que eu acho bem mais legal) não são coloridas naturalmente.

Eu curtia utitilizar um micro óptico e uma lupa com câmeras lá na facu, ambos tinham câmera adaptada (mas era de filme) e brincar com as formas que se podia enxergar (nesse cao fugia um pouco do conhecimento científico). Se achar a suas, posta pra gente ver, pq acho que ficam bem legais.
 
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


fhfurlan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2006, 09:24:49
Olá.... sou médico veterinário... mestrando em Patologia animal... olha temos tido bons resultados "equilibrando" uma Nikon coopix na ocular do microscópio (Leica DMLS)
mas tenho dificuldade para saber em qual aumento estou fotografando na realidade... vc poderia me ajudar?


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2006, 14:44:07
Citar
Olá.... sou médico veterinário... mestrando em Patologia animal... olha temos tido bons resultados "equilibrando" uma Nikon coopix na ocular do microscópio (Leica DMLS)
mas tenho dificuldade para saber em qual aumento estou fotografando na realidade... vc poderia me ajudar?
Furlan, o aumento que vc está utilizando é o aumento do microscópio, basta olhar no mesmo pra vc ter essa relação, vc não vai ampliar a imagem com a sua cam, vai apenas focar a imagem que já aparece no microscópio
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2006, 15:27:48
Citar
Olá.... sou médico veterinário... mestrando em Patologia animal... olha temos tido bons resultados "equilibrando" uma Nikon coopix na ocular do microscópio (Leica DMLS)
mas tenho dificuldade para saber em qual aumento estou fotografando na realidade... vc poderia me ajudar?
Furlan, eu tb. sou veterinário! hehehehe... Eu só lembro dos cortes de histologia e de patologia na época que eu ainda estudava!

Tem uns que se ampliados, viram "obras de arte" abstratatas!!  :laughing:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2006, 12:39:14
Um forista (GALLO) me mandou esse site sobre o tema e achei que vale a pena mostrar pra galera, tem umas imagens muito interessantes

My Webpage
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron