Autor Tópico: Mais uma vez....quanto cobrar?  (Lida 2169 vezes)

sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Maio de 2012, 14:40:14
Olá, sei que este é um assunto delicado, que já foi discutido inúmeras vezes que cada caso é um caso, mas gostaria de pedir ajuda de vcs. Principalmente pois aqui é um fórum onde as pessoas dão opinião sem s preconceituoso ou arrogante.
A história é o seguinte: eu não trabalho com fotografia, faço uns freelancer as vezes de festas e eventos. Mas recebi duas propostas estes dias.
Uma é de um amigo que é cabeleireiro que quer fazer a fachada do salão, vou tirar fotos de algumas clientes dele, e ele quer fotos grandes, para colocar nas portas de vidro, serão mais ou menos 7 fotos em media de 60x90 ou pouca coisa maior.  Eu vou tirar as fotos, fazer o tratamento, interpolar, etc. E um outro amigo vai fazer o layou e imprimir. Outra é uma amiga que da curso de auto maquiagem e quer que eu tire algumas fotos para divulgação, tipo para colocar na net, fazer flyer, etc.
Em ambos os casos são pessoas próximas que não tem grana muito alta para contratar um fotografo que trabalha com isto, mas ambos gostam muito de minhas fotos e me pediram para fazer as foto, obviamente não posso fazer de graça, nem eles querem isto. Porém gostaria de saber como posso calcular um preço médio, sem que este seja muito caro, nem que seja muito barato. Seria de grande ajuda se pudessem me dar uma base de quanto o pessoal cobra só para ter uma noção, e me ajudar a fazer uma tabela de preço por foto se for possível.
Sei que é um assunto delicado, que cada um faz de uma forma, que é um assunto sem fim, e etc. Mas gostaria muito que pudessem me ajudar.

Obrigado

Robson
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2012, 15:23:22
 :snack: :snack:

M. Rezende


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2012, 17:11:10
Quanto vale o teu trabalho?

Te pergunta isto, e terá sua resposta :)


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2012, 17:16:11
Dica: Cuidado com o uso das imagens das pessoas que serão fotografadas... tome todas a providências para não ter dor de cabeça depois... mesmo se tratando de amigo/parente...  :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2012, 17:53:49
Faz um "termo de cessao de imagem" no PC, imprime com os espaços em branco para nome, identidade, cidade e data, especificando o uso dessas imagens. Pede pras modelos assinarem. Se nao rolar a assinatura, eu eh q nao ia tirar foto de alguem q nao tope assinar e depois correr o risco de um processo ou reclamaçao.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2012, 17:58:36
A parte de direito de imagem obrigado pelo toque.
Quanto ao quanto eu acho que vale meu trabalho...eu tenho a fotografia como Hobby, sou adestrador, mas gosto de fotografar, faço book de animais, neste eu tenho uma média, mas como eu não fiz fotos para cunho comercial, não sei quanto cobrar, como calcular... :aua:
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2012, 20:04:54
Para o 1º serviço R$1.050,00

Para o segundo é necessário que vc diga a quantidade de fotos e o tempo da licença (1 ano, 2 anos, + de 5 anos [na net geralmente é essa opção]) e qual a abrangência da "campanha de marketing" .

ATENÇÃO: Esse preço é uma aproximação de mercado. O preço 'justo' só vc vai poder elaborar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2012, 21:21:48

A. Quanto vale um dia seu de trabalho?
Se não tem idéia, use como referencia o quanto voce ganha hoje na sua atividade principal. Pode ser um pouco mais ou um pouco menos. É o tanto que você acha adequado receber por um dia de seu trabalho.
Veja quantos dias vai durar seu trabalho.

B. Quanto vale seus equipamentos?
Pega 1% do valor e acrescente. É um custo aproximado da depreciação do seu equipamento.

C. Vai gastar com transporte ou alimentação?
Inclua no valor final.

D.Outros gastos.
Inclua.

Dá uma olhada neste ebook do Fotografia-DF, vai te ajudar muito! E é gratuito!
http://loja.fotografia-dg.com/ebooks-fotografia/157-ganhar-dinheiro-na-fotografia.html


 
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2012, 22:32:26
OPaa...
Valeu a dica ae hbrandao.
Vai me ajudar bastante, mesmo sendo para finalidades diferentes, podemos usar o mesmo raciocínio?
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2012, 23:06:56
OPaa...
Valeu a dica ae hbrandao.
Vai me ajudar bastante, mesmo sendo para finalidades diferentes, podemos usar o mesmo raciocínio?

Sim.

Não se esqueça do tempo de pós-produção.
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao