Autor Tópico: Ajudem as lentes traumatizadas!  (Lida 3822 vezes)

Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Abril de 2012, 20:10:24
Prezados:

Decidi limpar minhas lentes. Embora bem cuidadas, essas garotas tem o péssimo hábito de atrair poeira, pelos, gordura, etc. Elas tem que ter mais cuidado! >:(

Assim, resolvi dar-lhes um tratamento de choque, para ver se tomam jeito. Coloquei-as numa mesa e, do outro lado, pus vários produtos e materiais para limpeza pesada: clorofina, lysoform, diabo verde, bombril, palha de aço, etc. Ficaram apavoradas e se juntaram num canto. :eek:

Como o problema persiste, e para evitar que eu tenha que, efetivamente, usar meu BOPE da limpeza, pergunto: quais materiais seriam mais indicados?

Ouço falar muito bem do Lenspen. É bom mesmo?

De outro lado, acho que um soprador de ar (vi até alguns c/ ar comprimido) também seria interessante.

Da mesma forma, será que algum líquido específico não seria adequado? Não para passar direto na lente, mas colocando, bem pouco, num pano (de microfibra?).

No ML tem vários kits à venda, alguns até, supostamente, Nikon. Segue link:  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233181909-nikon-kit-de-limpeza-de-lentes7-em-1-nikon-frete-gratis--_JM  

Toda ajuda será bem-vinda!



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2012, 20:47:35
Manda uma bombinha fuc-fuc para tirar a sujeira sólida depositada.
Depois um lenspen (original) para tirar as micro vibras grudadas e as gorduras invisíveis.
Se houver gordura visível recomendo não passar a lenspen e partir direito para o líquido.
A lenspen serve para o uso cotidiano. Para remover sujeira mesmo mande um kit.
Eu tenho um supostamente da Canon. Comprei no e-bay super desconfiado. Quando chegou li os ingredientes e pesquisei n anet. Continuo achando que não seja da Canon, mas ao menos os ingredientes não atacam os coatings.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2012, 21:08:14
Mr. Hyde:

Valeu pelas dicas! :ok:

Só te pergunto: aquele lado da lenspen mais duro (tem 2, certo? um é uma escova e o outro um material duro) não danifica nada? Vou tentar achar algum vendedor confiável (é difícil saber qual é original...).

Esse kit que tens o líquido é algo como difluoretano? Ou o que?

Abraço.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2012, 21:18:22
Mr. Hyde:

Valeu pelas dicas! :ok:

Só te pergunto: aquele lado da lenspen mais duro (tem 2, certo? um é uma escova e o outro um material duro) não danifica nada? Vou tentar achar algum vendedor confiável (é difícil saber qual é original...).

Esse kit que tens o líquido é algo como difluoretano? Ou o que?

Abraço.

Vc escova com a escovinha primeiro. Se houver gordura por exemplo, ela vai grudar na escovinha e pode afetar negativamente a próxima limpeza, por isso não uso lenspen se vejo gordura (marca de dedo é gordura). Depois você passa a parte  "dura" que é uma espéecie de de camurça emborrachada em movimentos firmes, circulares, do centro para as bordas. Repita umas 2 ou 3 vezes.
Deve ficar sem marcas das passadas. Se ficar marcas circulares ou havia gordura anterior ou a lenspen não é boa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2012, 21:34:04
Olha uma bombinha de ar, um pano de microfibra limpo mais alcool isopropílico (solução limpa lentes) já dá um jeito legal nas tuas objetivas.

Nunca gostei do lenspen, achei sempre que melecam  mais do que limpam.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2012, 21:49:29
Olha uma bombinha de ar, um pano de microfibra limpo mais alcool isopropílico (solução limpa lentes) já dá um jeito legal nas tuas objetivas.
(...)

Álcool isopropílico evapora muito rápido causando acentuada diferença térmica o que cria microfissuras nos coatings.
Numa lente mais simples e que uma 2 anos sairá de nossa mão não faz a menor diferença.
Mas, nesse caso, o hábito faz o monge... Mantendo esse hábito ao longo dos anos, vamos acabar prejudicando as melhores lentes de nosso set, por conta de aprendido isso no passado.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2012, 22:11:42
Nunca esquecendo que a Lenspen tem um composto de carbono na tampa, e aquele "camurça" da ponta dura serve para "buscar" este carbono e depois, absorver a gordura da lente. Portanto, o uso correto é tampar a lenspen, girar a tampa umas tres ou quatro voltas até que o carbono se deposite e depois tirar e limpar. Se não fizer isso, provavelmente só vai espalhar a gordura.

Eu sempre uso na sequência escova, lenspen e finalmente pano de microfibra ou outro específico para limpeza de lentes (No Deal tem um tipo de camurça, recomendado basicamente para LCD, mas que também serve para lentes e também é bom para retirar gordura). Para dizer a verdade, nunca usei nada líquido nas minhas lentes, isso eu deixo para os filtros UV (nestes eu dou banho :) )



« Última modificação: 29 de Abril de 2012, 22:13:50 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2012, 09:21:55
Álcool isopropílico evapora muito rápido causando acentuada diferença térmica o que cria microfissuras nos coatings.
Numa lente mais simples e que uma 2 anos sairá de nossa mão não faz a menor diferença.
Mas, nesse caso, o hábito faz o monge... Mantendo esse hábito ao longo dos anos, vamos acabar prejudicando as melhores lentes de nosso set, por conta de aprendido isso no passado.  :ok:

Também não é uma evaporação instantânea, até mesmo porque é uma solução com alcool isopropílico e não em sua forma concentrada. Esse negócio aqui que cria acentuada diferença térmica é boa parte besteira. Eu sou formado tecnico em química, também, e a variação é de ambiente, mudando alguns décimos de graus na superfície do coat, refrigerando-a, sendo que essas microfissuras precisariam de uma variação muito maior, de temperatura. Fosse assim qualquer "choque térmico" em tirar a objetiva da bolsa num dia frio fará isso.

O ideal é sempre fazer em ambientes controlados a limpeza, e sempre COM SOLUÇÃO DE ÁLCOOL ISOPROPÍLICO NÃO COM ELE CONCENTRADO. Mais fácil acontecer alguma reação química do que algum problema de ordem física. Meu produto de limpeza contem Isopropanol, e nunca me incomodei com isso.
« Última modificação: 30 de Abril de 2012, 09:24:14 por Natão »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2012, 11:38:10
Química não porque o isopropílico é justamente por conta de não reagir com os compostos orgânicos dos coatings.
A questão é física mesmo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2012, 11:45:45
essa caneta lenspen tem que ser original... paguei R$ 50,00 comprando em uma loja especializada em equipo e acessórios fotográficos...

uma amiga comprou uma e pagou "déiz real" no camelô e veio tirar onda com a minha cara que por R$ 50,00 eu poderia ter comprado 4...

A lente dela???? tá toda riscada...



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2012, 11:47:39
Química não porque o isopropílico é justamente por conta de não reagir com os compostos orgânicos dos coatings.
A questão é física mesmo.

Mas não tem esse problema físico de amplitude térmica em sua aplicação. Quanto à reação química depende do tipo de componente do coating, está certo que esse alcool é bem inerte a reações, e ainda assim é o mais recomendado para limpeza em geral de lentes, e outros produtos eletrônicos.

Eu sempre usei e nunca vou deixar de usar até mesmo porque na minha opinião não há nada que possa ser melhor por enquanto do que ele para limpezas, ainda mais porque é bem solúvel em água.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2012, 14:05:37
Nunca esquecendo que a Lenspen tem um composto de carbono na tampa, e aquele "camurça" da ponta dura serve para "buscar" este carbono e depois, absorver a gordura da lente. Portanto, o uso correto é tampar a lenspen, girar a tampa umas tres ou quatro voltas até que o carbono se deposite e depois tirar e limpar. Se não fizer isso, provavelmente só vai espalhar a gordura.

Eu sempre uso na sequência escova, lenspen e finalmente pano de microfibra ou outro específico para limpeza de lentes (No Deal tem um tipo de camurça, recomendado basicamente para LCD, mas que também serve para lentes e também é bom para retirar gordura). Para dizer a verdade, nunca usei nada líquido nas minhas lentes, isso eu deixo para os filtros UV (nestes eu dou banho :) )

Olha uma bombinha de ar, um pano de microfibra limpo mais alcool isopropílico (solução limpa lentes) já dá um jeito legal nas tuas objetivas.

Nunca gostei do lenspen, achei sempre que melecam  mais do que limpam.

Caramba, só uso lens pen aqui, e adoro, e uso exatamente pra tirar as "dedadas" que por vezes, as lentes levam, rs. Especialmente a câmera à prova dágua, que vive com a lente engordurada. Minhas lentes sempre ficam limpinhas!!
Mas naõ sabia dessa dica do AlexandreS. Vou utilizá-la sempre agora.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2012, 21:35:16
Helena, muita gente não sabe que o carbono da Lens Pen está depositado no fundo da tampa. Sem girar a tampa, depois que o carbono que já vem depositado na ponta da Lens Pen termina, a camurça só esparrama a gordura, mas não consegue absorvê-la.

Uma forma simples de saber se existe carbono na ponta é esfregar a lateral da ponta no dedo (isso é mostrado no vídeo institucional que vou postar agora). Se ficar um risco preto no dedo, a ponta está saturada de carbono. Se o dedo ficar limpo, é hora de buscar mais carbono na ponta. Se mesmo assim não marcar o dedo, é hora de comprar outra nova.

Neste vídeo mostra isso:

http://www.lenspen.com/how_to_use/lens_and_filter_cleaning/

Observar aos 3:00 e aos 3:37




« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 21:35:30 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2012, 21:50:04
Helena, muita gente não sabe que o carbono da Lens Pen está depositado no fundo da tampa. Sem girar a tampa, depois que o carbono que já vem depositado na ponta da Lens Pen termina, a camurça só esparrama a gordura, mas não consegue absorvê-la.

Uma forma simples de saber se existe carbono na ponta é esfregar a lateral da ponta no dedo (isso é mostrado no vídeo institucional que vou postar agora). Se ficar um risco preto no dedo, a ponta está saturada de carbono. Se o dedo ficar limpo, é hora de buscar mais carbono na ponta. Se mesmo assim não marcar o dedo, é hora de comprar outra nova.

Neste vídeo mostra isso:

http://www.lenspen.com/how_to_use/lens_and_filter_cleaning/

Observar aos 3:00 e aos 3:37

Muito bom esse vídeo, obrigadíssima, Alexandre!  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 01 de Maio de 2012, 22:12:54
Rapaz, eu não sabia disto. Nota mental para não esquecer aqui. Valeu Alexandre!  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova