Autor Tópico: foco infinito  (Lida 29841 vezes)

fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Abril de 2012, 20:37:59
Oi galera,

estou com um problema acadêmico e vou pedir socorro pra voces

estou revisando um material do curso e parei em uma parte que fala sobre foco infinito, mas o livro só comenta sobre o assunto, e pesquisei na net e nao achei nada muito claro

alguem pode dar uma luz ?

abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2012, 21:05:08
Coloque melhor sua dúvida, Fernando. Confesso que não captei direito.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2012, 21:12:47
i ai hyde blz

entao eu estou lendo um livro e ele comenta sobre foco infinito, ja havia lido a respeito mas sempre comentarios

minha duvida é: o que é foco infinito ? como utiliza-lo, para que serve, é "configuravel" em qualquer camera (tenho uma xs), é a camera que permite obter esse tipo de foco ou é a lente

estas coisas ...
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2012, 21:22:11
Foco infinito é exatamente o que o nome sugere... Não há espaço para interpretação do termo.
É conseguir focar o infinito. Ou em termos mais palpáveis, focar láááááááááá na casa da porr#!
Num exemplo prático mas descolado da realidade: Uma lente 18-55mm faz foco mínimo em 30cm e máximo no infinito. Assim, se vc tiver fotografando um vale  e quer as montanhas lááá longe focadas vai precisar do foco no infinito. Não adianta focar pertinho se lá vai ficar fora.

Serve para astrofotografia, serve para paisagem.

É característica da lente. Se a lente não foca no infionito, ela tem a zona de foco aceitável bem curto e é considerada como lente, de comportamento (porque não é uma verdadeira, apenas se comporta parecido), macro, ainda que não faça fotos de magnificação 1:1, mas isso é outro papo...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2012, 22:22:36
Foco infinito é exatamente o que o nome sugere... Não há espaço para interpretação do termo.
É conseguir focar o infinito. Ou em termos mais palpáveis, focar láááááááááá na casa da porr#!
Num exemplo prático mas descolado da realidade: Uma lente 18-55mm faz foco mínimo em 30cm e máximo no infinito. Assim, se vc tiver fotografando um vale  e quer as montanhas lááá longe focadas vai precisar do foco no infinito. Não adianta focar pertinho se lá vai ficar fora.

Serve para astrofotografia, serve para paisagem.

É característica da lente. Se a lente não foca no infionito, ela tem a zona de foco aceitável bem curto e é considerada como lente, de comportamento (porque não é uma verdadeira, apenas se comporta parecido), macro, ainda que não faça fotos de magnificação 1:1, mas isso é outro papo...

legal hyde era isso mesmo q eu precisava saber, e o incrivel é q nao achei sou pessimo pra pesquisas na net

e a distancia focal pode ser qualquer uma, usando o exemplo q vc deu de uma lente 18-55mm posso focar a montanha la na casa do c#### q vc comentou kkkk posso utilizar todas as distancias focais da lente ? tanto 18mm quanto 55mm ?

abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2012, 00:43:37
legal hyde era isso mesmo q eu precisava saber, e o incrivel é q nao achei sou pessimo pra pesquisas na net

e a distancia focal pode ser qualquer uma, usando o exemplo q vc deu de uma lente 18-55mm posso focar a montanha la na casa do c#### q vc comentou kkkk posso utilizar todas as distancias focais da lente ? tanto 18mm quanto 55mm ?

abraços

Sim, Fernando.

Distância Focal é uma coisa, distância de foco é outra.
Você pode focar no infinito em qualquer distância focal da sua objetiva, se ela assim permitir.

[]s


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2012, 07:25:52
Sim, Fernando.

Distância Focal é uma coisa, distância de foco é outra.
Você pode focar no infinito em qualquer distância focal da sua objetiva, se ela assim permitir.

[]s

Hyde, muito obrigado vc ajudou pra caramba !!!!!! e entendi perfeitamente ...

muito obrigado pela ajuda !!!!!!
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2012, 07:55:07
Hyde, muito obrigado vc ajudou pra caramba !!!!!! e entendi perfeitamente ...

muito obrigado pela ajuda !!!!!!

Esse aí é o dondon, não o Mr. Hyde


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2012, 08:22:23
Esse aí é o dondon, não o Mr. Hyde

dondon, os agradecimentos valem pra vc tbm !!!!!

é isso o q dá responder topicos logo cedo kkkkk

valeu natão !!!!!!  :ok:
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2012, 08:33:08
dondon, os agradecimentos valem pra vc tbm !!!!!

é isso o q dá responder topicos logo cedo kkkkk

valeu natão !!!!!!  :ok:

hahaha, é assim mesmo.

 :ok:


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2012, 18:21:16
Dando uma de coveiro...

Mas qual a relação entre a distancia focal, distancia do foco e como o foco infinito se relaciona ai.

Muitos materiais falam individualmente, em teoria eu até compreendo, mas cruzar as informações e realmente conhece como cada variavel influencia a fotografia é mais complicado.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 19 de Dezembro de 2012, 20:58:12
É simples... A relação se dá no momento de fotografar 'ao vivo'. Pega uma objetiva, pluga na tua cam e vai fotografar. Não há qualquer mistério nessa relação. Basta sair da zona de conforto.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2012, 14:03:05
Dando uma de coveiro...

Mas qual a relação entre a distancia focal, distancia do foco e como o foco infinito se relaciona ai.

Muitos materiais falam individualmente, em teoria eu até compreendo, mas cruzar as informações e realmente conhece como cada variavel influencia a fotografia é mais complicado.

Não há uma relação compulsória entre esses três aspectos. Objetivas atuam em várias distâncias focais se forem "zoom" ou em uma distância focal de forem "fixa", a distância de foco é estabelecida pelo sistema de focalização, respeitando-se os limites de cada objetiva (o crítico é a distância mínima de foco), e foco "no infinito" é uma possibilidade para 99% das objetivas, só as exclusivamente "macro" não o fazem.

Agora, o que resulta da combinação da distância focal com a distância de foco (ou distância em relação ao plano focalizado) é a profundidade de campo, que ainda depende da abertura do diafragma. Profundidade de campo é um tema extenso, vale uma busca no Google.

[]s


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2012, 14:40:10
 puxada de orelha do  Mr. Hyde, mas as vezes um iniciante precisa mesmo disso.

dondon, é o que tenho feito, agregando informações de inumeras fontes para ir montando conhecimento.

Cada pedaço de informação que consigo é um passo a frente. Mas como bem dito pelo  Mr. Hyde, tem que sair pra rua e botar em pratica.

Canon R6 + 35 + 50 + 135


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2012, 14:47:36
leia sobre profundidade de campo.
vai ajudar, faça testes!!!!
abs.