Autor Tópico: Compactas - Qual comprar e como usálas?  (Lida 3878 vezes)

Fábio Kappa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 01 de Maio de 2012, 19:39:09
Amigos do fórum,
Sou novo por aqui e sou totalmente amador quando se fala em fotos. Gosto muito de fotos mas geralmente uso os modos automáticos das máquinas compactas que tive.
Tenho a intenção de adquirir um equipamento com mais qualidade e que seja de fácil manuseio. Fiz algumas pesquisas, cheguei a ler sobre as chamadas "superzoom", mas nestas pesquisas pude perceber que este não é um equipamento para ambientes internos quando estamos em festas ou algo do tipo. Teria que utilizar um tripé, o que iria restrirgir muito o seu uso. Em algumas os ajustes de lentes e manuais também dificultariam o uso.
Assim, voltei novamente para as compactas. Achei interessante os comentários sobre a Canon G12, mas aí vai:
Esta camera é boa para ambientes internos? Escuros? É de fácil manuseio?
Há outras câmeras na mesma faixa de valor que tenha melhores recursos atualmente?
Vi aqui no fórum amigos comentando sobre a necessidade de ajustar o iso para fotos noturnas ou algo do tipo. Como sou totalmente leigo vou me adaptar a um equipamento deste? É fácil achar aqui no fórum como se interar nestes recursos básicos pra fugir das fotos desfocadas e sem brilho?
Agradeço desde já atenção dos amigos do fórum.
Abraços,


EmilioMann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2012, 22:03:12
Fabio, a g12 é excelente.
Sobre os ajustes manuais de fotos, voce vai encontrar muita coisa pela internet explicando a teoria disso. É bem simples, o principal é a pratica e o dom artistico.
ISO é um ajuste feito para se conseguir "clarear" a imagem em ambientes escuros, mas só deve ser aumentado quando os outros recursos não forem suficientes, pois um iso elevado prejudica a qualidade da imagem.
Depois que pega o jeito fica bem simples trabalhar com os ajustes manuais.
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 22:04:23 por EmilioMann »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2012, 22:26:07
Ha diversas cameras q se encaixam na categoria Compactas Avançadas q sao compactas com um sensor melhor, lente de qualidade, fotos em RAW e ajustes manuais. Eu mesmo tenho umas Reflex da Nikon e sentia falta de algo "bom o suficiente e portatil", jah q andar com uma bag + Reflex + Lente grande por aih chama a atençao de bandidos e dependendo da situaçao, vira um trambolho.

Recomendo as LX5 ( panasonic ) e a XZ-1 ( Olympus ) como cameras pequenas, leves e baratas ( estao uns 1300,00 aqui no Brasil, com importadores ou Mercado Livre ). Num segmento de cameras maiores e mais caras, tem a G12 e sua sucessora, a G1X, q vi por US$ 730,00 e achei bem grande pro q eu procurava. Minha XZ-1 foi US$ 490,00 no PY e estou satisfeitisso com ela. Sensor competente em ISO alto e lente muito clara ( 1.8-2.5 ), alem de um range excelente ( 28-112mm ), algo como 5x de zoom no mundo leigo.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2012, 22:38:12
Concordo com a indicação do Mad....Xz-1  ..... nessa loja de Londrina tem ela por:  1.249,00
http://loja.byshow.com.br/ecommerce_site/produto_30064_6910_Camera-Digital-Olympus-XZ-1-100Mp--Zoom-4x--Video-HD

Só uma correção ela equivale a 4X de zoom  - 28-122mm
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


flavinhorio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2012, 23:15:09
po ha dois meses ela tava custando 1199, aumentaram  :aua:


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2012, 23:28:45
Canon s100 também entra no páreo hein. Pequenina mas é valente  :D

Só não sei porque ela está mais cara que a Oly XZ-1 :ponder:
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2012, 23:43:07
Ha diversas cameras q se encaixam na categoria Compactas Avançadas q sao compactas com um sensor melhor, lente de qualidade, fotos em RAW e ajustes manuais. Eu mesmo tenho umas Reflex da Nikon e sentia falta de algo "bom o suficiente e portatil", jah q andar com uma bag + Reflex + Lente grande por aih chama a atençao de bandidos e dependendo da situaçao, vira um trambolho.

Recomendo as LX5 ( panasonic ) e a XZ-1 ( Olympus ) como cameras pequenas, leves e baratas ( estao uns 1300,00 aqui no Brasil, com importadores ou Mercado Livre ). Num segmento de cameras maiores e mais caras, tem a G12 e sua sucessora, a G1X, q vi por US$ 730,00 e achei bem grande pro q eu procurava. Minha XZ-1 foi US$ 490,00 no PY e estou satisfeitisso com ela. Sensor competente em ISO alto e lente muito clara ( 1.8-2.5 ), alem de um range excelente ( 28-112mm ), algo como 5x de zoom no mundo leigo.

Ei, mad666, aproveitando o seu comentário... a Nikon P7100 entra nesse páreo ou é muito diferente dessa linha/categoria? Vi que os preços são semelhantes...

Grato.   :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2012, 09:00:31
Ei, mad666, aproveitando o seu comentário... a Nikon P7100 entra nesse páreo ou é muito diferente dessa linha/categoria? Vi que os preços são semelhantes...

Grato.   :ok:

Nikon P7100 é concorrente direta da G12. Acredito que seja tão boa qto. Adoraria conhecer alguém que tem, pra dar um parecer sobre ela.
O que eu mais gosto nessas câmeras, é a quantidade de botões e dials, tornando o uso do menu pouco necessário. É uma delícia, isso.
No caso da g12, o LCD é giratório, o da P7100 só desloca pra cima e pra baixo, não vai para o lado, gira...
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, 09:01:30 por Helena Bsb »


msnonato

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2012, 13:00:35
Pessoal to procurando uma superzoom e gostaria da opnião dos nobres amigos foristas: To pensando na Canon SX40 e na Lumix FZ47 (via Mercado livre) ou alguma outra que os amigos possam indicar.
É verdade que da pra fazer foto Raw com a Canon SX40?

Desde já agradeço aos amigos que postarem.
Nikon D800/Nikon D600/Nikon D7000/ Flash Sb 910 e SB22/ Lentes 28-75 F2.8 Tamron/18-200 Nikon DX/50mm 1.8 D/28-105 3.5-4.5 D nikkor/ 35-70 F2.8 Nikon/ 18-35mm F35.-4.5 Nikon FX/ Nikon 50mm f1.4 Kogaku


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2012, 13:03:54
Pessoal to procurando uma superzoom e gostaria da opnião dos nobres amigos foristas: To pensando na Canon SX40 e na Lumix FZ47 (via Mercado livre) ou alguma outra que os amigos possam indicar.
É verdade que da pra fazer foto Raw com a Canon SX40?

Desde já agradeço aos amigos que postarem.

O raw na SX40 não é de fábrica, vc precisa instalar um programinha no cartão de memória para poder fotografar em raw. aí sim, dá pra fazer.


Fábio Kappa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2012, 18:43:42
EmilioMannPelo que vi a G12 é excelente mesmo, encontrei muita gente que tem a fala muito bem. Poder tirar fotos diferenciadas me fez mensar em adquirí-la, mas o tamanho acabaria sendo um empecilho.

mad666Descartando a possibilidade da G12 comecei a observar a super compactas sitadas por você e gostei muito das câmeras.  Gostei da LX-5, da XZ-1 e também da Canon S100, mas achei por mais de R$ 1300. A G12, mesmo tendo o problema do tamanho, por R$ 999.

Será que há alguma super compacta que seja por menos de R$ 1.000, que faça boas fotos quando há pouca luz e que tenha boa nitidez?

Agradeço mais uma vez amigos foristas !!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2012, 20:50:24
Tem a SX230! Vi a sua antecessora, a SX130 e gostei da camera. Mas nao sei dizer sobre os seus mimos, mas cabe no seu orçamento.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2012, 21:01:57
Tem a SX230! Vi a sua antecessora, a SX130 e gostei da camera. Mas nao sei dizer sobre os seus mimos, mas cabe no seu orçamento.

A sucessora da SX130 é a SX150, não a SX 230.  :D
Mas essas aí não são as melhores pra fotos com pouca luz. As melhores são as compactas premium com lentes 1.8 ou 2.0, como a Lumix LX5 (f/2.0), a canon S100 (f/2.0) e a Olympus XZ-1 (f/1.8, a mais clara de todas!). A G12 já perde um pouco nesse quesito, pois sua lente vai até f/2.8.


Fábio Kappa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2012, 18:51:35
Após muito pesquisar, enfim mais dúvidas !!! hehehe
São muitas opções e dinheiro curto !!
Quando vi a G12, vi por menos de R$ 1000, e as compactas citadas pelos amigos, apesar de show de bola, saem bastante do quanto iria gastar.
Neste pequeno período, infeilzmente, tive que dimunuir drasticamente os recursos para a compra da câmera e gostaria de saber do pessoal se compensa a compra da Lumix FX75 (f/2.2) com 14.1 Megapixels? No Mercado livre está por R$ 590. Vale a pena?
Obrigado Novamente,


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2012, 11:54:50
A G12 tem sapata para flash externo Canon.