Autor Tópico: Sonhar não faz mal, então me ajudem a escolher a próxima lente..  (Lida 15650 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #30 Online: 04 de Maio de 2012, 07:55:31
Valeu, Natão!  :ok:
Valeu, Bucephalus!  :ok:

Vou continuar pesquisando direitinho sobre isso.
Me interessei.
Uma pena que perca as milimetragens menores, que é justamente onde reside o maior interesse de uma Super GA.

Hyde, não vou afirmar com 100% de certeza porque não em animei com o teste que fiz com a Sigma 10-20.. Mas com certeza mesmo em 10mm não tem problema nenhum com o espelho.. o problema é que não ilumina o sensor por completo e teria que ficar recortando todas as imagens. Se nas distâncias focais maiores, perto de 17 a 20, não me lembro se fechava a imagem ou ainda ficava uma vinheta a ser recortada.. mas mesmo que a imagem ficasse boa, achei muito caro ter uma lente de R$1000,00 pra usar só uma pequena parte do range dela.. acabei vendendo mesmo..
« Última modificação: 04 de Maio de 2012, 08:01:52 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #31 Online: 04 de Maio de 2012, 08:01:12
MUDANDO UM POUCO A PERGUNTA!

Coincidentemente surgiu uma leve possibilidade de conseguir uma 24-105L  em 1 ou 2 meses.. Independente do negócio ser vantajoso ou não, será que compensa REALMENTE mudar da 28-135 pra 24-105? nunca usei uma lente L ...

Pra falar a verdade não estou gostando muito da nitidez da 28-135.. está boa mas não está excelente... não sei se é aquele microajuste da câmera que preciso fazer, mas não consegui imprimir um teste de foco que desse resultado confiável ainda..

Se for vantagem em qualidade e tudo caminhar certo pra dar negócio pego ela, e mais pra frente pego a Rokinon/ Samyang manual 14mm que é mais barata...
« Última modificação: 04 de Maio de 2012, 08:03:24 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #32 Online: 04 de Maio de 2012, 08:58:27
(...), achei muito caro ter uma lente de R$1000,00 pra usar só uma pequena parte do range dela.. acabei vendendo mesmo..

Essa é justamente a colocação que me faço. Vale a pena pegar uma lente dessa para usar tão pouco range.
Mas por outro lado fica de cá pensando... No sistema Canon (ainda não ampliei a pesquisa para outros sistemas), a menor milimetragem EF com um preço razoável é a 14-40L f/4 por U$779. Quando vc abaixa a milimetragem os preços vão subindo assustadoramente. 16-35L por U$1.579. 8-15L por U$1.399. E a 14L por U$2.199. Aí se pensa na EF-S para suprir esse range e, por lógica, se pensa na EF-S 10-22 por U$799, mas só dá pra usar de 17mm em diante. Vale a pena???????? Sendo que (voltando o raciocínio para o início) eu posso ter uma EF a partir dos 17mm tb pelo mesmo preço (17-40L)...  :ponder:
De se pensar direitinho.  :ponder:  :ponder:  :ponder:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #33 Online: 04 de Maio de 2012, 09:10:21
MUDANDO UM POUCO A PERGUNTA!

(...)Pra falar a verdade não estou gostando muito da nitidez da 28-135.. está boa mas não está excelente... não sei se é aquele microajuste da câmera que preciso fazer, mas não consegui imprimir um teste de foco que desse resultado confiável ainda..

(...)

Já tentou com esses aqui, Luciano:
http://focustestchart.com/focus10.pdf
http://www.invisicord.com/docs/invisicordfocuschart.pdf

Tem um mais simples mas o outro é mais bacana. Tente aí e veja se lhe ajuda.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #34 Online: 04 de Maio de 2012, 09:56:03
Já tentou com esses aqui, Luciano:
http://focustestchart.com/focus10.pdf
http://www.invisicord.com/docs/invisicordfocuschart.pdf

Tem um mais simples mas o outro é mais bacana. Tente aí e veja se lhe ajuda.

Já tentei Hyde.. mas com a impressão em sulfite o papel é mole, entorta todo e invalida o teste.. tenho que imprimir com calma qualquer hora, colar numa superfície mais dura e testar com calma.. além disso minha impressora não tá das melhores, tenho que levar numa copiadora qualquer hora..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #35 Online: 04 de Maio de 2012, 10:02:48
Essa é justamente a colocação que me faço. Vale a pena pegar uma lente dessa para usar tão pouco range.
Mas por outro lado fica de cá pensando... No sistema Canon (ainda não ampliei a pesquisa para outros sistemas), a menor milimetragem EF com um preço razoável é a 14-40L f/4 por U$779. Quando vc abaixa a milimetragem os preços vão subindo assustadoramente. 16-35L por U$1.579. 8-15L por U$1.399. E a 14L por U$2.199. Aí se pensa na EF-S para suprir esse range e, por lógica, se pensa na EF-S 10-22 por U$799, mas só dá pra usar de 17mm em diante. Vale a pena???????? Sendo que (voltando o raciocínio para o início) eu posso ter uma EF a partir dos 17mm tb pelo mesmo preço (17-40L)...  :ponder:
De se pensar direitinho.  :ponder:  :ponder:  :ponder:

uma solução pra aproveitar nos 2 sistemas, FF e APS-C pode ser usar a Sigma 12-24 que é compatível com ambos.. Comprar a 17-40 pra APS-C também não refresca nada enquanto não migrar pra FF..


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #36 Online: 04 de Maio de 2012, 10:40:21
uma solução pra aproveitar nos 2 sistemas, FF e APS-C pode ser usar a Sigma 12-24 que é compatível com ambos.. (...)

Opa... Vou pesquisar ela. 12mm me interessa...

(...). Comprar a 17-40 pra APS-C também não refresca nada enquanto não migrar pra FF..

Com grana  apertada, realmente é duro... Mas se a grana der e a intenção de migrar no futuro é real, aí entra aquela máxima de "cams se acabam, boas lentes duram a vida inteira".

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #37 Online: 04 de Maio de 2012, 11:25:07
Opa... Vou pesquisar ela. 12mm me interessa...


Essa achei por U$870,00 final de semana... mais barato que na BH.. http://www.bhphotovideo.com/c/product/755357-REG/Sigma_204101_12_24mm_F4_5_5_6_EX_DG.html


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #38 Online: 04 de Maio de 2012, 11:43:13
Essa é justamente a colocação que me faço. Vale a pena pegar uma lente dessa para usar tão pouco range.
Mas por outro lado fica de cá pensando... No sistema Canon (ainda não ampliei a pesquisa para outros sistemas), a menor milimetragem EF com um preço razoável é a 14-40L f/4 por U$779. Quando vc abaixa a milimetragem os preços vão subindo assustadoramente. 16-35L por U$1.579. 8-15L por U$1.399. E a 14L por U$2.199. Aí se pensa na EF-S para suprir esse range e, por lógica, se pensa na EF-S 10-22 por U$799, mas só dá pra usar de 17mm em diante. Vale a pena???????? Sendo que (voltando o raciocínio para o início) eu posso ter uma EF a partir dos 17mm tb pelo mesmo preço (17-40L)...  :ponder:
De se pensar direitinho.  :ponder:  :ponder:  :ponder:

Bom, uma EF-S nesse caso se justificaria para ter angular nos dois sistemas, pois 17mm numa FF é angular assim como 10mm numa APS-C.

Muita gente que usa Nikon usa objetivas DX angulares como a 12-24mm justamente por ter os dois sistemas FX e DX daí usa em DX desde os 12mm e em FX desde os 16~17mm.

A sigma deu a solução pra isso com a 12-24 para FF, mas daí já não sei a qualidade dela.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 04 de Maio de 2012, 14:56:55
Essa é justamente a colocação que me faço. Vale a pena pegar uma lente dessa para usar tão pouco range.
Mas por outro lado fica de cá pensando... No sistema Canon (ainda não ampliei a pesquisa para outros sistemas), a menor milimetragem EF com um preço razoável é a 14-40L f/4 por U$779. Quando vc abaixa a milimetragem os preços vão subindo assustadoramente. 16-35L por U$1.579. 8-15L por U$1.399. E a 14L por U$2.199. Aí se pensa na EF-S para suprir esse range e, por lógica, se pensa na EF-S 10-22 por U$799, mas só dá pra usar de 17mm em diante. Vale a pena???????? Sendo que (voltando o raciocínio para o início) eu posso ter uma EF a partir dos 17mm tb pelo mesmo preço (17-40L)...  :ponder:
De se pensar direitinho.  :ponder:  :ponder:  :ponder:

Acho que não vale a pena comprar uma EF-S pra usar exclusivamente FF, salvo alguma outra razão especial. Ainda mais quando a EF-S 10-22 custa basicamente o mesmo que a 17-40L, e ambos oferecem a mesma DF efetiva de 17mm em FF.

Acho que valeu muito mais a pena no meu caso, quando eu já tinha a EF-S 10-22 no meu set de APS-C, e quando migrei pra FF resolvi aproveitar ela pra não perder dinheiro.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #40 Online: 05 de Maio de 2012, 08:13:42
MUDANDO UM POUCO A PERGUNTA!

Coincidentemente surgiu uma leve possibilidade de conseguir uma 24-105L  em 1 ou 2 meses.. Independente do negócio ser vantajoso ou não, será que compensa REALMENTE mudar da 28-135 pra 24-105? nunca usei uma lente L ...

Pra falar a verdade não estou gostando muito da nitidez da 28-135.. está boa mas não está excelente... não sei se é aquele microajuste da câmera que preciso fazer, mas não consegui imprimir um teste de foco que desse resultado confiável ainda..

Se for vantagem em qualidade e tudo caminhar certo pra dar negócio pego ela, e mais pra frente pego a Rokinon/ Samyang manual 14mm que é mais barata...

estou repetindo só porque o tópico desvirtuou um pouquinho e talvez não tenham visto essa postagem.. :assobi: :assobi:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #41 Online: 05 de Maio de 2012, 10:36:43
Oh, Luciano... Não há muito o que pensar não. Vc já em alguma estrada na fotografia. Já sabe se o range de 105 à 135 lhe fará falta. Em fazendo é de se pensar. Em não fazendo (e ACHO que não lhe fará)  é 24-105L.
Construção, contraste, nitidez, transição tonal... A única desvantagem que se pode levantar entre essas 2 lentes é a abertura máxima no range menor e mesmo assim isso é bem relativo, dada as vantagens da 24-105 nos outros quesitos.
EU, pessoalmente, se precisasse escolher nem pensava duas vezes: 24-105 na cabeça.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #42 Online: 05 de Maio de 2012, 11:24:33
Concordo com o Mr. Hyde, a 24-105mm é uma objetiva ótima em praticamente tudo. Ela é perfeitamente nítida mesmo em f/4. Já fiz alguns eventos com ela e não tive do que reclamar. Pode ir tranquilo!

Quanto a pegar uma EF-S para uasr em FF, isso não rola. As objetivas Canon EF-S têm um recuo do elemento traseiro que faz com que não seja possível usar em FF. O espelho vai bater no elemento traseiro e danificar a câmera. Objetivas de terceiros dedicadas a APS-C não têm esse recuo tão acentuado e podem ser usadas em FF, mas aí entra essa questão que você colocou de só poder usar em comprimentos focais maiores.

A 17-40mm f/4L é uma objetiva bem honesta pelo que custa. Ela não tem nada de extraordinário, mas é satisfatória em tudo, não tem grandes defeitos. Essa dupla 24-105mm + 17-40mm vai ser um ótimo investimento. Se você nunca usou uma L, vai simplesmente pirar só de segurar uma na mão. São completamente apaixonantes, e fica difícil voltar pras "normais" depois disso.
« Última modificação: 05 de Maio de 2012, 11:26:09 por Humberto Teté »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #43 Online: 05 de Maio de 2012, 11:33:29
É Hyde.. estou pensando nisso.. estou dividido entre supostamente ter mais qualidade (digo supostamente porque como nunca usei uma lente L, imagino que tenha) e perder essa distância de  105 a 135mm .. Já foi dose acostumar com a 28-135 saindo de APS-C pra FF...

Vou dando uma pensada... se conseguir vender a minha 28-135 num preço bom acho que dá pra concretizar o negócio..

Humberto Teté, você é o mesmo do forum Brazilian Guitar? Faz séculos que não entro lá, mas esse nome eu já vi.. valeu a dica..
« Última modificação: 05 de Maio de 2012, 11:33:50 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #44 Online: 05 de Maio de 2012, 12:27:49
Humberto Teté, você é o mesmo do forum Brazilian Guitar? Faz séculos que não entro lá, mas esse nome eu já vi.. valeu a dica..
Ahahah, sou eu mesmo, sabia que te conhecia de algum lugar, achei que era do Digiforum. É você que é violeiro?

Cara, eu testei a 28-135mm uma vezinha só (e não gostei muito), mas acredito que não tenha como comparar com a 24-105mm. Qualidade de construção, nitidez, cores, contraste, abertura constante, tudo é muito melhor. Faça uns testes em casa deixando a 28-135mm em 105mm e veja se esse comprimento agrada. Acredito que 30mm em tele não faça tanta diferença. Além do que, em 105mm a 24-105mm é f/4, e a 28-135mm acredito que já seja f/5.6.

Eu acho que as vantagens de uma 24-105mm são muito maiores do que a perda desses 30mm, pra mim não tem nem o que pensar. Compre logo uma L e seja feliz, ahaha!

Abraços
« Última modificação: 05 de Maio de 2012, 12:28:20 por Humberto Teté »