Autor Tópico: Como deixar luz do flash mais branda? Flash da própria câmera..  (Lida 14633 vezes)

daniel_dael

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
  • Daniel Soares
Olá, Eu tenho uma Canon T3i, lentes: 18-55mm e 50mm f1.8, eu tenho feito fotos a noite, mas o flash da câmera é muito direto e deixa as pessoas ou muito brancas ou o fundo muito escuro, pensei eu se teria como deixar a luz do meu flash da própria câmera mais brando, ou mais fraquinho, existem difusores de luz pra esse flash que ja vem na câmera? ou alguma técnica caseira pra resolver esse prolema?
OBS: Gastei muito dinheiro com a câmera, cartão de memoria, bateria extra, e lente, por isso não posso comprar um flash profissional...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2012, 01:40:51
O único jeito de suavizar uma fonte de luz é torná-la maior. Quanto maior a fonte de luz, mais suave ela é. Infelizmente, o flash da câmera é muito pequeno, e sua luz é sempre muito dura.

Existem alguns difusores que espalham a luz pela sala e ajudam a suavizá-la, mas têm alguns problemas. Primeiro que você precisa estar em uma sala ou local onde tenham paredes e tetos para que a luz possa rebater. E depois, ele consome muita potência do flash (e o flash da câmera está longe de ser dos mais potentes), então não dá pra iluminar muita coisa e nem dá pra usar em uma sala muito grande.

Infelizmente, para ambientes externos, não tem solução, o flash embutido da câmera não rola...

Abraços


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2012, 09:43:29
Pesquise no manual da sua camera se ele nao tem compensacao de exposicao de flash, deve ter, ai eh soh entrar la e programar para o flash disparar com compensacao de exposicao de menos 1ev por ex. Que ele ficara um pouco mais fraco e nao mais suave, mas ja ajuda
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2012, 10:18:19
Daniel,

Existe um artefato milenar que pode ajudar um pouquinho.. mas bem pouquinho mesmo.. do tipo melhor do que nada...

Cubra o flash pop-up da câmera com um copo descartável plástico branco.. tem um que é pouco maior que o copo de café e menor que o copo de 150ml.. acredito que é ente 80 a 100ml...

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2012, 11:01:56
Outra saída é usar o tubo branco de filme analógico 35mm.
Eu usava no pop-up e já ajudava um pouco. Muda a temperatura de cor da luz mas nada que 2 clicks não resolvam na pós.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fcgoes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Apenas um amante da fotografia...
    • Algumas das minhas Imagens...
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2012, 12:38:51
Daniel,

Existem outras opções para resolver o seu problema, apesar deu ter adorado a idéia do copinho plástico, hahaha.

Existem dois tipos de difusores para o flash pop-up da sua câmera, seguem:

Opção 01:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227246755-difusor-universal-flash-canon-nikon-sony-todos-modelos-_JM

Opção 02:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233921210-difusor-para-flash-pop-up-acoplado-conjunto-de-3-cores-_JM

Na primeira opção você terá uma luz mais suave, acho que irá lhe ajudar, todavia fica um trambolho na câmera.

Na segunda opção a luz não ficará tão suave, todavia é um difusor bem mais compacto e visualmente interessante.

Agora é com você.

Boas fotos.
NIKON D3100 / Lente Nikkor 18-105 / Mochila LowePro Fastpack 250 / Monopé Manfroto / Tripé Inca / Filtro UV 67mm / Flash Nikon SB-700 / Wireless Cactus V5 / SoftBox

http://fabiogoes.blogspot.com/ + FAN PAGE no Facebook (Fábio Góes Photo)



daniel_dael

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
  • Daniel Soares
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2012, 14:52:19
Muito obrigado pelas dicas, a do copo e do tubo de filme, vou tentar sim, ja as do mercado livre que o amigo postou vou comprar o segundo que é de tecido, quem sabe funciona legal... Muito obrigado pelas respostas!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2012, 18:34:27
Outra saída é usar o tubo branco de filme analógico 35mm.
Eu usava no pop-up e já ajudava um pouco. Muda a temperatura de cor da luz mas nada que 2 clicks não resolvam na pós.

Nossa, nem lembrava dessa, eu usava direto antes de comprar meu primeiro flash. Funcionava bem quando tinha paredes brancas por perto, recomendo!


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2012, 23:42:35
Usando um iso tipo 800 em diante acredito que irá disparar mais fraco outra opção é usar o botão "fel" em uma parte mais clara da cena e só depois disparar. ;)
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2012, 12:55:54
Segundo Scott Kelby, não há nada melhor que uma touca de banho branca sobre o flash para uma iluminação completamente difusa. testei e aprovei...


Sinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2012, 13:30:14
Você tbm pode diminuir a intensidade do Flash, pelo menos é o que faço quando o flash estoura e deixa todo mundo com cara de gasparzinho, esse recurso está no menu da maquina e é bem simples.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2012, 19:34:23
Você tbm pode diminuir a intensidade do Flash, pelo menos é o que faço quando o flash estoura e deixa todo mundo com cara de gasparzinho, esse recurso está no menu da maquina e é bem simples.

Pode não.  :no:

Ele pede uma forma de difundir a luz não deixar as fotos sub.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2012, 21:59:37
Daniel,

Existem outras opções para resolver o seu problema, apesar deu ter adorado a idéia do copinho plástico, hahaha.

Existem dois tipos de difusores para o flash pop-up da sua câmera, seguem:

Opção 01:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227246755-difusor-universal-flash-canon-nikon-sony-todos-modelos-_JM

Opção 02:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233921210-difusor-para-flash-pop-up-acoplado-conjunto-de-3-cores-_JM

Na primeira opção você terá uma luz mais suave, acho que irá lhe ajudar, todavia fica um trambolho na câmera.

Na segunda opção a luz não ficará tão suave, todavia é um difusor bem mais compacto e visualmente interessante.

Agora é com você.

Boas fotos.

Essa opção 02 postada pelo amigo eu comprei para testar.

Também tenho a Canon T3i.

O que achei foi o seguinte:

Quando vc encaixa o dispositivo na sapata, a parte plástica que fica na frente do flash (aquela branca, azul ou amarela) fica um pouco
distante do flash, então acaba vazando um pouco do flash por cima e por baixo.  Se você estiver usando a lente 18-55mm do kit em 18mm, por
exemplo, você verá na foto uma linha branca na parte superior ou inferior, que seria por onde o flash vazou.
Para não acontecer isso você tem que estar mais próximo do motivo.  Mas resolveria bem se essa parte plástica ficasse praticamente colada no flash. 

Outra coisa que achei foi a densidade do plástico que é muito grossa.  Podia ser um pouco mais transparente.

Bom, essas são minhas impressões de leigo.


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2012, 13:03:45
Segundo Scott Kelby, não há nada melhor que uma touca de banho branca sobre o flash para uma iluminação completamente difusa. testei e aprovei...

Olá, Yoshii! Você pode explicar melhor como se usaria a touca de banho?
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2012, 01:10:31
Olá Anderson! A parada fica meio feia, mas o resultado eh excelente. Vc fixa a touca de banho aberta sobre o flash com fita dupla face ou durex mesmo. Quanto mais aberta ficar a touca melhor, pois vc aumentará a área de iluminação tornando a luz mais difusa.