Autor Tópico: Qual modo você mais usa na sua câmera?  (Lida 3031 vezes)

_angelfire

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • "E Deus disse: Venha a haver luz!... E houve luz"
Resposta #15 Online: 10 de Maio de 2012, 15:28:30
Eu uso manual muito raramente, só quando preciso ajsutes mais especificos, normalmente em longa exposição... Acho pouco prático ficar sempre ajustando tudo, verificando como está no fotometro e corrigindo sempre que necessário... Esse tempo de ajustes pode perder uma oportunidade de foto boa....

Quando preciso fazer ajustes eu uso a compensação de exposição, ou se é algo um pouco mais complicado de acertar, "spot metering" para o fotometro....

E já perdi algumas fotos sensacionais no manual... Hoje avalio a situação: às vezes prioridade para abertura, às vezes prioridade para velocidade, às vezes manual. Não gosto do Iso automático. :ponder:
FUJIFILM Finepix S2800 HD


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #16 Online: 10 de Maio de 2012, 15:38:27
Manual com flash, Av sem flash
nunca usei iso auto
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #17 Online: 10 de Maio de 2012, 16:38:48
Com a minha Zenit 122 - Sempre manual! kkkkkkk

Brincadeira pessoal!, mas qdo estou com uma Digital, procuro sempre deixar no modo "A" da Nikon, quanto estou com muita pressa que o assunto está "fugindo" utilizo o modo "Auto", pois tem horas que não dá tempo de ajustar nada! é mirar, clicar e torcer para que ela tenha feito o ajuste da melhor maneira possível (nem sempre sai a foto como gostamos)

Abraços,

Michel


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 10 de Maio de 2012, 22:14:19
Prioridade de abertura, nem lembro a ultima vez que usei outro modo. Nunca usei o Auto ISO, mas pode vir a calhar.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #19 Online: 10 de Maio de 2012, 23:04:13
Com lentes manuais, 90% modo manual, apenas porque fica mais fácil de fotometrar assim.

Se preciso garantir continuidade de exposição entre vários frames, modo manual também, para evitar a flutuação da exposição.

Se é durante o dia, com lentes eletrônicas, prioridade de abertura já que quase sempre minha fotografia é baseada primeiramente no estudo do DOF e fixando a abertura, posso me dedicar aos outros aspectos do processo fotográfico sem ficar me preocupando em setar e ficar ajustando velocidade a cada variação de luz. A câmera é bem competente para fazer isso, e eu fazer isso a mão para obter o mesmo resultado é apenas perda de tempo.

Se estou fotografando corridas, modo Tv.

O segredo não é usar um modo, é usar o modo mais apropriado para o momento.
 



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 10 de Maio de 2012, 23:36:07
Com lentes manuais, 90% modo manual, apenas porque fica mais fácil de fotometrar assim.

Se preciso garantir continuidade de exposição entre vários frames, modo manual também, para evitar a flutuação da exposição.

Se é durante o dia, com lentes eletrônicas, prioridade de abertura já que quase sempre minha fotografia é baseada primeiramente no estudo do DOF e fixando a abertura, posso me dedicar aos outros aspectos do processo fotográfico sem ficar me preocupando em setar e ficar ajustando velocidade a cada variação de luz. A câmera é bem competente para fazer isso, e eu fazer isso a mão para obter o mesmo resultado é apenas perda de tempo.

Se estou fotografando corridas, modo Tv.

O segredo não é usar um modo, é usar o modo mais apropriado para o momento.

Concordo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #21 Online: 11 de Maio de 2012, 19:59:55
Eu estou usando basicamente o manual, agora que estou aprendendo mais sobre fotografia.

Uso sempre o fotômetro no spot (o que ainda me causa alguma dificuldade em escolher onde fotometrar) e o foco no ponto central.

Uma dúvida: como usar o modo Av com fotômetro spot e foco central? Não consegui acertar a fotometria e o foco, a não ser que estejam no mesmo ponto.

Abraço!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 11 de Maio de 2012, 20:07:45
Manual sempre.
As fotos de faço são mais tranquilas. Não fotografo ação. Mesmo em street uso sempre manual, mas estou revendo isso para prioridade de abertura.

No mesmo caso do Hyde....só usava manual...e agora começo a usar mais PA....mas me conheço....e tenho certeza que continuarei a usar 90% das vezes...o manual mesmo... :hysterical: :hysterical: O PA vai ser só de vez em quando.
E mais raramente ainda  coloco no IA (idiota automático...rs)  só pra testar e vêr a solução e o desempenho da camera pra algumas fotos "estranhas" que fiz com o Manual....mas mesmo assim...ele é mais idiota do que eu... :hysterical: :hysterical: prefiro a minha foto "em dúvida" em 99% das vezes......mas isso tbém quer disser... :aua: :aua: :aua:....que vez ou outra...o Idiota Automático já me venceu  :eek:   :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 11 de Maio de 2012, 20:09:32 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #23 Online: 11 de Maio de 2012, 21:36:35
Manual sempre, só tiro do manual quando faço vídeos.  :ponder:
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.