Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 667636 vezes)

Skywalker

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Resposta #4815 Online: 23 de Junho de 2018, 12:19:28
Brinquedo novo...Flektogon 35mm f2.4 com lasquinha no elemento frontal e um pouquinho de fungo, mas super divertida!!! Faz verdadeiras pinturas com a possibilidade da distancia mínima de foco(-20cm)...jpgs direto da camera em modo standard, 0% de edição. As 3 primeiras em f2.4, as duas ultimas em f8.

Flektogon 35mm f2.4 by Alessandro Fernandes, no Flickr

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Resposta #4816 Online: 23 de Junho de 2018, 13:29:47
Brinquedo novo...Flektogon 35mm f2.4 com lasquinha no elemento frontal e um pouquinho de fungo, mas super divertida!!! Faz verdadeiras pinturas com a possibilidade da distancia mínima de foco(-20cm)...jpgs direto da camera em modo standard, 0% de edição. As 3 primeiras em f2.4, as duas ultimas em f8.

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Guaracy Cardoso

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Resposta #4817 Online: 23 de Junho de 2018, 17:34:07
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Skywalker

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Resposta #4818 Online: 30 de Junho de 2018, 22:49:07
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eduedmais

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Resposta #4819 Online: 01 de Julho de 2018, 23:46:10
Pessoal, eu estava vendo umas dicas de que é legal ter uma lente manual em uma câmera atual, principalmente na hora de focar porque o anel de foco é mais preciso (o ângulo de giro é maior). Outra grande vantagem é o preço. Gostaria de saber de vocês quais lentes manuais, mesmo que usadas, são boas para usar em minha EF-S Canon SL2. De preferência uma lente clara, boa para retratos, com preço acessível. Eu andei pesquisando e tem várias para mirroless da sony e fujifilm, mas não para canon.
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pablo.ebani

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Resposta #4820 Online: 02 de Julho de 2018, 09:05:13
Pessoal, eu estava vendo umas dicas de que é legal ter uma lente manual em uma câmera atual, principalmente na hora de focar porque o anel de foco é mais preciso (o ângulo de giro é maior). Outra grande vantagem é o preço. Gostaria de saber de vocês quais lentes manuais, mesmo que usadas, são boas para usar em minha EF-S Canon SL2. De preferência uma lente clara, boa para retratos, com preço acessível. Eu andei pesquisando e tem várias para mirroless da sony e fujifilm, mas não para canon.
Lentes boas até temos um monte, mas não são tão baratas assim...kkk
Vejo algumas Helios e Tak 50 1.4 sendo vendidas mais caro que uma 50 1.8 STM.
Creio que as mais em conta com qualidade seriam as helios e as takumares M42, as Olympus são boas, mas o adaptador é mais caro e dificil de achar.
Usei muito tempo uma Helios 44M-6 na XTi, justamente em retratos, gostava mais dela que da 50 1.8 II que tive.
Uma das minha preferidas com a helios.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
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bjp77

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Resposta #4821 Online: 02 de Julho de 2018, 14:46:23
eduedmais,

as soviéticas Helios 44M-n 58mm f/2 (n de 2 a 7) são consideradas bem claras junto com as Helios 44-2. São lentes com preço entre 35 e 60 trumpsky. As soviéticas Industar 61 L/Z 52mm são apropriadas para sua câmera que é APS-C, o preço é em torno de 65 trumpsky e tem muito boa óptica.

O número das Helios após o apóstrofo nas lentes "M" quanto mais crescente mais clara é a óptica e na Helios 44-2 a 2 é a mais clara que a Helios 44-4. Comprei uma Helios 44M-4 pra minha Canon T5 e falta receber. A Industar 61 é a cópia da Zeis Tessar e a Helios da série 44 é cópia da Zeiss Biotar. Entenda, cópia fabricada na planta da Zeiss desmontada e transportada para a União Soviética no pós-guerra.

Estas lentes soviéticas se encontra com encaixe M39 ou M42. Nas M39 coloca-se um anel M39-M42 e um adaptador M42-EOS. Normalmente sem confirmação de foco, porque as vezes a Canon Rebel as vezes não reconhece o chip de confirmação. Há adaptadores M42 por 1,00 trumpsky.

Das soviéticas também são consideradas as Mir 1V 37mm, a Tair 3 300 mm com peso de 1,3 kg, a MC Zenitar M2 50mm f/1.9, a Helios 81N 50mm f/2.

Segue um review da Helios 44M-7
https://www.dpreview.com/forums/thread/4089447

Teste com a Helios 81N (МС Гелиос-81Н 2/50 )
http://radojuva.com/2011/02/obzor-gelios-81-n-test/


Na compra você tem que se a lente não está convertida pra Nikon, Micro for Thirds. Se tiver M42 beleza, se for M39 vais ter de pegar o adaptador M39-M42.
« Última modificação: 02 de Julho de 2018, 14:48:47 por bjp77 »
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bjp77

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Resposta #4822 Online: 08 de Julho de 2018, 17:56:45
IMG_6561 by b7cct, no Flic

Minha contribuição. Helios 44M-4 50mm na EOS T5, em f/2.8 ISO 100 t 1/80s. Fiz umas fotos e a lente é bem clara. O fotometro marca em -1 à f/2 e a foto sai clara sem ser subexposta. Noto que se colocar 0 no fotometro sai superexposta em f/2 e 2.8.

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eduedmais

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Resposta #4823 Online: 10 de Julho de 2018, 01:28:39
IMG_6561 by b7cct, no Flic

Minha contribuição. Helios 44M-4 50mm na EOS T5, em f/2.8 ISO 100 t 1/80s. Fiz umas fotos e a lente é bem clara. O fotometro marca em -1 à f/2 e a foto sai clara sem ser subexposta. Noto que se colocar 0 no fotometro sai superexposta em f/2 e 2.8.

Não é porque sua lente é clara que a imagem fica corretamente exposta em -1 no fotômetro, mas sim porque nessa imagem que você fez e a depender do tipo de medição escolhido, o brilho médio dos pixels da região utilizada para a medição são um pouco mais escuros que o tom médio, aquele famoso cinza neutro, que é justamente o intermediário entre branco e preto ideais.
O que acontece é que quando você seleciona -1 no fotômetro, você está avisando a câmera que naturalmente a imagem será mais escura mesmo, porque os objetos são. Se você não avisar, o fotômetro vai errar, pensando que a imagem está subexposta, aumentando e superexpondo a imagem.

Nesta imagem que você fez, deve selecionar -1 no fotômetro da câmera seja lá qual lente você for usar para obter este mesmo resultado.

Por isso que o ideal é você comprar um fotômetro de verdade, externo, porque mede realmente quantidade de luz, e não brilho médio de pixels.
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bjp77

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Resposta #4824 Online: 11 de Julho de 2018, 13:18:10
Um teste que fiz hoje com a Helios 44M-4 58mm e com a Canon EF-S 18-55mm:

Em f/ 4 com a EF-S em 18mm:
IMG_6643 by b7cct, no Flickr

Em f/4 com a Helios em 58mm:
IMG_6644 by b7cct, no Flickr


Em f/5.6 comparando distancias focais semelhantes:
A EF-S em 55m
IMG_6645 by b7cct, no Flickr

e com a Helios em 58mm - nesta foto a velocidade foi de 1/60 na Helios e 1/25 acima na Canon
IMG_6646 by b7cct, no Flickr



 
« Última modificação: 11 de Julho de 2018, 13:19:26 por bjp77 »
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fabianob

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Resposta #4825 Online: 11 de Julho de 2018, 14:44:56
Helios sempre dando boas fotos...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjp77

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Resposta #4826 Online: 11 de Julho de 2018, 15:14:44
A placa que tem no chão onde as moças estão passando está bem nítida na Helios. sendo  que seu colocasse 1/60s na Canon ia ter de subir o ISO.
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eduedmais

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Resposta #4827 Online: 12 de Julho de 2018, 01:49:19
A placa que tem no chão onde as moças estão passando está bem nítida na Helios. sendo  que seu colocasse 1/60s na Canon ia ter de subir o ISO.

Você tirou em f/5.6 com um e f/4 com outro. Sugiro que tire em 5.6 com as duas lentes, com o mesmo tempo de exposição. Creio que as diferenças serão menores. Certamente vai deixar um blur também na helios. Então recomendo usar um tripé ou apoio, e comparar as fotos feitas. A ef-s 18-55 da canon é uma lente boa, não tem como ser de nitidez tão baixa.
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Resposta #4828 Online: 12 de Julho de 2018, 11:36:31
Eduedmais,

 eu tirei em f/4 com as duas lentes e em seguida tirei em f/5.6 com as duas. Só na de f/5.6 a distância focal era parecida (55mm e 58mm). Na Helios a gente vê o contraste bem nítido. Na EF-S 18-55 vemos as sombras escuras e nitidez prejudicada.
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Resposta #4829 Online: 12 de Julho de 2018, 12:24:41
Eduedmais,

 eu tirei em f/4 com as duas lentes e em seguida tirei em f/5.6 com as duas. Só na de f/5.6 a distância focal era parecida (55mm e 58mm). Na Helios a gente vê o contraste bem nítido. Na EF-S 18-55 vemos as sombras escuras e nitidez prejudicada.

Entendo. Mas o problema de ficar menos nítido com a lente da canon não deve ser devido a qualidade da lente (e talvez seja em parte), mas sim devido ao tempo de exposição. Se não me engano você usou 1/60 com uma e 1/25 com outra. Não temos como comparar as lentes com configurações diferentes.
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