Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 671805 vezes)

lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4980 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 08:21:29
Se a sua câmera for nikon desista , m42 não prestam nela , perdi as contas de quantas tentei usar
Sempre leio pessoas falando sobre isso, mas nenhum me explicou exatamente o porquê.

Citam que é porque o adaptador precisa ter um elemento ótico e que isso acaba degradando a qualidade da imagem.
Se for isso, a que ponto chega essa degradação? Compromete demais a nitidez, cores, ou o que?

Citam também que tem dois tipos de adaptador para Nikon, com e sem elemento ótico, e que sem elemento ótico a lente não chega a focar no infinito. Mas até que distância chega a focar? Muita gente compra essas lentes, principalmente as Helios 44-2 pra fotos de retrato que fica ali na casa dos 3-5m mais ou menos. Dependendo da distância máxima de foco até daria pra usar esse adaptador se elemento ótico.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4981 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 08:46:32
Sempre leio pessoas falando sobre isso, mas nenhum me explicou exatamente o porquê.

Citam que é porque o adaptador precisa ter um elemento ótico e que isso acaba degradando a qualidade da imagem.
Se for isso, a que ponto chega essa degradação? Compromete demais a nitidez, cores, ou o que?
Creio que em termos de nitidez se comprar um adaptador bom ele até vai te entregar algo de fundamento. Mas a maioria dos adaptadores que encontramos não trazem coating no vidro, o que pode resultar em flares indesejados ou cores diferentes, sem falar nas aberrações cromáticas.

Citam também que tem dois tipos de adaptador para Nikon, com e sem elemento ótico, e que sem elemento ótico a lente não chega a focar no infinito. Mas até que distância chega a focar? Muita gente compra essas lentes, principalmente as Helios 44-2 pra fotos de retrato que fica ali na casa dos 3-5m mais ou menos. Dependendo da distância máxima de foco até daria pra usar esse adaptador se elemento ótico.
Depende da lente, da distância focal. Quanto mais tele ela for menos distância ela vai cobrir.
A diferença na Nikon é bem pequena, questão de milimetros, por isso não é tão absurdo, mas nunca testei pra saber.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #4982 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 09:47:08
Sempre leio pessoas falando sobre isso, mas nenhum me explicou exatamente o porquê.

lopescardoso

Espero que tenha paciência para ler até o final...

Cada mount de lente é projetado para funcionar com uma determinada "distância de registro" ou "distância de flange" que ("grosso modo") é a distância entre o fundo da lente e o sensor da câmera (ou o filme).

Esta distância é fixa para cada mount. Por exemplo:
- nas lentes Nikon-F, a distância de registro é de 46,50 mm
- nas lentes M42, a distância de registro é de 45,46 mm
- nas lentes Canon EF a distância de registro é de 44,00 mm

Assim, quando você encosta o fundo de uma lente M42 em uma câmera Nikon, esse fundo fica a 46,50 mm do sensor. Mas essa lente M42 precisaria ficar mais perto do sensor (a 45,46 mm dele). Logo, para funcionar bem, ela deveria entrar 1,04 mm dentro da câmera (que é a diferença entre 46,5 mm e 45,46 mm).

Por outro lado, se você encosta o fundo de uma lente M42 em uma câmera Canon, esse fundo fica a 44,00 mm do sensor. Mas essa lente M42 precisaria ficar mais afastada do sensor (a 45,46 mm dele). Logo, para funcionar bem, ela deveria afastar-se 1,46 mm da câmera (que é a diferença entre 45,46 mm e 44,00 mm).

Agora vamos à questão dos adaptadores.

É mais fácil fazer um adaptador que afaste a lente da câmera do que um adaptador que faça com que a lente entre dentro da câmera (com o possível problema de encostar no espelho). E tem que lembrar também que mesmo o adaptador mais fino tem uma certa espessura, que afasta ainda mais a lente da câmera.

Por isso os adaptadores para Canon funcionam bem, possibilitando até o foco no infinito.

E é também por isso que os adaptadores para Nikon não possibilitam o foco no infinito... A menos que... tenham um elemento ótico que faça essa correção. O problema é que esse elemento ótico (geralmente) é de péssima qualidade e a imagem fica muito degradada. Assim, nas Nikon, utilizando adaptadores sem elemento ótico, o foco fica limitado a alguns metros ou às vezes nem isso.

Mas vou te dar uma boa notícia: nas câmeras mirrorless (que não tem espelho) a distância de registro é muito pequena (nas Sony mirrorless é de apenas 18,00 mm). Então para adaptar uma lente de outro mount (com distância de registro maior que 18,00 mm) é muito fácil, porque a lente deve ser afastada da câmera. O adaptador deve ter apenas o comprimento necessário (que seria a diferença entre a distância de registro do mount da lente e os 18,00 mm).

Espero que tenha ajudado, mais do que confundido... E se escrevi alguma besteira, alguém com mais experiência certamente vai corrigir.

Eu sou professor, então quando encontro alguém que reclama por não ter encontrado uma explicação satisfatória sobre algum assunto no qual posso ajudar (você escreveu: "... nenhum me explicou exatamente o porquê"), eu fico me coçando todo para tentar explicar detalhadamente. Hoje quase todos querem apenas a "receita de bolo", mas eu gosto muito dos porquês... :D

Se quiser, você pode encontrar mais informações em:
https://en.wikipedia.org/wiki/Flange_focal_distance
e também em:
http://www.lentesvintage.com.br/lv/distancia-de-registro/lista-de-distancias

Abraços.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4983 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 14:41:46
lopescardoso

Espero que tenha paciência para ler até o final...

Cada mount de lente é projetado para funcionar com uma determinada "distância de registro" ou "distância de flange" que ("grosso modo") é a distância entre o fundo da lente e o sensor da câmera (ou o filme).

Esta distância é fixa para cada mount. Por exemplo:
- nas lentes Nikon-F, a distância de registro é de 46,50 mm
- nas lentes M42, a distância de registro é de 45,46 mm
- nas lentes Canon EF a distância de registro é de 44,00 mm

Assim, quando você encosta o fundo de uma lente M42 em uma câmera Nikon, esse fundo fica a 46,50 mm do sensor. Mas essa lente M42 precisaria ficar mais perto do sensor (a 45,46 mm dele). Logo, para funcionar bem, ela deveria entrar 1,04 mm dentro da câmera (que é a diferença entre 46,5 mm e 45,46 mm).

Por outro lado, se você encosta o fundo de uma lente M42 em uma câmera Canon, esse fundo fica a 44,00 mm do sensor. Mas essa lente M42 precisaria ficar mais afastada do sensor (a 45,46 mm dele). Logo, para funcionar bem, ela deveria afastar-se 1,46 mm da câmera (que é a diferença entre 45,46 mm e 44,00 mm).

Agora vamos à questão dos adaptadores.

É mais fácil fazer um adaptador que afaste a lente da câmera do que um adaptador que faça com que a lente entre dentro da câmera (com o possível problema de encostar no espelho). E tem que lembrar também que mesmo o adaptador mais fino tem uma certa espessura, que afasta ainda mais a lente da câmera.

Por isso os adaptadores para Canon funcionam bem, possibilitando até o foco no infinito.

E é também por isso que os adaptadores para Nikon não possibilitam o foco no infinito... A menos que... tenham um elemento ótico que faça essa correção. O problema é que esse elemento ótico (geralmente) é de péssima qualidade e a imagem fica muito degradada. Assim, nas Nikon, utilizando adaptadores sem elemento ótico, o foco fica limitado a alguns metros ou às vezes nem isso.

Mas vou te dar uma boa notícia: nas câmeras mirrorless (que não tem espelho) a distância de registro é muito pequena (nas Sony mirrorless é de apenas 18,00 mm). Então para adaptar uma lente de outro mount (com distância de registro maior que 18,00 mm) é muito fácil, porque a lente deve ser afastada da câmera. O adaptador deve ter apenas o comprimento necessário (que seria a diferença entre a distância de registro do mount da lente e os 18,00 mm).

Espero que tenha ajudado, mais do que confundido... E se escrevi alguma besteira, alguém com mais experiência certamente vai corrigir.

Eu sou professor, então quando encontro alguém que reclama por não ter encontrado uma explicação satisfatória sobre algum assunto no qual posso ajudar (você escreveu: "... nenhum me explicou exatamente o porquê"), eu fico me coçando todo para tentar explicar detalhadamente. Hoje quase todos querem apenas a "receita de bolo", mas eu gosto muito dos porquês...

Se quiser, você pode encontrar mais informações em:
https://en.wikipedia.org/wiki/Flange_focal_distance
e também em:
http://www.lentesvintage.com.br/lv/distancia-de-registro/lista-de-distancias

Abraços.

E vc encontrou alguém que adora essas explicações detalhadas, porque também gosto de dar esse mesmo tipo de explicação detalhada. Muito obrigado.

Quanto ao assunto em si, eu já tinha lido algo que dizia, sem tantos detalhes que vc passou, isso também, que era por conta da distância do fundo da lente para cada sensor. O que queria saber, no caso da Nikon, era de alguém que tinha testado com adaptador sem elemento ótico se o tanto que faltaria para o foco em infinito se era suficiente para fotos de retrato, o que é mais comum nas Helios 44-2 58mm f/2 M42, devido ao seu bokeh diferenciado.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4984 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 14:47:12
É mais fácil fazer um adaptador que afaste a lente da câmera do que um adaptador que faça com que a lente entre dentro da câmera (com o possível problema de encostar no espelho). E tem que lembrar também que mesmo o adaptador mais fino tem uma certa espessura, que afasta ainda mais a lente da câmera.

Engraçado que na minha 5D mk II tenho esse problema. Qdo fom foco em infinito, o espelho da uma agarrada e segura (fica levantado) aí tenho de voltar um pouquinho o foco da lente para ele destravar. Mas nas demais cameras, mesmo em outras 5Ds (com excessão da mk II) isso não acontece). Como praticamente só faço retrato com as Helios, isso não chega a ser um problema.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2019, 14:47:51 por lopescardoso »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #4985 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 18:50:41
Foto impossivel de nao sair boa ....
Pela lente usada e pela modelo ....
Assim tambem não vale ...  :D
Kkk


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4986 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 19:21:39

 :snack:
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2019, 19:26:16 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4987 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 19:24:28
lopescardoso

Espero que tenha paciência para ler até o final...

Cada mount de lente é projetado para funcionar com uma determinada "distância de registro" ou "distância de flange" que ("grosso modo") é a distância entre o fundo da lente e o sensor da câmera (ou o filme).

Esta distância é fixa para cada mount. Por exemplo:
- nas lentes Nikon-F, a distância de registro é de 46,50 mm
- nas lentes M42, a distância de registro é de 45,46 mm
- nas lentes Canon EF a distância de registro é de 44,00 mm

Assim, quando você encosta o fundo de uma lente M42 em uma câmera Nikon, esse fundo fica a 46,50 mm do sensor. Mas essa lente M42 precisaria ficar mais perto do sensor (a 45,46 mm dele). Logo, para funcionar bem, ela deveria entrar 1,04 mm dentro da câmera (que é a diferença entre 46,5 mm e 45,46 mm).

Por outro lado, se você encosta o fundo de uma lente M42 em uma câmera Canon, esse fundo fica a 44,00 mm do sensor. Mas essa lente M42 precisaria ficar mais afastada do sensor (a 45,46 mm dele). Logo, para funcionar bem, ela deveria afastar-se 1,46 mm da câmera (que é a diferença entre 45,46 mm e 44,00 mm).

Agora vamos à questão dos adaptadores.

É mais fácil fazer um adaptador que afaste a lente da câmera do que um adaptador que faça com que a lente entre dentro da câmera (com o possível problema de encostar no espelho). E tem que lembrar também que mesmo o adaptador mais fino tem uma certa espessura, que afasta ainda mais a lente da câmera.

Por isso os adaptadores para Canon funcionam bem, possibilitando até o foco no infinito.

E é também por isso que os adaptadores para Nikon não possibilitam o foco no infinito... A menos que... tenham um elemento ótico que faça essa correção. O problema é que esse elemento ótico (geralmente) é de péssima qualidade e a imagem fica muito degradada. Assim, nas Nikon, utilizando adaptadores sem elemento ótico, o foco fica limitado a alguns metros ou às vezes nem isso.

Mas vou te dar uma boa notícia: nas câmeras mirrorless (que não tem espelho) a distância de registro é muito pequena (nas Sony mirrorless é de apenas 18,00 mm). Então para adaptar uma lente de outro mount (com distância de registro maior que 18,00 mm) é muito fácil, porque a lente deve ser afastada da câmera. O adaptador deve ter apenas o comprimento necessário (que seria a diferença entre a distância de registro do mount da lente e os 18,00 mm).

Espero que tenha ajudado, mais do que confundido... E se escrevi alguma besteira, alguém com mais experiência certamente vai corrigir.

Eu sou professor, então quando encontro alguém que reclama por não ter encontrado uma explicação satisfatória sobre algum assunto no qual posso ajudar (você escreveu: "... nenhum me explicou exatamente o porquê"), eu fico me coçando todo para tentar explicar detalhadamente. Hoje quase todos querem apenas a "receita de bolo", mas eu gosto muito dos porquês... :D

Se quiser, você pode encontrar mais informações em:
https://en.wikipedia.org/wiki/Flange_focal_distance
e também em:
http://www.lentesvintage.com.br/lv/distancia-de-registro/lista-de-distancias

Abraços.

 :worship: .... perfeito
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #4988 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 19:33:56
:worship: .... perfeito

bjorn...
Vindo de você (cujas postagens acompanho sempre com interesse, porque sempre aprendo algo), isso é um grande elogio.
Obrigado.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #4989 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 19:40:27
O que queria saber, no caso da Nikon, era de alguém que tinha testado com adaptador sem elemento ótico se o tanto que faltaria para o foco em infinito se era suficiente para fotos de retrato, o que é mais comum nas Helios 44-2 58mm f/2 M42, devido ao seu bokeh diferenciado.
lopescardoso:
Eu já testei os adaptadores com e sem elemento ótico nas minhas Nikon...
Resultado: comprei uma velha Sony ILCE-3000 para poder usar as minhas queridas lentes M42.
Nas Nikon o melhor que consegui foi fazer foco em até 3 ou 4 m com o adaptador sem elemento ótico (usando uma Helios 44-2). O adaptador com elemento ótico (Made in China) é imprestável. Usei uma ou duas vezes e nem tentei mais.
Agora, na Sony... espeta qualquer M42 (com o adaptador) e fica uma beleza! Uso cada vez mais a minha Sony e menos as minhas Nikon. Mas cada uma tem seu momento, na verdade.
Luis

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4990 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 10:42:12
lopescardoso:
Eu já testei os adaptadores com e sem elemento ótico nas minhas Nikon...
Resultado: comprei uma velha Sony ILCE-3000 para poder usar as minhas queridas lentes M42.
Nas Nikon o melhor que consegui foi fazer foco em até 3 ou 4 m com o adaptador sem elemento ótico (usando uma Helios 44-2). O adaptador com elemento ótico (Made in China) é imprestável. Usei uma ou duas vezes e nem tentei mais.
Agora, na Sony... espeta qualquer M42 (com o adaptador) e fica uma beleza! Uso cada vez mais a minha Sony e menos as minhas Nikon. Mas cada uma tem seu momento, na verdade.
Luis

Era essa informação que era importante, pra poder passar pra eventuais compradores com Nikon. Ou seja, para aquele retrato bacana de meio corpo ainda serviria muito bem até (sem o adaptador)

lopescardoso:
Agora, na Sony... espeta qualquer M42 (com o adaptador) e fica uma beleza! Uso cada vez mais a minha Sony e menos as minhas Nikon. Mas cada uma tem seu momento, na verdade.
Luis

Nas Canon tb vai que é uma beleza.... obviamente pode acontecer de alguns modelos terem algum probleminha, como minha 5D II que pega de leve no espelho com foco em infinito, mas é o único caso que tenho notícia.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #4991 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 12:12:42
Era essa informação que era importante, pra poder passar pra eventuais compradores com Nikon. Ou seja, para aquele retrato bacana de meio corpo ainda serviria muito bem até (sem o adaptador)
lopes cardoso:
Eu deduzo que você quis dizer "sem o elemento ótico", porque adaptador vai precisar de qualquer forma (a não ser que faça "free lensing").
Talvez pecando um pouco por detalhista (você incentivou, dizendo que gostava dos detalhes :aua:), eu não generalizaria essa sua conclusão ("para aquele retrato bacana de meio corpo ainda serviria muito bem") porque por incrível que pareça, penso que deve haver alguma diferença milimétrica entre as lentes M42 de várias marcas, pois algumas não conseguem focar a mais de 1 metro.
Mas se você está se referindo somente à Helios 44-2, então sim, talvez sua conclusão esteja certa... Pelo menos para uma das minhas Helios 44-2 está!
:D
Agora uma curiosidade que pode servir para o que você quer: a Helios 44-2 que eu mais uso (tenho várias, porque há vários modelos) tem os elementos óticos traseiros montados em um barril rosqueável. Eu notei que desapertando esse barril (ou seja, girando ele em sentido anti-horário, como se você estivesse desapertando um parafuso), você aproxima um pouquinho mais os elementos óticos ao sensor da câmera. Não chega a possibilitar o foco no infinito, mas aumenta a distância em que é possível focar!!!
Cuidado: não vá girar demais, porque senão o barril vai se soltar! (também não é grande problema: é só aparafusar de novo).
Faça o teste e conte depois para nós se isso funciona também com seu modelo de Helios 44-2.
Abraços.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #4992 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 12:28:45
lopes cardoso:
Esqueci de mencionar: há um tempo, consegui foco no infinito em uma Helios 44M-6, fazendo uma gambiarra das boas.
Eu simplesmente desparafusei o anel do mount M42 da lente e parafusei um anel de baioneta Nikon (US$ 2,00 no AliExpress).
Bom... confesso que não foi tão simples assim, porque tive que fazer a furação no anel da baioneta Nikon coincidindo com a furação da lente Helios 44M-6, além de uma gambiarra adicional para deixar pressionado o pininho aquele que controla a abertura do diafragma.
Mas no final, deu certo... Consegui foco no infinito na minha Nikon D5300.
Depois disso notei que é mais gostoso usar minhas M42 na Sony mesmo...
 :)
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4993 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 14:42:28
lopes cardoso:
Eu deduzo que você quis dizer "sem o elemento ótico", porque adaptador vai precisar de qualquer forma (a não ser que faça "free lensing").

Isso.... escapou uma besteira diferente da besteira que eu iria falar, rsrs

lopes cardoso:
Talvez pecando um pouco por detalhista (você incentivou, dizendo que gostava dos detalhes :aua:), eu não generalizaria essa sua conclusão ("para aquele retrato bacana de meio corpo ainda serviria muito bem") porque por incrível que pareça, penso que deve haver alguma diferença milimétrica entre as lentes M42 de várias marcas, pois algumas não conseguem focar a mais de 1 metro.
Mas se você está se referindo somente à Helios 44-2, então sim, talvez sua conclusão esteja certa... Pelo menos para uma das minhas Helios 44-2 está!
:D

Sim, sim... me refiro apenas às Helios, porque, como eu disse antes, eu comercializo algumas dessas lentes pelo Mercado Livre, e vira e mexe aparece algum Nikonzeiro querendo uma, e acabo espantando os caras com esse lance de não ser boa coisa usa-las em Nikon.

Agora uma curiosidade que pode servir para o que você quer: a Helios 44-2 que eu mais uso (tenho várias, porque há vários modelos) tem os elementos óticos traseiros montados em um barril rosqueável. Eu notei que desapertando esse barril (ou seja, girando ele em sentido anti-horário, como se você estivesse desapertando um parafuso), você aproxima um pouquinho mais os elementos óticos ao sensor da câmera. Não chega a possibilitar o foco no infinito, mas aumenta a distância em que é possível focar!!!
Cuidado: não vá girar demais, porque senão o barril vai se soltar! (também não é grande problema: é só aparafusar de novo).
Faça o teste e conte depois para nós se isso funciona também com seu modelo de Helios 44-2.

Então, eu só tenho Canon. Como disse acima eu compro pra revender.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4994 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 14:45:53
lopes cardoso:
Esqueci de mencionar: há um tempo, consegui foco no infinito em uma Helios 44M-6, fazendo uma gambiarra das boas.
Eu simplesmente desparafusei o anel do mount M42 da lente e parafusei um anel de baioneta Nikon (US$ 2,00 no AliExpress).
Bom... confesso que não foi tão simples assim, porque tive que fazer a furação no anel da baioneta Nikon coincidindo com a furação da lente Helios 44M-6, além de uma gambiarra adicional para deixar pressionado o pininho aquele que controla a abertura do diafragma.
Mas no final, deu certo... Consegui foco no infinito na minha Nikon D5300.
Depois disso notei que é mais gostoso usar minhas M42 na Sony mesmo...
 :)

Olha que interessante! Bom saber da possibilidade.
O bom que nas que 44-2 como não tem o pino (da exposição automática) nem precisaria da gambi extra pra pressionar o pininho.
Se eu tivesse alguma Nikon até arriscava comprar alguns desses anéis baioneta da Nikon e oferecer com um "extra" para compradores Nikon.