Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 671174 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5025 Online: 19 de Março de 2019, 21:38:48
Pessoal, muitas vezes testamos a Helios apenas em abertura máxima, mas essa lente com abertura entre F4 a F8 possui uma nitidez impressionante.

A foto desse cachorro foi feita com a Nex F3 e a Helios 58MM 44M6 . Usei abertura 5.6; a foto foi feita em JPG médio (não usei RAW); usei apenas leves alterações na aba básica do Lightroom (leve aumento de contraste, diminui um pouco os realces, abri as sombras, aumentei a vibração em +10 e diminui levemente a saturação do verde pra -12). Depois disso apenas exportei a foto em um novo JPG com tamanho otimizado pra web e nitidez padrão para tela - um ajuste que levou menos de 3 minutos!

Exif da foto: abertura 5.6; ISO 200; velocidade 1/1000

Em resumo, ajustes básicos do Lightroom e fiquei impressionado com a qualidade de cores e nitidez dessa pequena notável rs

1_-1 by Chefferson Amaro, no Flickr


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5026 Online: 21 de Março de 2019, 19:46:25
Falar nisso, minha Promatic 135mm f/2.8 chegou... tão ocupado esses dias que mal tive tempo de embalar... ontem abri e aparentemente os elementos estão com poucos micro riscos, sem fungos e praticamente sem poeira...

Ver se final de semana faço uns testes... ver se é melhor que a Beroflex que eu perdi ou não.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5027 Online: 21 de Março de 2019, 19:57:22
lopescardoso:
Essa Promatic tampouco conheço...
Fiquei curioso: poste depois as fotos...
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5028 Online: 22 de Março de 2019, 00:00:11
Falar nisso, minha Promatic 135mm f/2.8 chegou... tão ocupado esses dias que mal tive tempo de embalar... ontem abri e aparentemente os elementos estão com poucos micro riscos, sem fungos e praticamente sem poeira...

Ver se final de semana faço uns testes... ver se é melhor que a Beroflex que eu perdi ou não.

Posta os testes pra gente ver. Fiquei curioso também , já que quero uma tele M42 pra breve rs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5029 Online: 22 de Março de 2019, 07:06:30
lopescardoso:
Essa Promatic tampouco conheço...
Fiquei curioso: poste depois as fotos...
Luis

E eu menos ainda! rsrs.
Foi a que consegui mais em conta no eBay num leilão. Não vi muitas outras dessa à venda, e pelo valor que se encontra e a oferta, não deve ser lá grandes coisas. Fiz uns testes bem rápidos ontem à noite, mas sem flash e ISO 6400 não da pra ter ideia. Aparentemente tem bastante haze quando enquadrando algo com bastante luz, mas pode ser também por conta dos elementos frontais e traseiros estarem meio engordurados. Dar uma boa limpeza antes de testar efetivamente. Tem bastante vinheta também na abertura máxima, o que não ligo muito e até curto. Vamos ver o que dá.

Queria mesmo uma Takumar 135 f/2.5 mas as com mount M42 estão carinhas.
As com mount K estão mais baratas. Sabem dizer se acha fácil adaptador de mount K (baioneta Pentax) pra EF (Canon) com chip? Tenho bastante dificuldade com o foco manual sem o chip por causa da visão ruim. Queria mesmo era aquele adaptador de despolido bipartido pra por na câmera... com ele na época da minha Canon A1 eu não errava uma, rsrs.
« Última modificação: 22 de Março de 2019, 07:08:27 por lopescardoso »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5030 Online: 22 de Março de 2019, 09:14:21
Meyer Optik Gorlitz 50mm f/1.8 na Sony ILCE-3000K.


by Luis Alberto, no Flickr


by Luis Alberto, no Flickr
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5031 Online: 22 de Março de 2019, 10:46:21
Meyer Optik Gorlitz 50mm f/1.8 na Sony ILCE-3000K.

Um espetáculo essas "bubbles" que ela produz!

Essa é a tal Oreston?
« Última modificação: 22 de Março de 2019, 10:51:01 por lopescardoso »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5032 Online: 22 de Março de 2019, 11:15:12
Um espetáculo essas "bubbles" que ela produz!
Essa é a tal Oreston?

A própria... :wub:
Dei muuuuita sorte e consegui em muito bom estado!
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5033 Online: 22 de Março de 2019, 11:28:32
lopes cardoso:
Obrigado por comentar...
Não sei se acontece com vocês, mas eu tenho um período em que tenho que "domar a lente" (ou a lente "me domar"... dependendo do ponto de vista). Isto quer dizer que no início, não consigo as fotos como eu quero... mas após alguns dias de uso "a gente" (a lente e eu) vai se entendendo e a coisa flui...
Com outras (poucas) lentes isso não acontece (é clicar e ficar babando, de cara). Exemplo: as minhas Helios 44-2. Fiquei encantado desde o primeiro clique...
Toda esta introdução para dizer que com esta Oreston ainda estamos no primeiro caso. Essas fotos que postei foram as primeiras que fiz com ela e não tem nenhum tratamento. São as que saíram da câmera (em geral as fotos que posto são sem tratamento). Acho que ela tem muito mais potencial do que aquele que eu estou conseguindo explorar, então vou ter que treinar bastante e aprender a usá-la...
Depois posto mais fotos...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5034 Online: 22 de Março de 2019, 11:45:25
lopes cardoso:
Obrigado por comentar...
Não sei se acontece com vocês, mas eu tenho um período em que tenho que "domar a lente" (ou a lente "me domar"... dependendo do ponto de vista). Isto quer dizer que no início, não consigo as fotos como eu quero... mas após alguns dias de uso "a gente" (a lente e eu) vai se entendendo e a coisa flui...
Com outras (poucas) lentes isso não acontece (é clicar e ficar babando, de cara). Exemplo: as minhas Helios 44-2. Fiquei encantado desde o primeiro clique...
Toda esta introdução para dizer que com esta Oreston ainda estamos no primeiro caso. Essas fotos que postei foram as primeiras que fiz com ela e não tem nenhum tratamento. São as que saíram da câmera (em geral as fotos que posto são sem tratamento). Acho que ela tem muito mais potencial do que aquele que eu estou conseguindo explorar, então vou ter que treinar bastante e aprender a usá-la...
Depois posto mais fotos...

Acho que é normal, pelo menos pra mim.
Comigo foi assim com a Helios 44-2. As primeiras fotos que fiz com ela de teste simples ficaram horríveis, acho que por falta do foco automático e minha visão ser ruim mesmo. Tinha ate meio que desistido dela.... até que um dia peguei o moleque e fui num parque próximo, disposto a testar sem desistir.. aí usei o live view mesmo, com ampliação pra fazer o foco... e deu muito bom. Aí depois com o adaptador com chip de confirmação de foco ficou ainda mais tranquilo.

Mas vez ou outra parece que tenho de me reacostumar com ela... Outro dia fui fazer um ensaio da minha sobrinha e apanhei que nem criança levada... não sei se foi por conta do dia que estava muito nublado e dando muito haze nas fotos.

Então acho que é meio normal.

Quanto ao potencial da lente, acredito que tenha mais a explorar mesmo, mas tenho certea que vc chega lá!

Olhando fotos feitas com ela no Google achei algumas com um bokeh lindíssimo, veja:









lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5035 Online: 22 de Março de 2019, 12:03:11
lopescardoso:
Antes de me atirar para a Oreston procurei fotos feitas com ela na internet... faço isso sempre, com qualquer lente que me atrai a atenção.
Vi que dá para fazer maravilhas com ela... Essas que você postou agora são lindas!
Um dia chego lá, ou perto.
Abraços.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5036 Online: 22 de Março de 2019, 12:09:36
lopescardoso:
Antes de me atirar para a Oreston procurei fotos feitas com ela na internet... faço isso sempre, com qualquer lente que me atrai a atenção.
Vi que dá para fazer maravilhas com ela... Essas que você postou agora são lindas!
Um dia chego lá, ou perto.
Abraços.

Ahhh, eu tb faço isso.
E já coloquei esssa Orestor na minha lista. Acho fantásticas essas "bolhas de sabão" rsrs


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5037 Online: 22 de Março de 2019, 12:25:52
lopescardoso:

Atenção: é Oreston, não Orestor... Digo isto porque também existe a Pentacon Orestor, mas é diferente. Ela é equivalente à Meyer Optik Gorlitz Domiplan. Tenho esta Pentacon Orestor e também entrega um bokeh bonito, mas achei a Oreston superior.

Ahhhh... outro do time das bolhas de sabão!

Sugestões (baratas), já que gosta:
- a própria Pentacon Orestor 50mm f/2.8 = Meyer Optik Gorlitz Domiplan
- Pentacon Lydith 30mm f/3.5
- Fujinon 55mm f/2.2
- Cosinon 50mm f/1.7
- Ludwig Meritar 50mm f/2.9 (esta comprei mas ainda não recebi)

Não sugiro a famosa Trioplan porque acho que pelo preço dela você compra todas as cinco anteriores que citei...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5038 Online: 22 de Março de 2019, 18:04:55
Outra com a Meyer Optik Gorlitz Oreston 50mm f/1.8 na Sony ILCE-3000K.


by Luis Alberto, no Flickr
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5039 Online: 22 de Março de 2019, 18:36:51
lopescardoso:
Nessa lista de sugestões de lentes com "bokeh bolha" que enviei antes faltou uma lente ótima, que de tão comum e barata, me esqueci dela.
Por sinal, acho que é a versão posterior da Meyer Optik Gorlitz Oreston, já fabricada sob a marca Pentacon.
É a Pentacon 50 mm f/1.8 que se encontra muito frequentemente espetada nas câmeras Praktica.
Eu comprei a minha por R$ 100,00... incrível... e ainda veio com uma Zenit XP, com estojo de couro, novinha, novinha... Tempos depois encontrei outra, acho que por R$ 125,00 e não me aguentei e comprei para ter de "reserva"...  :no:
Então em primeiro lugar naquela lista, eu colocaria esta: Pentacon 50mm f/1.8
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...