Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 672854 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5070 Online: 08 de Abril de 2019, 16:41:52
Pessoal ontem usei 99% das vezes , a Helios 58MM M6 , na Nex. O foco não ficou cravado porque tinha que dar atenção aos amigos, rsrsrs, mas vamos as fotos:
cheferson:
O mesmo acontece comigo: às vezes eu levo alguma lente manual para fotografar encontros com os amigos e o pessoal não tem muita paciência para esperar que a gente acerte o foco. Mas essas Helios nunca decepcionam, mesmo em fotos apressadas, sempre sai algo diferenciado.
Parabéns pelas imagens e obrigado por compartilhar.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5071 Online: 08 de Abril de 2019, 16:45:20
Que bolhinhas de sabão delícia.
Queria uma com esse bokeh bolha de sabão, mas são bem carinhas.
Qual a distância focal dessa? Dei uma leve pesquisada no eBay e as Hugo Meyer Trioplan que apareceram são caríssimas!
Onde "achou" essa belezinha?

lopescardoso:
Não esqueci da promessa de te enviar umas fotos da Zenit 12 XP... ainda estou te devendo. A semana passada não deu tempo, mas esta semana irão...
Sobre minha lente Hugo Meyer Trioplan, senta aí que tem uma historinha interessante.
Faz mais ou menos 8 anos (muito antes de cair de amores pelas lentes manuais) minha esposa e eu (que gostamos de freqüentar feirinhas à procura de antigüidades e quinquilharias), encontramos esta lente em uma feirinha, com seu estojo de couro original, no chão, misturada com outros objetos e sendo vendida por R$ 30,00 (!!!). Resumindo, ela foi parar de enfeite na nossa sala, ao lado de uns binóculos antigos, taste-vins, moedas antigas e outras velharadas. E ali ficou por um bom tempo.
Quando eu comecei a usar lentes manuais e a devorar informações sobre os diferentes mounts, me lembrei dessa lente e avisei minha esposa que perderíamos um enfeite da sala. Pesquisei sobre a lente e cheguei a esses preços que você encontrou (lembro de um anúncio no E-Bay por US$ 800,00). Venci o primeiro impuso que foi vendé-la, e optei por incorporá-la ao meu pequeno "arsenal".
Antes de espetar ela na minha câmera decidi limpá-la bem, pois tenho como norma nunca usar uma lente com fungos.
Depois da faxina, pude usá-la pela primeira vez e apreciar suas deliciosas bolinhas!
Vamos a alguns dados técnicos sobre a lente.
Ela tem Mount-C, o que indica que era usada originalmente em câmeras de cinema.
Aparentemente, foi fabricada nos anos 30 ou 40 pela empresa Hugo Meyer de New York, subsidiária da empresa alemã Hugo Meyer Gorlitz, fabricante das conhecidas lentes Trioplan. A distância focal da lente é de 3", ou seja, algo em torno de 80mm (sem considerar o fator de crop) e a abertura máxima do diafragma é de f/2.8. Este diafragma tem 12 lâminas, o que explica o bokeh redondinho, mesmo em aberturas menores. O Trioplan no nome já indica que ela é formada por três elementos óticos (o famoso "triplet"), que produz o tal "booble bokeh", motivo de nosso encantamento.
Eu comprei ela com o estojo original, de couro, mas sem as tampas. Atualmente já consegui uma tampa traseira metálica prateada, bem bonitinha e provavelmente parecida com a original e adaptei uma tampinha dianteira preta de plástico liso, que combina muito com o look prateado dela e os aneis pretos que tem no corpo. Ainda tenho a esperança de alguma vez encontrar o para-sol dela, só para deixá-la mais charmosa. Nas feirinhas que freqüentamos meus olhos sempre passeiam entre as quinquilharias à procura dele...
Depois da limpeza que fiz, ela ficou sem fungos (para sorte minha, eram poucos). Mas não consegui remover totalmente o leve haze que ela tinha e mantém. Isso, somado ao fato de que estas lentes antigas não tem coating ou o tem muito rudimentar, afeta um pouco o contraste. Mas não me importa: sempre é uma delícia usá-la.
Minha esposa brinca comigo sobre o fato de eu estar sempre meio obcecado na tentativa de conseguir um bokeh bonito, mas eu respondo que alguns caçam Pokemons... e eu caço bolinhas.
Seguem algumas fotos da lente. Se quiser mais informações, fico à disposição.
Luis
« Última modificação: 08 de Abril de 2019, 16:54:51 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5072 Online: 08 de Abril de 2019, 16:51:32

Fotos da lente Hugo Meyer & Co. New York 3" f/2.8 Trioplan obtidas com uma Super-Multi-Coated Macro-Takumar 50 mm f/4 em uma Sony ILCE-3000.


by Luis Alberto, no Flickr


by Luis Alberto, no Flickr


by Luis Alberto, no Flickr


by Luis Alberto, no Flickr
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5073 Online: 08 de Abril de 2019, 16:53:28
Finalmente tive tempo de testar a tal Promatic Auto 135mm f/2.8 que chegou.

lopescardoso:
Belo achado essa Promatic. Parabéns!
A pequena falta de contraste em algumas fotos, você resolveu direitinho na pós. Ficou ótimo.
Gostei muito do bokeh elíptico que aparece na foto do seu filho comendo maçã.
Tem um efeito que o pessoal chama de "Pop 3D" que, pelo que entendi, é a capacidade da lente de dar um forte destaque ao objeto focado, realçando a tridimensionalidade dele, e contrastando-o muito com o fundo bem desfocado. Dizem que as Pancolar se destacam por esse efeito, e em algumas das suas fotos com essa lente Promatic me pareceu perceber algo semelhante (não sou grande entendido... às vezes a gente vê o que quer ver, e o que gosta... rsss), como se a figura estivesse recortada e colada contra um fundo meio etéreo.
Obrigado por compartilhar!
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #5074 Online: 08 de Abril de 2019, 17:07:28
Summicron-c 40mm f/2


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5075 Online: 08 de Abril de 2019, 17:13:08
cheferson:
O mesmo acontece comigo: às vezes eu levo alguma lente manual para fotografar encontros com os amigos e o pessoal não tem muita paciência para esperar que a gente acerte o foco. Mas essas Helios nunca decepcionam, mesmo em fotos apressadas, sempre sai algo diferenciado.
Parabéns pelas imagens e obrigado por compartilhar.
Luis

Obrigado Lasg! Pois é a Helios nunca deixa de me surpreender, tanto em 2.0, quanto fechando pra 4 ou 5.6 sempre saem boas imagens, depois posto mais fotos por aqui, agora estou mexendo em plataforma para entregar um trabalho a um cliente rsrsrs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5076 Online: 08 de Abril de 2019, 17:36:37
lopescardoso:
Belo achado essa Promatic. Parabéns!
A pequena falta de contraste em algumas fotos, você resolveu direitinho na pós. Ficou ótimo.
Gostei muito do bokeh elíptico que aparece na foto do seu filho comendo maçã.
Tem um efeito que o pessoal chama de "Pop 3D" que, pelo que entendi, é a capacidade da lente de dar um forte destaque ao objeto focado, realçando a tridimensionalidade dele, e contrastando-o muito com o fundo bem desfocado. Dizem que as Pancolar se destacam por esse efeito, e em algumas das suas fotos com essa lente Promatic me pareceu perceber algo semelhante (não sou grande entendido... às vezes a gente vê o que quer ver, e o que gosta... rsss), como se a figura estivesse recortada e colada contra um fundo meio etéreo.
Obrigado por compartilhar!
Luis

Gostei bastante dessa Promatic. Tem muitas 135MM 2.8 ou 3.5, fico na dúvida qual pegar em formato M42 kkk


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5077 Online: 08 de Abril de 2019, 18:06:39
Gostei bastante dessa Promatic. Tem muitas 135MM 2.8 ou 3.5, fico na dúvida qual pegar em formato M42 kkk

cheferson:

Algumas sugestões, todas na faixa de preço de R$ 300,00:

- Takumar 135mm f/3.5
- Pentacon 135mm f/2.8
- Carl Zeiss Sonnar 135mm f/3.5

Gosto das três igualmente.

Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5078 Online: 08 de Abril de 2019, 18:14:13
Summicron-c 40mm f/2

cfsosa:
Acho que uma vez li por aí que essa Sumicron é famosa pelo contraste e pela nitidez, até nos cantos... e vejo na sua foto que ela faz justiça à sua fama.
Bela foto!
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #5079 Online: 08 de Abril de 2019, 18:21:04
cfsosa:
Acho que uma vez li por aí que essa Sumicron é famosa pelo contraste e pela nitidez, até nos cantos... e vejo na sua foto que ela faz justiça à sua fama.
Bela foto!
Luis
Obrigado! Sem dúvida uma bela lente !


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5080 Online: 09 de Abril de 2019, 00:59:20
cheferson:

Algumas sugestões, todas na faixa de preço de R$ 300,00:

- Takumar 135mm f/3.5
- Pentacon 135mm f/2.8
- Carl Zeiss Sonnar 135mm f/3.5

Gosto das três igualmente.

Luis

Luis, pode crer que irei pesquisar , obrigado mesmo, é que essa DF de 135 e 50MM tem muitas opções de lentes de encaixe M42, a gente fica perdido porque tem muita lente boa e tem lente ruim também. Grande abraço e valeu!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5081 Online: 09 de Abril de 2019, 01:20:45
Hanimar 35MM 2.8 ; tenho usado ela mais pra vídeos pelo 2.8 ... é uma lente razoável. Não tem boa nitidez em abertura máxima; nitidez boa mesmo só em 4, 5.6 ou 8 ; mas é uma lente que tem seus momentos de brilhantismo, seguem algumas fotos:

Foto da lente em si (essa tirei com a 18-55 da Sony Nex mesmo)
testehanimar35mm (21 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr



testehanimar35mm (18 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr

testehanimar35mm (17 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr

testehanimar35mm (7 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr

testehanimar35mm (12 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5082 Online: 09 de Abril de 2019, 01:29:24
Essa Hanimar é originária de uma fábrica chamada Hanimex do Japão que eram bem mais baratas do que lentes como Yashica, Zeiss e outras lentes M42. Me parece que foram fabricadas a 28MM, a 35MM e a 135MM todas 2.8 .

Pelo que li em fóruns gringos e pesquisando imagens no Flickr, essas lentes são na verdade bem medianas, em 2.8 tem uma aberração cromática absurda e pra ficar bem nítidas só em 5.6 ou 8 de abertura. Todavia eu paguei 60 reais nessa 35MM e tem valido até o momento para vídeos e uso esporádico.

Mais uma pra mostrar o bokeh dela que achei bem bonito, consegue separar bem o fundo do plano em foco e isso é legal pra ensaios externos rs

Detalhe que para tirar boas fotos com ela é algo quase impossível em 2.8 pela baixa nitidez e haze nas fotos, tirando todo o contraste, mesmo em F5.6 ou F8, preciso aumentar muito o contraste na pós pra chegar nos resultados que mostro abaixo:

testehanimar35mm (12 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr

Em F5.6 algumas fotos de corrida de rua:
1_-382 by Chefferson Amaro, no Flickr

1_-407 by Chefferson Amaro, no Flickr

1_-402 by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 09 de Abril de 2019, 01:43:34 por cheferson »


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5083 Online: 09 de Abril de 2019, 07:26:38
Summicron-c 40mm f/2

Bem nítida mesmo. Show de bola!


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5084 Online: 09 de Abril de 2019, 07:27:09
lopescardoso:
... encontramos esta lente em uma feirinha, com seu estojo de couro original, no chão, misturada com outros objetos e sendo vendida por R$ 30,00 (!!!).

Eu ia escrever um palavrão... mas vou ter de me contentar em escrever um "EU TE ODEIO!!!" rsrs