Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 673218 vezes)

lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5085 Online: 09 de Abril de 2019, 07:28:36
lopescardoso:
Gostei muito do bokeh elíptico que aparece na foto do seu filho comendo maçã.
Tem um efeito que o pessoal chama de "Pop 3D" que, pelo que entendi, é a capacidade da lente de dar um forte destaque ao objeto focado, realçando a tridimensionalidade dele, e contrastando-o muito com o fundo bem desfocado. Dizem que as Pancolar se destacam por esse efeito, e em algumas das suas fotos com essa lente Promatic me pareceu perceber algo semelhante (não sou grande entendido... às vezes a gente vê o que quer ver, e o que gosta... rsss), como se a figura estivesse recortada e colada contra um fundo meio etéreo.
Obrigado por compartilhar!
Luis

Eu tb adorei o bokeh dela. Sou meio fissurado por isso, mais do que por nitidez e contraste.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5086 Online: 09 de Abril de 2019, 07:39:53
cheferson:

Algumas sugestões, todas na faixa de preço de R$ 300,00:

- Takumar 135mm f/3.5
- Pentacon 135mm f/2.8
- Carl Zeiss Sonnar 135mm f/3.5

Gosto das três igualmente.

Luis
Eu sou doido por uma Takumar 135, mas a versão 2.5... mas é mais carinha... a mais barata que vi foi 105,00 dolares com frete!  :( :( :(

Olhando aqui no Mercado Livre vi que não compensa muito pegar no eBay... tem algumas sndo vendidas a 500,00 reais e parecem em ótimo estado. Apenas no mount PK.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5087 Online: 09 de Abril de 2019, 20:58:45
Eu sou doido por uma Takumar 135, mas a versão 2.5... mas é mais carinha... a mais barata que vi foi 105,00 dolares com frete!  :( :( :(

Olhando aqui no Mercado Livre vi que não compensa muito pegar no eBay... tem algumas sndo vendidas a 500,00 reais e parecem em ótimo estado. Apenas no mount PK.

Mesmo a Takumar 3.5 me agradou bastante, pelas fotos que vi.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5088 Online: 09 de Abril de 2019, 21:54:20
Mesmo a Takumar 3.5 me agradou bastante, pelas fotos que vi.
A Takumar 135mm f/3.5 é excelente. Ela é pequena, muito nítida (mesmo toda aberta) e o anel de foco dá quase uma volta inteira, o que facilita fazer foco com precisão.
Na verdade, todas as Takumar são muito boas!
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5089 Online: 10 de Abril de 2019, 00:51:31
A Takumar 135mm f/3.5 é excelente. Ela é pequena, muito nítida (mesmo toda aberta) e o anel de foco dá quase uma volta inteira, o que facilita fazer foco com precisão.
Na verdade, todas as Takumar são muito boas!

As lentes Takumar são excelentes, já que são da Pentax. As câmeras da Pentax antigas sempre foram excelentes. Já decidi a 135 vou pegar uma Takumar, me agradou bastante vendo as imagens da 135 MM .

Vi algumas Helios 135 MM , mas não me agradaram totalmente , como em outras objetivas da Helios.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5090 Online: 10 de Abril de 2019, 09:04:49
Eu tive uma Tak 135 3.5, muito boa a lente só usei muito pouco pois ela é bem restrita a retratos, mesmo no fullframe, mas a qualidade de imagem é muito boa mesmo aberta, ela perde um pouco de contraste em contraluz, mas eu gostava desse estilo "lavado" dela. Vendi pra compra uma EF 100mm.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5091 Online: 10 de Abril de 2019, 10:08:52
MIR-1B 37mm f/2.8

Alguém aí já usou essa lente?
Peguei uma ontem num leilão no eBay.
Me agradou as fotos que andei vendo por aí.

Esperar chegar e testar.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5092 Online: 10 de Abril de 2019, 10:33:21
Vejam algumas fotos feitas com ela, com seu elemento frontal invertido, gerando um bokeh "explodido" lindão, que, ao contrário da Helios com elemento frontal invertido, tem até que boa nitidez no centro da imagem.









Algumas sem o elemento frontal invertido:









lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5093 Online: 10 de Abril de 2019, 12:09:34
MIR-1B 37mm f/2.8

Alguém aí já usou essa lente?
Peguei uma ontem num leilão no eBay.
Me agradou as fotos que andei vendo por aí.

Esperar chegar e testar.

lopescardoso:
Essa MIR-1B é uma excelente cópia russa da Carl Zeiss Jena Flektogon. Está na minha lista de desejos que vou pedir ao Papai Noel no final do ano...  :)
O pessoal posta fotos lindas com ela no Flickr.
« Última modificação: 10 de Abril de 2019, 12:10:04 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5094 Online: 10 de Abril de 2019, 12:12:21
lopescardoso:
Essas que postou estão muito boas: fico surpreso com a nitidez no centro, mesmo com o elemento invertido.
Realmente, quando se inverte o primeiro elemento ótico nas Helios, fica um turbilhonamento maluco no fundo, que é muito interessante, mas se perde nitidez e é difícil de focar.
« Última modificação: 10 de Abril de 2019, 12:14:13 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #5095 Online: 10 de Abril de 2019, 13:43:01
Vejam algumas fotos feitas com ela, com seu elemento frontal invertido, gerando um bokeh "explodido" lindão, que, ao contrário da Helios com elemento frontal invertido, tem até que boa nitidez no centro da imagem.

<•••>

Estas fotos com o elemento frontal invertido são da takumar 135mm?

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5096 Online: 10 de Abril de 2019, 14:43:40
Estas fotos com o elemento frontal invertido são da takumar 135mm?

Não.. eu expliquei mais acima... é de uma que ganhei ontem o leilão no eBay e agora esperar chegar... é uma Mir 1-B (Mir 1-V na língua original). Ela é 37mm f/2.8.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5097 Online: 10 de Abril de 2019, 14:52:16
lopescardoso:
Essa MIR-1B é uma excelente cópia russa da Carl Zeiss Jena Flektogon. Está na minha lista de desejos que vou pedir ao Papai Noel no final do ano...  :)
O pessoal posta fotos lindas com ela no Flickr.

Sim, isso mesmo, copia da Flektogon... inclusive o bokeh é muito parecido, sendo apenas um pouco mais pronunciada a borda "bolha de sabão" na Flektogon.

Tem um teste das duas (e mais uma outra) com o mesmo fundo.
Ok que o Bokeh da Flektogon é mais bonito... mas o da Mir tb é bacanudo!

Flektogon 35mm f/2.8


Mir 1-B 37mm f/2.8


Mir 24-H 35mm f/2.0
« Última modificação: 10 de Abril de 2019, 14:56:43 por lopescardoso »


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5098 Online: 10 de Abril de 2019, 14:55:04
lopescardoso:
Essa MIR-1B é uma excelente cópia russa da Carl Zeiss Jena Flektogon. Está na minha lista de desejos que vou pedir ao Papai Noel no final do ano...  :)
O pessoal posta fotos lindas com ela no Flickr.

Fica de olho nos leilões no eBay... as vezes consegue alguma por um preço razoável... Mas encontra delas a preço fechado por uns 240,00 reais...

Sobre o elemento frontal invertido to pensando em fazer numa Helios que comprei pra revender e veio com bastante micro riscos e talvez não de boa venda, só pra brincar um pouco.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5099 Online: 11 de Abril de 2019, 00:22:07
Fica de olho nos leilões no eBay... as vezes consegue alguma por um preço razoável... Mas encontra delas a preço fechado por uns 240,00 reais...

Sobre o elemento frontal invertido to pensando em fazer numa Helios que comprei pra revender e veio com bastante micro riscos e talvez não de boa venda, só pra brincar um pouco.

Cara tem algum tutorial que ensine como fazer o elemento invertido. Não manjo nada de abrir lentes rsrsrs por isso queria pegar uma Zenit usada com uma Helios dessa só pra inverter o elemento e brincar rsrsrs