Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 667625 vezes)

bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5250 Online: 30 de Julho de 2019, 17:17:35
Dei uma queda na minha Industar 61-L/Z, empenou o tread do filtro. Caiu de cima da cama, menos mal por ser baixo.
Pablo essas lentes com flare são demais. A Helios 44M-4 também entrega cores quentes, usei quando minha mulher estava grávida num final de tarde.

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5251 Online: 01 de Agosto de 2019, 09:17:03
Gente, olha só que belezinha que chegou pra mim ontem...
Uma Helios 44-2 mas outra fabricação. Como não manjo muito disso, postar aqui para os mais entendidos com o lasg e outros pra ajudar a identificar.

O número de série indica que foi fabricada em 1988, relativamente recente. A construção parece ser bem melhor que as "comuns".
Ela está extremamente conservada... parece que saiu da embalagem. Pelo jeito passou por uma revisãozinha e limpeza antes de enviarem, pois está com cheirinho de óleo até. Extremamente limpa e conservada. Sem absolutamente nenhuma marca e nem um risco no corpo. Os vidros estão praticamente impecáveis, praticamente nenhum risquinho. Os anéis estão extremamente suaves, mas de firmes. Diafragma super limpo suave e firme também. Resumindo, uma delícia!

Eu tinha a minha Helios 44-2 de estimação já, que está também impecável, mas era da linha mais comum.
Agora com essa acho que vou ser obrigado a me desfazer da outra. Preciso só testar esta "nova" e ver se nas fotos não tem diferença.









bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5252 Online: 02 de Agosto de 2019, 16:32:52
lopescardoso,

Sua lente é fabricada pela linha de produção da MMZ - Minsk Mechanicheskiy Zavod, que fica na Bielo-Rússia. Segue a mesma ótica da Jupiter Valdai (lê-se Iúpiter Valdai), mas dizem que é mais bem construída e que tem qualidade ótica própria. Aquele logotipo com duas gemas é da MMZ. As Helios foram fabricadas pela Valdai, pela Krasnogorskiy (KMZ) e pela MMZ.
O corpo da lente é diferente do da versão da Jupiter, as gravações são em vermelho e o encaixe é mantido o padrão M42. Na Valdai a gravação é em verde e muda o corpo pra Vologda.
Tem uma versão MMZ MC Helios 44-3 com tratamento anti-reflexo. E tem a Helios 44-3M, que se pode inverter o elemento frontal e usá-la como  macro.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #5253 Online: 02 de Agosto de 2019, 22:26:24
Eu paguei R$70 no ebay, veio da ucrânia...perfeitinha, como nova. :wub:
Pablo, foi leilão?
Sempre dá pra melhorar.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5254 Online: 02 de Agosto de 2019, 22:40:59
Gente, olha só que belezinha que chegou pra mim ontem...
Uma Helios 44-2 mas outra fabricação. Como não manjo muito disso, postar aqui para os mais entendidos com o lasg e outros pra ajudar a identificar.

O número de série indica que foi fabricada em 1988, relativamente recente. A construção parece ser bem melhor que as "comuns".
Ela está extremamente conservada... parece que saiu da embalagem. Pelo jeito passou por uma revisãozinha e limpeza antes de enviarem, pois está com cheirinho de óleo até. Extremamente limpa e conservada. Sem absolutamente nenhuma marca e nem um risco no corpo. Os vidros estão praticamente impecáveis, praticamente nenhum risquinho. Os anéis estão extremamente suaves, mas de firmes. Diafragma super limpo suave e firme também. Resumindo, uma delícia!

Eu tinha a minha Helios 44-2 de estimação já, que está também impecável, mas era da linha mais comum.
Agora com essa acho que vou ser obrigado a me desfazer da outra. Preciso só testar esta "nova" e ver se nas fotos não tem diferença.


Olá lopescardoso.

O bjp77 já passou as informações principais, sobre a usina onde sua lente foi fabricada (MINSK).

Eu só acrescentaria (segundo http://forum.mflenses.com/complete-list-of-helios-lenses-getting-closer-t26100.html) o seguinte:

- essa sua lente é a transição entre o modelo 44-2 e o modelo 44-3, já com o design da 44-3
- é a ultima 44-2 fabricada pela MINSK

Minha sugestão seria não se desfazer da sua 44-2 antiga, a não ser que entregue resultados semelhantes à essa nova.

Boas fotos e mostre depois aqui se notou alguma diferença!
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #5255 Online: 03 de Agosto de 2019, 01:49:55
Pablo, foi leilão?
Não, compra direta. Até esses dias vi uma em torno de R$90 reais, essa lente é bem barata. E bem decente, ó único porém dela é ser mais escura que uma 50mm "comum". Mas pancake fica pequenininha bem bom de carregar.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #5256 Online: 04 de Agosto de 2019, 08:24:54
:ok:
Icarex 35S TM e Contax II RF

Esclareci a dúvida que tinha em minha cachola desta minha Icarex usar lente Zeiss Ultron M42.

Os mesmos modelos 35 e 35s das câmeras Icarex foram lançados com as siglas BM e TM, respectivamente com mount baioneta (BM) e thread mount (TM), M42.

Ref.:
http://camera-wiki.org/wiki/Icarex

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #5257 Online: 04 de Agosto de 2019, 12:57:21
<...> Zeiss Ultron <...>

Para não 'perder a viagem', talvez valha a pena mencionar aqui uma rara característica desta Carl Zeiss Ultron 50mm f1.8: ela tem elemento frontal côncavo, ou com curvatura negativa como alguns preferem.

Diagrama com o corte transversal dos elementos/grupos dela:

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5258 Online: 05 de Agosto de 2019, 11:15:23
Eu só acrescentaria (segundo http://forum.mflenses.com/complete-list-of-helios-lenses-getting-closer-t26100.html) o seguinte:

- essa sua lente é a transição entre o modelo 44-2 e o modelo 44-3, já com o design da 44-3
- é a ultima 44-2 fabricada pela MINSK

Minha sugestão seria não se desfazer da sua 44-2 antiga, a não ser que entregue resultados semelhantes à essa nova.

Boas fotos e mostre depois aqui se notou alguma diferença!

Muito obrigado ao  bjp77 pelas informações.

lasg, vc diz de eu não me desfazer da antiga mas por qual motivo? Seria essa mais recente que chegou "pior" em algum aspecto que as 44-2 fabricadas em outro lugar? Eu só pensei em ficar com essa devido à qualidade de construção, como citou o  bjp77 parecer bem melhor, os vidros estarem perfeitos como novos praticamente, todos os anéis estarem deliciosamente macios e o corpo também estar impecável.

De qualquer forma vou seguir seu conselho antes e fazer testes com as duas... tentar fazer umas fotos idênticas e ver se diferem em algo.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5259 Online: 05 de Agosto de 2019, 19:04:51
lasg, vc diz de eu não me desfazer da antiga mas por qual motivo?

lopescardoso:
A evolução das Helios 44 se deu sempre no sentido de aumentar a resolução e diminuir os "defeitos" que provocam o swirly bokeh que a gente tanto gosta. Já deve ter lido algo sobre isto.
Então, pelo que eu deduzo, um modelo mais antigo sempre será "menos perfeito" que um modelo mais novo.
Resumindo: possivelmente cada modelo entrega um efeito bem particular... e cabe a cada um julgar se consegue distinguir as diferenças entre os modelos.
Por isso eu interpreto que você não tem dois modelos da mesma lente, mas duas lentes bem diferentes!
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5260 Online: 05 de Agosto de 2019, 23:15:34
Em outras palavras são dois modelos de uma lente com o mesmo cálculo óptico e com qualidades ópticas distintas. São muito bonitas as lentes lopescardoso, parabéns pela aquisição.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5261 Online: 06 de Agosto de 2019, 13:22:09
lopescardoso:
A evolução das Helios 44 se deu sempre no sentido de aumentar a resolução e diminuir os "defeitos" que provocam o swirly bokeh que a gente tanto gosta. Já deve ter lido algo sobre isto.
Então, pelo que eu deduzo, um modelo mais antigo sempre será "menos perfeito" que um modelo mais novo.
Resumindo: possivelmente cada modelo entrega um efeito bem particular... e cabe a cada um julgar se consegue distinguir as diferenças entre os modelos.
Por isso eu interpreto que você não tem dois modelos da mesma lente, mas duas lentes bem diferentes!

Sim.. ja li a respeito.... mas falando mais precisamente sobre modelos diferentes, no caso da 44-2 pra 44-3 e assim por diante...
Mas seu raciocínio tem fundamento.... a melhor coisa é testar e comparar as duas e ver no que dá.
Assim que o tiver feito vou postar aqui pra pedir a opinião de vcs.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5262 Online: 08 de Agosto de 2019, 23:02:50
Sim.. ja li a respeito.... mas falando mais precisamente sobre modelos diferentes, no caso da 44-2 pra 44-3 e assim por diante...
Mas seu raciocínio tem fundamento.... a melhor coisa é testar e comparar as duas e ver no que dá.
Assim que o tiver feito vou postar aqui pra pedir a opinião de vcs.

Há uma boa diferença entre os modelos 44M, 44M2, 44M3 e 44M4 sem a inscrição MC. A partir da 44M4 com MC (Multicoating), foi-se melhorando a resolução e diminuindo o efeito de swirl bokeh. Mas é possível fazer isso em todas as 58MM da Helios, vide exemplos que tirei com uma Helios 58MM modelo 44M6. PS: a nitidez dessa minha lente, já em F2, impressiona!:

foto-75 by Chefferson Amaro, no Flickr

fotoscomLenteHelios58MM (106 de 1) by Chefferson Amaro, no Flickr

corridaadrenalina-179 by Chefferson Amaro, no Flickr

corridaadrenalina-189 by Chefferson Amaro, no Flickr

foto-19 by Chefferson Amaro, no Flickr

foto-13 by Chefferson Amaro, no Flickr

foto-63 by Chefferson Amaro, no Flickr

foto-72 by Chefferson Amaro, no Flickr

« Última modificação: 08 de Agosto de 2019, 23:06:57 por cheferson »


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #5263 Online: 09 de Agosto de 2019, 14:22:35
Saudades desse tópico. Bons tempos em que fotografava com minhas lentes manuais adaptadas pro e-mount. Agora estou me desfazendo das minhas, rs...
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5264 Online: 12 de Agosto de 2019, 03:36:50
Eu paguei R$70 no ebay, veio da ucrânia...perfeitinha, como nova. :wub:

Essa lente tem "de balde" no ebay. Falando em 50MM , alguém conhece a Zeiss Pancolar 50MM F2.0? Me parece que tem bastante o efeito "swirl bokeh", alguém já usou essa objetiva?