Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 671480 vezes)

lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5265 Online: 12 de Agosto de 2019, 09:45:11
Essa lente tem "de balde" no ebay. Falando em 50MM , alguém conhece a Zeiss Pancolar 50MM F2.0? Me parece que tem bastante o efeito "swirl bokeh", alguém já usou essa objetiva?

Pelos testes que vi o efeito swirl não é tão pronunciado como nas nossas baratas Helios, mas elas tem um bokeh muito bonito.











cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #5266 Online: 12 de Agosto de 2019, 09:46:57
Eu não sei pra que tanto endeusamento nesse efeito, particularmente acho bem mais interessante um bokeh suave e que não chame a atenção demais pra ele.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5267 Online: 12 de Agosto de 2019, 09:49:03
Eu não sei pra que tanto endeusamento nesse efeito, particularmente acho bem mais interessante um bokeh suave e que não chame a atenção demais pra ele.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Você é do contra... não conta!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #5268 Online: 12 de Agosto de 2019, 09:51:02
Você é do contra... não conta!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Ahahaha, não sou, acho legais as lentes vintage, só acho esse efeito indesejável,  tanto é que era considerado uma aberração e essas lentes não eram consideradas de qualidade na época.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #5269 Online: 12 de Agosto de 2019, 09:52:32
Pelos testes que vi o efeito swirl não é tão pronunciado como nas nossas baratas Helios, mas elas tem um bokeh muito bonito.








A melhor dessas fotos é a dos banquinhos na minha opinião, onde quase não se vê o efeito, no galho de árvore o efeito é tão pronunciado que quase não se vê o assunto fotografado.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5270 Online: 12 de Agosto de 2019, 09:53:57
Ahahaha, não sou, acho legais as lentes vintage, só acho esse efeito indesejável,  tanto é que era considerado uma aberração e essas lentes não eram consideradas de qualidade na época.

Pois é.... as coisas mudam com o tempo.... a porcaria hoje pode ser considerada ótima daqui alguns anos.
Por isso vou guardar a minha primeira EF-S 18-55 que nem IS tinha ainda.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5271 Online: 12 de Agosto de 2019, 19:40:36
Ahahaha, não sou, acho legais as lentes vintage, só acho esse efeito indesejável,  tanto é que era considerado uma aberração e essas lentes não eram consideradas de qualidade na época.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Mas esse é um dos principais objetivos buscar desfoque, cores, etc, que não existem nas lentes atuais inclusive com seus defeitos que essas lentes antigas tinham rs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5272 Online: 16 de Agosto de 2019, 02:00:04
Pessoal, fiz uns testes com as duas Helios diferentes que falei outro dia.
Tentei fazer duas fotos exatamente iguais, com tripé.
Não vou dizer qual é qual para não interferir no julgamento de vocês.
Me digam qual lhes agrada mais, as primeiras fotos ou as segundas fotos de cada uma
Todas as primeiras são com uma lente e todas as segundas de cada foto são com a outra lente.
As fotos tiveram apenas ajustes básicos de contraste, shadows e highlights apenas para equilibrar mais a imagem. Não foi aplicada nenhuma nitidez ou redução de ruido
Para verem melhor a diferença entre uma e outra talvez seja melhor salvar as imagens numa pasta no PC e mudar rapidamente de uma pra outra.
Quero a opinião de vocês.









Distância mínima de foco em f/2




Teste de nitidez na borda. A madeira da esquerda foi focada no centro do quadro e depois deslocada para a borda esquerda




Teste de Nitidez em f/2




Crop 100% em f/2




Teste de Nitidez em f/4




Crop 100% em f/4






cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5273 Online: 16 de Agosto de 2019, 19:32:31
Difícil dizer dá impressão as "segundas" fotos são mais nítidas e as "primeiras" tem cores mais puxadas pra amarelo; o que dá um aspecto de cores que gosto mais. As segundas parecem que as cores puxam mais pra magenta e azul, posso estar enganado  é questão de gosto pessoal, mas é o que  percebi. Detalhe: se você mudou o balanço de branco pra automático, talvez essa variação de cores seja por isso. Mas em termos de bokeh, praticamente igual, e nitidez a segunda leva alguma vantagem... as desvantagens das Helios é que falta contraste nas imagens rsrs


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5274 Online: 16 de Agosto de 2019, 20:42:26
lopescardoso:
Obrigado por compartilhar. Estou fora de casa, de férias, e apenas com um notebook com tela muito vagabunda, então fica difícil de distinguir as diferenças entre as fotos.
Mas eu chutaria que a primeira lente é a Helios 44-2 e a segunda é a Helios 44-3, porque teoricamente, a Helios 44-2 teria o "defeito" mais acentuado por ser mais antiga, e de fato, eu percebo as "bolinhas" do bokeh mais elípticas na primeira foto do que na segunda... mas a diferença é mínima!
Conte depois com qual lente tirou cada foto.
Ah... eu gostei das duas!
« Última modificação: 16 de Agosto de 2019, 20:45:07 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5275 Online: 17 de Agosto de 2019, 00:15:46
lopescardoso:
Obrigado por compartilhar. Estou fora de casa, de férias, e apenas com um notebook com tela muito vagabunda, então fica difícil de distinguir as diferenças entre as fotos.
Mas eu chutaria que a primeira lente é a Helios 44-2 e a segunda é a Helios 44-3, porque teoricamente, a Helios 44-2 teria o "defeito" mais acentuado por ser mais antiga, e de fato, eu percebo as "bolinhas" do bokeh mais elípticas na primeira foto do que na segunda... mas a diferença é mínima!
Conte depois com qual lente tirou cada foto.
Ah... eu gostei das duas!
============================================================

Pra mim o desfoque está igual sério não consegui notar diferença, mais a questão das cores mesmo.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5276 Online: 17 de Agosto de 2019, 16:35:10
Bem, vamos la...
lasg sao duas Helios 44-2 mesmo, a diferença é que uma deles tem a fabricaçao bem mais recente, 1989 e uma construçao diferenciada. Nao sei se se lembra que postei uma foto dela aqui outro dia.
Das primeiras fotos sao da Helios 44-2 “comum” que sempre vemos. As segundas sao desse 44-2 mais nova.

Você esta certo com relaçao ao bokeh... ele é mais acentuado (o ovalado) nos cantos da imagem e também achei a borda da bolinha do bokeh um pouco mais nitida (nao sei se seria a palavra mais coerente).
Com relação à nitidez eu achei a mais nova mais nitida que a comum, mas nao tao grande diferença.

cheferson o balanço de branco foi travado em Kelvin, nao me recordo, mas acho que em 5100k, entao a diferença que você notou é realmente diferença das lentes. A mais nova puxa um pouco mais pro magenta mesmo (e olha que as Helios ja puxam mais pra isso). Pra você comoarar a diferença no bokeh seria interessante fazer como falei... salvar as fotos no PC pra mudar rapidamente de uma pra outra. Vai notar a diferença.

Enfim, gostei bastante dessa mais nova, apesar do bokeh ser um pouquinho menos forte que a antiga, mas esta é bem mais gostosa de usar, tendo foco e abertura bem mais suaves de se usar e achei um pouco de nada mais nitida.
Nao sei direito... ainda estou em dúvida com qual das duas fico.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5277 Online: 17 de Agosto de 2019, 19:24:17
lasg sao duas Helios 44-2 mesmo, a diferença é que uma deles tem a fabricaçao bem mais recente, 1989 e uma construçao diferenciada. Nao sei se se lembra que postei uma foto dela aqui outro dia.
Das primeiras fotos sao da Helios 44-2 “comum” que sempre vemos. As segundas sao desse 44-2 mais nova.

lopescardoso:

Lembrei, sim... a sua segunda lente é o modelo da 44-2 que tem o design da 44-3... é mais nova que a primeira.

Enfim, gostei bastante dessa mais nova, apesar do bokeh ser um pouquinho menos forte que a antiga, mas esta é bem mais gostosa de usar, tendo foco e abertura bem mais suaves de se usar e achei um pouco de nada mais nitida.
Nao sei direito... ainda estou em dúvida com qual das duas fico.

lopescardoso:

Também pode ficar com as duas... :-)

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5278 Online: 17 de Agosto de 2019, 19:45:29
lopescardoso:

Também pode ficar com as duas... :-)

Melhor fazer cash pra adquirir outra peças!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5279 Online: 17 de Agosto de 2019, 21:19:55
Bem, vamos la...
lasg sao duas Helios 44-2 mesmo, a diferença é que uma deles tem a fabricaçao bem mais recente, 1989 e uma construçao diferenciada. Nao sei se se lembra que postei uma foto dela aqui outro dia.
Das primeiras fotos sao da Helios 44-2 “comum” que sempre vemos. As segundas sao desse 44-2 mais nova.

Você esta certo com relaçao ao bokeh... ele é mais acentuado (o ovalado) nos cantos da imagem e também achei a borda da bolinha do bokeh um pouco mais nitida (nao sei se seria a palavra mais coerente).
Com relação à nitidez eu achei a mais nova mais nitida que a comum, mas nao tao grande diferença.

cheferson o balanço de branco foi travado em Kelvin, nao me recordo, mas acho que em 5100k, entao a diferença que você notou é realmente diferença das lentes. A mais nova puxa um pouco mais pro magenta mesmo (e olha que as Helios ja puxam mais pra isso). Pra você comoarar a diferença no bokeh seria interessante fazer como falei... salvar as fotos no PC pra mudar rapidamente de uma pra outra. Vai notar a diferença.

Enfim, gostei bastante dessa mais nova, apesar do bokeh ser um pouquinho menos forte que a antiga, mas esta é bem mais gostosa de usar, tendo foco e abertura bem mais suaves de se usar e achei um pouco de nada mais nitida.
Nao sei direito... ainda estou em dúvida com qual das duas fico.

Lopes, eu não consegui ver uma diferença tão gritante no desfoque assim, me parecem 99,9% idênticos rs. Quanto a questão do balanço de branco, realmente é bem interessante o quanto o projeto ótico de uma lente pode variar em termos de como os vidros captam essa luz. Em outras palavras, eu gostei mais das cores da primeira porque fotos puxando pra amarelo, cores mais quentes, fazem mais meu estilo... no fim das contas é gosto pessoal.

No critério nitidez em abertura máxima a lente "mais nova" me parece ter uma nitidez melhorada. Essas Helios 58MM todas são interessantes.