Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 671467 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5310 Online: 10 de Janeiro de 2020, 20:50:19
Identificação de Mounts:

No seguinte link tem um guia visual muito interessante para identificação de mounts de lentes:
https://www.robertallenkautzphoto.com/lens-mount-identification

(Moderadores, por favor, fiquem à vontade para mudar esta postagem para o tópico que julgarem mais adequado. Tentei postar na parte de Dicas, mas percebi que para isso preciso o status de Colunista).
Identificação de Mounts:

No seguinte link tem um guia visual muito interessante para identificação de mounts de lentes:
https://www.robertallenkautzphoto.com/lens-mount-identification

(Moderadores, por favor, fiquem à vontade para mudar esta postagem para o tópico que julgarem mais adequado. Tentei postar na parte de Dicas, mas percebi que para isso preciso o status de Colunista).

Luis já adicionei aqui nos meus favoritos, obrigado camarada, isso será de grande ajuda!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5311 Online: 10 de Janeiro de 2020, 20:54:47
Cheferson, este link...

https://www.apotelyt.com/photo-lens/soligor-catalog

... talvez te ajude a pegar o pedigree desta lente.



Obrigado amigo, já fiz a identificação... essas lentes com uma espécie de N em latão/alumínio próximo ao encaixe são da Nikon Ai geralmente. Já comprei o adaptador e funciona de boa. Como a lente tem alguns fungos, vou mandar pra tirar eles e depois usar em ensaios profissionalmente. Estou realmente admirando ela, a construção da lente é muito boa.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5312 Online: 10 de Janeiro de 2020, 21:54:13
Luis já adicionei aqui nos meus favoritos, obrigado camarada, isso será de grande ajuda!

Feliz 2020 cheferson!

E para começar bem o ano, uma foto com a primeira lente "nova" do ano: a Yashica ML 50mm f/1.7 Mount C/Y na Sony ILCE-3000K.
Dizem por aí que o esquema ótico dela é o mesmo que a Carl Zeiss Planar 50mm f/1.7.
Seja como for, eu gostei do bokeh...


by Luis - lasgpoa, no Flickr

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5313 Online: 11 de Janeiro de 2020, 03:05:17
Feliz 2020 cheferson!

E para começar bem o ano, uma foto com a primeira lente "nova" do ano: a Yashica ML 50mm f/1.7 Mount C/Y na Sony ILCE-3000K.
Dizem por aí que o esquema ótico dela é o mesmo que a Carl Zeiss Planar 50mm f/1.7.
Seja como for, eu gostei do bokeh...


by Luis - lasgpoa, no Flickr



Feliz 2020 Luis. Gostei do desfoque dessa lente. A Yashica sempre teve ótimas lentes. Uma curiosidade: quanto pagou nela? Comprou pelo ebay?


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5314 Online: 11 de Janeiro de 2020, 05:59:47
Feliz 2020 Luis. Gostei do desfoque dessa lente. A Yashica sempre teve ótimas lentes. Uma curiosidade: quanto pagou nela? Comprou pelo ebay?

Fico até constrangido de dizer... paguei R$ 120,00.

Vi um anúncio na OLX e marquei entrega aqui no Mercado Público de Porto Alegre. Peguei ela ontem. Está sem riscos e limpinha... nem precisei abrir para limpar fungos.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5315 Online: 12 de Janeiro de 2020, 12:27:33
Fico até constrangido de dizer... paguei R$ 120,00.

Vi um anúncio na OLX e marquei entrega aqui no Mercado Público de Porto Alegre. Peguei ela ontem. Está sem riscos e limpinha... nem precisei abrir para limpar fungos.

Luis, nem precisa se sentir constrangido amigo. Eu paguei 60 reais na camera Zenit com a Helios 44M6 e 60 na Hanimar 35MM F2.8 . Acho que o ideal mesmo é buscar lentes antigas no OLX, Marketplace do Facebook. Aquela Soligor 135MM eu ganhei de um amigo. Muitas preciosidades boas e em bom estado podem ser encontradas em bom preço. Eu sou um cara que não invisto em lentes L (por mais dinheiro que faça com a fotografia) , por isso as lentes antigas são ótimas pelo preço, versatilidade e possibilidades fotográficas que lentes novas não entregam. O preço pra mim é irrelevante.

Boas fotos!


Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5317 Online: 21 de Janeiro de 2020, 09:55:52
Gente quero indicar o André do site http://lentesmanuais.com.br/ - o contactei para realizar a limpeza de fungos da lente. Fiquei impressionado. Em apenas 2 dias deixei a lente com ele e ela voltou muito limpa e nova rsrsrs atendimento nota 10, realmente quem ama o que faz. Recomendo fortemente o serviço e as lentes que ele vende.

Por falar na lente, não resisti e mesmo voltando do trabalho de madrugada, fiz um registro com a Canon T2i + Soligor (Mount Nikon AI ) . Abertura 2.8 + edição no Lightroom :

_MG_0759 by Chefferson Amaro, no Flickr


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #5318 Online: 24 de Janeiro de 2020, 13:39:28
Pessoal, desculpa a pergunta fora do foco aqui, mas eu estou procurando uma M42 135mm f/2.8 por um preço legal, pra usar na minha NEX-F3, e não posso criar tópico [compro] nos classificados... Alguém tem alguma indicação?
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5319 Online: 25 de Janeiro de 2020, 01:21:47
Pessoal, desculpa a pergunta fora do foco aqui, mas eu estou procurando uma M42 135mm f/2.8 por um preço legal, pra usar na minha NEX-F3, e não posso criar tópico [compro] nos classificados... Alguém tem alguma indicação?

Particularmente, gosto muito da Takumar 135mm f/3.5, que se consegue em bom estado por algo em torno de R$ 350,00.

Também tem a Takumar 135mm f/2.5 por um preço bem maior.

Tenho as duas, e acho que a diferença de preço não se justifica.

Outras opções são a Pentacon 135mm f/2.8 e a Carl Zeiss Jenna Sonar 135mm f/3.5, que aparecem no ML por algo em torno de R$ 450,00. É difícil de conseguir elas em bom estado, sem fungos e com as lâminas do diafragma não travadas. Mas, com sorte, pode conseguir até mais baratas.

Tenho as duas, e adoro o bokeh delas.

Além dessas, que são clássicas, pode procurar outras alternativas: Auto Chinon 135mm, Cosinon 135mm, Optomax 135mm, etc.

Boa sorte na procura!

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5320 Online: 25 de Janeiro de 2020, 02:56:29
Pessoal, desculpa a pergunta fora do foco aqui, mas eu estou procurando uma M42 135mm f/2.8 por um preço legal, pra usar na minha NEX-F3, e não posso criar tópico [compro] nos classificados... Alguém tem alguma indicação?

No Mercadolivre sempre tem boas opções com bons preços. Dá uma pesquisada com o André (já deixei o contato logo acima) ele sempre tem boas lentes pra revenda, todas revisadas, serviço de confiança. Ou ainda outra boa opção é o Ebay.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5321 Online: 29 de Janeiro de 2020, 23:28:34
Pessoal alguém conhece a Mir 37MM 2.8? Ela é a versão grande angular da Helios 58MM com seu bokeh diferenciado kkkk agora deu água na boca de pegar uma dessas, tenho adorado fotografar com lentes 35MM tanto FF como APSC é um ãngulo bem bacana pra ensaios.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5322 Online: 30 de Janeiro de 2020, 11:29:19
Estive lendo sobre objetivas e encontrei material sobre a Mir-38V que é uma lente para médio formato. Ela vem em encaixe Kiev 88, tem distancia focal de 65 mm, tem um bom bokeh e é bem afiada. Vi  que existe adaptador Kiev 88 - EOS e inclusive pode ser espetada na minha T5. Vocês tem experiência em uso de lentes com encaixe Kiev 88 para Canon EOS ?

Nunca ouvi falar, mas não deve ser nada demais, pois de qualquer forma os ajustes nela serão todos manuais. Não deve ser nada demais.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5323 Online: 30 de Janeiro de 2020, 11:39:58
Pessoal alguém conhece a Mir 37MM 2.8? Ela é a versão grande angular da Helios 58MM com seu bokeh diferenciado kkkk agora deu água na boca de pegar uma dessas, tenho adorado fotografar com lentes 35MM tanto FF como APSC é um ãngulo bem bacana pra ensaios.

Cheferson, já postei aqui sobre essa Mir... é a Mir 1-B (1-V na língua original), postei varias fotos feitas com ela inclusive.
Ele tem um nitidez bem legal no centro... nas bordas é bem zuadinho, principalmente se for usar uma Full Frame. E o bokeh dela é gostosin por demais!


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5324 Online: 30 de Janeiro de 2020, 11:49:37
Pessoal alguém conhece a Mir 37MM 2.8? Ela é a versão grande angular da Helios 58MM com seu bokeh diferenciado kkkk agora deu água na boca de pegar uma dessas, tenho adorado fotografar com lentes 35MM tanto FF como APSC é um ãngulo bem bacana pra ensaios.

Aqui Cheferson!

Gente, finalmente tirei um tempinho para testar a Mir 1-B.

Gostosinha demais.
Preciso dar um jeito de instalar o Magic Lantern na minha 5D mk II e poder usar o Focus Peaking porque o foco manual, principalmente em lentes mais grande angulares, mesmo com o chip de comprovação de foco me é bem complicado, talvez graças à minha visão ruim. Queria mesmo era um despolido bipartido, como da minha velha Canon A-1.

Quanto à lente, achei muito boa. Tem uma cor bem legal, não puxa mais para magenta como a Helios e a Promatic 135mm que tenho.
A nitidez (qdo se acerta o foco né) é muito boa e o contraste tb é ótimo, mesmo em contra-luz (não tinha um sol de contra legal para fazer os testes, mas quebrou o galho).
Flare tb não deu pra testar.
Aberração cromática na abertura máxima é bem pequeno, mesmo em condições de contraste extremo como a do moleque na grade com o fundo branco e é extremamente fácil de tirar sem deixar áreas muito dessaturadas nas bordas.
O bokeh, que só é visivel legal com abertura máxima e assunto muito próximo da câmera (distância mínima de foco é de 0,70m que mesmo assim deixa o assunto "pequeno", principalmente na FF) é muito bonito... com a borda azulada dando o efeito "bolha de sabão".
Tem uma vinheta muito pronunciada na abertura máxima. Todas as fotos que seguem abaixo não foi adicionada nenhuma vinheta na pós. Mas como eu gosto de vinheta nas minhas fotos, pra mim é mais uma qualidade dela do que defeito. Um perfil de correção de lente que apliquei no Lr, tirou completamente a vinheta... só não lembro qual foi, mas era um para lentes Vintage, algo haver com Lomo. Mas por fim desativei pq preferi o resultado com vinheta.
Quando em infinito, pelo menos na minha 5D II o espelho esbarra feio, travando já bem antes de chegar em infinito (esqueci de ver em que distância começa a travar).

Acho que vale o investimento, para retratos, pra quem não tem grana pra comprar a "original" dela a Carl Zeiss Flektogon.

Acho que usando ela numa crop talvez se saia melhor, devido ao fator de crop que vai aumentar o modelo, que fica pequeno mesmo numa distância mínima de foco, algo ruim se vc quer um close mais detalhado do rosto por exemplo, além de minimizar a vinheta (pra quem não gosta), além de o espelho não esbarrar. Outro dia que der vou testar na T5i.

Affe, achei de escrevi demais! Chega de conversa mole e vamos às fotos. Estão todas tratadas, mas ja saem da camera com ótima qualidade de cor.
Desculpem a qualidade não ótima, mas foram copiadas do Whats de um grupo que postei.